A jóia da coroa de uma jóia só

Os distintos amigos e amigas, como vivem no Brasil e não no mundo da Lua, sabem que, neste ano e pico em que estamos submetidos ao governo (?) Michel Temer, o único resultado “positivo” que este tem a exibir é a queda da inflação.

É certo que à custa de um aprofundamento brutal da recessão que herdou, da paralisação dos investimentos públicos, da ampliação do desemprego e outras coisas do gênero, mas baixou. O pequeno “probleminha” do método usado foi o contínuo afundamento da receita pública  e, portanto, do desequilíbrio fiscal, conversa que o povão sente na carne mais lentamente, com a degradação dos serviços e dos equipamentos públicos, nestes incluídos os produtos de investimento.

A conversa de redução de juros, bonita nos jornais, não existe na prática, por uma conta muito simples que se faz respondendo a uma pergunta simples: se você recebe 14% de juros mas a inflação come 10% está ganhando menos ou mais do que com juros de 10% e inflação reduzida a 3%. Repostas para o gabinete do ex-Itaú e agora BC, Dr. Ilan Goldfajn, por favor com letra caprichada.

É portanto, a jóia única da coroa de latão que o atual presidente tem sobre a cabeça e foi colocada sobre a mesa de seu jogo de poder.

Dizer que o efeito deste aumento – que já de per si representa uma alta de 0,6% no IPCA –  não vá contaminar outras áreas da economia é uma aposta em que a desgraça é tanta que estes setores terão de engolir a  seco o aumento de custos,  porque a recessão segue tão braba que, se repassar, não vende.

E, neste caso, uma aposta contra as próprias contas públicas, porque implica arrecadação estagnada ou em queda e o que entra em novo imposto sai pela queda contínua dos demais.

Mas Temer diz que “a população brasileira irá compreender” que seu governo é sincero, à exceção talvez de uma mala ou outra.

É possível que sim e que, compreendendo, saia da letargia política em que se encontra e a classe média transtornada pela mídia, perceba que a jóia posta sobre a mesa para encantá-la era vidro e se quebrou.

E que a coroa do rei não é de ouro e nem de prata, é de lata.

Fernando Brito:

View Comments (24)

  • Sucesso no carnaval de 1957 ou 1948, na voz de Francisco Alves: "A Coroa do Rei". Letra muito atual. História se repetindo como farsa.

  • Miriam Leitão esta expoente da economia dizia: Durante palestra, jornalista enfatizou que independentemente de governo, o futuro “depende de nós” .O Brasil voltará a crescer em 2017. A avaliação é de Miriam Leitão, jornalista especializada em Economia, comentarista de telejornais da Rede Globo e apresentadora da GloboNews, durante palestra no CMS 2016.
    A especialista apresentou análises e projeções que indicam que em 2017 o Brasil retomará o crescimento econômico, impulsionado por inflação mais baixa, melhora na confiança do consumidor, reorganização das famílias endividadas e consequentemente possível melhora no crédito também. E os coxas acreditam porque ela é uma sumidade em economia, jamais pensam que tudo que ela e os comentaristas da Globonews falam, é manipulação para enganar trouxa.

    • Ela é uma sumidade na economia mas que não acerta uma.
      Ocorre que está sempre querendo acomodar a realidade econômica à sua vontade, que, por sua vez, é o que o mercado lhe coloca como verdade.
      Mas a verdade é que é muito difícil saber se ela realmente manipula ou é ela própria manipulada e acredita nas previsões (de fato, expressões de seus desejos) mas que não se realizam por serem afastadas de bases reais ou mesmo teóricas.

  • "A coroa do rei não é de ouro nem de prata,
    eu também já usei e sei que ela é de lata..."

  • Coroa de vampiro nem pintada de sangue azul consegue convencer a população alerta.

    E falando de gente que atrapalha mais do que ajuda. O Psol parece ter ficado ofendido com a sinceridade do Lula sobre eles. Enquanto passaram um bom tempo defenestrando o PT, Lula e Dilma e posando de "puros", tudo era possível. Mas assim que colhem a mesma fruta ficam magoados com o Lula que se mantém vivo graças ao seu capital político e sua resiliência inacreditável diante de tanto bombardeio. Acho bom que esquerda que não tenha base popular seja mais "humilde" em vez de achar que é de fato a bola da vez. Outros partidos de esquerda se unem ao Lula e ao PT sem muitas crises existenciais. Talvez se tivessem feito isso com honestidade, hoje Lula estaria tirando o chapéu para lhes apoiar.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/lula-e-as-frescuras-do-psol-por-alexandre-varela/

  • Parece que o que vai acontecer é queda no consumo. Usar margem para inflacionar pesando nos custos pode sair pela culatra. Inflação aceitável é a de demanda, que obriga investir na cadeia produtiva, produzir e empregar mais.

