Léo Pinheiro, da OAS, segue o script que lhe foi dado

Leo Pinheiro, ex-dirigente da OAS, fez uma depoimento em que retrata um homem à procura de qualquer coisa que faça com que sua pena de vinte anos, seja reduzida.

Era tão previsível que, duas horas antes do depoimento, o Valor publicava seu conteúdo.

Ou, na véspera, já se imaginava aqui.

E, esclarecedoramente, mostra que agora o que se faz é o cumprimento de um acordo com o Ministério Público, dizendo que, a partir do depoimento de hoje, só o advogado que trata da delação premiada representará o empresário.

Que, imagino, vá ser processado por perjúrio, porque disse que não tratava de delação premiada senão nos últimos 90 dias, enquanto é público que , em setembro passado, a Procuradoria Geral da República  negociava  – e suspendeu – uma acordo de delação premiada.

E foi porque, na ocasião, Léo Pinheiro não seguia o script.

Agora, segue.

É obvio que, nem eu nem qualquer jornalista pode afirmar que é verdade ou mentira o que ele diz agora.

Permanece a primeira e maior incongruência de todo este processo: como é que alguém que tinha poder sobre bilhões em contratos, que tinha o poder de induzir dirigente de estatais a fechar negociações sobre centenas de milhões ou até bilhões de dólares vai usar como meio de praticar corrupção um apartamento num pombal no Guarujá, quando qualquer Joaquim Barbosa ou João Dória compra apartamento na praia de Miami?

Escutem o que lhes diz um carquejado sujeito na política: quando algo não faz sentido, provavelmente é mentira.

Está mais que claro que a OAS queria fazer “um agrado”, que Lula consumou com  a aceitação.

Pode ser discutível se deveria ter aceitado tratar de um “agrado”, mas a “propriedade” de Lula sobre o imóvel o delator não confirma senão por suas declarações.

Mas, ao que parece, isso basta, na Justiça, hoje.

 

Fernando Brito:

View Comments (193)

  • Lula não parece então muito esperto. Iria se sujar por tão pouco ? Não creio. Isso é um grande circo, um pesadelo daqueles que parece não ter fim. Esse Presidente eterno dos brasileiros precisa ser forte para aguentar essa artilharia pesada. Nunca vi nada igual em lugar nenhum do mundo.

  • ... Somente num país feito vagabundo por uma [pseudo]elite pra lá de vagabunda protagonizaria tanta safadeza [pseudo]jurídica "comandada" pela batuta IMUNDA E INFAME de um protofascista de piso de quinta província 'mor(t)o'!
    Títere/fâmulo de ocasião da plutocracia genocida!
    "Vai para casa, vovô Léo Pinheiro!
    Vai rever os netinhos, 'fio'!"

    Ah, e que 'nois' somos um povinho de merda, ah e isso somos!"
    E boas pijamas de bolinhas!"

    • Ajuste desprezível

      ... Somente um país feito vagabundo por uma [pseudo]elite pra lá de vagabunda protagonizaria tanta safadeza [pseudo]jurídica "comandada" pela batuta IMUNDA E INFAME de um protofascista de piso de quinta província 'mor(t)o'!

        • ... Sim, o 'mor(t)o' é preposto/sabujo dos mafiosos filhos do criminoso "dotô" Robert(o) Marín(ho) - &$ os mafiosos filhos do criminoso "dotô" Robert(o) Marín(ho) são os canalhas criminosos sabujos de sempre da CIA &$ da plutocracia genocida!

          Agora aqui para 'nois':
          pior de que todos esses BANDIDOS, é a nossa covardia!

          • Enquanto isso o STF dorme em berço esplêndido.
            Velhos omissos e mafiosos.

          • É de fato muito difícil acreditar nessa canalhice totalmente fora de qualquer controle. Só nos resta as ruas ! A Greve Geral vai levar a tensão ao máximo. Brasil implode aos poucos ...

          • ... Ah, mais coagido do que o vovô "Léo Quer Rever os Netinhos Pinheiro", encontra-se o juizeco de piso de quinta província 'mor(t)o'!
            Ou o DEMoTucano protofascista 'mor(t)o' entrega o bagulho completo ou...

