Levy não cai, mas muda e afrouxa garrote na economia

Há dois dias, escreveu-se aqui que o Ministro da Fazenda havia se rendido “ao óbvio de que não é possível permanecer afundando o país na recessão”.

Hoje à tarde, no Estadão, publica-se que “o governo já estuda formas de facilitar o crédito ao consumidor para tentar aquecer a demanda”.

Com a ressalva de que serão distantes “das medidas adotadas há sete anos para combater a crise internacional e muito longe do que defende o PT e o ex-­presidente Luís Inácio Lula da Silva”, a mudança é ainda para este ano, com algum impacto sobre as vendas de fim de ano, e que “a expectativa da presidente Dilma Rousseff é que essa mudança contribua para renovar o ânimo de empresários e dos consumidores logo no início de 2016”.

Claro que, como vencido, Levy será modesto no afrouxamento do arrocho, melhorando as condições de crédito ao consumidor, reduzindo as exigências de capital próprio e de depósitos  compulsórios dos bancos junto ao Banco Central, condicionados à abertura de linhas de crédito para o consumo.

O texto, claro que originário da “porção Levy” do governo, diz que isso seria, “mesmo que de forma parcial, a aceitação do governo da estratégia proposta pelo ex-presidente Lula para tirar o ajuste fiscal do foco”.

É de perguntar no foco de quem, porque o foco da mídia é a piora progressiva dos indicadores da economia.

As preocupações de “alta da inflação”, com isso, são perto do ridículo, embora até possa ocorrer menor pressão de “encalhe”  pela queda do consumo. Mas é óbvio que a inflação brasileira não é de demanda alta, é hoje claramente puxada pelos preços administrados, não pelos livres.

E pelo fato de que ninguém quer ganhar um tiquinho fabricando, comprando e vendendo quando pode ganhar muito mais, sem trabalho ou risco, com as taxas de juros que pagamos.

Fernando Brito:

View Comments (8)

  • Alguém pode me explicar porque com tamanhos lucros, os bancos ainda devem à Receita Federal? Por que não há bloqueio das contas como estão fazendo com os Estados?

    • Por isso que pra mim economia é macumba. Os bancos devem pra Receita, mas são credores do governo como proprietários de títulos da dívida. Os lucros deles aumentam com a taxa de juros, que eles juram ser a melhor medida pra controle inflacionário, mas as dívidas não?

  • Se saiu nesse PANFLETO DOS GOLPISTAS,acho que é mentira.E se não for,por que passarem essa informação aos INIMIGOS?

  • Sensacional! De tempos em tempos a esquerda se informa nos áulicos da direita!
    Ora bolas !

  • "Ministério Público da Suíça mostra que Cunha negociou com traficante Abadia

    ?

    Relatório do Ministério Público da Suíça mostra que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDBRJ), teve que apresentar explicações ao banco Julius Baer a venda de uma casa dele no Rio de Janeiro para Juan Maria Abadia, um dos chefes do tráfico de cocaína na Colômbia.

    Os documentos, que deram origem à abertura do segundo inquérito contra o deputado, indicam que ele tratou do assunto numa visita ao escritório do banco em Genebra em junho de 2002. Abadia foi preso no Brasil e extraditado para os Estados Unidos.

    Resumindo. A nossa justiça. O nosso juiz tão determinado acabar com a corrupção, desde que não seja de políticos aliados de Aécio, fez vistas grossas. A justiça da Suíça, descobriu, o que a deputada Cidinha Campos já havia denunciado aqui no Brasil em 2007 aqui no Estadão"
    ?

  • Cunha e Cunhados! Até quando? Quando acontecer, vai ser tanta delação que a direita tucana e aliados vão ficar desmoralizados, inclusive, a Globo.

  • Essa crise só mostrou que a "nova classe média", inventada por Lula e pelo PT, precisa aprender que mais estudo, mais trabalho e menos Governo produzem muito mais riqueza. Mostrou ainda que o PT apodrece tudo que se dispõe a gerir. Peguem os 28 bi anuais do bolsa-família e apliquem na parte do Brasil que produz riqueza (e por isso mesmo podem devolver aos cofres públicos o que lhe foi emprestado) e ao longo de dez anos verão outro Brasil

  • Afrouxar o garrote = liberar o dim dim para a companheirada...
    porque o povo, esse tá ferrado.

Related Post