O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot pediu, finalmente, o afastamento de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara e, também, do cargo de deputado federal.
Cunha tornou-se desnecessário, agora que abriu o processo de impeachment e ele o moldou à imagem e semelhança, agora com o covarde voto do Ministro Luiz Edson Fachin, que ratificou seu golpismo na composição da Comissão Especial que analisará o pedido, o que pode ser modificado (improvável) pelos demais ministros e, isso sim é certo, vai provocar reações dentro do Tribunal.
O roteiro do golpe se desenha muito mais rapidamente do que se imaginava, diante da falta de reações à altura.
View Comments (27)
O povo na rua .se cassarem Dilma vai ter reacao.
E que reação! Vai ser uma semana inteira de festa.
Ernesto, o teu tá guardado, canalha!
Ernesto, cabra safado. Chupa Capacho de Golpista.
Agora mais do que nunca é povo nas ruas pra barrar o golpe.
Não há mais volta. E vencer ou vencer o golpe para sempre.
Brito, não seja tão pessimista. Hoje o povo mostrou que é contra o impeachment, e a oposição não terá 2/3 nem na própria Câmara pra continuar essa aberração.
Se eu fosse pessimista, não estaria há 40 anos nesta luta, Lunna
Claro, Brito. Sou sua fã e leio o blog todos os dias.
Só não penso que o pedido de afastamento do cunha veio agora porque ele não tem mais serventia. Isso é um alívio pra todos, e vir em um dia de grandes manifestações nas ruas foi até bom, pra que não venha alegar revanchismo. Veio no dia em que o povo deixou claro que não o suporta mais.
Brito, com os últimos acontecimentos nao dá mais prá disfarçar - o golpe se materializou e seguirá os prazos até o desfecho final. Foi tudo meticulosamente calculado para chegar a hora de botar a coisa prá andar oficialmente dentro dos prazos e aí é que seria chegada a hora de tirar o Cunha do meio de campo. O FDP do PGR estava só aguardando a decisao do rito para agir com o Cunha. Isso ficou claro. A peça processual dele estava na gaveta aguardando a hora e isso foi depois da validaçao da comissao do diabo, depois a obrigatoriedade do Senado em abrir o processo e afastar Dilma para o Temer assumir - o golpe já foi dado hoje mas só lá na frente veremos só a consumaçao do ato com o verniz da legalidade, vai vendo..
Oficialmente, a Dilma caiu na data de hoje.
É isso. Foi tudo maquiavelicamente programado. E a suspensão do processo pelo Fachin foi proposital para dar legitimidade e legalidade ao GOLPE. Teve o aval do STF então tem validade para ser levado adiante, até o fim para que outro golpista dê encaminhamento. Desde que não seja o CUNHA que contamina tudo que colocar a mão. por isso tem que ser afastado de imediato para não atrapalhar o processo. Assim que Fachin validou a ação de impeachment o Janot compareceu para afastar o Cunha. CANALHAS.
Luiza e anac,
Não viajem. Vocês acham mesmo que o Janot e o Fachin -este último conhecido por ter ideias progressistas e ter ficado ao lado da Dilma antes de ser ministro- estão planejando golpe?
Os nervos estão a flor da pele nos últimos dias, mas não vamos ver armação em tudo. É preciso ter calma.
Na minha humilde opinião, o Fachin não foi contra o outro poder, agora é ir para as ruas e reverter a situação junto à câmara, para que não tenham 2/3 dos votos necessários à continuidade do golpe.
Mas todo o cuidado é pouco nessa hora,Lunna.
Não podemos relaxar um segundo sequer.
STF a casa da mãe Joanna para o PIG. No STF quem manda é o PIG e a Vara de Guantánamo?
Não só não precisam mais dele. Agora Cunha atrapalha. Enquanto ele estiver no comando da Câmara não só não terão como passar o impeachment no plenário como a opinião pública estárá crescentemente contra bo golpe.
