Kim, você é contra o Estado, mas ainda bem que o SAMU te socorreu, não é?

Sinto muito pelo acidente com aquele rapazinho, Kim Kataguiri, que vive desancando o Estado e louvando o império da iniciativa privada.

Ainda bem, porém que, como mostra a foto, ele foi atendido – tal como aconteceu com a família de Luciano Huck após o pouso forçado de seu avião -por serviços público do SUS, o mesmo SUS que, sempre que puderam fizeram questão de desancar – e há muitos casos, de fato, dramáticos – dizendo ser só um caos  a saúde pública, sem nunca mostrarem os avanços que estamos tendo.

Entre eles, o SAMU, que socorreu Kataguiri.

É uma iniciativa do governo que Kim quer derrubar, de qualquer maneira, que hoje tem perto de 4 mil ambulâncias e custa mais de R$ 1 bilhão por ano.

O Governo Federal paga a metade, estados e municípios pagam, cada um um quarto do custo.

Posto aí embaixo uma reportagem – claro que da NBR, porque as televisões privadas só se preocupam com o “mundo cão” das carências- que é algo que deveriam ver os que  esqueceram de como era comum, há 15 anos, ver pessoas por horas se contorcendo nas calçadas à espera de uma ambulância.

Veja o vídeo do Samu em 2013 – como o Governo Federal é doloroso de comunicação, só tinha 758 visualizações em mais um ano e meio – e, querendo, leia a seguir minha história de hoje mesmo com o SUS.

Eu não espero que acreditem em mim – sei que até muitos dos meus amigos duvidariam – mas hoje voltei ao posto de saúde – simplérrimo, uma “casinha de roça” numa quase vila de pescadores junto à bacana praia de Piratininga, em Niterói, para marcar data para coleta de material para exames. Foram marcados, em menos de 15 minutos,  para daqui a uma semana, tal como uma semana demorou a consulta médica em os solicitou.

Aliás,  médica que me atendeu, depois de uma extensa consulta, troca da medicação para diabetes que tinha recebido em outra unidade (também pública e também boa) de emergência, a Dra. Daiane,  teve um gesto que talvez surpreenda os que estão acostumados com ricos consultórios particulares.

Levantou-se da cadeira, levou-me à porta e despediu-se de mim com a inevitáveis recomendações de restrição e, pasmem, com um aperto de mão.

Para os que quiserem ver, coloco abaixo  uma foto do posto, onde pretendo continuar a me tratar, no acompanhamento, depois da consulta com um endocrinologista que vai demorar um mês, já que agora estou visto por uma clínica geral, medicado e com uma taxa de glicose que marcou hoje 107, depois de ter entrado com 400 no posto, há duas semanas.

 

Fernando Brito:

View Comments (58)

  • talvez o sus ainda nao seja como gostariamos mas com certeza ele ja é MUITO MAIS do que a midia passa para a populaçao; os telejornais so buscam os locais onde existem problemas e procuram mostrar a saude publica como um caos;
    vivo em santa cruz cabralia, uma pequena cidade no litoral sul da bahia, com 30 mil habitantes; ano passado tive um grave problema de saude; fui socorrido em casa pelo samu e levado para o hospital publico da regiao onde fiquei internado por nove dias; fui otimamente tratado, nao faltou nada e posso afirmar, com convicçao, que o sus salvou minha vida; se até hoje nossas nobres redes de tv nunca mostraram um caso de sucesso da saude publica por "acharem" que nao existe convido-os a visitarem Cabralia e regiao para mostrarem uma outra realidade na saude publica brasileira.

  • Vou discordar! Que o Kim é um acéfalo todo mundo sabe. Mas criticá-lo por utilizar o SAMU é bem parecido que criticar o Lula por usar o Sírio... Não faz sentido!

        • É claro que ironizou! E?...
          Oras, ele deveria ter mandado sair aquela coisa de perto dele. Se não fosse ele o acidentado, aposto que aproveitaria pra fazer um discurso.
          Estou cansada de ser educada, quando só vejo malfeitos na mídia.

