Em palestra para secretários de comunicação do PCdoB, João Santana, coordenador geral da campanha de Dilma Rousseff, vazou algumas estratégias que serão adotadas. Ele explicou, por exemplo, que o conceito de “mudança” está sendo manipulado pela oposição e por analistas da mídia. Explicou que, por trás do termo mudança, há vários filtros: econômico, social, político, partidário, atitudinais, oferta eleitoral.
Esta é a razão, disse Santana, pela qual analistas de mídia não entendem porque o eleitorado quer mudança e ao mesmo tempo diz “estar satisfeito com sua vida” e vota em Dilma.
“O sentimento de mudança é inerente à humanidade”, observou o publicitário. Todo mundo quer mudar, mesmo quem está bem.
Ao ser cobrado pelos participantes sobre se o governo pensa em incluir o tema da democratização da mídia na campanha, Santana ressalvou que não tem “legitimidade política” para responder a essa pergunta, mas admitiu que ficaria “surpreso” se o tema não entrasse, porque o entendimento “hegemônico” na cúpula, incluindo a própria presidenta, é que se trata de um assunto que precisa ser abordado. Lembrou que o ex-presidente tem falado cada vez mais nesse tema, e a própria presidenta já tem mencionado o assunto de vez em quando.
Santana explicou também que a recente propaganda do PT, que tanta polêmica gerou por explorar o sentimento do medo, não será o mote da campanha de Dilma. “Temos o que mostrar”, revelou o publicitário.
Os participantes cobraram fortemente que a campanha da presidenta seja mais próxima das ações espontâneas da internet. Uma das reclamações é a demora da campanha em responder a ataques que a militância identifica rapidamente na internet.
A precariedade da comunicação governamental também foi duramente criticada pelos participantes, tanto diretamente, em perguntas a João Santana, quanto nos bastidores, no café e no almoço. Santana admitiu que o governo falhou neste campo.
Ele assegurou que haverá mais proximidade entre a campanha central de Dilma e a militância na internet. “Temos uma militância na internet muito mais autêntica que a oposição”, lembrou Santana.
View Comments (12)
Todos esperamos que a campanha seja bem mais próxima da militância. Não sei o que acontece, parece que Dilma não ouve.
“Temos uma militância na internet muito mais autêntica que a oposição”. Discordo completamente desta afirmação acima, pois acredito que a maioria das pessoas que estão na internet defendendo o governo, estão fazendo isto porque acreditam que seja o certo a fazer, frente ao tsunami diários de mentiras que vimos em todos os grandes meios de comunicações. Então, A MILITÂNCIA NA INTERNET É AUTÊNTICA e feita por aqueles que acreditam que no momento este governo ainda é o melhor para o nosso pais e querem que ele continue para que sejam feitas as reformas que se fazem necessárias.
Temos que ser propositivos sim, mostrar na TV, o que foi feito e o que está se fazendo. Mas, tem um porém, mostrar o que era o passado, é importantíssimo. Avaliar é comparar. Temos que refrescar a memória dos cidadãos como era o país. Com essa estratégia os mais novos vão ficar sabendo como era o país. Só assim aqueles que estão em dúvida, poderão avaliar melhor e não trocar o certo pelo duvidoso.
Concordo plenamente contigo Apolonio. Ontem ao receber as Apostilas do curso Técnico excelente que faço pelo PRONATEC, eu comentei: "-bom material, bem elaborado..."o próprio professor -um guri novo- falou-me: -"é...fora a corrupção...", e eu "-como assim, corrupção de quem?... "
ele "-do governo, hora." Ai falei:"-mas como do governo, o Governo Federal, contrata a o Sistema "S" para fazer os cursos e repassa os recursos, se há corrupção é no sistema "S" não em quem dá o dinheiro!" Resumindo, o cara ficou da cor duma pimenta vermelha, de vergonha. Viu que tinha dado um tiro no próprio pé. Porém eu não tripudiei, pois sei que é mais um "ganço global" com o fígado intoxicado pela campanha da globo. Mas dá pra se ter uma clara noção do quanto a juventude Brasileira -com exceções é claro- está desinformada dos ganhos nos últimos 11 anos. Mas eles nem tem tanta culpa assim, pois são cria do sistema globo de mídia. A principal culpa é do próprio governo e sua famigerada SECOM!!! Sobra para nós o contra ponto!