        • ... Agora, imagine se o apartamento que não é do Lula fosse localizado num edifício suntuoso na Avenue Foch, em Paris!
          Ou mesmo em Higienópolis!
          Vergonha e tristeza, um 'mix' de um suposto país!

          • Oh louco Messias ! Ap em Paris do Lula ? O Lula teria sido levado para Guantánamo com Marisa, filhos, netos, agregados, papagaio, etc. Ficariam presos até o final de suas vidas. SQN, Lula nunca teve ambições de viver em um mundo de canalhas. Essa é a diferença.

  • Qualquer um de nos, na faixa dos 65 anos, criado nas ruas do Rio de Janeiro, principalmente no suburbio, sabe que um mega empresario ou um grande executivo, faria qualquer coisa para nao passar 20 anos numa cadeia , principalmente as brasileiras. Ponto, nao tenho mais nada a comentar.

  • A questão não é saber quem é o dono deste triplex e deste sitiozinho merreca que inventaram. A questão é saber quem é o dono desta patifaria desenfreada que diariamente tentam imputar ao cara do Obama, ao líder trabalhista mais respeitado em todo o mundo, ao defensor maior da classe trabalhadora, ao tetra campeão das urnas, ao venerado por no mínimo metade da população brasileira. Isto é o que importa. Quem é o dono afinal?

    • ... Os mafiosos filhos do "dotô" Robert(o) Marín(ho) sabem que a cadeia está muito próxima caso o eterno e honrado presidente Lula torne-se - em breve - TRI TRI PRESIDENTE!...

    • Pergunta lá na Globandida...alguém da Facção vai se entregar, nem que seja num sorrise peculiar de hiena sedenta de sangue !

    • O mais podre, ao meu ver, nesta historia do triplex, passa longe, muito longe de Lula, e a justiça e a mídia brasileira fez e continua fazendo cara de paisagem:"QUANDO IRÃO INICIAR A INVESTIGAÇÃO DA LAVANDERIA MOSSAK FONSECA DESCOBERTA NA OPERAÇÃO TRIPLO X???". O volume de prejuízo ao erário envolvido nesse esquema é infinitamente maior que o triplex imputado a Lula (que não é do Lula) e as provam podem ser destruídas muito mais rapidamente do que Lula hipoteticamente poderia ocultar caso fosse culpado.Mas como no caso Mossak Fonseca envolve um triplex muito mais valioso e de propriedade dos verdadeiros donos das terras tupiniquins, não vem ao caso.

    • Rui, está no nome da própria OAS, é da OAS e a defesa de Lula tem como comprovar isso. Certo?

      • Eu perguntei, no final quem são os patifes que querem imputar ao Lula uma propriedade que não lhe pertence só pelo simples prazer de condena-lo. Como diz o Brito para cumprir script pre-determinado. É isso.

        • Essa campanha da Farsa Jato e tarefa contra Lula tá lembrando muito a campanha da Argentina na copa de 78 contra o Peru ou a máfia do apito na Itália no início dos anos 80 e que quase tirou o mitológico Paolo Rossi da copa de 82.

          • Ademar, estava exatamente pensando nisso na semana passada, exatamente no jogo Argentina 6 X 0 Peru, um escândalo !!

            Tal qual o "julgamento" do morolorota X LULA. Só que ser campeão moral dessa vez não vai colar...

          • Eu acho que depois do escândalo do Panamericano/Sbt/Conclave que depois 50 anos vai ser "investigado"(duvido!),da semana passada do Itaú Unibanco/Carf e a delação combinada & torturada de Léo Pinheiro,acho que a farsa jato que não conseguiu eleger Aécio em 2014,vai se contentar mesmo é com o título Fanta.

            Dependendo da região, Fanta é algo relativo a lei de Gérson,coisa sem moral somente para levar vantagem ou fazer os outros de trouxa.

            Acho que A fazenda do canal da conta corrente dos 318 pastores já tá bom demais para o heroíno do mundo Sérgio Mouras Fernando Batista,ou ele ser técnico do SPFC,já que a novela farsa jato já está nas últimas semanas.Pelo menos foi o que eu vi na parte de fofocas entre Leão Lobo,Diogo Minardi e Mara Maravilha no fofocalizando no canal 4 Panamericano Conclave.

