A Justiça Federal suspendeu o processo criminal pela maior tragédia causada pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG), a pedido da defesa de Ricardo Vescovi e Kleber Terra, ex-diretores da Samarco, que querem anular a ação.
Qual foi o motivo acatado pela Justiça? Escutas telefônicas realizadas fora do prazo autorizado pelo juiz.
“”Entendo que o andamento do feito deva ser suspenso até que a matéria seja decidida, haja vista que eventual acatamento das pretensões poderá levar à anulação de todo o processo, tornando inúteis os atos eventualmente praticados”, afirmou o juiz federal Jaques de Queiroz Ferreira, em decisão assinada no dia 4 de julho.
Pois o juiz Jaques, tão juiz e tão federal quanto Sérgio Moro, sabe da gravidade de se utilizarem provas ilícitas para a própria efetividade do processo, enquanto seu colega de Curitiba, com o devido “passar de mão na cabeça” do seu tribunal superior, diz que pode divulgar escutas feitas não-autorizadas – e de uma Presidenta da República! – porque acha que deve fazer isso e pronto!
Um juiz, mostrou o Dr. Jaques, não pode ignorar e transgredir a lei. Muito menos promotores e policiais podem agir fora dela, sob pena de tornarem-se, na prática, cúmplices da impunidade que uma ação ilegal pode geral.
Mas isso, em Curitiba, não vem ao caso, não é?
View Comments (8)
Pau que bate em Chico não bate em Francisco. Mas isso só vale para a República insana de Curitiba. O futuro colocará essa gente no lugar que eles merecem.
Pelo visto, sendo contra alguém do círculo de Lula ou do PT e havendo por perto alguem com o caráter infame de Sérgio Moro resguardado por um Supremo infame, qualquer infâmia e tolerada. Eventualmente, na verdade, de fato, estimulada.
E, de qualquer forma, Moro, pelo modo como se comporta, está muito mais para um bandido togado. Mais ou menos como nos velhos filmes de faroeste, onde, muitas vezes, bandidos usavam a estrela que cobferia a autoridade de xerife e cometia sucessivos crimes a mando de poderosos. A diferença é que Moro usa toga.
Pois isso ocorre toda vez que grandes intere$$es estão em jogo, e que não envolva algum político do PT, esse é o judiciário brasileiro . Alguém lembra da operação Satiagraha, do banqueiro Daniel Dantas, em que o promotor Protogenes que investigou teve que se asilar na Suíça. Cade os nomes da Lista de correntistas do HSBC na Suíça? que fim deu a operação Zelotes? Onde andam as investigação das grandes obras em SP? Se houver conta criptografada, que a justiça não consegue ter acesso, é porque nela estão conhecidos políticos ligado ao Golpe e nome ligados a justiça. Por isso quem governa esse país é um dos homens mais corruptos do planeta, ligado a um parlamento com mesmo dna, acobertado por uma mídia e um judiciário lamentáveis.
Atualmente, nesse caso, existem as versões 1, 2 e 3. E todas elas mentirosas, criadas para obter os benefícios da delação. Sugiro que os mocinhos de Curitiba releiam a lei que fala sobre mentir em delação premiada.
Eu só não sei se o juiz é diferente ou se o diferente é o alvo, mas tenho convicção de que esta 'justissa' não presta. Neste caso específico quem vai acabar se danando são os afetados pelo rompimento da barragem. A lei é essa faca de dois gumes que é usada para proteger ou decepar cabeças.
Uma dupla reflexão sobre o caso. Embora correta, a decisão demonstra a subserviência do Direito ao Poder Econômico. Digo isso pois imagino que, se as escutas envolvesse não Diretores de uma empresa de mineração, mas políticos (de preferência políticos de esquerda) a atitude seria outra.
E outra é que Gilmar está certo (duro admitir) é a vigência do "direito penal de cu-ritiba"
Haja o que houver, O Juiz Sérgio Moro e o Juiz Odilon de Oliveira (para quem não conhece, é federal também, mas, por morar no Mato Grosso do Sul, seu problema é com os grandes traficantes, jque atuam na fronteira com o Paraguai. J teve que dormir no forum por segurança e tem a cabeça a prêmio em mais de dois milhões de reais pelo PCC, Comando vermelho, etc). Bom , retomando, ....esses dois são raros exemplos de pessoas que lutam contra a corrupção e grandes bandidos. Todos sabem (ou deveriam saber) que deputados e senadores estão fora da competência deles. Se pegaram ou investigam os corruptos do PT primeiro, é porque estavam com a mão na massa, no Tesouro, já que presidiram o país por 13 anos e distribuiram (para empreiteiras e banqueiros) e embolsaram dinheiro a rodo. Se atirar para todos os lados, será vítima de um acordão como sempre fazem e conseguirão afastá-lo, e a corrupção será solta em todos os níveis. Corrupto de estimação é última coisa que um brasileiro honesto deseja ter!
E o Tijolaço não mencionou a contundente manifestação feita pela nossa ambientalista de prestígio internacional (ainda tem?), Marina Silva. Ou ela nada disse sobre esse caso?