    • E engraçado que, quando o governo anterior falava que não se devia repassar toda a variação do preço do barril no mercado internacional, para o interno, chamavam de bolivarianismo

  • Brito será que em vez de : 'à exceção talvez de uma mala ou outra', não seria : à exceção talvez de ENTRE uma mala ou outra ? Porque só sendo muito tolo para acreditar que a corrupção não está correndo solta. Mas enfim, tem pato pra tudo.

  • Governo Temer e a educação ( do Sul 21) "A redução do número de alunos, do número de créditos contratados por alunos e de recursos provenientes de programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) atingiram diretamente o ensino privado superior nos últimos meses, resultando em demissões e cortes de gastos e investimentos. O anúncio de cerca de 100 demissões de professores na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), nos últimos dias, chamou a atenção para o problema que vem atingindo universidades e faculdades privadas em todo o país. “Existe uma crise evidente no setor de ensino privado superior. A crise bateu direto neste setor, com a redução do número de alunos ou do número de créditos contratados por aluno. A impressão que se tem é que estão acontecendo as duas coisas”, diz Marcos Fuhr, diretor do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS).Vão bater panela?

    • Agora eles batem cabeça, não sabem sair do atoleiro que eles mesmo criaram apoiando impeachment fraudulento!

  • Brito

    Ontem um imposto foi aumentado. Quantas manchetes teríamos se Dilma fosse presidente?
    - Dê uma lida nas manchetes dos principais jornais (impressos e internet): quantos deles citam em suas manchetes o aumento de imposto?

  • Uma análise correta e sem ufanismo petista, que às vezes quer responsabilizar o Temer, com alguns meses de governo, por todas as mazelas acumuladas dos governos anteriores, com mais de 13 anos de governo.
    Bom, a classe média, os pobres produtivos e empresários produtivos que não mamam propinas do governo, bateram panelas para tirar o PT do poleiro, para estancar pelos menos em parte a sangria dos recursos do país, ninguém era tolo para acreditar que o Temer (vice, parceiro e cúmplice do PT) faria algo melhor. Agora é a vez de o PT tomar a frente na luta contra ele, que já tem sim, o apoio das classes anteriormente, e assim deveremos fazer até chegar a um que realmente se preocupe com os problemas do país como um todo. Ou melhor, até formarem um partido de fichas limpas que, certamente, terá o apoio maciço do povo e dos empresários honestos, pois um presidente honesto, com os políticos que ai estão não anda um milímetro.

    • Disse o consultor da Empiricus e comentarista do Aprendiz com João Dória e Roberto Justos+,Exmo.Ardison Souza.

      Ele é fanático por Sérgio Irineu,tem todos os discos de Amado Batista e tem vários posters de Rogério Ceni na sala da sua casa.Quem quiser conferir está na Veja-Maringá-EUA.

  • CORRAM PARA OS MONTES!!! SUBAM PARA AS MONTANHAS!! A HECATOMBE ECONÔMICA ESTÁ PRÓXIMA!!!
    A recessão vai virar DEPRESSÃO! (aliás, acho q já virou, mas o PIG mantém o povo - especialmente essa classe média imbecil - anestesiado e alheio ao que de fato se passa)!
    .
    Não sou vidente ou profeta, mas digo categoricamente que a recessão virará depressão, pq além de os golpistas terem sabotado o país e estarem dilapidando o erário pra manter o GOLPISTA-MOR no poder, tem-se que a MALDITA PEC 55 (aquela do contingenciamento brutal nos investimentos públicos) já está surtindo efeito! Isso mesmo: devido às limitações orçamentárias que tal PEC impôs, o investimento público DESABOU, minguou, praticamente inexiste. De tal modo q o desgoverno Temer tem dificuldade até pra manter os serviços públicos mais básicos à população. Além disso, servidores públicos de diversas carreiras ameaçam já entrar em greve pq sem dinheiro o governo não poderá cumprir nem mesmo os acordos de greve firmados na gestão anterior!!
    .
    E mais uma vez, Parabéns aos PATOS PANELEIROS! Por causa de sua burrice, destruíram o país, bando de trouxas!!

    • Para a perda não ser total, vamos botar os patos nas panelas.
      A fogueira, eles mesmos já acenderam!

Related Post