O caso da carta do Santander aos seus clientes “top do top” prevendo o fim do mundo se Dilma subisse nas pesquisas provocou muitas discussões, inclusive entre amigos jornalistas.
Parecia que estava em jogo, ali, a “liberdade de expressão” e isso é uma distorção mental que é própria do conservadorismo, que vê o mundo formado essencialmente por empresas e subsidiariamente por pessoas.
Consequentemente, o Estado é o realizador, antes de tudo, dos desejos e aspirações das empresas e, sobrando tempo, das pessoas, que devem ter saúde para ir trabalhar para empresas, transporte para ir ao trabalho e educação para serem bons empregados. Tarefas, aliás, que competem ao Estado.
É claro que as empresas têm o direito de fazerem suas análises e, no caso de um empresa financeira, transmitirem suas análises aos clientes.
Mas não podem, como instituições, distribuir análises de simples especulação com pesquisas, um comportamento que se aproxima do criminoso, ao ponto de incomodar até mesmo o diretor do Datafolha, que insinua o fato de estarem sendo produzidos levantamentos com o único objetivo de abocanhar ganhos com este “sobe e desce”.
O episódio, em si, tem pouca importância.
Vale mais por revelar o quanto o jornalismo – e, admitamos, o pensamento coletivo das elites – está contaminado por uma distorção “empresarialista” da vida social.
As empresas são importantes, essenciais à economia, dignas de respeito, de crédito, de apoio da coletividade, pelos benefícios produtivos que trazem à coletividade.
Mas não são pessoas que podem, na sua vida particular, achar e pensar o que quiserem.
Porque a “elevação” das empresas a pessoas nos leva a uma distorção imensa, porque são elas que detêm o poder econômico e, ao agirem como pessoas – vejam o que acontece nas, infelizmente, doações eleitorais de empresas a candidatos – interferir na formação da vontade coletiva de modo extremamente desigual e, portanto, extremamente antidemocrático.
Isso não é uma observação que faço por partidarismo ideológico.
Quem duvidar, leia o que escreveu o americano Paul Krugman, Nobel de Economia, em seu último artigo.
“Em decisões recentes, a maioria conservadora na Suprema Corte dos Estados Unidos deixou clara sua posição de que empresas são pessoas, e que desfrutam de todos os direitos de que uma pessoa desfruta.
Elas têm direito à liberdade de expressão, o que significa que podem gastar montanhas de dinheiro para distorcer o processo político em seu benefício. Têm direito a crenças religiosas, o que inclui aquelas que podem significar uma negação de benefícios a seus funcionários.
O que virá a seguir, o direito a portar armas?”
O Santander, ao que se viu, já reivindica o direito de voto.
View Comments (64)
O Santander tem direito, sim, de expressar suas opiniões. Assim como o Bradesco, Itaú e por aí vai. Agora, se os analistas de finanças dos bancos não entendem de economia, quem entende? O Guido Mantega? A Dilma?
E desde quando quem trabalha com especulação entende de economia? Entende, só e somente, de especulação! Ficam criando monstro e esquecem que ele cresce e engole o criador, como aconteceu em 2008.
Vamos imaginar a Dilma pedindo aos correntistas do Santander que fechassem suas contas nessa instituição, pois a mesma passa por sérias dificuldades na Espanha. O banco está na iminência de "quebrar" e o melhor seria que os correntistas transferissem suas contas ao Banco do Brasil e à Caixa. Penso que isso já está acontecendo e o Santander logo fechará suas portas por aqui.
Banco virou partido político. Isso é que é democracia.
Só falta os bancos abrirem suas contas para os partidos.
Ingenuidade sua achar que é apenas uma opinião econômica, e não uma manipulação.Enquanto houver ingenuidade haverá manipulação.
Sugerir a seus clientes que vendam ações da Petrobrás também é fruto de uma análise econômica?
Sim, Guido e Dilma colocam qualquer executivo do Satãder no bolso. Já o Mantega, seria muita areia para o caminhão do grupo espanhol se um dia quiserem contratá-lo, meu caro!
Entende tanto que recomendou os ativos da Portugal Telecom para a fusão com a Oi, processo em que está envolvido o banco espírito santo. E bem sabemos o rolo que está esta fusão. Sabe nada, inocente!
De uma coisa eu sei, conta no Itaú, Bradesco e Santander never. Aliás coleguinha tucano que não sai daqui do Tijolaço, manda um recado pro seu ídolo. Diz pra ele trocar de nome por causa da numerologia kkkk, troca de Aécio Neves para Aécio Never. PSDB Never. E espera pra chorar pq seu candidato é um mer.. pra falar.
