Levy entra no governo Bolsonaro como merece: como um moleque

O sr. Joaquim Levy, coveiro do governo Dilma 2, apareceu, todo lampeiro, nos jornais, comemorando sua indicação como presidente do BNDES.

A alegria durou apenas algumas horas.

No site  BR-18, do Estadão, o presidente eleito já o enquadrou.

Disse que o aceitou por um crédito de confiança em Paulo Guedes e foi logo avisando: ““A caixa-preta [do BNDES] vai ser aberta na primeira semana! Não tenha dúvida disso. Se não abrir a caixa-preta, ele está fora, pô.”

O BNDES, a sigla indica, é um banco. Está, por isso, obrigado a regras de sigilo bancário definidas em leis e regulamentos do Banco Central.

O alvo, porém, é claro: criar factóides com os empréstimos fornecidos para a contratação de obras e serviços de empresas brasileiras no exterior.

A Bolsonaro pouco importa que tenham dado não apenas mercado ao Brasil como lucro ao banco.

Nem que o banco tenha um corpo técnico-profissional muito bem capacitado e remunerado para verificar a legalidade e a higidez de cada operação de crédito.

Devedores em atraso, se houver, devem ser cobrados de acordo com a praxe bancária, sejam quais forem, sob ena da perda de credibilidade do Banco. No caso de empréstimos internacionais, inclusive, em ação conjugada com o Itamaraty, para obter mercados.

Objetivo de banco, seja público ou privado, é receber o que emprestou e os juros.

Dificilmente haverá abertura de “caixa-preta” para os empréstimos fornecidos a gente como João Dória e Luciano Huck para comprarem jatinhos particulares, claro.

O Dr. Levy tem experiência com “caixas-pretas”. Afinal, foi secretário da Fazenda de Sérgio Cabral, embora nunca tenha sido instado a dizer nada sobre os bastidores das isenções fiscais que fizeram a fortuna (e a desgraça posterior) do ex-governador fluminense.

Mas uma “caixa-preta” ao menos está aberta.

O Sr. Levy não tem o menor pudor profissional em aceitar ser tratado como um moleque, na base do “se não abrir, tá fora”.

Com o “passa-moleque” recebido com antecedência de Bolsonaro, tivesse o sr. Levy um pingo de dignidade como gestor bancário, estaria agora recolocando os objetos que já tinha retirado das gavetas da diretoria que agora ocupa no Banco Mundial.

Mas não tem.

Tanto que vai assumir o BNDES com uma missão sinistra: abrir caminho para sua liquidação.

Fernando Brito:

View Comments (42)

  • E pensar que a Dilma bancou esse cara. Pra quem já ouviu falar, parece até coisa do MK Ultra.

  • Tem coisa pior nessa caixa-preta: a renegociação da dívida da Globo. Ou por que Maria Sílvia Bastos saiu (ou foi saída) da direção do BNDES no (des)governo Temer.

    • Ah, sim.

      Mas, não espere que seja ESSA caixa-preta a ser aberta quando as “investigações” do Bozo começarem.

      Estamos falando de coisas muito mais “nefastas”, como os empréstimos às empresas brasileiras que geravam competitividade sistêmica da economia ao disputar espaços no mercado internacional.

      Que mantinham negócios produtivos em países “comunistas” e que, empregavam engenheiros brasileiros qualificados (gerando renda para o país) em serviços contratados nesse “eixo do mal”.

      • Eu sei, Leo, mas disso só sabemos nós da esquerda e do nacionalismo. Os bolsominions estão iludidos achando que terão "grandes revelações"...

    • Vão fazer um escândalo com o contrato de financiamento do Porto de Mariel em Cuba, empréstimos Venezuela... Aguardem.

  • A cada dia que passa esse governo Bolsominions faz trapalhada, é uma trapalhada atrás da outra, tenho minhas dúvidas se ele vai mesmo conseguir governar com essas tralhas do naipe de Moro, Guedes, Onix e agora esse Levy que ajudou a afundar o governo Dilma

    • Pretendem-se, ou pretenderam-se, o "time dos sonhos", nem tomaram posse e já despontam como Encarnação do Pesadelo!