Os golpistas precisam perfumar o golpe e por no comando algum almofadinha cuja folha corridsa seja desonhecida do público ou um velhaco com caro de inocente (tipo Jarbas Vasconcellos).
O PGR só o fez após os editoriais de final de semana do Globo e da Folha darem o sinal verde.
É uma VERGONHA termos um judiciário tão subordinado assim.
Quando ele chegou ao STF, o senhor Fachin, ou segui a cartilha direitista, ou expulsam ele de la.
Quanto ao golpe, se tiver,será com a ajuda da Dilma, essa covarde, que não tem a minima coragem de cair nos braços do povo e encarar essa direita suja
Não tinha como segurar EC.hj foi um dia simbólico.golpe não Dilma fica.quem quizer tente a sorte em 2018.
É, pelo jeito, o STF engoliu o golpe para agradar a mídia e a Casa Grande. Logo o Fachin, indicado recentemente por Dilma, ingrato, convalidou a comissão golpista da oposição de direita e o voto secreto. Caminho aberto para o golpe. O pedido de afastamento do canalha do Eduardo Cunha, nesta altura, chega até a ajudar a oposição golpista, pois afasta a paternidade do impeachment de um ladrão e o transforma num instrumento "legítimo" aos olhos da elite cínica e de sua classe média imbecilizada e falso moralista. Se chegarem ao ponto do afastamento de Dilma, com a perspectiva de transferir a presidência para o traíra do Temer, claro que será quase impossível reverter a situação no senado ou no STF, pois a mídia se incumbirá de legitimar a transição golpista com fachada democrática.
A verdade é que a esquerda e as ruas foram derrotadas desde que Dilma assumiu o ajuste neoliberal como programa único do seu segundo mandato, traindo a perspectiva criada durante a campanha eleitoral que lhe deu vitória. Depois disso, e somando-se a isso todo um esquema golpista em curso, que reuniu a Lava Jato, a mídia, a direita no congresso dirigida por Eduardo Cunha em aliança com os tucanos e afins, além da crise internacional, só colhemos derrotas.
Agora é começar a pensar em duas coisas: o que resta de tempo para lutar contra o golpe e preparar a resistência no pós-golpe, pois tudo indica que um novo 1º de abril está em curso no Brasil. Desta vez sem tanques, mas com um conteúdo muito mais perigoso e cruel aos interesses dos de baixo do que 1964.
Euler, concordo com voce. Legitimando a comissao do diabo criada por Cunha , determinando a obrigatoriedade do Senado de instaurar o impeachmente e assim a obrigatoriedade de afastamento por 180 dias da Dilma, e, na sequencia muito bem calculada o FDP do Janot tirando o EC do meio de campo, consegue-se criar a ilusao - cortina de fumaça - que afasta a paternidade do impeachment de um ladrão e corrupto feito o Cunha.
Com temer na presidencia ele vai fazer um estrago e a mídia vai se encarregar de promover o cara,vai vendo..
O povo que é e sempre foi acomodado vai cair que nem pato. O plano do golpe tomou os cortornos finais, previsíveis por demais..
Dilma caiu hoje.
Ela já deve ter percebido isso...
O stf inteiro no golpe, a justiça toda sem exceçao.
Dilma terá o fim de ano para refletir.
Levy sair agora nem fará diferença. Ela demorou demais para perceber que ficar de joelhos e se entregar à uma politica derrotada nas urnas ia ser a sua desgraça ou suicídio político.
Nós e o país é que vamos pagar essa conta da burrice da Dilma desde a reeleiçao. Nao foi por falta de avisos e pedidos. Agora o golpe já se materializou e seguirá os prazos até o desfecho final.
A conduçao da política do governo era da responsabilidade da Dilma. Se ela fez tudo fora do combinado na campanha entao o erro é dela. Faltou coragem da parte dela para enfrentar as pressoes de frente. A sua política foi ceder e ceder, aí deu nisso ..
E a nossa vida vai seguir porque ninguém segura o tempo.
Foi bom enquanto dureou..