Ontem, em seu programa, Jô Soares comentou a pichação “Morra, Jô Soares”, feita diante de seu prédio, em Higienópolis, São Paulo.
Uma ligeira piada – “ainda bem que não marcaram data” – e uma boa fala, sincera e solidária a outro que recebeu ameaças pelas redes sociais, o jornalista e escritor Fernando Morais, sem tratar o assunto como fosse simples molecagem, pois não é.
É fanatismo fascistóide, como o que vicejou nas periferias da ditadura e, ali, saiu da tinta para virar assassinatos e brutalidades que este país deixou impune e pronto para rebrotar.
A omissão em punir os brutos estimula a brutalidade.
E, como todos se acoelham diante do enfrentamento disso, o ovo da serpente mencionado pelo Jô vai chocando.
Abaixo, reproduzo o trecho do programa em que Jô comenta a pichação imbecil.
View Comments (47)
Infelizmente o pensamento fascista e egoico na nossa sociedade está muito presente, atualmente é contra o PT mas será contra todos que defendam os oprimidos e injustiçados. Ele tem raízes na opressão, no escravagismo e no racismo que sempre favoreceu as elites e se mantem para que não haja transferência das benesses que sempre usufruíram.
“Povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la"
Devemos recordar a Historia. Foi assim com Getúlio acusado de corrupção - mar de lama - cujo golpe estava sendo preparado tendo a frente o jornalista politico Carlos Lacerda líder do PiG da época. Não conseguiram porque Getúlio se suicidou impedindo o golpe. E foi assim com Jango acusado de querer instalar o comunismo no Brasil foi golpeado sendo defenestrado do poder sendo o Brasil lançado numa ditadura de 21 anos em que a política do governo era a TORTURA.
A tática é sempre a mesma, acusar de CORRUPÇÃO que com Getúlio era chamado MAR DE LAMA e com o PT é MENSALÃO, PETROLÃO, e de instalar o COMUNISMO - foro de são paulo - no Brasil. São os argumentos sempre usados pelos golpistas para mover seu exercito de ignorantes coxinhas e instalar o caos para possibilitar o GOLPE.
Pois é, e esse fascismo que já atinge diretamente a Jô Soares tem como um dos seus principais propulsores justamente a empresa onde ele trabalha. A mesma onde trabalha o pai de Guga Noblat, também vítima recente do fascismo produzido por essa empresa (com importante colaboração do próprio Noblat pai).
Estamos numa "Anarquia" e não sabemos, cada um faz o que quer, sem direitos nem obrigações, ameaçam (no caso do Jô e do Fernando Morais) e fica por isso mesmo, não temos ministro da Justiça, se sair de camiseta vermelha, é comunista (Caso do Noblat), pau nele..., se é PT é "Petralha", pau nele também e governo que é bom... nada...
você tem que atacar o governo por casos de polícia, a cargo dos estados...
O estado de ameaça é tão grande que começa a nos torturar até em sonhos. Dizem que só analista deve nos ajudar a interpretar os sonhos, mas o de ontem foi tão insólito que resolvi contar o pouco que lembro. Estou numa espécie de boite onde iria jantar. O clima é sombrio, acho que teve a influência da última gafe do Globo que num primeiro parágrafo de matéria referiu-se à ex-presidente Dilma (isso é fato). Do nada aparece um moço vestido de Jesus Cristo (era o ator Matt Damon, americano).Ele vem rápido e sai de cena. Quando me dou conta está um homem com a aparência do Marcelo Oldebretch, que começa a me provocar com piadinhas contra Dilma. E eu digo que não estou com vontade de ouvir abobrinhas.Nem sei como fui parar num cenário desses. Ou até sei. Vai ver que por conta do recado do Marcelo para sua advogada que os caras da república do Paraná interceptaram e copiaram, mas que já estava nas mãos do Moro. Ahn? Se já estava com ele, para que esse roteiro novo? O Hospício já está nos pegando. Salve-se quem puder.
" O Hospício já está nos pegando."
Escapei!
Já a mais de vinte anos não vejo a Globobo e nenhum outro canal aberto.
Revistinha óia(veja), estadinho foia, não leio nem em sala de espera.
PIG faz mal para a saúde.
Depois que abandonei o PIG minha saúde mental melhorou.
Cuide de você, deixe o PIG!
Eu estou exatamente como você. E nem precisa de Freud, como você disse. Quase não leio mais nada, nem nos blogs que eu adoro, como este, porque até aqui o que é que eles têm a dizer? Que o golpe está aí. Que nada acontece ao psdb. Que a mídia continua seu trabalho. Que mais pessoas foram ameaçadas de morte. E por aí vai, porque dono do jatinho não aparece, Operação Zelotes sumiu, Furnas também, 266 mi que Aécio deu à época das eleições ficou por isto mesmo, crise hídrica- e nem vou continuar. É de dar pesadelo, mesmo. Agora, mais ainda entendo a música do Chico: acorda, amor, eu tive um pesadelo, agora. Sonhei que tinha gente lá fora...
