O que a revista Veja faz, esta semana, não tem outro nome senão o de crime.
Publicar fotos tiradas clandestinamente por servidores do presídio, possivelmente pagas a peso de ouro, para dar credibilidade a uma história de privilégios supostamente gozados por José Dirceu na prisão, sem um prova sequer, equivale a se publicar que a redação da revista da Abril é sede de bacanais, regadas a champagne, com mulheres agenciadas por Carlinhos Cachoeira, com base em informações de um contínuo que pediu para não ser identificado.
Obvio que é pura invenção esta cena, mas o que impede, com o ódio que a revista tem a Dirceu e com um histórico de roubar imagens de câmara de segurança de um hotel para bisbilhotar quem falava ou deixava de falar com o ex-ministro, antes de sua condenação, que a revista invente o que quiser sobre sua vida na Papuda?
A ética?
Ora, por favor, vamos evitar as piadas, não é?
Mas é preciso dizer o que é a verdade.
A Veja age como uma mosca varejeira na situação que foi criada pelo absurdo que está sendo promovido pelo Sr. Joaquim Barbosa, ao deixar durante cinco meses um condenado ao regime semi-aberto em clausura absoluta, usando de mil formas para evitar que ele exerça a pena da maneira que a lei e o tribunal determinaram: trabalhar durante o dia e recolher-se ao presídio à noite.
E o que está sendo “motivo” desta procrastinação são justamente “reporcagens” como estas, baseadas – se é que são – em fontes anônimas.
Joaquim Barbosa fez o que pôde para tornar adequada às suas vontades a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, agora entregue a um juiz filho de um deputado do PSDB.
Em relação a Dirceu, revogou a decisão tomada pelo presidente interino do STF, Ricardo Lewandowski, que mandava traitar a análise do pedido de autorização de trabalho do ex-ministro.
Pior, confessou, de público, ter conduzido a dosimetria da pena atribuída a ele e a outros réus com o fim de evitar que ficassem em regime semi-aberto.
Joaquim Barbosa, a esta altura, não apenas deixa de agir com o equilíbrio de um juiz, mas se assemelha àquela postura descrita por Roberto Jefferson diante do mesmo Dirceu, de quem disse despertar “os seus instintos mais primitivos”.
View Comments (49)
Cadê a OAB?
E os outros membros do STF? O PT elegeu algum senador? Os senadores dos demais partidos acham justo o que Joaquim Barbossa está fazendo? O Senado pode julgar membros do STF, onde está o Senado?
OAB? Esqueça...
a veja cava sua própria cova.
oxalá em alguns anos nos livremos desse lixo de revista para sempre.
E aí Secom, Casa Civil, PF, STF, Ministério das Comunicaç?es, Ministério da Justiça??????
Parabens.
Prezado José Dirceu,
Claro, não gostaria de estar em seu lugar. Não teria forças para isso.
Tratando-se do meu aniversário, pior ainda.
Mas, que bom que é você que está aí e não alguém fraco como muitos de nós que estamos aqui fora.
Lembro daqueles momentos iniciais do “mensalão” (vamos assumi-lo como ele ficou conhecido), quando um deputado aqui da minha Bahia disse: “Sei que Vossa Excelência não é capaz de atos desse tipo porque o conheço, mas...”
Era a hipocrisia se manifestando da forma mais cínica possível.
Esse político, um eterno oportunista que não foi mais eleito e que hoje ocupa uma secretaria qualquer da prefeitura, e outros, ainda presentes na cena política da Bahia, tinham visto alguns poucos anos antes o chefe dizer no seu velho estilo fanfarrão que a palavra renúncia não existia no seu dicionário e foi a primeira coisa que fez, renunciar, quando viu se confirmar a probabilidade da sua cassação no episódio da violação do painel eletrônico do Senado.
E agora estavam ali, com sangue escorrendo pelos cantos da boca, diante do homem que insistia em dizer: “Não vou renunciar. Como poderei renunciar e depois olhar nos olhos do meu eleitor?”
E não renunciou.
Eles não sabem o que é isso. Não é dado a todos os homens saber o que é ser Homem.
Se é verdade que Fernanda Montenegro lhe disse ao encontra-lo em um restaurante “você foi um leão”, eu não sei. Se disse, falou por nós e se não disse, deveria te-lo feito. Se não o fez, eu faço agora: você foi um leão.
Com todos os seus defeitos, afinal um homem comum, mas com a força e a coragem de um homem incomum.
Como é possível dizer a um homem de 68 anos de idade que vai passar na cadeia o dia em que se comemora o seu aniversário, hoje, 16/03, que a História conspira a seu favor?
