Desculpas, dona Dilma
por Luiz Caversan, na Folha de S. Paulo (Via Viomundo)
Cara dona Dilma,
dirijo-me à senhora Dilma Rousseff pessoa física mesmo, não à presidente do meu país, e chamando-a de dona porque foi assim que aprendi a me dirigir a pessoas do sexo feminino que já tenham uma certa idade e sejam mães ou avós de família.
E sabe onde aprendi como me dirigir educadamente a quem quer que seja, mas principalmente às senhoras?
Foi na zona leste, dona Dilma, lá mesmo pras bandas do estádio em que a senhora foi tão rude e desrespeitosamente tratada na última quinta-feira.
Tendo nascido e sido criado naquele cantão da cidade e conhecedor da índole daquele povo todo, dona Dilma, eu humildemente peço desculpas pelo tratamento que a senhora recebeu ali no nosso pedaço. E tenho toda a serenidade do mundo para lhe garantir: não fomos nós, povo da Zona Leste, que a ofendeu daquele jeito.
Ah, não foi mesmo, viu?
Sabe por quê? Porque mandar uma senhora como a senhora pro lugar onde a mandaram já resultou em muita briga e até morte pra aquelas bandas. Isso não se faz, ninguém por ali deixa barato ir xingando assim a mãe dos outros, ainda mais com a filha sentada do lado, onde já se viu?
A gente boa da zona leste, dona Dilma, não é disso, não.
Respeita pra ser respeitada.
Tampouco é um pessoal que fica adulando poderosos ou puxando o saco de quem quer que seja, não se trata disso. Se é pra protestar, o povo protesta. Se é pra vaiar, vaia.
Mas a educação que a gente recebeu em casa ensinou que não se fala palavrão para uma senhora e não é desta maneira, ofendendo a todos os que ouviram os absurdos que lhe disseram, que se vai se mudar alguma coisa, qualquer coisa.
Não, dona Dilma, não fomos nós da ZL que xingamos a senhora –eu falo nós, embora não more mais por aquelas bandas, porque meu coração nunca sairá de lá, e vira e mexe estou zanzando por ali, visitando gente amiga na Penha, Vila Esperança, Vila Granada, Vila Ré, Guaianases, Itaquera…
Também achei necessário me dirigir à senhora, dona Dilma, porque uns amigos que foram ao jogo me informaram que os xingamentos, as palavras de baixo calão vieram principalmente do setor do estádio em que os ingressos custavam quase mil reais ou as cadeiras eram ocupadas por VIPs –e milão prum ingresso não rola aqui na ZL, não, muito menos a gente é very important people pra receber este tipo de convite.
De modo que, mesmo sem procuração, falo em nome da gente boa da ZL para não apenas me desculpar pela grosseria, pela deselegância e pelas ofensas que foi obrigada a ouvir, mas também para fazer um convite: aparece de novo lá no nosso estádio!
Mas vai num dia de jogo do Timão.
Olha, pode ser até que a senhora ouça alguma vaia, viu, porque afinal é difícil separar uma mulher que tem filha e neto, e já merece respeito apenas por isso, da presidente da República – e ali a gente vota como quer, respeita opinião diferente e acredita em democracia.
Agora, garanto que com o estádio sem toda aquela gente diferenciada que tomou conta de Itaquera no jogo do Brasil, ninguém vai mandar a senhora àquela parte, não.
Porque se algum engraçadinho se atrever a fazer isso, vai acabar levando um tapa na boca.
Porque é assim que fomos educados.
Um abraço pra senhora e um beijo pro Gabriel, seu neto, que aliás tem o mesmo nome do meu.
Luiz Caversan é jornalista e consultor na área de comunicação corporativa. Foi repórter especial, diretor da sucursal do Rio da Folha, editor dos cadernos ‘Cotidiano’, ‘Ilustrada’ e ‘Dinheiro’, entre outras funções. Escreve aos sábados.
View Comments (22)
Luiz Caversan,grande foi suas palavras em se dirigindo a PRESIDENTA DILAM.Você chegou a conclusão que os que estão fazendo cm a DILMA é um massacre sem precedentes na história do BRASIL, tudo isso incitado impressa.Notadamente sobre a DIREÇÃO do PIG, do qual faz parte a FOLHA.Estas pessoas que assim agiram são: MARGINAIS,BANDIDOS,IGNORANTES,ODIOSOS,RAIVOSOS e COOPERADORES DE SATANÁS.Eles terão a resposta nas eleições de outubro.