Santana, essa historia e tese nao me convence, e para muitos que conheço. Primeiro por que, como em todos os tempos da humanidade, ha tempos de espera e dissimulação, ha tempo de alerta, ha tempos de atitudes,e ainda de ataque. O governo do pt chegou a uma encruzilhada, pode morrer lutando, ou foge para morrer. A direita e os interesses internacionais serão contundentes e mais forte a cada vitória.Pela importancia estrategica desta país. E, será insustentável qualquer posiçao, é como andar de bicleta, parou vai cair, e sem as mudanças isto esta cada vez mais claro.Sem esta, de que a midia, isto e aquilo. Sempre, se pautando pela midia, caramba. Espero sinceramente que acordem enquanto é tempo, ja quase tarde. É ver a historia da humanidade, os profeta sem atitudes contundente e planajadas, ou de mãos vazias, fracassaram ou ficam no segundo plano, os armados triunfaram, em sua maioria, e seus legados sao mais contundentes e definitivos. É o que o Brasil precisa, de historia de coragem e ousadia.
O Brasil começou a melhorar com Lula, seguiu mudando com Dilma. O Brasil não quer voltar atrás, quer continuar mudando ainda mais para melhor com Dilma!
Bom noite, amigos! Vamos continuar, juntos, combatendo as manipulações e mentiras do PIG? Curtam e compartilhem no facebook: https://www.facebook.com/Brasilantipig
Até meu pai que não é nem um 'petista vermelho' disse hoje: "Só a Dilma mostrar o que fez na campanha da TV que ganha no primeiro turno"
Parabéns Dínio ! É assim é que se faz. Temos que esclarecer, temos que fazer o contraponto. A luta também é nossa, isto é, de toda a cidadania consciente. O Brasil não pode retroceder. Temos que apoiar e reeleger Dilma, o modelo vem dando ótimos resultados para o país. Apoiar esse modelo de desenvolvimento e distribuição de renda é garantir o futuro do país e de seus cidadãos. Não vamos desperdiçar nossos preciosos votos, vamos procurar votar de ponta a ponta no PT, convencer amigos e amigas a fazer o mesmo. Temos argumentos, temos números para mostrar e sabemos e podemos contar para os mais novos o que era o país há alguns anos atrás.
Ainda não sei para que serve a SECOM. A opinião pública está completamente contaminada pelas manipulações descaradas da mídia, sem nenhuma resposta do governo, que se deixa passar por inepto, preguiçoso, incompetente, gastador, e sobretudo ladrão. Para grande parte da opinião pública tudo que o PT faz tem roubo, todo petista é ladrão, mentiroso, quadrilheiro, preguiçoso. É isso que a "grande" mídia prega diuturnamente, sem que o PT ou os petistas retruquem ou desmintam, e para o povo, quem cala consente. O único petista que retrucou e desmoralizou prontamente as mentiras da mídia foi o Alexandre Padilha, e a mídia agora está tomando mais cuidado ao falar dele, pois ficou completamente descreditada com suas enérgicas e rápidas respostas. Os petistas todos, inclusive Lula, deveriam, ou melhor, têm o dever de imitá-lo, pois estão perdendo muito prestígio por não fazê-lo.
Eu concordo com o jornalista, em genero numero e grau, até porque é obrigação da Dilma fazer uma campanha propositiva, e vou mais além, tem que execultar a gente sabe que muitas vezes aquilo que foi proposto as vezes por uma questão de estrategia dá errado, e outras dão certo, a oposição tá rezando pra que tudo saia errado pra ver se ganha essas eleições, pois sabemos que propostas eles não tem, a não o sinal de que são a favor das drogas ilicitas, uma vez que o futuro candidato do PSDB a presidencia diz que já usou droga em programa gravado em rede nacional, eu sou muito claro a favor da familia contra as drogas, más tem aqueles que defendem o mal para o Brasil. e se existe algum mal é as drogas.