Os jornalistas com alma de policial que reclamaram que Lula deveria ter cuidado de detalhes materiais das acusações (embora não se saiba bem quais são as acusações) que o levaram a ser investigado pela Lava Jato.
É obvio que, na sua fala, cabia a Lula falar do lado político e pessoal da questão. Detalhes devem ser por conta dos seus advogados, contadores e dos que administram o Instituto Lula.
E eles foram dados na nota da entidade, agora à noite, que reproduzo na íntegra. Parece que a turma da meganhagem vai ter de ficar só no pedalinho.
De quebra, ainda levam na cabeça: O Instituto Lula, ao contrário do que ocorre com o de FHC, não recebeu ou recebe dinheiro de empresas públicas.
Respostas às suposições levantadas na coletiva de
imprensa da Operação Lava Jato, na manhã de hoje
Instituto Lula
1) O financiamento do Instituto Lula é semelhante ao de instituições ligadas a outros ex-presidentes no Brasil e em outros países, exceto por jamais recebido doações de empresas públicas, diferentemente do que ocorre, por exemplo, com a Fundação FHC.
2) Pessoas físicas e empresas fizeram doações legais e declaradas às autoridades desde que o Instituto Lula foi criado, em agosto de 2011, e não antes, como ocorreu, por exemplo, com a instituição vinculada ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que recolheu fundos em plena vigência de seu mandato, conforme reportagem da revista Época: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR53647-6009,00.htm
3) Os fundos do Instituto Lula são aplicados em suas finalidades – como projetos e ações de incentivo à integração latino-americana, à cooperação com países africanos e o combate à fome no mundo, além da promoção de debates, conferências, seminários, pesquisas e documentação sobre a democracia e as conquistas sociais no Brasil, e da preservação do acervo do ex-presidente Lula, conforme determina a Lei.
4) Lula é o presidente de honra e nada recebe por sua participação nas atividades do Instituto (mais informações no relatório de atividades: http://www.institutolula.org/historia)
5) Pessoas físicas e empresas as mais diversas prestaram ou prestam serviços ao Instituto Lula, regularmente contratadas. A empresa G4, citada pelos procuradores da Operação Lava Jato, é responsável pela manutenção do site do Instituto Lula e trabalhou nos projetos Brasil da Mudança e Memorial da Democracia, presta serviços ao instituto desde 2011, ou seja ao longo de 5 anos, e o faz rigorosamente dentro de sua capacitação técnica. Não há transferência indevida de recursos. Há, sim, ilações irresponsavelmente divulgadas pelo Ministério Público antes de qualquer procedimento investigatório sério.
6) A empresa LILS Palestras e Eventos LTDA. foi criada em 2011, tendo como sócios o ex-presidente Lula e Paulo Okamotto, para gerenciar, dentro da lei, as atividades do ex-presidente Lula como palestrante. Mais uma vez, trata-se de algo em tudo semelhante ao que fazem outros ex-presidentes no Brasil e em outros países, bem como personalidades de reconhecimento público: artistas, cientistas, desportistas, escritores, jornalistas etc.
7) Desde que deixou o governo, Lula fez 72 palestras para 40 empresas do Brasil e do exterior, dos mais diversos setores, como a Microsoft, Bank of America, Nestlé, Iberdrola, INFOGLOBO (que edita os jornais da Família Marinho) e grandes empresas brasileiras, algumas delas investigadas no âmbito da Operação Lava Jato. Leia a lista completa: http://www.institutolula.org/as-palestras-de-lula-a-violacao-de-sigilo-bancario-do-ex-presidente-foi-um-ato-criminoso
8) Algumas das empresas investigadas contratam palestras de outros ex-presidentes da República no Brasil. Todas elas são grandes anunciantes dos meios de comunicação e financiam cursos de formação de jornalistas. Mais uma vez, houve a divulgação irresponsável de ilações em referência ao ex-presidente Lula, antes de qualquer investigação séria. Da mesma forma não seria correto supor, apenas a partir disso, que outros ex-presidentes ou os grandes meios de comunicação brasileiros tenham recebido, por esta via, dinheiro roubado da Petrobrás.
9) A informação de que palestras contratadas por estas empresas e doações feitas ao Instituto Lula têm os valores apresentados pela Lava Jato, é sensacionalista, porém, velha. Os números exibidos hoje correspondem rigorosamente aos divulgados no ano passado pela revista Veja, no que constituiu quebra e vazamento ilegal de sigilo bancário. Exceto pelo vazamento ilegal, não há crime algum nesses valores. Todos os valores foram recebidos com o devido registro e impostos pagos.
10) É de pleno conhecimento, não só dos investigadores da Lava Jato, mas da imprensa e da sociedade brasileira, que nem o apartamento do Condomínio Solaris nem o Sítio Santa Bárbara em Atibaia pertencem ou pertenceram, direta ou veladamente, ao ex-presidente Lula. A persistência nessa tese, desmontada pelos documentos e pelos fatos, é um atestado da parcialidade que orienta a investigação, claramente voltada para “encaixar” o nome do ex-presidente nas teses dos procuradores, mesmo que seja na marra. http://www.institutolula.org/documentos-do-guaruja-desmontando-a-farsa
11) É absolutamente falsa a notícia, atribuída pela GloboNews à Polícia Federal do Paraná, de que a mudança do ex-presidente Lula de Brasília para São Paulo teria sido paga por uma empresa, e que parte dos objetos teria sido levada para o apartamento do Guarujá que não pertence e nunca pertenceu ao ex-presidente Lula. A mudança, como ocorre com todos os ex-presidentes, foi providenciada pela Presidência da República. A maior parte foi levada para uma empresa de guarda-móveis, parte para o apartamento de Lula e São Bernardo e parte para o Sítio Santa Bárbara, com anuência dos proprietários.
