Gesner Oliveira não é pouco tucano, não.
Tanto que foi um dos principais conselheiros da campanha de José Serra , em 2010, e foi indicado pelo senador tucano para a direção da Sabesp, depois de ter sido dirigente do Conselho Administrativo de Defesa a Econômica (o Cade, que, em tese, tem o dever de impedir a formação de cartéias monopólios) no Governo Fernando Henrique.
Mas até ele se diz chocado com os danos ao Brasil causados pelo que está sendo feito pela mídia e pelo juiz Sérgio Moro, em artigo publicado hoje na Folha, assinado também pelos seus dois sócios, Fernando Marcatto e Pedro Scazufca:
“Exercício simples utilizando dados do IBGE mostra que o potencial de destruição de renda e emprego de uma Operação Lava Jato mal conduzida pode custar mais de R$ 200 bilhões em termos de PIB e mais de 2 milhões de empregos.”
É preciso dizer mais sobre a política de “terra arrasada” com que se pretende inviabilizar o funcionamento do Governo?
R$ 200 bilhões são quatro por cento do Produto Interno Bruto do Brasil e dois milhões de empregos representam 5% de todos os trabalhadores formais do país!
O que Oliveira chama de “excessos e espetaculariazação da Lava Jato” são, diz que representa ” um passo na direção de algo pior que a recessão vivida atualmente: a depressão”.
Mas parece que os grandes jornis do país estão sendo feitos por jornalistas naquele estilo “mundo cão”, como faz hoje a mesma Folha, publicando uma matéria vazia, sem a indicação de um nome ou circunstância qualquer, apenas pelo choque que pode produzir, dizendo que “Dinheiro desviado da Petrobras também pagou prostitutas de luxo”, uma “plantação” de notícias típica da meganhagem, que se desobriga da apresentação de qualquer prova sólida, pois “a força-tarefa da Lava Jato não utilizou esse papel e as explicações dos delatores sobre o emprego de valores desviados para contratação de prostitutas”.
Ou seja, o que a Folha publica não apenas é lixo como, também, foi para o lixo da própria polícia, embora se possa reproduzir irresponsavelmente no jornal, para colocar temperos mais picantes no caso…
Essas e outras obrigariam a qualquer sistema judicial que se respeitasse – e aí incluem-se o Judiciário, o MP e a Polícia Federal , que está sob a autoridade do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso – a promover, no mínimo, uma “freada de arrumação” nos vazamentos sórdidos que se produzem ali.
No entando, diz o artigo, há uma desejo incontido de saciar uma “sanha irracional por vingança”.
O que Gesner Oliveira não diz é que esta vingança é do voto.
View Comments (23)
A república do paraná quer mais é tocar fogo no país.
Enquanto o assim chamado "ministro da justiça" e a "agu" permanecem inertes a máfia dos lavadores a jato vão obrando.
Ali tem de tudo um pouco, desde um necessário combate à corrupção endêmica até vazamentos seletivos, transcrições "erradas", delações pressionadas e por último. mas não o pior, o uso de grampo ilegal - parece que ultimamente sumiu . . . - e inserção do grampeado no processo.
Quanto ao sumiço do grampo o republicano "ministro da justiça" fará um inquérito para oficializar o sumiço.
Parafraseando " se botar uma lona por cima vira circo".
Aliás um circo muito republicano para o governo federal e sua reconhecida inércia.
O PT ?
Esse faleceu de morte por inanição.
Só no Brasil do ministro da justiça isso acontece, uma operação que começõu com um argumento pifio ir parar na maior empresa do país, derrubando empregos, quase toda a economia, surreal.
Isso que eu não entendo, os trabalhadores perdendo o emprego diariamente, pois no RJ, por exemplo, tudo é ligado direto ou indiretamente a Petrobras. Por que o governo federal assiste isso tudo e não toma nenhuma medida para por as coisas em ordem. Como um Juiz pode ter mais poder do que o presidente do Supremo que fica calado com isso tudo.
.
O dinheiro da corrupção pagou também os prostitutos da Polícia Federal, como o bandido Jayme Careca. A Polícia Federal recolheu as notas fiscais desta sua prostituição vergonhosa, pois são prostitutos funcionários do Estado? A PF já identificou todos os prostitutos da corporação, ou se contentou em pegar apenas um, o Jayme Careca? A PF quer nos fazer crer que só foi ele?
.
A Lava Jato tem uma missão, que é reduzir o tamanho do Brasil até que ele caiba no malote de entrega dos tucanos.
alguem por favor, me esclareça: porque razoes a eletropaulo paulista pode subir suas tarifas do KWh em mais 17% fora o anterior?
