Depois de até Merval Pereira tê-lo abandonado, na sua coluna de ontem em O Globo, recusando “a teoria da conspiração que denuncia um plenário manipulado” da maioria “sob medida” que com que ele, Joaquim Barbosa, insultou seus pares no Supremo Tribunal Federal, o nosso “salvador da Pátria” parece ter jogado a toalha”.
Numa entrevista dada “sob medida” para o reacionaríssimo Diego Escosteguy, da Época, o presidente do STF diz, de novo, que não será candidato a Presidente:
“É lançar-se, expor-se, a um apedrejamento.”
Curioso. O homem que expõe todos ao apedrejamento acha ruim ser apedrejado.
Joaquim Barbosa parece não ter entendido que não pode, na sua miopia, fazer o que veda o artigo 345 do Código Penal: “Fazer justiça pelas próprias mãos, para satisfazer pretensão, embora legítima, salvo quando a lei o permite”.
Mesmo que a pretensão fosse legítima – e não é – a confissão de Barbosa de que manipulou uma condenação e uma cavilosa interpretação da lei para conduzir como quis a ação penal 470, o chamado mensalão.
Embora Joaquim Barbosa continue servindo à direita como fonte de desgaste a um governo de esquerda, já não serve mais à direita como candidato contra este governo.
Passou dos limites, com antes Jânio Quadros e Fernando Collor passaram, ao representarem o moralismo de ocasião.
E, como Barbosa, foram descartados pelas elites a que serviram.
A diferença entre o demolidor e o construtor, é que deste resta a obra – material, política ou social – e daquele, após a fúria, só poeira.
View Comments (21)
O que mais me espanta não é exatamente o Capitão do Mato, mas seus colegas e pares ( os não holofotistas ) e até o próprio Senado federal permanecerem INERTES, MORTOS, ACOMODADOS!!!!!!! Viva o Brasil, o Lula e a Dilma!!!!!!
Você acha simples mobilizar 41 senadores, no mínimo, para o impeachment do JB? Com a Globo nas jugulares da maioria? Apostando numa decisão coletiva que dificilmente aconteceria, JB faz o que quer.
Sem o querer não existe a ação.
A simples intenção de atuar contra o BlackBatman teria um efeito extraordinário no conhecimento do povo sobre o processo e o STF.
Além disto, as razões para o impeachment não teriam como ser ignoradas pela mídia canalha e a verdade afloraria.
Mantenho a minha opinião - o partido e o Senado foram, como eu diria? omissos? nesta questão.
Deve ter pensado! 'Se me candidato a Presidencia, de onde vira o dinheiro pra minha campanha'? Ah!!!!!!!.
Aberta a temporada de tiro no escuro.
Sem dar demonstração de qualquer "convencimento", devo dizer que eu disse isso num dos blogs de esquerda, por volta do mês de outubro ou novembro passado, ou seja, que num futuro próximo Barbosa iria ser descartado pelos mesmos que o aplaudiam! Basta dizer que, naquela época, o Aécio Never, mineiramente, ao ser indagado se o aceitaria como vice, respondeu que "o ministro já disse que não será candidato"... Mas a pergunta foi outra, é claro. Prevejo mais: o Barbosa que, ainda, é procurado nos aeroportos para dar autógrafos aos idiotas, com certeza, num futuro próximo vai ser vaiado... Como em algumas ocasiões recentes já foi!
MP paulista é uma verdadeiro prostíbulo, é a casa da prevaricação.
Porra ! Será que que não existe um que esteja no compadrio?
Tudo culpa deste Senado omisso, mandado pela Sonegadora Globo.
O que importa mesmo é ele fora do STF, porque eleições ele não ganha. Para tanto tem que sair às ruas e pedir votos e, no caso do senado, milhões de votos. E ele sabe, como disse, que será apedrejado se sair às ruas e tiver contato com o povão. Barbosa fora, é hora de cobrar duramente a responsabilidade pela omissão criminosa e pela cumplicidade infame dos demais ministros do stf, os atuais e os que já saíram. O ideal é a renúncia coletiva de todos os ministros. Porque não começarmos já uma campanha visando este fim? Seria o início de uma purga que poderia atingir todo o judiciário, incluindo aí a não menos responsável PGR. Quem sabe assim teremos, no futuro, uma justiça digna deste nome...
Joaquim Barbosa alimentou um MENTIRÃO para lhe servir de plataforma para ser presidente da República. Agora a farça foi desnudada. Mesmo assim tire a toga que lhe serve de couraça e vem para a disputa política em campo aberto e em igualdade de condições. Vem enfrentar o povão que não é bobo como a direita pensa! Essa é a hora da verdade, Joaquim raivoso e prepotente.
Acabou pro Quinzinho. No máximo será deputado, algum dia.
Não creio que a Globo tivesse intenção de apoiar Barbosa. Jamais ela aceitaria um negro de origem pobre na presidência. Duas lepras para a Globo, preto e pobre. Apenas num último e desesperado ato.
O plano deve ser lançá-lo para senador e torná-lo presidente do Senado para complicar toda e qualquer votação que um possível novo governo Dilma envie para aquela casa. Mensalão são águas passadas, agora ele vai servir para atrapalhar o governo diretamente. No STF era para melar a (re)eleição, mas esta, agora, parece irreversível. É preciso mudar os planos.