O Doutor Joaquim Barbosa – autor da “tuitada” acima – certamente sabe que, na Constituição, o princípio da autonomia dos poderes vem “colado” a outro: o da harmonia entre eles.
O Ministério Público, que não é um poder mas a este se assemelha, em razão da autonomia, também não deve seguir o mesmo preceito?
Ou seja, no que não lhe interfira na autonomia, não pode dialogar com o Presidente da República, com o Presidente do Congresso ou com o Presidente do Supremo?
Não apenas pode como deve. Como estes entre si.
Certamente não falta ao Dr. Barbosa a compreensão de que há uma suposição gravíssima pairando sobre os parlamentares e políticos brasileiros: a de que estejam envolvidos como co-autores ou beneficiários da ladroagem de Paulo Roberto Costa.
Ninguém, a começar de Dilma Rousseff, disse que ia se pedir a violação do segredo de Justiça em que correm as investigações sobre o caso.
Embora, fica claro na leitura da lei, este sigilo se prenda aos termos do acordo de delação e à eventual proteção do delator frente à organização criminosa e não às imputações que este faz, que sequer têm a presunção da verdade ( ““nenhuma sentença condenatória será proferida com fundamento apenas nas declarações de agente colaborador”, diz a lei), não é possível em falar em que não possa haver consultas informais sobre a extensão do que estas contêm.
Até porque listas e listas, supostamente vazadas pelo próprio Ministério Público, pululam nos jornais, sites e televisões, sem que isso provoque qualquer indignação nem em Joaquim Barbosa nem entre os procuradores.
A nomeação de um ministro é prerrogativa de quem ocupa a Presidência e isso não está em questão. Mas é dever de qualquer presidente democrático promover consultas a quem ele desejar. E às pessoas consultadas o direito de dar opinião ou de não dar.
Se quiser e puder dizer, diga. Se não quiser ou puder, não diga.
É a chamada eloquência do silêncio.
Parece incrível que um ex-chefe de Poder, como Barbosa, falte esta mínima capacidade de convívio dentro das responsabilidades de cada um.
Só deixa de ser incrível porque uma mídia que endeusa personagens destemperados como ele capaz de apontar-lhe outras “faltas que lhe abundam”.
A de educação, a de compostura, a de decoro de quem ocupou o cargo de presidente da mais alta corte brasileira.
Uma longa galeria onde Barbosa se porta como “du jamais vu”.
View Comments (55)
Esse capitão do mato,lambe botas dos mafiosos que se dizem "empresários da comunicação",não passa de um grande babacão diplomado em terceiro grau.Mequetrepe de terceira instância,esse sujeito tem a capacidade de enojar quem realmente quer a grandeza do Brasil e a consolidação das suas instituições.Mariposa maribundona, está afim de ser focalizado pelos holofotes da máfia globo,veja e folha.Vá se catar "silvério".
SOBRE UNS E OUTROS
.
O Napoleâo Desdentado de Paracatu, ex-Mulato Globeleza do último carnaval da Globo, recomeçou a chafurdar no lixo e a defecar pela boca. Junta-se assim à matilha de Aécio Neves, Bolsonaro e Lobão, pondo-se, de quatro, a latir em público (o que lhe resta), assistindo a caravana da vitória do povo passar, cantando a plenos pulmões "Apesar de Vocês".
.
Alguns dias atrás o senhor Janot resolveu ampliar o "seu negócio", o Ministério Público, e ofereceu-se para dar consultoria ao Governo sobre quem demitir (no caso a diretoria da Petrobras). Na verdade, o que fez foi piar, de forma vergonhosa, para a imprensa golpista com sede no Brasil, à moda do seu repugnante antecessor Gurgel. Muito bem, Dilma mandou questioná-lo sobre o que tinha contra Graça Foster, e o piador disse que "nada consta".
.
