Jornalistas do Paraná protestam contra violência de máfia tucana

Quem censura a imprensa no Brasil?

Quais os governos estaduais ameaçam o trabalho da imprensa?

Segundo jornalistas do Paraná, o perigo vem de bandidos ligados a esquemas inscrustados no governo do estado, presidido pelo tucano Beto Richa.

Não há denúncia na grande imprensa, apesar de profissionais da própria imprensa local, em subsidiárias de grandes grupos, estarem à frente de protestos.

No máximo, os protestos chegam ao site da CBN Paraná, mas não à CBN São Paulo ou do Rio de Janeiro.

A denúncia de que membros do governo Beto Richa, assim como fazia o governo de Minas, tem relação autoritária e truculenta com a imprensa, agredindo a parte mais fraca, o profissional de jornalismo, não sai na mídia corporativa.

Os políticos, quando não gostam de uma reportagem, não descontam nos barões de mídia. Eles atacam o trabalhador da imprensa, que a própria empresa de mídia sacrifica facilmente, se for necessário.

Destaco um trecho da notícia publicada há pouco na CBN/PR: “Depois da veiculação de reportagens sobre a rede de corrupção e pedofilia dentro da Receita Estadual do Paraná, um dos jornalistas da RPC TV foi ameaçado de morte, e precisou ser retirado do estado. O produtor James Alberti foi ameaçado por meio de um telefonema no dia 09 de abril. Ele estava em Londrina e recebeu a ligação em que se revelava um esquema para matá-lo por meio de um suposto assalto a uma churrascaria na cidade. Diante da ameaça, a empresa providenciou a retirada do jornalista da cidade onde realizava a investigação que envolve pessoas muito próximas ao governador Beto Richa, como seu parente, Luiz Abi Antoun, e o ex-inspetor geral de fiscalização da Receita Estadual, Marcio de Albuquerque Lima.”

*

Na CBN Paraná.

Jornalistas fazem protesto pela liberdade de imprensa no Paraná

Jornalistas do Paraná fazem neste domingo (03) um protesto contra os casos de intimidação e ameaça a profissionais do estado. A data foi escolhida porque marca a comemoração da Liberdade de Imprensa.

A manifestação foi convocada pelo Sindijor, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná. Uma campanha, com o tema “Basta de perseguição a jornalistas” vai ser lançada no ato, com o apoio do Sindicado dos Jornalistas do Norte do Paraná, Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Federación de Periodistas de América Latina y el Caribe (FEPALC) e a Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

Depois da veiculação de reportagens sobre a rede de corrupção e pedofilia dentro da Receita Estadual do Paraná, um dos jornalistas da RPC TV foi ameaçado de morte, e precisou ser retirado do estado. O produtor James Alberti foi ameaçado por meio de um telefonema no dia 09 de abril. Ele estava em Londrina e recebeu a ligação em que se revelava um esquema para matá-lo por meio de um suposto assalto a uma churrascaria na cidade. Diante da ameaça, a empresa providenciou a retirada do jornalista da cidade onde realizava a investigação que envolve pessoas muito próximas ao governador Beto Richa, como seu parente, Luiz Abi Antoun, e o ex-inspetor geral de fiscalização da Receita Estadual, Marcio de Albuquerque Lima.

Outro caso de intimidação de jornalistas do Paraná pela Polícia Civil também ganhou repercussão. Profissionais do jornal Gazeta do Povo e do Metro foram pressionados a revelar as fontes de uma reportagem que investigou irregularidades de policiais civis e militares.

O protesto acontece neste domingo (03), na Feira do Largo da Ordem. A concentração foi marcada para 10h, atrás das ruínas.

