Ainda é só um boato, mas não podemos deixar de registrar. Até porque, depois da pirueta de Marina Silva, tudo pode acontecer em 2014. E Joaquim Barbosa tem se mostrado um homem dado a rompantes. Já deixou claro que gosta de holofotes e falar de política, mesmo isso não sendo de bom tom para um magistrado.
A Constituição proíbe expressamente aos juízes exercer atividade político-partidária. A regra vale com especial rigor para um presidente do Supremo. Mas o dono da Assas JB Corporation, proprietário de um belo apartamento em Miami, para cuja compra usou o endereço um imóvel funcional, não parece se importar muito com regras.
Eleitoralmente, a entrada de Barbosa nas eleições presidenciais de 2014, seria um lance ousado e inteligente para a oposição, porque aumentaria as chances de um segundo turno. Como juiz, ele tem a prerrogativa especial (um privilégio que deveria ser extinto, aliás) de um prazo maior para poder se decidir. Segundo a lei, ele pode se registrar como candidato político até o dia 05 de abril de 2014.
De qualquer forma, está claro que Joaquim Barbosa, assim como Marina, jogam no mesmo time ideológico: os amigos da mídia e da turma da Casa Grande. Roberto Damatta, colunista do Globo, já adiantou que votaria nele (e eu escrevi um comentário sobre isso).
CAMPOS E MARINA QUEREM ALIANÇA COM BARBOSA
247 – A conversão de um juiz num político é algo absolutamente inusitado em países civilizados e coloca sob suspeita não apenas as motivações de um magistrado, como suas próprias decisões. Afinal, um juiz se torna político apenas quando abandona a toga ou usa a magistratura, de forma demagógica, como trampolim para suas pretensões de poder?
No Brasil, o exemplo mais concreto dessa perigosa mistura atinge justamente o chefe do Poder Judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que, recentemente, admitiu a hipótese de deixar a corte e iniciar uma trajetória política (leia mais aqui).
Atentos a essa ambição de Barbosa, Eduardo Campos e Marina Silva, do PSB e da Rede Sustentabilidade, já se movimentam para atraí-lo. É o que informa o jornalista Otávio Cabral, na coluna Holofote, de Veja. Leia abaixo:
Do tribunal às urnas?
Emissários de Eduardo Campos e Marina Silva vão procurar o presidente do Supremo Tribunal Federal para procurar o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, para saber se ele tem disposição de se filiar ao PSB para disputar o governo do Rio de Janeiro ou do Distrito Federal. A motivação para a consulta foi a declaração de Barbosa na semana passada de que não descarta trocar o Judiciário pela política. Como magistrado, ele pode entrar em um partido até o início de abril, seis meses antes do pleito.
View Comments (45)
Eu não duvido que isto possa acontecer, mas, tendo saído na Veja acho melhor aguardar mais detalhes.
EM RELAÇÃO AO JOAQUIM, BLA BLA MARINA E DUDU NADA DEVE SURPREENDER. AFINAL TODOS SÃO INCONSEQUENTES E INIMIGOS DO POVÃO
Marina usa o seu "tripé" para derrubar. Edurdo Campos pede ajuda aos amigos Bonhausen, Heráclito Fortes e Ronaldo Caiado para juntos segurarem os braços e as pernas. Finalmente, Barbosa faz o que sabe melhor: desce a porrada.
Essa seria a receita para vencer a Dilma...
Meu caro Miguel
Joaquim Barbosa é a alternativa do golpe. Assim sendo, a direita, que também é escravocrata, vai preferir mantê-lo onde está, no STF. Ele já demonstrou cabalmente, no julgamento do mentirão, que é um jagunço excelente, e pau prá toda obra.
Essa Mulher é picareta, depois que vi umas materias a respeito dela e do esposo, com negocios ilicitos de madeira no estado do Acre. fico maravilhado ao saber que convidou o JB valentão, aquele fabricante de Leis, é ele mesmo, o do STF, esta vergonha do Brasil, para participar da gang do DUDURINA.
Francisco de Assis não existe pessoas mais nojentas do que esta dupla.
não é erro é dupla mesmo.
Vou dar o meu palpite: vão aparecer pesquisas incluindo o nome deste "elemento" e, como suas intenções de voto serão medíocres, ele não largará a boquinha no supremo pra se aventurar com essa dupla de birutas.
Não vai por um simples motivo, ele faz parte da teoria de conspiração do PH, se ganhar um candidato que os golpistas não gostam, criminaliza-se os políticos, dar-se-á o golpe e assume o Joaquinsão.
Acho que eles se merecem...
Finalmente , revelado , Dudu , Marina e Barbosa. Heis aí , o tripé da Marina...
Isto será muito BOM! Ficaremos livres de marina, campos e joaquim, de uma tacada só....