          • Vitor. Perdi minha mãe há um ano, em complicações de uma cirurgia ortopédica para tentar corrigir sequelas de um atropelamento, aos 79 anos. Ela foi salva, na rua, por uma equipe do Samu, que a levou para um hospital público, onde foi estabilizada e, depois, transferida para o hospital do plano que tinha, onde se recuperou,embora as lesões, para serem corrigidas, tenham levado a uma outra hospitalização para correção e, daí, a sua morte. Não poderia nunca, ainda mais depois disso, brincar com um atropelamento e só posso desejar, para qualquer um, o socorro de emergência. Eu não odeio seres humanos, Vitor, mas reprovo atitudes (desumanas) de achar que o Estado é um desperdício, porque sem ele as pessoas morreriam na rua. Não fui ofensivo ao rapaz, pessoalmente, hora alguma. Mas tenho horror, sim, das ideias direitistas de que tudo é "mercado", porque quem é atropelado, com dinheiro ou sem dinheiro, não vai ser socorrido senão pelo serviço público.

          • Fernando, sinto muitíssimo pela sua mãe.
            Concordo com reprovar ideias que o Estado é um desperdício, afinal muita gente depende dele. Mas continuo achando que ironizar quem critica o Estado e utiliza seus serviços é mesma coisa que ironizar quem critica o capitalismo, mas aproveita suas benesses...
            '
            Rita, não se canse de ser educada, ou vai se igualar a quem critica...

    • Nem foi crítica e nem ironia. Foi uma análise de um fato que expressa uma realidade que Kim e, provavelmente, a família Huck desconheciam: que o sistema de saúde no Brasil não é apenas um conjunto de prédios decadentes, mas um Sistema com S maiúsculo, que planeja todo atendimento em saúde no Brasil a partir dos níveis de complexidade da demanda. Por isso, mesmo que os pacientes tenham plano de saúde, todos são atendidos pelo SAMU que avalia a situação e os conduz de imediato para as unidades de referência na especialidade; da ambulância já saem com a pulseirinha indicando o grau de urgência pela cor.

      Tanto Kim como a família Huck não conhecem mesmo grande parte da realidade deste país, e explicitar isso não constitui necessariamente uma crítica, é mais um alerta para figuras públicas que costumam se pronunciar sobre a gestão pública. É importante que eles saibam que todos podem ser atendidos pelo SUS, mesmo quem tem plano privado. E que alguns serviços funcionam melhor do que eles esperam. Felizmente, ambos os casos foram sem muita gravidade e o que se espera é que eles entendam a importância do sistema de saúde para toda a população.

      • Se eu tivesse lido sua resposta, jamais teria colocado a minha.
        Parabéns!

      • Mais relatos (e AGRADECIMENTO) pessoal. Meu filho, teve uma tontura súbita e vômito e mal conseguia enxergar. Levei depressa para a UPA, apavorado sem saber do que se tratava. A UPA cheia -era fim de semana, de noite ainda- registro rápido, temos carteirinha e cartão do SUS bem organizados, e aí meu filho que tem plano (da empresa) com medo, claro, quis ir para um atendimento particular, eu fui contra, falei com a atendente -1ª vez minha- e ela com toda a atenção me tranquilizou: -"o senhor já vai ser chamado para a 1ª entrevista, e é pela "gravidade" de cada paciente o atendimento, não se preocupe, se for grave ele tem prioridade." Conclusão, logo fomos atendidos, um médico super atencioso -detalhe, idoso- já prescreveu um medicamento via soro, foi ministrado na própria enfermaria da UPA e em 2,5 horas estávamos em casa, tranquilos e meu filho medicado. Só tenho carinho e agradecimentos ao profissionais do SUS!!! E digo mais, não pretendo ter plano de saúde para ser EXPLORADO!

        • Um detalhe me chamou atenção, nas entrevistas do Huck e sua Angélica...as babas dos filhos deles, não tem nome próprio...são só "babás". É o procedimento padrão dos que se acham seres superiores...típico da turma na globo!

      • Eu concordo plenamente com você. O que critiquei (e continuo criticando) foi o tom de deboche que o Brito utilizou...

