A repórter Vera Rosa diz hoje, no Estadão, que “o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a estratégia de comunicação do governo Dilma sobre o ajuste fiscal”, durante jantar, ontem, com a bancada do PT no Senado.
Permito-me discordar de Lula: não há estratégia de comunicação a criticar, pelo simples fato que não há estratégia alguma.
E não apenas em relação ao ajuste fiscal, mas a coisa alguma.
O problema é mais sério e foi diagnosticado pelo próprio Lula, anteontem, no ato em defesa da Petrobras, na ABI.
“Parece que temos vergonha de ganhar a eleição”
Uma vergonha que, de alguma forma, se expressa no silêncio.
Claro que era preciso desarmar algumas situações que a crise econômica mundial – porque há uma crise, esqueceram? – ajudou a tornar graves aqui.
Alguns gastos crescendo além do que deviam, falta de resposta das empresas e da economia aos estímulos oficiais (notadamente a redução de impostos, pelas desonerações fiscais) e até mesmo a seca, que trouxe ameaças e problemas para o abastecimento de água e energia.
Hora de chamar a família, falar dos problemas, das atitudes diante deles e dos objetivos que se tem.
E de não deixar que só os urubus façam o som da “verdade única”.
Agora mesmo, o cogumelo Globo dá duas mostras inequívocas disso:
“Vendas nos supermercados caem 20,48% em janeiro”, mancheteiam, mesmo sabendo que é uma tosca manipulação, porque comparado ao mês de festas de dezembro, e não a janeiro passado, em relação ao qual cresceram 10,81% em valores nominais e 3,42% em valores reais, descontada a inflação.
Desemprego sobe para 5,3% em janeiro, a maior taxa em 16 meses é, neste momento, a manchete de O Globo e, com variações, a dos demais “jornalões”. Nas letras miúdas você lerá que “a maior em 16 meses” e a segunda menor em todos os 16 meses de janeiro medidos pelo IBGE desde 2002, com a atual metodologia.
O governo precisa entender – e se não entendeu isso, francamente, não sei o que é capaz de entender – que não temos uma imprensa, mas uma máquina de propaganda.
E que, diante dela, só se pode criticar a “estratégia de comunicação do Governo Dilma” como sendo a de apanhar calado.
View Comments (40)
Encontraram esta pérola na rede. Descrição de um jornalista americano de como está sendo e ainda será a conspiração de Washington para derrubar Dilma:
http://journal-neo.org/2014/11/18/brics-brazil-president-next-washington-target/
É isso, Tomás. Para compreender e perceber a dimensão do problema, só recorrendo à mídia estrangeira alternativa. Por aqui, as análises, sem exceção, são parciais, focadas exclusivamente nos problemas internos, alguns bem antigos.
Infelizmente, o problema de Dilma não é apenas a comunicação. O Congresso está na mão do PMDB. E o pior de tudo, coisa que a maioria dos brasileiros não sabe, o PMDB comandado por Eduardo Cunha tende a arrebentar com o Orçamento da União para financiar todas as regalias de juízes, parlamentares, e demais abutres que verdadeiramente não se importam com o bem-estar do povo brasileiro.
O que gera a fúria dos falcões de Washington é :
i - O oceano de petróleo na costa brasileira;
ii- O Banco dos Brics e o fundo de estabilização;
Em síntese, o Império não deseja um gigante sendo sua sombra na AL, mesmo que ainda hoje o PIB brasileiro seja cerca de 1/6 do usamericano.
E quando o Império se enfurece sempre fomenta crise, desestabilização, desmoralização dos governantes etc.
Combate-se com imprensa livre, democrática e soberana, coisa que o PT nunca se esforçou por construir nestes anos de poder pré-Cunha.
Agora será pela Graça !
Nem nesta e nem em nenhuma composição anterior do Congresso a democratização da mídia sai por projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo. Mais da metade dos parlamentares é beneficiária do modelo em vigor.
Ou sai por um projeto de iniciativa popular (como na lei da ficha limpa), ou NADA FEITO.
Democratizar a mídia é tarefa muito fácil. Basta São Lula criar uma empresa de comunicação e convidar a militância para entrar de sócia. Em dias levantaremos bilhões.
Amigo, não dá pra reinventar a roda , mas essa sua idéia foi brilhante.
Já havia dito que poderíamos recriar o Jornal do Brasil para falar a realidade e os blogueiros poderiam dar uma baita força nisso.
Iskra,
Não é só o Brasil que está passando pela "engenharia social" que estamos vendo: A Rússia e a China enfrentam "problemas parecidos" de manipulação de fatos, tentativas de desestabilização social, política e econômica, etc...
Nada é por acaso...
Tomás, temos divulgar esta matéria, não podemos esperar o governo reagir, temos que tomar a iniciativa, o povo já está sendo alienado, temos que fazer algo, ou seremos vitimas de um novo ataque orquestrado pelos EUA.
Tomás eu adorei o texto. É ótimo termos a opinião independente de um professor e jornalista fora do Brasil. Aqui o povo não dá o devido valor e poder aos BRICS, mas lá essa sigla faz tio sam tremer.
Excelente artigo Tomás, deveria ser leitura obrigatória para os descerebrados das "jornadas de junho" finalmente compreenderem que foram usados pela CIA.