Fernando Brito:

View Comments (57)

  • Depoimento da Professora Suzel Faedo(Prof. do Paraná presente na manifestação)
    "Existem momentos que gostaríamos de não ter vivido. É assim que me sinto hoje. Vi colegas professores no chão, desmaiados, sendo chutados pela PM, a mando do Secretário de Segurança, Francischini. Os outros colegas tentavam ajudar, em vão, pois quando mais tentavam recuperar os feridos, mais bombas caiam sobre nós. Fomos massacrados durante duas horas. A PM armada de bombas de gás, spray de pimenta, treinamento militar, armas de fogo e nós? O que tínhamos para nós defender? Apenas a nossa voz. Cercados não havia para onde correr. Mesmo encurralados com as mãos para cima as bombas não pararam. Um cenário de guerra. Vi funcionários públicos em choque, em histeria, chorando (não é fácil ver um ser humano ser pisoteado e não poder fazer nada). Gritei a alguns soldados que estavam perto de mim "Ajudem! Vocês estão aqui para nos proteger". Imóveis eles apenas olhavam as viaturas. A ambulância não conseguia recolher os feridos. Todos recuamos e buscamos abrigo na Prefeitura de Curitiba, onde outros paranaenses viam horrorizados a nossa dor e nosso desespero. No carro de som, o comando da APP sindicato gritava, já com a voz, rouca: POLICIAIS NOS JÁ RECUAMOS, PAREM COM AS BOMBAS. Em vão, só pararam quando o Senador Roberto Requião subiu ao palco do carro de som. Hoje nossa dignidade nos foi tirada. Nossa humanidade nos foi arrancada. Hoje fomos tratados como bandidos. E não como Profissionais graduados, com especialização, concursados e com anos de carreira. São 150 feridos (devido a tiros de borracha e mordida dos cães policiais), 8 em estado grave e suspeita de 2 mortes. Hoje temi por minha vida. E senti vergonha de ser paranaense e viver em um regime de fascismo liderado por este que devia governar o nossa estado.

    • Emilson esta é a verdade: seu estado é governado por um facínora da pior espécie. Um canalha! Livrem-se dele!

    • Confesso que registrei em outro comentário que estou não só indignado mas temeroso quanto as ações do MP seletivas contra o governo, mais especificamente ao PT. Fiz referência a SS nazista em gestação como braço legal. Diante do que está acontecendo no Paraná em São Paulo com os professores, vejo que a SS já está aparelhada com seu braço armado. Sinto muito insegurança, talvez a mesma que moradores da periferia quando precisa da intervenção da polícia. Espero que este governo que apoio desde o governo Lula toma medidas mais severas quanto a este clima de insegurança.

    • O Cinegrafista da Band, que foi mordido por cachorro pit bul do Beto Rixa, tem que entrar na Justiça pedindo indenização e urgente.

      Estão esperando o que?

      • Como é que é? Um cachorro da polícia do PSDB morde um jornalista do PIG/PSDB e nós temos que pagar a conta??? Um carai!!! Pague vc sozinho otário.

        • Otario é voce, pois a conta quem tem pagar é o governador do PSDB Beto Rixa. Do proprio bolso. Pois ele é o responsavel mor por este massacre contra os professores.

    • Caro Edmilson, permita-me levantar algumas questões, relativa aos professores paranaenses, representados pela professora Suzel Faedo mencionada em seu post: É sabido que os professores paranaenses, se engajaram na eleição desse governador; logo comungam ideologicamente com o partido pelo qual elegeram Beto Richa.Também é sabido que nos protestos pedindo a intervenção dos militares, Muitos dos professores que foram agora massacrados, tiraram selfies com os policiais naquela manifestação. Por ironia do destino, os professores foram tratados com eduçação e civilidade quando protestaram pela ruptura institucional e, como vimos, com intervenção militar quando protestavam por melhores condições de trabalho e contra o assalto do governo em seu instituto de previdência. E agora professores! vão continuar a apoiar esses movimentos de ruptura institucional ou a amostra já foi suficiente para uma reflexão mais profunda da questão?

  • Sabe tudo aquilo que falam do PT? Então, quem pratica é o PSDB e de maneira ainda pior.

    • A resposta de vcs tem que ser uma greve geral até o Hitler cair. Impeachment já! Vcs estão sofrendo a canalhice de uma quadrilha que já destruiu o Brasil duas vezes, destruiu Minas Gerais, e hoje destrói São Paulo de o Paraná. Através do judiciário e do MP tentam de todas maneiras levar o caos a nosso país. Fora PSDB!

