Joaquim Barbosa junto com Marina Silva?

Ainda é só um boato, mas não podemos deixar de registrar. Até porque, depois da pirueta de Marina Silva, tudo pode acontecer em 2014. E Joaquim Barbosa tem se mostrado um homem dado a rompantes. Já deixou claro que gosta de holofotes e falar de política, mesmo isso não sendo de bom tom para um magistrado.

A Constituição proíbe expressamente aos juízes exercer atividade político-partidária. A regra vale com especial rigor para um presidente do Supremo. Mas o dono da Assas JB Corporation, proprietário de um belo apartamento em Miami, para cuja compra usou o endereço um imóvel funcional, não parece se importar muito com regras.

Eleitoralmente, a entrada de Barbosa nas eleições presidenciais de 2014, seria um lance ousado e inteligente para a oposição, porque aumentaria as chances de um segundo turno. Como juiz, ele tem a prerrogativa especial (um privilégio que deveria ser extinto, aliás) de um prazo maior para poder se decidir. Segundo a lei, ele pode se registrar como candidato político até o dia 05 de abril de 2014.

De qualquer forma, está claro que Joaquim Barbosa, assim como Marina, jogam no mesmo time ideológico: os amigos da mídia e da turma da Casa Grande. Roberto Damatta, colunista do Globo, já adiantou que votaria nele (e eu escrevi um comentário sobre isso).

CAMPOS E MARINA QUEREM ALIANÇA COM BARBOSA

247 – A conversão de um juiz num político é algo absolutamente inusitado em países civilizados e coloca sob suspeita não apenas as motivações de um magistrado, como suas próprias decisões. Afinal, um juiz se torna político apenas quando abandona a toga ou usa a magistratura, de forma demagógica, como trampolim para suas pretensões de poder?

No Brasil, o exemplo mais concreto dessa perigosa mistura atinge justamente o chefe do Poder Judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que, recentemente, admitiu a hipótese de deixar a corte e iniciar uma trajetória política (leia mais aqui).

Atentos a essa ambição de Barbosa, Eduardo Campos e Marina Silva, do PSB e da Rede Sustentabilidade, já se movimentam para atraí-lo. É o que informa o jornalista Otávio Cabral, na coluna Holofote, de Veja. Leia abaixo:

Do tribunal às urnas?

Emissários de Eduardo Campos e Marina Silva vão procurar o presidente do Supremo Tribunal Federal para procurar o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, para saber se ele tem disposição de se filiar ao PSB para disputar o governo do Rio de Janeiro ou do Distrito Federal. A motivação para a consulta foi a declaração de Barbosa na semana passada de que não descarta trocar o Judiciário pela política. Como magistrado, ele pode entrar em um partido até o início de abril, seis meses antes do pleito.

Fernando Brito:

View Comments (45)

  • Eu não duvido que isto possa acontecer, mas, tendo saído na Veja acho melhor aguardar mais detalhes.

  • EM RELAÇÃO AO JOAQUIM, BLA BLA MARINA E DUDU NADA DEVE SURPREENDER. AFINAL TODOS SÃO INCONSEQUENTES E INIMIGOS DO POVÃO

  • Marina usa o seu "tripé" para derrubar. Edurdo Campos pede ajuda aos amigos Bonhausen, Heráclito Fortes e Ronaldo Caiado para juntos segurarem os braços e as pernas. Finalmente, Barbosa faz o que sabe melhor: desce a porrada.

    Essa seria a receita para vencer a Dilma...

  • Meu caro Miguel

    Joaquim Barbosa é a alternativa do golpe. Assim sendo, a direita, que também é escravocrata, vai preferir mantê-lo onde está, no STF. Ele já demonstrou cabalmente, no julgamento do mentirão, que é um jagunço excelente, e pau prá toda obra.

  • Essa Mulher é picareta, depois que vi umas materias a respeito dela e do esposo, com negocios ilicitos de madeira no estado do Acre. fico maravilhado ao saber que convidou o JB valentão, aquele fabricante de Leis, é ele mesmo, o do STF, esta vergonha do Brasil, para participar da gang do DUDURINA.

  • Vou dar o meu palpite: vão aparecer pesquisas incluindo o nome deste "elemento" e, como suas intenções de voto serão medíocres, ele não largará a boquinha no supremo pra se aventurar com essa dupla de birutas.

  • Não vai por um simples motivo, ele faz parte da teoria de conspiração do PH, se ganhar um candidato que os golpistas não gostam, criminaliza-se os políticos, dar-se-á o golpe e assume o Joaquinsão.

  • Finalmente , revelado , Dudu , Marina e Barbosa. Heis aí , o tripé da Marina...

  • Isto será muito BOM! Ficaremos livres de marina, campos e joaquim, de uma tacada só....