“Liberdade” da Folha só vale para o Reinaldo. É o jornal da piada pronta.

A demissão de Xico Sá da Folha, por se ver impedido de declarar sua opção eleitoral por Dilma em sua coluna  no jornal é uma honra para o jornalismo brasileiro.

O veto à publicação da declaração de seu voto na coluna que mantinha há anos no jornal – onde militou muito tempo, talvez alguns não saibam, como repórter político, antes de se dedicar às crônicas de futebol e de costumes – só poderia ser aceito por quem fosse desprovido de um mínimo de dignidade, o que sobra a Xico.

O grande público que acompanhou sua participação do programa Extraordinários, durante a Copa do Mundo, sabe que ele, com bom humor e tolerância, jamais se calou diante da absurda tentativa de transformar os “coxismos” em “manifestação popular” e, já ali, dava seus trancos nas manifestações anti-nordestinos que, vemos agora, se tornaram um dos motes da direita.

Uma atitude destas, vinda de um jornal que traz para o lugar de colunista – como colunista é Xico – um energúmeno como Reinaldo Azevedo, é mais que uma hipócrita censura, é uma piada mórbida.

Porque é só assim que se pode ler a explicação do jornal de que os colunistas “”devem evitar fazer proselitismo eleitoral em seus textos”.

Os textos de Reinaldo Azevedo são o quê?

Fico com medo pelo emprego do José Simão, porque a direção da Folha parece ser adepta da “piada pronta”, bordão de seu simpático Macaco.

E olhem que, como ressalva o próprio Xico, em seu Facebook, “é bem melhor em se comparando aos outros jornalões, vide grande revelação do aeroporto privado de Aécio e o mínimo questionamento do choque de gestão nas Gerais, esse fetiche econômico insustentável até para a Velhinha de Taubaté do meu amigo Veríssimo. ”

Parabéns ao Xico, que mostrou que ainda existe o que em outros tempos sobrava no jornalismo: coragem e decência pessoal.

E que é capaz de definir, bem sucinto, o que se tem na mídia hoje: “É muito desequilíbrio. É praticamente jornalismo de campanha. Não cobertura.”.

Fernando Brito:

View Comments (48)

    • PARA O PRESIDENTE FHC QUE QUEBROU O BRASIL TRÊS VEZES EM CRISES MAROLINHAS QUE LEVOU UMA BRONCA DE CLINTON QUE O HUMILHOU NA ITÁLIA NA FRENTE DOS LIDERES DO PRIMEIRO MUNDO, NEM OS ALEMÃES SÃO BEM INFORMADOS. J´O COXINHA PAULISTA QUE ESTÁ SEM ÁGUA POR EXCLUSIVA CULPA DA INCOMPETÊNCIA DOS TUCANOS SÃO MUITO BEM INFORMADOS.

      http://saraiva13.blogspot.com….

      Cientista politico alemão dá 7 motivos para o Brasil reeleger Dilma

      Li nos últimos dias que a presidente do Brasil corre o risco de não ser eleita e fiquei chocado com a notícia. Nos últimos 10 anos o governo atual mudou a maneira como o Brasil é visto na Alemanha. Se antes víamos apenas um país de terceiro mundo, agora nós sabemos que o Brasil é uma potência econômica.

      Para os brasileiros eu diria 7 simples motivos para reeleger o atual governo.

      1. Durante a crise mundial (2008-2013) a economia brasileira cresceu quase 5 vezes mais que a alemã.

      2. A taxa de desemprego na Alemanha duplicou durante a crise mundial enquanto a brasileira surpreendentemente abaixou. Na Itália, por exemplo, 12.3% das pessoas estão desempregadas e na Espanha 24.5%. O atual governo brasileiro protegeu o emprego das pessoas enquanto as nações europeias protegeram o DINHEIRO dos bancos.

      3. Apesar de a Alemanha ter um bom governo, em 2014 a economia brasileira vai, de novo, crescer mais que a alemã.

      4. Durante a crise mundial (2008-2014) o IDH alemão diminuiu de 0.940 para 0.911. EUA diminuiu de 0.950 para 0.914, o espanhol de 0.949 para 0.869. Enquanto as maiores economias do mundo sofreram esses efeitos, Brasil aumentou seu IDH de 0.710 para 0.744. Ainda distante do primeiro mundo? Sim. Mas no caminho certo de ascensão.

      5. A desigualdade social cresceu em todos os países europeus enquanto diminuiu no Brasil. Continuando no mesmo caminho, em apenas 10 anos o Brasil alcançará o nível de desigualdade dos EUA.

      6. O discurso de Roussef nas Nações Unidas inspirou o mundo inteiro contra a espionagem dos EUA. Depois disso, nossa primeira-ministra Merkel e outros líderes nacionais se pronunciaram contra Obama. Pela primeira vez um país de terceiro mundo teve coragem para enfrentar o governo estadunidense.

      7. O atual governo de Lula e Roussef mudou a maneira como o Brasil é administrado. Se antes era um país de terceiro mundo trabalhando para os EUA e o mercado financeiro, hoje trabalha para as pessoas.

      A Alemanha tem corrupção. Na Europa temos corrupção assim como nos EUA e no Brasil e, infelizmente, isso nunca vai mudar, não importa quem esteja no governo. Mas se há um país que enfrentou a crise mundial e melhorou a vida das pessoas como nenhum outro no mundo, esse é o Brasil. E isso deve ser levado em conta.

      Kurt Neuer

      • Na verdade esse Kurt Neuer é um desinformado de algum grotão do nordeste da Alemanha. Acho que ele se chama Severino Kurt Neuer. Perguntem ao Principe da Privataria, ele conhece.