          • Só mais uma palhinha.

            O que quiz dizer o ex advogado do SS,Luiz Sandoval na revista América Econômia de alguns anos atrás:"Eu sou um arquivo vivo"?Ele foi inclusive capa!

            Joseval e Sherazade vão dizer que ele é espírita e estava relatando o que PC Farias estava falando em uma conversa com Roberto Marinho?

  • Fernando, ao meu ver, o mais surreal é uma empresa comprar UM PRÉDIO INTEIRO NUMA CIDADE QUE ELA DIZ NÃO POSSUIR INTERESSE, apenas para dar como propina UMA UNIDADE DESTE PRÉDIO. Não tem o mínimo sentido.

  • Que preguiça... O nobre blogueiro ainda está nesse script que lhe foi dado pelo PT?
    Finge não saber que quem mente perde o benefício da diminuição da pena e, pelo contrário, terá a mesma aumentada...
    O Palocci vai ter um script também? Isso já passou limite do patético.

    • Verdade. Por falar nisso o que aconteceu, quantos anos a mais de cadeia pegou aquele que mentiu falando falando que deu um 1 mi em propina pra Dilma e depois apareceu o cheque nominal ao Temer?????

    • Que preguiçoso, e só pesquisar , a 11 meses atrás o Sr. Pinheiro , inocentava lula e acusava o Aécio pó das neves, e não foi aceita pelo MP e o juizeca morango, agora muda a versão e ai sim esta valendo,
      Ora me faça um favor pesquisa antes de postar bobagens, se não falar algo contra o lula Dilma PT você vai ficar 26 anos preso.
      Onde anda mesmo o doleiro amigo do juiz moro , velhos conhecidos ,
      Só mesmo ser muito inocente ou ser de má fé, se um juiz investiga e acusa quem vai julgar ???
      Nosso judiciário corporativista e o mais caro do mundo, juízes promotores ganham a cima do teto , são Deuses fora da leis
      E quererem mandar no legislativo,
      Virou um partido político que manda sem legitimidade , fazem vídeo contra a lei de abuso de poder , quem eles pensam que são?
      Se cometem erros são aposentados com salário integral , e quanto isso o país sendo vendido para os grandes da casa grande , greve geral mesmo
      Acorda Brazil

    • Se mentir pra favorecer a acusação, tudo bem.... Essa pena até diminui. E como diminui... Canalhas

    • nilo batista/renato, vagabundo a serviço do governo.Teu cérebro é tão limitado que nem consegues mudar o texto para ao menos disfarçar.Cérebro de mosca ,moral de vagabundo,empregado dos golpistas.

  • Que preguiça,...
    O nobre blogueiro ainda nesta nesse script do PT?
    O Palocci também vai seguir um script? Isso aqui tá cada dia mais patético....

    • nilo batista/renato, vagabundo a serviço do governo.Teu cérebro é tão limitado que nem consegues mudar o texto para ao menos disfarçar.Cérebro de mosca ,moral de vagabundo,empregado dos golpistas

  • E não duvide,sr.Fernando,que milhões de seres com os quais convivemos,acreditam em tudo o que A IMPRENSA CANALHA,publiciza.As 11,00 horas da manhã de hoje,A GLOBO,chefe de quadrilha,já sabia o que o sujeito ia dizer.