Por outro lado, até o reino mineral sabe que o Ministério Público do senhor Janot (assim como a PF do senhor Zé) é "informante da imprensa golpista", a quem ajuda diuturnamente a ter lucros financeiros e políticos, "unzinho" dos quais retorna para os informantes pessoas físicas (espero que não a parte em dinheiro), o que não deixa de ser corrupção, não é verdade?
.
Assim, pode-se também entender a fala da presidenta como um chamado à responsabilidade do senhor Janot para que ele cumpra com os deveres do seu cargo. Só para lembrar: quando pegaram membros graúdos do MP cometendo crimes no Mato Grosso, o senhor Janot soube rapidamente impedir vazamentos da PF e do MP, recorrendo ao STF para calar a boca de policiais e procuradores.
Sim e com toda a falta de respeito, republicanismo e no mínimo cortezia, com a maior Autoridade do Brasil, a Exma.Presidenta Dilma, hoje o MP se negou a dar informações sobre possíveis Ministeriáveis. Como confiar ou ter simpatia por um Poder Podre destes, o MPF?
Postagem irrepreensível, Francisco!
Não há absolutamente nada a acrescentar!
Além de rastaquera é pedante.
Por incrível que possa ser, apesar de tudo o "cidadão" não aprendeu nada. Continua o mesmo bossal de antes.
barbosa, grosseur du jamais vu
O antitese daquilo que se esperava de um digno representante da Raça Negra, que na busca pelo resgate das injustica, um Presidente Operário empenhou seu capital político e por isso, foi constrangido, fustigado e denegrido pelos capitães do mato moderno: Os veiculos de comunicação e seus capangas:os especilaistas e historialistas.
Desaparece Sr. Joaquim.
Gsotas da Alemanha e de Miami, não!
E o que fez ou faz para que aqui se pareça com lá???
Amigo (ou amiga)
Vou discordar de você. A cor (e não raça, pois só há uma, a humana!) em nada tem a ver com o caráter das pessoas. Ao afirmar isso, reproduzimos teorias há muito ultrapassadas, como aquela de Lombroso, segundo o qual, o caráter pode ser lido a partir da "raça".
Aliás: denegrir, judiar, mulato etc... são palavras que foram criadas exatamente para depreciar grupos humanos.
Enfim, podemos aqui expandir o mesmo discurso para o gênero e a sexualidade. Há pessoas e há pessoas em todos os cantos, em todos os grupos, e isso não está vinculado a cor, sexo, sexualidade, condição social, etc. É individual!!
Grande abraço!!
Ana,
você está certa, mas que a figura caprichou em denegrir a cor como representante da justiça, caprichou.
Prestou um belo desserviço como primeiro juiz negro do STF, achincalhou aquele tribunal, e junto a justiça do país, deixando envergonhados seus irmãos de cor, e simpatizantes como eu.
É gente (se é que mereça ser tratado como tal) assim que colabora para fomentar o preconceito.
O que é que esse 'piece of shit' quer, desfilando a sua pseudo-erudição frente á plebe !?! Vá em enfer, créature rizible!!
"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES é um brasZil-Zil-Zil para TOLOS"
A Dilma já deu o recado! Se o MP não quiser colaborar, dane-se! Depois, se aparecer algum ministro com problemas, jogue-se a responsabilidade pro MP!
Porque só o PiG tem direito de ficar sabendo das coisas antecipadamente?
O que é que se pode esperar de um cara como este?
Barbosa , candidate-se à algum cargo majoritário,torne´se vidraça,tenha a sua vida esmiuçada, e depois do mandato conversaremos. Quanta arrogância!!!
A figura não tava aposentada??
Como o covarde juízo bem o diz: não assessora mais atrapalha com as costumeiras e diárias atrapalhadas.
Prestou concurso na OAB, passou e está todo serelepe. Tem um ditado que diz que quem nunca comeu bosta quando come se lambuza. Está todo lambuzado.