        Sds

      • O mais gozado deste episódio é que os blogueiros de blogs da Veja, tipo Felipe Moura Brasil, estão chutando cadeiras de tão furiosos com a postagem deste alemão, que apareceu em alguns blogs de esquerda no Brasil. Alertas soam por toda a parte, gritando que o alemão não existe, "é armação dos petralhas", "fiquem atentos" etc.

        Acontece que o alemão existe, sim. Mas teria sido melhor, para o blog que primeiro postou a matéria, ter esclarecido melhor de onde a retirou e como. É bom explicar que este economista fez uma intervenção em um fórum do Spiegel, aqui colocado:

        http://www.spiegel.de/forum/politik/praesidentenwahl-brasilien-rousseff-muss-die-stichwahl-thread-163717-1.html

        Indignado com a ignorância dos compatriotas alemães para com os problemas do Brasil e da eleição brasileira, o alemão que se identifica como um "Wirtschaftswissenschaftler", ou seja, um economista que trabalha efetivamente com economia, fez esta providencial intervenção no fórum. Acontece que os blogs de direita especializados em "destruir as mentiras dos petistas", saibam ou não o quanto é importante um fórum como este do jornal alemão, estão querendo reduzir a importância da intervenção, falando que "é apenas um comentário comum feito por uma pessoa qualquer". Não é verdade. A importância de uma postagem como esta em Der Spiegel é enorme e muito esclarecedora.

  • na boa chico, aquele jornal manchava seu curriculum...és livre. abraços..
    e viva o piauí, lugar de onde veio a minha mulher..

    • Falou tudo ! Era uma mancha no currículo do Xico e, particularmente para mim, uma desconfiança. Agora sei quem é o Xico e cresceu muito no meu conceito pela atitude corajosa. Valei, Xicão !

  • Sinal de que nem tudo está corrompido. Para um bom profissional o que mais importa é a dignidade.

  • Fico contente por mais um que enfrenta com coragem a blindagem dos que não querem que a verdade venha à tona nem que haja equilíbrio e imparcialidade em qualquer disputa democrática. Parabéns, Xico, você se preservou mais do que tudo.

  • A campanha de Dilma poderia explorar esse assunto ... Jornalista é demitido por ser contra Aécio Neves ... boa

    • Nisso a Globo é bem mais inteligente que a Folha. Ele contribui para o balanceamento da credibilidade da Globo numa sua subsidiária, sem comprometer em nada o projeto ideológico da emissora. A Folha, burramente, está se vestindo de direita da cabeça aos pés.

  • Quis fazer esse comentário separado para chamar atenção a mais uma falha da Folha/Uol.Lembram do mensalão? Lembram que as sentenças imperiais de Joaquim Barbosa para Dirceu, Genoíno e Delúbio incluíam o silêncio total e a distância da imprensa? Lembram os rumores que aumentaram as perseguições a Dirceu sobre telefonema que nunca foi dado pelo ex-ministro da casa civil? Pois bem, hoje, dia 14 de outubro, mais uma máscara cai. As sentenças Tabajara/Globo/PIG não se aplicam ao Roberto Jefferson, entrevistado especialmente para a Folha para reforçar a guerra das delações premiadas. Não há mais diferença entre o oportunismo da imprensa corporativa e bandidos premiados com a delação. Sem perdão para essa gente podre e descarada.

  • Há muito tempo, usava-se jornal para forrar a lata de lixo. Era uma glória usar o Globo no lixo.
    Mais recentemente usava-se jornal para forrar o chão ao pintar uma parede.
    Hoje, com a internet e acesso a blogs (aquí) e sítios (geralmente em inglês e espanhol) que realmente informam, os nossos jornais (aí incluída a TV) servem para que?
    Prá completar, é um desperdício de papel, um monte de árvores derrubadas para que?
    Xico, junte-se aos blogs.

    • Mesmo porque forrar o lixo com O" Globo" e "Folha" é uma ofensa ao lixo ...

  • [Mais um] ESCÂNDALO

    *O portal uol/Folha de São Paulo amanhece o dia de hoje(14/10/2014) com a seguinte manchete garrafal no topo da página:

    Roberto Jefferson afirma que o caso Petrobras é o epílogo do Mensalão!

    Em seguida, pasme, o título é modificado:

    Roberto Jefferson afirma que o caso Petrobras é uma sequência do Mensalão!

    * http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1531977-caso-petrobras-e-epilogo-para-o-mensalao-diz-roberto-jefferson.shtml

    PERGUNTAS AOS FASCIGOLPISTAS DAS REDAÇÕES: quem e por que a manchete foi alterada? Por que esta atitude preferencial do PIGolpista em trazer [seletivamente!] à luz do debate BANDIDOS justamente no período pré-eleitoral?!...

    EM TEMPOS GOLPISTAS: nós temos que denunciar, imediatamente, 'o golpe jurídico-midiático ainda ora em curso'! Mesmo porque "'o epílogo' (sic) do MENSALÃO será a 'invulnerabilidade' das nossas urnas eletrônicas comprovadamente inseguras" (idem sic)...

  • A democracia neste país só vale para a direita. Não sei o que seria das pessoas que levam o país à serio se não fossem os resistentes e corajosos combatentes do PT. Apanhamos todos os dias dos jornais e redes sociais. Creio que com a eleição de Dilma, sairemos muito fortalecidos e que tudo o que está acontecendo sirva de lição para que o PT busque renovação de seus quadros e se atente às mudanças nas comunicações. O poder de persuasão nas redes sociais é muito grande.

Related Post