Conspira Zé, permita-me chama-lo assim, eu que nunca sequer o vi em nenhum lugar desses milhares de quilômetros que separam Salvador de São Paulo.
Quantos homens se tornam mitos? Ninguém é mito por decreto. A caminhada é longa e muitas vezes penosa e você já caminhava para isso. Mas, como disse, ainda seria longa e penosa a sua caminhada.
Mas, aos pequenos homens muitas vezes cabe papel relevante na História.
Teria a força que tem a história da Inconfidência Mineira e de Tiradentes não fosse Joaquim Silvério dos Reis? Teria a força que tem a história de Antônio Conselheiro e Canudos não fosse a covardia dos homens pequenos de então?
Teria a força que teve a reação não só da militância petista, mas de tantas pessoas sem nenhum vínculo com o PT, de patrocinarem um dos momentos mais emblemáticos da nossa história contemporânea, as “vaquinhas” do PT, não fossem a covardia e a pequenez dos nossos pequenos juízes da vida?
Quem tem dúvida de que você vai voltar? Não era esse o temor deles? Por que?
Além da indignidade, da covardia, da falta de caráter, que os tornam menores ainda, qual deles possui a sua coragem e competência política? Qual deles é capaz de enfrenta-lo na arena política?
Por isso é que digo que ainda bem que é você que está aí e não um outro qualquer.
Você, mais do que ninguém, saberá tirar proveito da força que emana desse momento.
Você, mais do que ninguém, saberá identificar o que tudo isso significa.
Parabéns José Dirceu.
Não sei se fiz bem, porque não pedi sua autorização, mas copiei sua bela carta em minha página do Facebook Vera Borda Candido Pereira
Sugiro ao Fernando Brito e ao Miguel do Rosário transformarem esse excelente texto do Ronaldo Souza em um post, um contaponto `a campanha repulsiva do PIG pelo linchamento dos reus.
Concordo,o comentário é perfeito,de rara sensibilidade.
Apoiado!
apoiado e peço licença ao Srs. Ronaldo Souza e Fernando Brito para divulgá-lo entre os meus, com a devida citação das fontes, é claro.
Fiz o mesmo, citando autor e fonte.
Valeu Ronaldo. Excelente texto. Espero que chegue ao Zé Dirceu.
PARABÉNS ZÉ DIRCEU DO BRASIL.
Que belo texto, Ronaldo...
Maravilhosa carta.Texto ANGUSTIADO,COMO EU,mas forte como DIRCEU,O ZÉ DO BRASIL.
Caro José Ronaldo. Obrigada por ter dito ao Zé Dirceu o que muitos de nós gostaríamos. Tomara que chegue a ele, o leão que sempre lutou pelo país e pelo povo e jamais será esquecido.
Você voltará José Dirceu, para os braços do povo de onde você nunca saiu. Porque você é a cara do Brasil, e o Brasil tem a tua cara, de lutadores anônimos, vítimas do sistema iguais a você. Aqueles que te perseguem, merecem apenas o desprezo e até mesmo a piedade por serem escravos de instituições e não homens verdadeiros. Você lutou a vida inteira, todos os dias e esta é uma das suas batalhas mais duras. Paga o preço por ser um dos homens mais inteligentes do Brasil e um político invencível. Você nunca ficará sozinho. Te amamos.
Não sei se fiz bem, sem pedir sua autorização José Ronaldo, mas copiei essa bela carta em minha página do Facebook Vera Borda Candido Pereira.
Faço minhas todas as palavras do Ronaldo. Dirceu, que DEUS lhe dê todas as forças do mundo, com muita SAÚDE, para vencer essa batalha. Parabéns!
Parabéns Zé pela passagem de mais um ano da sua vida dedicada à luta pela construção de um país mais justo e de todos os brasileiros. Faço minhas, e sugiro que os outros blogueiros os reproduzam, as palavras do conterrâneo Ronaldo Souza, que com certeza será um grande presente de aniversário.
Mais uma vez parabéns Zé, e ao baiano Ronaldo, por expressar tão bem o sentimento de todos nós que conhecemos esse Leão.
Companheiro RONALDO SOUZA, parabenizo sua iniciativa, e concordo com todo teor de sua expressão , em lembrar uma data tão importante para este Leão Guerreiro.
Conheço pessoalmente DIRCEU,acredito que ele saberá superar este momento tão perverso criado por uma imprensa golpista e um STF via JB, inimigo da democracia e dos avanços ocorridos no Brasil de 2003 a 2014.
Parabéns Ronaldo por parabenizar nosso grande herói contemporâneo DIRCEZÃO