    • A diferença é que o Lula não critica o Sírio, já o Kim quer uma nação sem a presença do Estado

    • Raciocine. Não é a mesma coisa. Lula nunca meteu o pau no Sírio-Libanês. Kim Dragon Ball Kataguiri mete o pau na saúde pública, no governo, no SAMU. Definitivamente, não é a mesma coisa. Lula e Kim, hehehehe, não são a mesma coisa.

      • Ok, a comparação com Lula foi ruim... hehehe
        Mas a minha intenção foi criticar o deboche...

    • Lula fez o SAMU e esse coxinha do Kim sei lá o que é apenas um rola bosta que se tivesse vergonha na cara rejeitaria o atendimento do SAMU e pediria para o Aécio levar ele para o Sírio né , afinal se não presta para ele não deveria usar , ou você conhece algum mortal que usa os Aéciportos?

  • O SUS tem muito a melhorar, e para isso precisa de dinheiro, pura e simplesmente. O SUS sempre foi subfinanciado, por isso tem deficiências. Enquanto projeto político e civilizatório, é revolucionário. Direito à saúde universal e integral, gestões de unidades abertas à participação popular com entrada para conselheiros de saúde, trabalho junto às universidades e academia..

    E mesmo subfinanciado o SUS vem melhorando graças ao esforço e suor de profissionais que vestem a camisa da saúde pública. Sei que existem deficiências, mas tive experiências recentes ótimas no SUS e não posso reclamar. Desde a pediatria para meu filho, à exames complexos como tomografia (que a UNIMED se recusou a fazer porque eu estava em outro estado). Enfim, o SUS é grande, vamos em frente, batalhando para melhorar.

    • É só o pessoal "das elites" para de sonegar imposto não é mesmo rede globo....

    • Reduzindo aquela sonegação de 400 bilhões por ano e injetassemos 70 ou 100 bi no sistema ficaria melhor incluindo reforça nos procedimentos e exames de alta e média complexidade e a descentralização o atendimento desafogando os grandes centros urbanos.

      • E o pagamento de planos de saúde pode ser deduzido do imposto de renda. Ou seja, são financiados indiretamente pelo dinheiro público.

  • Passou perto dessa vez, agradeça ao SUS ... da próxima o coisa ruim te leva ...

  • Saude para vc. Quanto a esse individuo com esse nome coreano kim claramente não passa de agente da cia disfarçado de cidadão brasileiro. A arruaça que faz é disfarce da cara de pau de espião. O que este canalha faz? Vive de que? Vão dizer que é a direitalha que paga as contas. Duvido. A direitalha aqui não põe a mão no bolso nem pra salvar a propria mãe se o erario publico não der o dinheiro. Pode saber é a cia. Onde está a sininho? Onde está a blogueira cubana? Cada um que se denuncia vem logo outro pra revesar. Tudo gente da cia. Nesse meio tempo sugiro o Viomundo:
    http://www.viomundo.com.br/denuncias/marco-aurelio-carone-relatorio-do-banco-mundial-mostra-que-capital-internacional-financiou-choque-de-gestao-de-aecio.html.
    Se o PT não sair à caça do aébrio depois dessa desisto. Tem tudo crime de responsabilidade ppr dedobeddcer a lei de responsabilidade fiscal. Traição: conluio com agente estrangeiro para interferir na politica interna brasileira. E grana, muita grana, de emprestimos externos cujo destino com certeza são os bolsos da canalha de sempre pois, em minas não está. Os otarios que votaram duas vezes nesse crapula agora tem um abacaxi de R$ 90 bi no colo pra pagar.

    • Pode ter certeza que a CIA gasta melhor seu dinheiro, escolhe melhor seus agentes. Esse guri não passa de um débil mental

  • Em Belo Horizonte, apesar das centenas de hospitais de luxo, quando a coisa aperta e a vida corre risco, o Hospital de Pronto Socorro João XXIII fica lotado e, quem entra lá, só morre se estiver no dia. Nunca vimos tanta competência e coragem. É o Brasil. O melhor dos melhores países do mundo. E ainda tem acéfalo que sonha com a volta de FHC e sua corja.

Related Post