Janot suspende delação da OAS por vazamento. Mas se não punir vazador, parece jogo de cena

O Globo noticia que o Procurador Geral da República mandou suspender as negociações do acordo de delação premiada do empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS.

O motivo, diz o jornal, é que “Janot, e outros investigadores se irritaram com o vazamento de um dos assuntos tratados na fase pré-acordo de colaboração”, a insinuação de envolvimento do ministro Dias Tóffoli, do Supremo Tribunal Federal, que virou capa da Veja desta semana, ainda que sem qualquer acusação de favorecimento a ele.

Muito bem, é mesmo o correto a fazer, embora isso implique, de imediato, num ato administrativo para saber quem quebrou o sigilo que, para os promotores que o interrogam e  recebem suas declarações, é dever funcional, o qual é crime transgredir.

O jornal, porém, já indica que os intocáveis do MP assim continuarão.

“Janot teria entendido que a divulgação de uma informação sobre citação ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli teria como objetivo forçar a Procuradoria-Geral da República a aceitar o acordo de delação conforme os interesses dos investigados.”

A menos que o objetivo do Dr. Janot seja o de provocar risadas, isso não faz o menor sentido.

Os muito bons advogados da OAS sabem que vazar uma historinha destas seria um risco de “melar” toda a delação, como de fato se está correndo – e a atitude de Janot o prova.

Se desejassem “garantir” a delação, vazariam o que pudessem vazar de insinuações contra Lula ou Dilma, o que lhes garantiria espaço na mídia e simpatia do MP.

O Dr. Janot deve ter assistido as aulas do curso de Direito o aforismo clássico de Sêneca, posto na boca de Medéia: “Cui prodest scelus, is fecit” , “aquele a quem o crime aproveita é quem o cometeu”.

Desconhece o Dr. Janot que seus subordinados do Paraná travam um embate aberto com o Ministro Tóffoli?

Por acaso não leu o artigo que o estrátego da Força Tarefa, Carlos Fernando dos Santos Lima, escreveu, com o auxílio de outro procurador, acusando o ministro de ter feito piruetas jurídicas para conceder um habeas corpus ao ex-ministro Paulo Bernardo?

Como o Dr. Janot conhece Sêneca e leu, certamente, o artigo, se não mandar abrir uma apuração sobre a origem do vazamento, alguém poderá achar que seu ato de suspender o acordo da OAS possa servir para deixar claro á empreiteira que não haverá benefício se não houver acusações a Lula ou Dilma. Ou, preferencialmente, a ambos.

O “caso” Tóffoli – que não é um caso, pois não há nenhum ilícito apontado – seria, assim, o “boi de piranha” de uma coação abjeta para que se venha a produzir denúncias que “venham ao caso”, porque atinjam a quer se quer atingir.

Porque, já há muito isso ficou claro, o Ministério Público, neste desvio horrendo que tomou, não persegue fatos e verdades, mas pessoas e interesses políticos.

Fernando Brito:

View Comments (24)

  • Os justiceiros do MP , ao agir desta forma, formam verdadeira quadrilha !

  • Nossa! Janot está frito!

    Após quase centena de vazamentos ainda não houve uma única investigação. Ou não querem fazer ou são incompetentes ao extremo.

    Se são incompetentes, como estão nessa função?

    • Né não meu caro, é parcialidade mesmo. Até o Gil Mala sem Alça já acusou o MP de vazadores oficiais! Mas, agora mexeu com alguém lá de cima (Tofoli) então o Janot foi obrigado a agir, mas se fosse contra o Lula (como é comum, podiam vazar a vontade) e o Janot nun tava nem ai! e Vocês acreditam que o Janot tomou esta atitude foi por dever de ofício? Não foi não, ele foi encostado na parede pelos integrantes do STF. Podes crer que foi isto. Por conta dele poderia vazar até virar uma inundação, ele nunca preocupou com estas "coisinhas" não!!!!

    • Amolador de Tesouras: Não tem ninguém incompetente, isto é tudo proposital, para encobrir os verdadeiros bandidos, que estão assaltando o país. Eles só querem o LULA a DILMA e o PT.

      • O Janot é um hipócrita mesmo.
        O próprio MORO disse que uma das estratégias da Lavajato era o vazamento para utilizar a mídia na formação de opinião pública para obter êxito, tal qual a operção Mãos Limpas.
        Quem vazou foi a própria força tarefa.

  • Se cidadãos comuns, enquadraria perfeitamente em "Denominações atribuídas a um grupo de pessoas que tem, por objetivo, práticas criminosas ou atividades consideradas ilegais em determinado ordenamento jurídico, com seus integrantes compartilhando uma identidade comum", mas qdo são do JUDICIÁRIO, precisamos "inventar" uma urgente.

  • Janot e seus pares são um bando de covardes , para o PT vazamento é obrigação dos mentirosos para PMDB e PSDB não vem ao caso.Os bandidos togados estão se estranhando , FORA MP , abrir novamente a PEC 37 e deixar o povo decidir.

  • Cria cuervos y te sacarán los ojos...agora os corvos estão bem crescidos e famintos.
    Só quero ver no que vai resultar!

  • Quer dizer então que o Dr Janot está a nos dizer que as delacões vazadas vão ser anuladas, todas elas? Ou existem diferenças em relação freguês? Como é que é isso?

  • Tá tudo dominado. Não duvidem que esse vazamento foi combinado com o Janot(a), justamente pra criar um motivo pra impedir a delação da OAS, porque deve ter muitos tucanos, PMDB e vários outros golpistas delatados. Além é claro, de servir de recado para a OAS envolver Lula e Dilma! Simples assim.

  • Interessante que tanto Delcidio quanto Jucá insinuaram que alguns ministros do STF seriam permeáveis aos famosos "embargos auriculares", mas nada se apurou. E o dispositivo instalado clandestinamente no gabinete do ministro Barroso, que fim levou? As consequências são notórias, pois a conduta do ministro em relação ao golpe contradiz o que pregava, ou não?

  • Leitura simples: o Leo Pinheiro, provavelmente, não tenha nada para acusar o Lula ou a Dilma. Como não tem, "não vem ao caso". Mais uma vez está provado e comprovado que não existe intenção de acabar com a corrupção. A única finalidade da lava jato hoje é vazar dados frios e mentirosos para desviar o foco dos verdadeiros lesa pátria. Não resta a menor dúvida de que a lava jato está com seus dias contados, e a quadrilha golpista do Cunha & Cia. ficará impune, com seus milhões garantidos em paraísos fiscais. Mas ela pode voltar, desde que o golpe não passe no Senado. Ou alguém duvida do que essa gente é capaz?

Related Post