      • 1) Só esquerda tem direito de tirar sangue de docente, pois sabe como fazer isso pelo bem da humanidade

        https://www.youtube.com/watch?v=YKz8M3blZRo

        2) Cuba tem um dos piores salários docentes da face da terra e educação das melhores, até elogiada pela Veja. Portanto, se a nossa esquerda tivesse algum interesse na educação do povo a greve tinha que ser para ganhar menos

    • Quer mesmo saber o modo de operação dos tucanos?
      Simples, não precisa nem desenhar, é somente prestar atenção nas acusações que eles fazem contra os seus adversários e botar na conta deles.
      O PT aparelha o estado, são eles que fazem
      O PT paga para robôs ficarem publicando mentiras na internet, são eles que fazem.
      O PT é isso ou aquilo ou não sei mais o que, são eles que são isso, aquilo e aquilo e não sei mais o que.
      O PT não é um partido, é uma quadrilha, são eles que são uma quadrilha.
      E por ai vai, e é tanta sujeira que se eu tivesse uns 10 anos para escrever eu não chegaria ao fim

      • Para criticar um péssimo governo não precisa apoiar os outros, o PT é tudo isso que dizem, mas ele não é sozinho, pare de tampar o sol com a peneira!

        • Olha aqui seu Fernando vamos parar de hipocrisias o PT assim como todos os outros partidos têm péssimos políticos. Isto ninguém está negando. Só que o PSDB vai mais além; os tucanos são ditadores, manipulam a mídia, são covardes, envolvidos com a pior bandidagem. Aqui em Minas Gerais um helicóptero de um determinado político foi apreendido com 450 kg de pasta de cocaína e ninguém pode falar nada sobre isto. Imagina de tal político fosse do PT? Seria noticia no Jornal Nacional, capa das Veja, Folha de São Paulo, etc. Só que em Minas até pouco quem governava era este tucano aécim e tudo foi abafado. Inclusive o sr. aécim saiu em defesa do tal político. Olha jamais gostaria de ver o PSDB de novo no poder. Não seria bom para o Brasil. Os tu8canos são incompetentes, mentirosos e cínicos. O pai do real chama-se Itamar Franco e o mentiroso FHC fala que é ele. Como um "sociologo" pode entender de economia.

          • Cade o dinheiro das privatizaçoes feita por FHC?

            Por isso a CPI tem que ir fundo na lista do HSBC?

        • Então é muito simples, é só comparar o que os dois partidos fazem no governo. E fazendo isso é até covardia pois os 12 anos de PT estão recuperando os estragos dos 500 anos da direita, e dentro dessa direita, o PSDB nem sequer é o menos ruim.

      • Com certeza, temos que nos livras do governo estadual do PR e do governo federal, tudo farinha do mesmo saco.
        CAIXA 2, pt e os outros, Corruptos PRESOS, Tesoureiros PRESOS (chegam a fazer fila) ... e tudo petralhada, que se elegeram para combater o que praticam hoje. Temos que analisar de forma isenta. Não temos um líder que possa mudar nossa situação a curto prazo, então ficamos nos digladiando entre dois pólos, esquecendo que pode haver um terceiro, escondido por aí. Onde estão as nossas lideranças honestas, apaixonadas e que queiram dar a este país um pouco mais de dignidade, pois trabalhadores, nós somos, capacidade, nós temos, liderança, está em FALTA.

    • Tem que banir o PSDB dos governos estaduias, como ja fizeram os cearenses e mineiros.

    • Vamos denunciar este massacre feito pelo governo tucano do Parana aos professores, junto aos Organismos Internacionais e urgente.

  • Este é o jeito Tucano de governar. Agora parem para pensar e imaginem se fosse o Aécio Neves o vencedor da última eleição presidencial. No mínimo, a Rede Globo, como grande empresa corporativa e com o consentimento do eleito, já teria comprado ou mandado aniquilar as pequenas empresas de comunicação, neste país, e passaria a ser a voz oficial do planalto. Só seriam veiculadas notícias que, ou elogiassem ou beneficiassem o nosso jovem e alegre presidente.

