Joaquim, um novo Collor? Falta-lhe muito para isso

A (re)inclusão do nome de Joaquim Barbosa na pesquisa Datafolha levanta, é claro, a suspeita que o presidente do Supremo venha a ser candidato,  numa jogada que tentaria, com o velho moralismo udenista, virar um processo eleitoral que vai consolidando o favoritismo de Dilma Rousseff.

Vontade  para isso, é certo, não falta ao vaidoso Dr. Joaquim.

Muito menos qualquer constrangimento ético de misturar suas funções judicantes com ambições eleitorais.

A direita brasileira, com a Globo à frente,  também não terá qualquer reserva em, como dizem na gíria, “bater palmas para maluco dançar”, se não tiver outro jeito.

Mas faltam muitas das condições objetivas que, naquele momento, propiciaram a ascensão do então “caçador de marajás”.

A mais evidente delas é que há um governo com bons níveis de aprovação, enquanto Collor atacava o farrapo político que era, ali,  José Sarney na Presidência.

Mas há outras.

Barbosa não é uma novidade flamejante como era o governador de Alagoas.

O gráfico que adaptei aí em cima, com os números de pesquisas Datafolha antigas mostra a Barbosa não deu nenhum salto gigantesco – apenas elevações claramente atribuíveis ao aumento de sua presença no noticiário.

Mas, sobretudo, Barbosa tem contra si o desafio de enfrentar, se candidato, o homem que o tirou da obscuridade de uma subprocuradoria da República no Rio de Janeiro para as luzes do STF.

Lula é um “tampão” contra a expansão de Barbosa no eleitorado popular, justamente aquele menos sensível ao apelo do udenismo.

O Dr. Joaquim, neste caso, seria a famosa “troca de seis por meia-dúzia”, crescendo nos espaços que restam a Aécio e a parte da pequena herança que Marina deu a Eduardo Campos, com uma insignificante redução dos votos de Dilma.

O caminho da oposição, neste momento, não é Joaquim Barbosa, que a serve apenas com seu desempenho publicitário na presidência do TSE.

O caminho é a sabotagem econômica, para tentar repetir o junho de 2013.

As preocupações políticas do Governo, neste momento, estão voltadas para o desempenho da economia no primeiro trimestre de 2014.

As da mídia, também.

Não se descarte que o crescimento de Dilma nas pesquisas não esteja sendo inflado mais do que o crescimento que ocorre de fato, para que se possa dela tirar amanhã, acentuando a impressão de crise.

A direita, hoje, precisa mais de uma crise do que de um Collor.

Fernando Brito:

View Comments (17)

  • o melhor candidato da direita é o Prof. Hariovaldo. Pelo menos tem verve e senso de humor.

  • o melhor candidato da direita é o Prof. Hariovaldo. Pelo menos tem verve e senso de humor.

  • o melhor candidato da direita é o Prof. Hariovaldo. Pelo menos tem verve e senso de humor.

  • o melhor candidato da direita é o Prof. Hariovaldo. Pelo menos tem verve e senso de humor.

  • o melhor candidato da direita é o Prof. Hariovaldo. Pelo menos tem verve e senso de humor.

  • o melhor candidato da direita é o Prof. Hariovaldo. Pelo menos tem verve e senso de humor.

  • Policiais de Minas protestam exigindo CPI do HeliPÓptero na Assembléia Legislativa

    Lideranças do Sindicato dos Policiais Civis de Minas Gerais fizeram um protesto na Assembléia Legislativa pela abertura de uma CPI do Helicóptero do deputado Gustavo Perrella (SDD-MG) apreendido com quase meia tonelada de cocaína. O deputado é filho do senador Zezé Perrella (PDT-MG), do grupo político do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

    "Se fosse um policial o dono do helicóptero, estaria preso", disse um manifestante. "A gente não pode investigar porque o governador tucano não deixa", disse outro policial.
    http://www.youtube.com/watch?v=IhLUZUm4WKs

  • Imagina, gente que fizeram uma pesquisa: mais de 80% dos petistas votam em barbozão! Agora, qual a importância de divulgarem isto? Será que o voto petista tornou-se tão importante assim? Não! Mentem para colar no barbozão a aprovação desse julgamento de exceção. barbozão, jamais será eleito com os votos petistas, isto, tenho certeza. Matéria mentirosa e tendenciosa:
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/12/1379018-acao-de-joaquim-para-prender-mensaleiros-no-feriado-e-aprovada-por-87-dos-adeptos-do-pt.shtml

  • O aumento do índice do Barbosa nessa pesquisa provavelmente se deve a pergunta feita nela sobre a aprovação das suas decisões no processo do mensalão. É só fazer a pergunta citando o nome antes de perguntar sobre o voto pra presidente. Truque velho.

  • TRUQUE VELHO DOS INSTITUTOS DE PESQUISA, PRINCIPALMENTE DATAFOLHA E IBOPE: - VOCÊ ACHOU CORRETAS AS PRISÕES DOS MENSALEIROS? E LOGO EM SEGUIDA, SE JOAQUIM FOSSE CANDIDATO VOCÊ VOTARIA NELE?

    VELHO TRUQUE QUE NUNCA FUNCINOU...NA HORA "H" AQUELE QUE RESPONDEU SIM, NA VERDADE VOTARÁ NÃO (NAQUELE DETERMINADO CANDIDATO, NO CASO PRESENTE O JOAQUIM BARBOSA).... FÁCIL DE ENTENDER!!! POR ISSO ESSA MIDIA ASQUEROSA VAI PERDER MAIS UMA ELEIÇÃO...ELA E SEUS CANDIDATOS "TREINADOS".

Related Post