Melhor isso que ser feito de bobo pelo PIG.
A unanimidade dos vassalos da mídia é....burra.
E morde de ódio.
Emerson, tenho tanto tempo quanto você afastada da mirdia (assim mesmo), mas os blogues nos dão alguma notícia deles, das últimas tramóias. Não há como ficar inteirammente isolada dessa loucura. E talvez nem seja recomendável que fiquemos.
Eles tem medo dos "rolezinhos".
Nenhum panelaço contra isso? Nenhuma manifestação em defesa da democracia? Nenhuma manifestação com faixas pedindo respeito às opiniões divergentes? O que têm os Revoltados On Line, o Movimento Brasil Livre, e outros movimentos fascistóides a dizer sobre isso? Onde está a indignação dos marcelos e kims? Vou reproduzir a frase do Brito, muito pertinente nesse momento em que as ameaças de violência são feitas e nada é feito para contê-las: "É fanatismo fascistóide, como o que vicejou nas periferias da ditadura e, ali, saiu da tinta para virar assassinatos e brutalidades que este país deixou impune e pronto para rebotar". Tivesse o Brasil seguido o exemplo de nossos irmãos latino-americanos, como Chile, Argentina e Uruguai, punindo os assassinos das ditaduras, talvez não estivéssemos diante de tal brutalidade explícita e incontrolável que as manifestações pós-eleição deixaram.
Benjamin, para eles, isto é democracia!
Eles estão fazendo o que a mídia manda, o que os loucos do congresso pregam, o que o judiciário arma. Na cabeça deles, estão certíssimos.
Se a minha família já não fosse de esquerda há tempos, se eu assistisse Globo, se lesse Veja, estadão, Folha, se ouvisse a Jovem Pan, será que também eu não estaria por aí gritando "morra"! para alguém?
Eles sabem muito bem o que fazem, e ainda puseram mais gente à frente para deixarem os seus nomes longe disso. Pra dizer: foi o povo!
É de chorar.
De fato e todo tinha se preocupar com isso e não como direito de se roubar estatais, pois sem isso nem partido político haveria
Eu tenho a nítida impressão de que o fermento usado neste bolo fascista é importado, já deve ter sido fornecido e fez crescer a massa em diversos experimentos culinários ao redor do mundo.
Eu tenho a nítida certeza disso que você diz.
Eu também, Neide.
O Veríssimo foi no ponto nevrálgico do embate que vivemos hoje, não adianta com a direita fascista o argumento da justiça social, pois é justamente o que eles combatem. Esquecem do passivo social produzido pela exploração do trabalho servil no processo de industrialização desde o século XVIII e ainda presente nos dias atuais, da subjugação dos vencidos nas batalhas pelo poder e espaço das guerras . Esquecem dos privilégios concedidos pelo estado às grandes corporações e até mesmo nas áreas urbanas ocupadas pelas elites econômicas onde a infraestrutura é a melhor em todas as cidades. Esquecem que no Brasil a ocupação de cargos chaves na administração pública sempre estiveram ligadas ao QI ( quem indica)do candidato. Mas estes privilégios são "por mérito", o estado tem que se anular para o mercado ao invés de regulá-lo. Está desafinado este canto da sereia.
Por que temos um ministro da justiça acovardado que entregou ao banquete dos porcos as melhores cabeças do seu partido e agora parece preparar o prato principal? Muito esforço pra lembrar que da mais profunda noite sempre chega o amanhecer.
QUE MINISTRO DA JUSTIÇA? QUE CABEÇAS ?
BATA EM QUEM MERECE E ATACA A DEMOCRACIA. SIGA O EXEMPLO DE JÔ SOARES.
Cadê a Dilma corajosa e guerrilheira? Porque esse governo covarde? Está acabando com o PT e com o Lula ao mesmo tempo. Até a militância não a suporta mais. Deviam expulsar ela e o Zé do partido.Lula parece falar para um bando de cegos e surdos.
Verdade?!
Tá me parecendo que, do modo como as coisas vão, em breve nós mesmos estaremos "pichando" calçadas, tal como fazem hoje os zumbis da Veja e os soldados do Bolsonaro.
A velha mírdia canalha e carcomida está nos induzindo ao suicídio!
Diz só uma coisa, quando o Augusto Cantalice apresenta uma lista negra dos jornalistas, também é facismo?