A legislação brasileira (Lei 8.394/91 e Decreto 4.344/2002) determina que os ex-presidentes são responsáveis pela guarda e preservação do acervo que acumularam no exercício do cargo. O artigo 3o. do Decreto 4.344/02 define: “Os acervos documentais privados dos presidentes da República são os conjuntos de documentos, em qualquer suporte, de natureza arquivística, bibliográfica e museológica, produzidos sob as formas textual (manuscrita, datilografada ou impressa), eletromagnética, fotográfica, filmográfica, videográfica, cartográfica, sonora, iconográfica, de livros e periódicos, de obras de arte e de objetos tridimensionais.” Ao final de seu governo, a Presidência da República providenciou triagem e entrega do acervo documental privado do ex-presidente Lula, da mesma forma como procedeu com seus antecessores, nos termos da lei 8.394/91 e do decreto 4.344/2002. Parte deste acervo está em processo de catalogação e tratamento para cumprir a legislação, em projetos coordenados pelo Instituto Lula, a exemplo do que é feito com o acervo privado de outros ex-presidentes brasileiros.
View Comments (13)
E alguns de nós, bem estudados, achamos que a ELITE MAIS RETROGRADA DO MUNDO, ia largar nosso fémur.
Eles não largam nem ossos de galinha imagina o nosso osso.
De jeito nenhum que ela vai largar o osso. E assim que retornar ao poder, alem do pré-sal que a direita já esta entregando de bandeja a Chevron, ela vai em cima dos DIREITOS TRABALHISTAS. Adeus FGTS, adeus CLT, fim da Justiça do Trabalho. Adeus 13o. salario, adeus INSS, adeus aposentadoria, adeus 1/3 de férias, adeus ferias remuneradas. Nos USA as férias não são remuneradas, no período em que goza ferias o trabalhador ficam sem salario.
Atenção!!!!!! O PT do Rio de Janeiro, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão organizando um ato contra o impeachment da presidente Dilma a ser realizado na porta da Rede Globo no próximo domingo; nesta sexta-feira 4, dia em que a Operação Lava Jato cumpriu um mandado de condução coercitiva contra o ex-presidente Lula, a Globo foi alvo de protestos, que acabou sendo transmitido ao vivo pela própria emissora; nas redes sociais, o termo "Fora Rede Globo" virou pauta mundial.
https://www.youtube.com/watch?v=ZF4Hx7H_1EE
Rosinha Garotinho apresenta novas denúncias contra a globo.
A ação do Moro s/ Lula teve repercussão internacional sendo que a maioria dos jornais Mundiais noticiaram o fato. Creio que Lula deveria chamar a imprensa mundial, e denunciar o que está ocorrendo no Brasil onde uma parcela da Justiça aliado a mídia fascista, querem impedir uma eventual candidatura seja lançada em 2918 tentando dar um golpe de estado a paraguaia
Lula é NELSON MANDELA. Eles entenderão.
A PF age como o DOI CODI. Sergio Moro como outro famoso SERGIO, o PARANHOS FLEURY. Conhecido torturador.
Fernando, agora é hora de unirmos e sairmos de trás dos teclados e irmos juntos para as ruas. Temos que protestar na porta da Globo, na porta da casa do juizeco de merda (alguém bem que podia divulgar o endereço desse crápula safado), na porta da veja e de quem mais for preciso. Eles jogaram gasolina na fogueira com essa ação arbitrária e ditatorial, temos que reagir protestando nas ruas.
Imagina se todos os pagamentos efetuados por empresas investigadas (condenadas) pela operação vaza-rápido forem considerados criminosos, quanta gente não deveria ser considerada culpada... mas pelo que parece só alguns pagamentos serão considerados fraudulentos. Coincidentemente serão os dos adversários políticos.
Agora, no site do PT, ao vivo, plenária em Solidariedade ao Presidente Lula na quadra dos bancários. Parece que Lula irá para lá.
O ônus da prova é de quem acusa. Quem acusa tem que provar que o dinheiro recebido pelo instituto é ilícito ou tem origem ilícita. Isso é o básico no direito. O réu de uma denuncia pode até ficar calado.Porque in dúbio pro reo. É o básico do básico em direito. Não se condena por suposições. Não se denuncia por suposições, por ilações. E é o que o moro e procuradores estão a fazer. E se um juiz esta imbuído de condenar mesmo que sem provas porque nutre ódio e animosidade contra quem pode ser réu na ação e já tem formado seu juízo de valor, ele, o juiz, é no mínimo SUSPEITO para julgar e deve ser afastado para que outro assuma. Não tem a parcialidade necessária para prolatar uma sentença JUSTA. No mais é GOLPE, como esta a ocorrer.
Li, no site do MPF, o post sobre a condução requisitada do eterno Presidente Lula. Cheio de achismos, condenando por crimes de "favorecimento" ligados ao esquema de corrupção na Petrobrás que, todos sem exceção, ocorreram após o Lula deixar a presidência! É aquela seletividade gritante de sempre. Há afirmações sobre o esquema ser "partidário", portanto não se transpondo além dos partidos compondo a base do governo, ignorando o fato de que o partido que inaugurou o festerê foi o PSDB.
Mexeu com o LULA,mexeu comigo também,coxinhas,não escaparão.
O diabo tantas faz que uma hora faz uma para ele mesmo.
Os golpistas foram longe demais e agora vão colher o que plantaram.
Deveriam estar se preparando para 2018 com idéias, planos de governo, mensagens positivas para o país; não têm nada disso e vão ser derrotados de novo.