Quem é Ivar Luiz Schmidt, líder do movimento Comando Nacional dos Transportes? Seria um caminhoneiro legítimo ou um empresário interessado apenas no seu próprio bolço?
Segundo o LINKEDIN:
Ivar Luiz Schmidt
Sócio da Roda Brasil Transportes e representante comercial da MANOS Implementos Rodoviários
Mossoró e Região, BrasilTransporte/Caminhões/Trens
Atual
Roda Brasil Transportes Ltda
Formação acadêmica
Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Bacharelado, Administração
2010 – 2013
Olhando na linha do tempo do FACEBOOK, percebe-se que não houve ou foram apagadas todas as postagens do ano de 2014 (ano da campanha a presidência), porque será?
Nos outros anos encontram-se postagens contra o governo em vários tópicos.
Se os caminhoneiros tem este cara como líder, serie este um movimento isento ou direcionado a desestabilizar o governo Dilma e o país?
Prezado Fernando, eu já joguei a toalha a muito tempo, está dando murro em ponta de faca, tem um ditado que conheço que é o seguinte: Não tente ensinar um porco a assobiar, ele nunca vai assobiar e você corre o risco de aporrinhar o porco... Acho que é por aí...
Enquanto Dilma só der ouvidos ao 'vazante" e ao "que treme", vai ser assim. O governo tem de apanhar calado de forma a que eles não se comprometam, isto é, fiquem de bem com a mídia.
Temos que tirar o chapéu à Globo, mesmo sendo tão descaradamente manipuladora, mentirosa e entreguista, ainda consegue ser levada a sério.
http://imgur.com/a/lsfP2
E a Dilma achando que tapar os ouvidos e gritar "lalalalalala" vai fazer o problema sumir.
Punam-se os corruptos, enfiem na cadeia aqueles que cometeram crimes, mas as empresas como a Petrobras, a Alumini, Engevix, Camargo Corrêa, Mendes Júnior, UTC e a Odebrecht, entre outras, não podem ser punidas, fechar suas portas e desaparecer, por conta da corrupção. Os empregos e a geração de renda para o Brasil não podem ser desprezados. Vamos agir com racionalidade. O povo não pode entrar na onda da rede Globo e da oposição, que quando tiveram no comando do Brasil cometeram os piores crimes contra os brasileiros, alias ainda cometem em alguns estados como São Paulo, Paraná e Minas Gerais governados pelo PSDB.
Será mesmo que a Dilma está apanhando calada ? Acho que o PIG não está conseguindo estancar o sangramento, nunca vi a mídia tão acuada, desesperada e golpista, quem tiver paciência leva a melhor. Estamos diante de um jogo de xadrez.
Espero que tu tenhas razão, mas o problema é que chega uma hora que depois de perder todas as peças não há como escapar do xeque-mate e, sinceramente, não vejo nenhum movimento do executivo em bloquear a ação nefasta da mídia, do judiciário e do legislativo. Em suma há, literalmente, uma quebra de braço dentro do aparelho do estado burgues para expulsar o que é estranho a sua natureza, ou seja, um governo dos trabalhadores. E a esquerda não petista assiste a tudo de braço cruzados, como se não fosse com ela. Porém, se ocorrer o pior irá sobre para toda a esquerda.
Falar sobre o assunto comunicação com o governo é perda de tempo.
A Dilma não ouve, lê e nem quer saber.
A equipe muito menos.
Apesar que pelo que presencieie esses dias na tv aberta e fechada, parece que a propaganda do governo diminuiu.
Também a propaganda estatal ...
Mas como nem isso eles informam, ficamaos na mesma ...
As pessoas de bem deste país, precisam dar várias bananas para o PIG. Esta notinha de rodapé;
"Vale teve prejuízo de R$ 4,7 bi no último trimestre de 2014
Queda no preço do minério afetou resultado da empresa, que acumulou lucro de R$ 954 milhões no ano passado" - O Globo de hoje. Mereceria por parte dos blogues uma análise profunda do que o PIG está fazendo com a Petrobrás em termos financeiros. A Vale teve um prejuízo de 3,9 BILHÕES EM DOIS ANOS.
Sabem qual é o grande contragolpe que deve ser dado nesses golpistas de direita? Estatitar umas duas grandes empresas de contrução e entregar o controle delas para as forças armadas. Pronto. Mata-se dois ou tres coelhos e vários tucanos, numa cajadada só. Primeiro desmonta o discurso da direita de que a só a iniciativa priva é competente e honesta, porque fica claro que foram empresas privadas que roubaram a estatal Petrobrás, ou seja, deixar claro que foi o setor privado que a direita tanta endossa que roubou uma empresa estatal. Segundo, quem poderá dizer que as forças armadas não são idôneas e não tem capacidade técnica para gerir uma estatal de contrução? Assim, além de acabar com o discurso moralista hipócrita da direita, ainda passaremos a contar com uma mega esttal de construção que sendo administrada pelo corpo técnico das forças armadas dificilmente será alvo de roubalheira de políticos e setor privado e de chantagem do MP,PF e poder judiciário em dobradinha com a grande mídia. Minha sugestão é essa, se a direita insistir nessa onda hipócrita de golpismo via moralismo, investigações e denúncias SELETIVAS.