Nao sei, queria saber. Quem monta, elege ou controla a ANEEL?
essa gerda de aumento, em timing e valor, esta prevista em algum contrato? esse maldito contrato é ou não aquele la atras, da privataria
tucana, onde a AES convocou ate embaixador americano para ameaçar o BNDES a nao cobrar a calote /divida da empresa?
Se alguem tiver respostas, nos dê ao menos um indicativo da(s) fonte(s)
Porque paulista é babaca e tem mais é que pagar. Paulista gosta de pagar o pedágio mais caro do mundo pra sustentar a elite incompetente que não sabe ganhar grana com trabalho.
Opa, aí não. O pedágio mais caro do mundo é o do Paraná. Do tucanaço, beto relincha. Ele relincha e quem masca capim (com pinhão) somos nós, os burros daqui.
Gesner Oliveira,Fernando Marcatto e Pedro Scazufca ainda temos homens inteligentes, porque a elite paulista e paranaense e burra com raras excessoes, partidarios ja estao abandonando o barco dos fracassados, porque os politicos nos sabemos estao vendo e estao torcendo para o caoz nao querem que Dilma complete o mandato, ou vao atrapalhar ate o fim, porque sabem que sera um sucesso mesmo com problemas, que nao e so do Brasil, falta vergonha na cara e respeito aos eleitores, nao aceitam a inclusao e o progresso, nao se importam de parar o Brasil, e a elite vai sofrer as consequencias, ajudado pela midia canalha. Os Ministros do judiciario isentos deveme tomar a frente da lavajato Esses politicos arrogantes vingativos e sedentos de poder estao passando o trator em cima dos brasileiros desde a elite aos menos favorecidos. Esses mesmos politicos que jogam as suas falcatruas embaixo do tapete e sao acobertados pelo mau judiciario ( para nao falar o obvio).Gesner Oliveira, Fernando Marcatto e Pedro Scazuca parabens pela coragem e hombridade acima de partidadrismo!
Como eu "não devo nada" pode externar minha opinião, independentemente de qualquer censura. Acho esse juiz, o tal de "moro", um exibicionista. O que me causa espécie, é a OAB, por intermédio de seus dirigentes, não tom ar providencia alguma quanto à esse irresponsável. Um juiz de primeira instância causar os males (ao país) que essa sinistra figura vem causando e ficar "em brancas nuvens", é inadmissível!!! Aliás, por falar em OAB, "engolir" ofensas de uma pessoa - como muito bem disse Ciro Gomes - "Mais sujo do que pau de galinheiro", bem demonstra o estágio oral em que se encontra aquela entidade. Discordando do blog (coisa rara...), acho que a FSP (em que pesem reinaldo9 azevedo, ferreira gullar, ronaldo caiado e quetais...) , vez ou outra, ainda "dá uma luzinha" ao governo, coisa que os demais jornais e meios de comunicação nao fazem. É a MINHA opinão!!!
Caramba!!!! Não adianta ninguém ficar dizendo que o judiciário deveria fazer isto ou aquilo. Pois, o judiciário está mais preocupado em legislar em causa própria. Daqui a pouco, eles irão implantar mais uns 1000 adicionais aos seus salários. Para eles, um governo do tipo PSDB (terra devastada) é mais lucrativo. O povo viverá em castas (Dalits da Índia). E eles e mais um número reduzido de pessoas (a Zelite paulista, por exemplo) estarão na casta superior.
Tal como diz o texto, eu acho que as pessoas não entenderam ainda o que ocorreu na relação das empreiteiras com a Petrobras. O Gabrieli explicou na entrevista que deu ao PHA. Se é verdadeira a explicação, a visão desse economista ligado aos tucanos está certa: a lava a jato se fundamenta numa falácia.
Estou indignada! Me pergunto todo dia o que podemos fazer, além de escrever nos blogs progressistas e discutir pontualmente nas ruas e em casa. Tá mais do que na hora de tomar alguma atitude que tenha mais e mais forte visibilidade. Fico lutando cotidianamente com notícias que provocam a raiva e sinto que é preciso fazer alguma coisa efetiva antes que sobrevenha o medo ou o desânimo.
Falar da inércia do governo, da presidenta, do Ministro da Justiça, pelo que vejo e sinto, é falar um pouco de muitos e de mim que parecemos também não ter mais a mesma força de luta. Alguma sugestão para quem não está suportando mais essa agenda negativa imobilizante? Não suporto a ideia de ir para o abatedouro apenas berrando.