Janot e Gilmar perderam o decoro. Como a imprensa também perdeu, não liga

A acusação de Gilmar Mendes à Procuradoria Geral da República foi  um tanto quanto, afinal, óbvia.

É virtualmente impossível que todos os jornalista tivessem, logo que entregue o maço de 300 processos (somados os pedidos de inquérito e os declínios de competência para outras instâncias), exatamente os mesmos nomes selecionados entre centenas.

A falta de decoro com que Gilmar Mendes se exprimiu não chega a ser, no caso dele, nenhum ponto fora da curva.

A virulência e a grosseria da reação de Rodrigo Janot, porém, devem ser levadas em conta como algo inusual. Afinal, Janot poderia ter ficado em protestos formais, afirmações de que a PGR é “à prova de vazamentos” e outras platitudes do gênero, nas quais todo mundo finge acreditar.

Mas dizer que um ministro  do Supremo “bostejou” – desculpem pela tradução popular do “disenteria verbal” – e que está perdeu a moral – de novo, tradutor acionado para “decrepitude moral” é comprar um confronto que “data vênia, excelência” não resolve.  Por 10% disso, Gilmar e Joaquim Barbosa quase foram às vias de fato.

Algo há nisso e a impressão de um velho aluno da matéria “tem batata nessa chaleira” ministrada por Leonel Brizola por tantos anos, é a de que Janot reagiu ao terror dos terrores da Procuradoria Geral da República: a possibilidade de Gilmar vir a ser Presidente da República  pelo voto indireto, com um único e inigualável “programa de Governo” para os “eleitores” do Congresso: liquidar a Lava Jato.

Está nas suas nãos, lembremo-nos, o destino de Michel Temer, porque é o presidente do Tribunal Superior Eleitoral e é ele que levara à pauta o relatório sobre a cassação da chama onde i atual presidente se alojava. Sua declaração de que Temer poderia ser cassado e eleger-se pelo voto dos congressistas, indiretamente, é de dar frouxos de riso, porque se já é ilegítimo agora o quanto seria se esta impossibilidade fosse buscada?

Se Temer não pôde, em quase um ano, dar um passo para o “estancar a sangria” da Lava Jato e agora dá sinais de que nem a degola previdenciária, Gilmar Mendes se  oferece, com a sua costumeira truculência, ao papel.

Isso está diante de todos, uma disputa que perdeu, aí sim, o decoro verbal e moral.

Mas como nossa imprensa embora ainda tenha ainda um pouco do primeiro e quase nada do segundo, não se diz ao povo brasileiro que isso é mais do que uma troca de xingamentos entre moleques.

A molecagem é outra, pior, e mais vergonhosa.

Fernando Brito:

View Comments (23)

  • Sabe o que deve dar mais ódio a esse pessoal? Que Dilma e Lula foram absolutamente Republicanos, e jamais contra argumentaram ou levaram a barraco publico nenhuma desavença com os outros poderes. Houve respeito até além da conta.
    O Operário e a comunista tiveram ética que se juntar a de todo esse judiciário, não chega aos pés.

  • Isso mostra bem o que um governo de direita radical ,ainda mais, ilegítimo como o nosso, estabelecido através de um sorrateiro e covarde Golpe de Estado, pode causar a uma Nação. Desmantelamento total de todas as instituições.
    O Brasil virou um bordel de alta rotatividade, uma "Cassa D'Irene", onde todos entram e saem à vontade, onde todos gritam, ninguém manda e todos mandam.
    O povo que veja bem o que está acontecendo, e anote para "nunca mais" votar em alguém de direita, de vereador à presidente, pois o resultado é essa coisa lamentável que o mundo assiste estarrecido, a AUTODESTRUIÇÃO DE UMA NAÇÃO INTEIRA,DE TAMANHO CONTINENTAL E POPULAÇÃO DE MAIS DE 200 MILHÕES, FRUTO DE UM GOLPE,COMO SEMPRE DE DIREITA RADICAL, BURRO,INCOMPETENTE E APÁTRIDA.

    • Tá muito pior que a "Cassa D'Irene, pois na casa de irene "tem gente que enta e tem gente que sai", mas na casa de Irene "só tem alegria". Nós não temos alegria de nada ao ver esse descalabro político, ético, moral, administrativo. Tai o resultado da destituição de Dilma. Não sabemos como isso vai terminar.

  • Jogando para a torcida. Estratégia baixa desses desgraçados para tirar o foco dos investigados. Até a crise da carne podre teve esse objetivo. Plantada pelo Palácio do Planalto. Deixar a opinião pública confusa. Sem ação. Enquanto isso o congresso faz sua parte...

  • Golpista que derruba golpista... tem preferência na fila da guilhotina!

  • Onde vai chagar o Brasil, com indivíduos compondo instituições que deveriam ser serias e responsáveis. São dois bandidos sem nenhuma moral.

  • A Globo não é nem um pouquinho imparcial. Sou obrigado a assisti-la para constatar os abusos contra a informação e o esconde-esconde daquilo que só interessa a esquerda brasileira. Na verdade tornou-se o Jornal da Direita vou ver. Em uma semana esconderam a delação do queridinho deles, Sr. Aécio Neves de R$ 50.000.000 e hoje omitiram a informação de que os advogados do Lula estavam no parlamento britânico na hora do ato terrorista e foram com o objetivo de a convite daquele parlamento elucidar as violências que estão sendo cometidas aqui no país contra o grande Lula da Silva. Esta Globo é o cocô do cavalo do diabo, não resta a menor dúvida.

Related Post