O dono do blog não disse que eu não posso publicar aqui. Aliás, apesar de nós termos ideias diferentes, ele sempre me tratou com educação, diferente da maioria daqui, que não sabe ler e respeitar pensamentos diferentes.
Você tem razão, pode sim expressar as suas ideias. Esse blog e totalmente democrático , bem diferente do Reinaldo Azevedo que não publica nada cujo conteúdo seja diferente do seu.Seja bem vindo e traca sempre assuntos para debatermos
Não! O Santander como empresa que presta um serviço por concessão do Estado NÃO tem direito a emitir sua opinião. Eles têm direito apenas a prestar um bom serviço, o que não fazem.
Quem tem direito a expressar sua opinião são os cidadãos brasileiros. E responderem por essas opiniões caso ofendam a quem quer que seja.
Banco não é pessoa. Banco é prestador de serviço, por concessão do Estado. Tente abrir um banco.
Tem direito de expressar opinião, sim! É empresa privada, portanto pode falar o que quiser. Claro, tem que arcar com as consequências, mas pode expressar livremente suas opiniões. Empresa privada não está sob a guarda do estado.
Entao o Lula tem direito de expressar sua opiniao e pedir para Correntista migrarem suas contas para outros bancos. Por tanto liberdade de expressão a todos. MUDEM A CONTA DO SANTANDER PARA BB OU CAIXA. Vamo lá!
Claro que o Lula tem o direito de expressar a opinião dele, Humberto. Não só tem o direito como ele deve falar o que quiser.
A questão é que empresas não são pessoas, não votam, não vão para a cadeia, não se aposentam, não ficam desempregadas, não tem que ralar anos para ter uma vida razoável. O termo "pessoa jurídica" é uma figura de linguagem, uma empresa é uma entidade, e para entidades existem os fóruns adequados de manifestação.
Democracia pressupõe isonomia, e uma pessoa e uma empresa não estão no mesmo patamar.
Se um presidente, diretor, gerente, etc quiser se manifestar abertamente está em pleno direito, mas esconder-se por trás de uma entidade cujo fim não é o bem comum não é bom.
Mauro, Mario, Roberto e demais postadores de comentários do tijolaço. Vamos combinar uma coisa: não demos a menor importância a esse contumaz troll luis filipe salvatore. No alto de sua platitude, ele costuma fazer comentários da profundidade de um pires sem borda. Pra que gastar tempo com insignificâncias. Lembremos do velho provérbio oriental, atualizado para o Brasil contemporâneo: os vira-latas ladram mas a caravana prossegue rumo à vitória - DILMA 2014; LULA - 2018.
luisa valdorf , nota dez pra vc ...e fim de papo !!!
Perdão Luisa, temos sim que dar importância ao Salvatore, ouvi-lo e contra argumentar com argumentos lógicos , e torcer para que ele compreenda nosso ponto de vista, e quiçá um dia se alinhe a nós, na busca de uma sociedade fraterna, democrática e igualitária.
abçs
Agora sou eu quem falo: Sergio, você vai dar ouvidos pra essa senhora? Uma pessoa que não sabe dialogar, debater ideias diferentes? Deixa ela pra lá e vamos continuar conversando pra isso mesmo que você disse: construirmos uma sociedade fraterna, democrática e igualitária.
Isto mesmo Salvatore, vamos construir uma sociedade fraterna, democrática e igualitária, mas antes: Você é parente do Toninho Malvadeza?
Prezado Sérgio Navas, me permita entrar nesta discussão. A senhora Luiza Waldorf tem toda razão, alertando-nos para não perdermos tempo com o sr.Luiz Salvatore. Por uma simples razão. Ele se diz aberto para o diálogo de forma dissimulada, pois não apresenta argumentos para defender seu "ponto de vista". Veja como ele aborda o caso Santander. Ele só agride e repete como um ventríloquo, as baboseiras do "jornalistas" da mídia nativa, como Reinado Azevedo, Demétrio Magnoli, Rodrigo Constantino, Arnaldo Jabor, Diego Mainardi, William Warck et caterva. Prefiro direto ir à fonte. Você discutiria com estes "jornalistas", esperando que eles mudem suas opiniões? Certamente não. Na verdade, nós, de um modo geral, não frequentamos esses "jornalistas" escaravelhos, conforme a excelente definição de Paulo Henrique Amorim. Portanto, para que ler esse sr. Luiz Salvatore, assíduo troll do Tijolaço, cópia medíocre daqueles "jornalistas", para agredir a PRESIDENTA DILMA, o ministro Guido Mantega, Lula, o PT? Não lhe dando confiança, ele vai procurar sua turma que está na veja, folha, estadão, rede globo etc. Ele já tem lado definido, que é o lado do Aécio, que é o lado do capital financeiro. Basta ver a defesa ferrenha do Santander feita por Aécio,secundada por Salvatore. Vc acha que vai mudar a opinião do Reinado Azevedo, Demétrio Magnoli, Rodrigo Constantino, Arnaldo Jabor, Diego Mainardi, William Warck etc? Para ilustrar esta discussão sobre os distintos lados onde nos situamos no momento presente da conjuntura nacional, reproduzo abaixo o comentário de Ciro Gomes (será o cearense irmão do Cid?) sobre o candidato da direitona brasileira.