  • A inadimplência história do BNDES é de 0,5%, enquanto a do sistema bancário tradicional varia em torno de 5,0 a 5,5%, para atrasos de três meses. Já o dos sistema bancário j https://uploads.disquscdn.com/images/2d7174c70d88a39a2d57d8f80737681590fddf2c1fdd7467f61a169899345683.png https://uploads.disquscdn.com/images/852d01aaf6540567c7f318c9c38705a2111aec3cffe7e3caaba5844ece44e756.png https://uploads.disquscdn.com/images/f21c5f712b86ae71c1dd99695c2f6bf0301d056d00e3e53d002468c97fbd987b.png https://uploads.disquscdn.com/images/c0609d495a001fd83dc84db7c622ab81b88f07951f678f87340d2b44886b8cfe.png https://uploads.disquscdn.com/images/250fee68a9487f939cc882dba4a2f7706d7c4dd04502514b1e8a3edd09c702ab.png á é pequena, a do BNDES é dez vezes menor. Claro, ninguém é louco de deixar de pagar a um banco que empresta na metade dos juros do mercado privado e com prazos até 25 anos. Ninguém quer ficar na sua lista negra. E quando se empresta para empresa brasileira fazer obras no exterior, o tesouro nacional do país onde se faz a obra é o fiador. Melhor fiador que este não existe, claro. Só beócios, atualmente conhecidos como 'boçalinos' não entendem isto, ou não querem entender.

  • A inadimplência história do BNDES é de 0,5%, enquanto a do sistema bancário tradicional varia em torno de 5,0 a 5,5%, para atrasos de três meses. Já o dos sistema bancário já é pequena, a do BNDES é dez vezes menor. Claro, ninguém é louco de deixar de pagar a um banco que empresta na metade dos juros do mercado privado e com prazos até 25 anos. Ninguém quer ficar na sua lista negra. E quando se empresta para empresa brasileira fazer obras no exterior, o tesouro nacional do país onde se faz a obra é o fiador. Melhor fiador que este não existe, claro. Só beócios, atualmente conhecidos como 'boçalinos' não entendem isto, ou não querem entender.

  • Onde a Dilma estava com a cabeça quando escolheu esse cara para ser Ministro da Fazenda??? Por que ela não pegou bilhões de dólares das reservas e usou em investimento??? Lula deixa o governo com mais de 80% de aprovação em pouco tempo Dilma sem jogo de cintura liquidou tudo...
    Por que Dilma inventou de concorrer a reeleição???? por que não deixou o Presidente Lula concorrer??? Nossa que raiva Meu Deus do céu!!!

    • Dilma, Lula e a mentalidade estúpida de “conciliação” a qualquer custo da corrente majoritária dentro do PT, que é a CNB.

      Custou não só o fiapo de estabilidade do próprio governo democraticamente eleito, como também, não impediu o mercado de inflar o sentimento anti-petista entre suas hostes na mídia.

      Aliás, já que estamos falando de Levy, estou no aguardo de um posicionamento firme e crítico por parte de Ciro Gomes (modo irônico: Ligado) com relação à convocação do “quinta-linha do Bradesco” (como o próprio cearense adorava dizer), para ser o presidente do maior banco de fomento da América Latina.

      E o mais previsível desmonte, que ocorrerá, dentro do setor público.

    • Infelizmente, se o PT perdeu a eleição, a responsabilidade toda é de Dilma. Se o PT tornou-se o partido, cuja a rejeição foi determinante pra derrota pra Bolsonaro, foi a lembrança do segundo mandato de Dilma. No PT, o nome mais forte depois de Lula atualmente é Haddad, só que, o fato dele ter perdido na capital pra Bolsonaro, na minha concepção, não seria mais um nome viável. Acho que Lula, se pudesse, teria voltado ao passado, na escolha de Dilma. Ou, teria se lançado em 2010 e impedido a reeleição de Dilma.

    • Compartilho do mesmo sentimento! O PT sob Dilma é o responsável pela ascensão de Bolsonaro nas classes onde tinha mais votos!

    • Compartilho essa raiva.E outras,acreditar nesse esfakeamento do palhaço. Mandar condolências. Pra uma farsa?Um teatro muito mal feito e ninguém questionou?

  • É a ARMADA BRANCALEONE, liderada por Vitorio Gassman, com a roupa toda furada e queimada,inclusive as cuecas, assumindo e administrando a BANCA D'ITALIA.
    Aqui a milicada analfa da ARMADA BRINCALEONA, vai assumir os cargos dos analistas financeiros e economistas do BNDES.
    Teremos 4 anos de gargalhadas sem fim.

    • Talvez eles encontrem o Cálice Sagrado e o milagre aconteça. Kkkkkk

  • Paulo Guedes vai usar as divisas feitas no Governo do PT para baixar a dívida pública, por que Dilma não fez isso. Dilma pôs tudo a perder..

    • Paulo Guedes vai é fazer uma "queima geral" do patrimônio público, mandar as reservas internacionais pelo ralo, quebrar e Brasil, tirar o dele da reta e sair com uma velha e conhecida cantilena: "A culpa é do PT!"

      • Antes mesmo de tomar posse ele já tentou jogar essa cantilena para o Eunício Oliveira. Como este é tudo, menos burro, não caiu.
        Já os Minions...

Related Post