  • Em Minas o esquema de blindagem de Aécio era ainda maior. A grande imprensa comprada pela 1ª irmã, ou corrupta por si só, nada divulgava das falcatruas da corja comandada pelos tucanos. Nem os próprios mineiros sabiam do que se passava em Minas. Foi preciso a Folha de São Paulo (a mando do Serra?) denunciar para todo o Brasil o caso do aeroporto do titio. PSDB e Mídia essa quadrilha precisa urgentemente ser desbaratada, para o bem do Brasil

  • A impressa do Paraná é totalmente dominada pelo governador Beto Richa e seus parceiros deputados. Seja da RPC (Globo), rede Massa (SBT). Tarobá (Band) seja as pequenas rádios e jornais. O que acontece no Brasil aqui no Paraná é elevado a 10 potência.
    O judiciário e o ministério público então nem se fala, veja um exemplo é a operação Lava Jato. O Yussef tem ligação com a banda podre do PSDB paranaense e não foi apurado nada.
    A população é conservadora e grande parte é anti-PT.
    É nesse cenário que depois de ser eleito no primeiro turno que o Beto Richa se achou o Rei do Paraná. Comprou o apoio de 48 dos 54 deputados. E a conta tem que ser paga. Sem dinheiro em caixa depois de gastos sem controle foi para o assalto aos paranaenses.
    Primeiro no final de 2014 aumentou o IPVA em 40 % (1 bi a mais de imposto), ICMS em mais de 50 mil produtos, taxa no cartório de 25 %, aumentou imposto na gasolina e muito mais.
    Depois em fevereiro tentou pegar 8 bi do fundo de pensão. Queria aprovar o projeto em 1 dia mas com a mobilização dos professores os deputados recuaram e o governo retirou o projeto de pauta.
    Agora como a conta da campanha esta chegando e é cara. O governador afogado em dívidas sejam do estado com fornecedores e principalmente com as dívidas de campanha suas e de seus deputados o estado precisa de dinheiro. E precisa aprovar com urgência o confisco mensal de quase 200 milhões da pensão dos funcionários. Sabe que não tem como pagar as dívidas agora, mas com esse reforço de caixa pode requere mais prazo para os seus credores, principalmente os do tão falado caixa 2.
    E com dívida de caixa 2 é sagrada o Beto Richa vai ter pagar, nem que custe o seu futuro político. Porque seus financiadores estão a beira da falência e sem o dinheiro do estado muitos vão quebrar.

    • A Imprensa do Estado de São Paulo é identica a do Parana. Onde governa Tucano é tudo igual.

      Por aqui a Imprensa se acovarda quando é para falar das atrocidade dos tucanos.

  • Hoje muitos professores coxinhas do Paraná abriram os olhos e viram o quanto foram manipulados por esta Mídia corrupta.
    Como dizia meu professor, o povo parece que só aprende levando porrada.

  • São Paulo é igualzinho... Know-how tucano. Alckimin mandou a imprensa se calar com relação à greve dos professores, mandou esconder a crise da água, a epidemia de dengue no estado é assunto proibido, a CPI dos estupros na USP, a compra de milhares de exemplares da Veja, Época, Estadão e Folha que são distribuídos nas bibliotecas e órgãos públicos, a sua fala diária nas rádios KuKluxPan, Bandeirantes, CBN, das ações "positivas" do Governo. Ah, ia me esquecendo da Segurança Pública. Não se sai mais à noite de casa. E nada sai na imprensa. Tudo dominado!

    • Fora tudo isso temos a insegurança pública. Quem manda no Estado é o PCC, de dentro de presídios (como se estão presos?). O roubo de carros na capital paulista é insano, imenso, desaguando nos desmanches (quem são os donos dos desmanches?). A escola pública es São Paulo morreu. Os professores vivem com medo de apanhar de alunos, ou pais de alunos. Ou serem mortos, mesmo. Mas o paulista está cego de ódio e preconceito. E o Estado mais rico do país vai sendo destruído e comido por dentro, até nada sobrar, com a cumplicidade de seu judiciário, MP, imprensa.

  • Dois canalhas rindo dos seu roubos e atrocidades que ficam impunes.

  • Assim como no nazismo, no psdb, a mentira é a alma do negocio e também atribuir ao adversário os próprios defeitos,sou mineiro vivenciei isto pro 12 anos.

Related Post