Caro Fernando, estava lendo os comentários de uma matéria no seu Blog, onde um dos comentaristas da um endereço no Youtube sobre matéria do Fantástico que fala em vendas de sentença em Minas, que envolve o primo de Aéciopopov, o tal QUEDO. Ai fiquei pensando e analisando o seguinte fato, a Família do cara é de uma sujeira danada, veja bem, Quedo vende sentença, Andreia [Neves]pensa que herdou o Estado, o Titio se faz de bobo para proteger o sabidão, o padrasto um grileiro de terras, vovô tancredo era sem palavra e tem mais uns que agora não me lembro os nomes. Mediante este saco de Gatos esta família só tem cabra bom.
Quem é o Santander? É uma pessoa? Também temos o direito de expressar nossa opinião sobre o Satãder. Desde de quando algum Banco Brasileiro meteu o bico na POLÍTICA DA ESPANHA falída E QUEBRADA? Deixa de ser tolo ô vira-lata, e se eu como cliente não quero receber manipulação do Satãnder? Ele não tem o concessão para isso não, ele tem concessão é para ser mais um ladrão que é o que todo banco é, inclusive os públicos. FORA SATÃDER de demônios tolos já estamos cheios.
Banco de bosta,só reclamações,que todos cancelem suas contas,seria o troco.
SATÃDER DÁ PREJUÍZO A SEUS ACIONISTAS:
http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/07/santander-quem-da-prejuizo-a-acionistas-pode-ser-bom-conselheiro-3433.html
Considerando que a Dilma é economista, penso que ela entenda, sim, sr. Luis Felipe... Agora tente imaginar o que o Aécio sabe sobre economia? Que um aeroporto mais um aeroporto são dois...hum, é inteligência pura!
Opa! Concordo com vc, ela entende. Aliás, aprendi muito com ela: uma refinaria que valia 40 milhões, foi comprada por mais de 1 bilhão. Economia é com a Dilma.
Luis Felipe, em que planeta um refinaria que processa 120 mil barris de petróleo por dia só vale 40 milhões? Deixa de ser cretino, cara.
Gilson, tem que perguntar isso pros antigos donos da refinaria, não pra mim.
O cara deixe de ser chato !!!!
Como pode uma pessoa defender esse tipo de coisa? Nenhuma empresa e muito menos uma instituição financeira pode querer dar pitaco na política. A empresa possui INTERESSES financeiros e está puramente especulando para se chegar a esses interesses. É a lógica do "Se for ruim para o país mas bom para nossa empresa, estamos aí!" - Entendeu? Os interesses são antagônicos. Veja os bancos que tiveram grandes lucros nos últimos tempos! BB, Itaú, Bradesco... E o Santander não consta e ainda vem puxando uma perna gangrenada da Espanha. Com certeza houve aquele encontro camarada, do tipo: Olha, você me apoia que daremos prioridade a vocês caso sejamos eleitos. Tá na cara! E o argumento de que são CONSULTORES ECONÔMICOS vai pro saco - Se eles são tão inteligentões por que não dão conselhos ao seu país? E se deram, deram conselhos errados!!! Olha a ironia - Banco ESPANHOL dá conselhos para a economia de um país em pleno (Repito: PLENO) crescimento. Hahahaha BRICs passará a ser ERICs! Hahahahaha E pode exercer toda a liberdade de expressão que quiser, principalmente se essa expressão for bem paga por agências digitais trabalhando para o Aécio - E no fundo está certo, quem está pagando suas contas é o Santander no momento.
Os analistas do sistema financeiro,caro Luis, principalmente os donos de banco, entendem bem de exploração de mercado financeiro que é de ondem eles retiram suas imensas riquezas sem nada produzir. Me parece, que o conceito economia tem um conteúdo bem amplo, aí é onde a Dilma faz a diferença, ela sabe muito mais.