Falta um pedido de desculpas de quem incentiva esse tipo de atitude...
Caro Donizete, tu já viu o PIG arrogante pedir desculpas para alguém, principalmente para aqueles aos quais destruiram a vida política?? Nunca, jamais. Ex.: Boechat e Datena, na maior cara de pau -o que lhes é peculiar- nas transmissões e inserções da copa, elogiam o evento , mas deixam claro que é só dentro dos Estádios, tentando passar ao telespectador, que fora dos Estádios, o Brasil está um caos. Claro que todos estes "moralistas mediáticos" estão faturando e muito com a COPA DO PAÍS FALIDO!!
Não, Donizete. Um pedido de desculpa nos obrigaria a ter uma atitude de condescendência que, neste caso, significa nos rebaixarmos. Que fique bem claro, sem desculpas nem tergiversações, que as elites, o PIG, a oposição são isso ai mesmo. Os contornos de quem é quem neste país estão se definindo de uma maneira muito clara. E é preciso jogar bastante luz sobre esse lixo prá que todo mundo saiba quem são e o que prestam. Não podemos nos esquecer nunca desta xingação e até pelo contrário, vamos potencializar seu sentido político para que se separe bem a feiura da beleza.
Engraçado que esse artigo tem mais comentários positivos aqui do que na página original do artigo. Por que será?
Carvesan representou, em sua crônica, o verdadeiro e educado povo brasileiro. Parabéns!
Tenho certeza que tratá alegria ao coração da DILMA. e vocEs me enchem de orgulho, já que tambem não temos voz,,,,parabens..
Um beigjp a Dilma...não quero dar apenas o meu voto..
Cpoiado do face !!!
“Vai Mulher! Deus te deu o Dom de Gerar... Gere a Igualdade Social... Os filhos dessa terra saberão plantar, colher e partilhar!
Vai Mulher! Com a força que criou na época da ditadura... Enfrente as dificuldades que o mundo possa te ofertar! ...
Vai Mulher! Use a sedução feminina... Para conquista da paz... Que essa Pátria vive a sonhar!
Vai Mulher! Derrame suas lágrimas... É natural na fragilidade do ser mulher!
Não choraras sozinha... Milhões e Milhões de Mulheres e Homens Brasileiros estarão dispostos a te amparar!
Vai Mulher! Hoje és Mãe Soberana de uma Nação... E ao mesmo tempo... És filha desse povo que busca a liberdade... Depois de tantos anos de opressão!
Vai mulher! Nosso Grande Líder Lula... Desbravou caminhos e arou a planície! Plante as sementes... Colha as Flores... Pode os Espinhos...
Seu Povo? ....Segue ao seu lado, espalhando gotas de orvalho... Para juntos comemorarmos a grande colheita! O Brasil em 1º Lugar!”
Feliz Brasil, Presidenta Dilma Roussef.
e por sinal foi minoria de pessoas q estavam ali participando da festa em local q a senhora mandou contruir. pq esses sem vergonhas irresponsaveis, mal carater e sem estrutura moral p estar em ambientes de respeito e moral. como sera q eles se sentiriam se alguem falasse c a mae ou avó deles??? fica aqui o meu protesto e conte c o meu voto p reeleiçao... abraços.
Emocionante, porque refletiu o que a maioria dos brasileiros sentem. Não sendo da capital, mas do interior, faço minhas as suas palavras. Sinta quão abrangente é seu pedido de desculpas. Obrigada.
moro em ponta grossa PR.fiquei indignado c/ q/ falaram de babozeira pode ter certeza este cordão foi puxado por alguem da oposição ,o Brasil de hoje esta melhor para maioria ea maioria qm. são a classe trabalhadora se a maioria tem hoje moradia devemos aos 2 ultimos governantes è a maior falta de educação desrespeitar a autoridade maior do nosso querido e amado pais
Presidenta Dilma Rousseff que família linda, parabéns. Também peço à senhora, Presidenta, desculpa por esse comportamento indigno vindo de uma parte pequena do nosso Brasil. Precisamos ajudar a nossa Presidenta Dilma Rousseff, defendendo-a de todo tipo de agressões. Ela não merecia e não merece tanto desrespeito. DILMA 2014.
Tem a massa cheirosa, capaz de pagar milão e fazer papelão, mas também a ignara, que ainda assim, sabe bem a diferença entre educação e criação:
https://www.youtube.com/watch?v=0Sq70dWIQdY