  • Lições da Inconfidência

    Amanhã completam-se 225 anos da execução pública, por enforcamento – e posterior esquartejamento do corpo – do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Para a maioria dos brasileiros só mais um feriadão, com os engarrafamentos de praxe noticiados pelas Tvs, e a oportunidade de sair da rotina de trabalho/estudo alienados e alienantes. Cabe, contudo, lembrarmo-nos das razões que levaram esta data ao status de Feriado Nacional.
    Proclamada a República em 1889, cedo perceberam seus ideólogos a necessidade de um herói nacional que, diferente de um Duque de Caxias, não fosse assim considerado pelos serviços prestados ao Império, mas que representasse a resistência dos brasileiros à monarquia e seus poderes absolutos; mais, que pudesse encarnar a luta pela liberdade e autonomia da nação brasileira. Iniciou-se, então, um longo trabalho de pesquisa histórico-documental que trouxe à luz os autos dos processos da chamada Conjuração Mineira, um movimento no qual juntaram-se a arraia-miúda e alguns representantes das classes dominantes da época para propor um projeto de país que nos livrasse da Coroa Portuguesa e seu processo de exploração colonial. Tal Conjuração teve entre seus membros, padres, pequenos e grandes proprietários de terras, poetas, comerciantes, bacharéis, alguns soldados e alferes,e foi descoberta graças à inconfidência de Joaquim Silvério dos Reis, a partir da qual realizaram-se as primeiras prisões.
    A leitura dos referidos autos muito nos ensina sobre as práticas de um Sistema Judiciário que tinha por objetivo atender aos desígnios do Império Colonial. Senão, vejamos: uma vez denunciados, os conjurados eram encarcerados tendo em vista a admissão de sua culpa e a denúncia de outros partícipes. Provas materiais não eram necessárias, bastando como acusação o ser delatado, ao réu cabia o ônus de provar sua inocência, aí sim com provas materiais e/ou testemunhos considerados, pelos acusadores, dignos de fé. Aos juízes e escrivães cabia tomar os depoimentos e decidir sobre a validade de suas declarações. Os que delatavam outros participantes, demonstrando assim, para a justiça da época, seu arrependimento tinham penas mais brandas: degredo, por maior ou menor prazo de tempo conforme a importância de sua participação ou de sua delação, confisco dos bens ou prisão. Aos que não delatassem, a pena de morte, que era a pena para os crimes de traição à sua Majestade. Quer dizer, os réus, uma vez que haviam sido delatados, já iniciavam o processo como condenados só sendo possível conquistar o abrandamento das penas.
    Tal processo arrastou-se de 1789 a 1792, estando durante todo este período encarcerados os réus. A partir de 1790 o processo foi unificado sob a alçada de três desembargadores da Suplicação vindos especialmente da Metrópole com esta finalidade.
    Das dezenas de pessoas envolvidas na Conjuração, onze foram condenadas à morte, uma – Cláudio Manoel da Costa - suicidou-se na prisão, sendo declarada infame a sua memória e infames seus filhos e netos, e seus bens confiscados para o Fisco e a Câmara Real, por haver se subtraído à execução da justiça de sua Majestade. Dos restantes condenados, nove obtiveram a clemência da Rainha, tendo sido a pena capital comutada em degredo por 10 anos nas colônias d’ África.
    Um, que não delatou e não renegou sua participação na Conjuração, foi condenado à pena capital sendo sua sentença paradigmática :
    "(...) Portanto condenam ao Réu Joaquim José da Silva Xavier, por alcunha o Tiradentes, Alferes que foi da tropa paga da Capitania de Minas, a que com baraço e pregão seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forca e nela morra morte natural para sempre, e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e levada a Vila Rica, aonde em lugar mais público dela será pregada, em um poste alto até que o tempo a consuma, e o seu corpo será dividido em quatro quartos, e pregado em postes pelo caminho de Minas no sítio da Varginha e das Cebolas, aonde o Réu teve as suas infames práticas, e os mais nos sítios de maiores povoações até que o tempo também os consuma; declaram o Réu infame, e seus filhos e netos tendo-os, e os seus bens aplicam para o Fisco e a Câmara Real, e a casa em que vivia em Vila Rica será arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique e não sendo própria será avaliada e paga a seu dono pelos bens confiscados e no mesmo chão se levantará um padrão pelo qual se conserve em memória a infâmia deste abominável Réu (...)".
    Passados esses 225 anos, lembramo-nos do alferes e do traidor. De um por sua grandeza, do outro por sua pusilanimidade. Dos desembargadores, juízes, procuradores, responsáveis pelo exercício discricionário da “justiça” da Metrópole, nem os historiadores, sem consulta às fontes, se recordam. É, a História ensina; difícil parece ser aprender com suas lições.

  • Moro está preparando tudo para o dia 3 de maio. Fica difícil acreditar o que está acontecendo no Brasil.

Related Post