O Satãder joga sujo, eles tentam convencer as pessoas que nem são clientes como eu, a fazer empréstimos com eles em substituição (compra de dívida)ao que temos na nossa cooperativa de crédito, que oferece juros bem menores para sócios e ainda divide as sobras de rendimento com os sócios 2 vezes no ano. Eles tentam convencer as pessoas de que a oferta deles é mais vantajosa. Quem não conhece como funciona o sistema de cooperativas, cai no conto da esperteza. Mais dinheiro na conta no momento, mas uma dívida muiiiiiiii...to maior, e sem sobras. É assim o jogo, os desavisados se ferram.
É, Fatima, nesse ponto concordo com você.
Cabe aos blogs, democraticamente, disseminar que o Santander não está alinhado com os interesses da maioria da população e por isso devemos tirar nosso dinheiro desse banco e colocar na Caixa ou no Banco do Brasil que estão alinhados com as politicas do governo e com os interesses da maioria da população do Brasil.
HASHAHHAHAHAHAHAHAA! Tem que rir pra não chorar. Se a maioria dos clientes tivesse 500, 600 mil na conta e resolve encerrar suas atividades com o Santander, aí sim o banco ficaria preocupado. Você acha mesmo que o Santander tá ligando se vc vai tirar seu dinheiro (que não deve ser muito!) de lá?
Infelizmente, o Salvatore não vai encerrar a sua conta no banco Satãder.
Salvatore, você também gostava do Francisco Franco?
Salvatore, quando do comentário do leitor Márcio você se ofendeu por ele ter-lhe chamado de tucano, no que protestaste dizendo que o Fernando "...sempre me tratou com educação, diferente da maioria daqui, que não sabe ler e respeitar pensamentos diferentes". Mas o que vejo da sua parte são apenas ofensas, sarcasmos e deboches como no comentário que você faz a respeito do comentário do leitor Mario Alex, que nem a você se referia, dizendo: " Você acha mesmo que o Santander tá ligando se vc vai tirar seu dinheiro (que não deve ser muito!) de lá?"
No que lhe diz respeito o montante que cada um possui em conta? O que significa a risada debochada logo no início do seu comentário senão falta de respeito?! Para você só merece respeito quem possui 500, 600 mil reais em conta corrente?! Quem tem menos não conta?!
Meu caro Salvatore (ou seria Don Salvatore?), respeito é via de mão dupla, ou seja: respeite para ser respeitado.
O espaço aqui no blog é democrático, mais tão democrático, que perdemos parte de nosso precioso tempo respondendo a ronaldetes enrustidas, capice?!
Meu Deus, se Guido Mantega não é bom economista, quem é então? A Urubóloga? Sardenberg? Armínio Fraga? Serra?
Acorda pra vida! O Mantega é um desastre. Eu que não sou fã do PT reconheço que o Paloci era mil vezes melhor que o Mantega.
Mantega leva esse país nas costas, meu caro.
A Dilma é tão boa, que nem o Paulo Skaf quer se associar a ela!
Sujeito idiota,papagaio coxinha,repete os discursos dos fracassados,não passa de um ignorante político.
Luis Felipe Gonçalves...Salvatore! Só pode ser mesmo Salvatore!!!
Salvatore, você é assessor do Aecioporto ou dirigente do Satãder?
O luizinho malvadeza nestes quase quatorze anos de governo jamais mantega tomou alguma medida impopular ou que prejudicasse o pobre ou o povo trabalhador e tem o nosso mais querido apreço e simpatia.
Quanto oa santander estive ontem naminha gencia afim de encerrar a conta e transferirme para outro banco e me foi oferecido somente portabilidade pau neles vou pra justa com esses vagabundo, atençao adogados companheiros do blog favor opinr e compartilhar sei que e pedreira meter com banco mas vou ate o fim.
Que mania de me chamar de "luizinho malvadeza"! Meu nome é Luis Felipe, me respeite, assim como respeito você!
Salvatore, por que o seu apelido é Luizinho Malvadeza?
Você também era parente do Toninho Malvadeza?
Santander tem obrigação de orientar mal seus clientes e manipular números como fez Mario Amato em 89 quando deu apoio a Collor que resultou no maior confisco de poupança e c/c da história em 2008 bancos que o mercado afirmaram serem sólidos faliram e destruíram famílias e milhões de empregos. A Espanha vive hoje um gigantesco desastre financeiro e desemprego em mais de 35%. Isto Merval você omite, então este humilde cidadão sugere que você ouça e aprenda com Bob Fernandes o que representa "mercado" e quais as suas intenções para com o Brasil:
http://www.youtube.com/watch?v=l9aG7k3JqnU&list=PL88wT4iANRW12b-WX3kRMWefljpSxu8sI