Este blog, quem o acompanha o sabe, não vibra ou sequer se compraz com a prisão de seres humanos.
Muito menos com cassações de mandatos, que me acostumei a ver desde criança.
Não fico, por isso, chocado com a decisão de Marco Aurélio Mello de restabelecer o mandato de Aécio Neves e, por óbvio, recusar sua prisão preventiva.
Não, não é isso o que choca.
O que choca é nos termos acostumado a uma Justiça que, por muito menos do que a gravação explícita e o flagrante das malas de dinheiro apanhadas, ao que parece evidente, para o senador, encarcera e encarcerou pessoas durante meses a fio, ou até anos.
Quem está certo, Marco Aurélio Mello ou juízes – e cada vez são mais deles – padrão Sérgio Moro, que revive a polícia dos anos 50 e e 60 com suas “prisões para averiguação”?
Aliás, também a polícia naqueles tempos teve sua “Força-Tarefa” , os popularíssimos “Homens de Ouro” , muitos dos quais se revelaram ladrões ou exterminadores.
É certo que a decisão de Marco Aurélio é cheia de contradições.
Aécio, por exemplo, votará para confirmar ou não a senhora Raquel Dodge à frente da Procuradoria Geral da República, órgão que quer a prisão do outra vez Senador. Se tiver um mínimo de vergonha na cara, sua ausência nas sabatinas da procuradora é uma imposição.
Mas é uma opção que, se não exercida, vai proporcionar um espetáculo deprimente no Senado da República.
É verdade, igual, que a decisão de Mello fez cair no ridículo a afirmação de Cármem Lúcia, ao encerrar o semestre do Supremo e abrir o segundo período de férias de suas excelências em 2017, de que ““o clamor por justiça que hoje se ouve em todos os cantos do país não será ignorado em qualquer decisão”.
Em matéria de clamor, dada a sua rejeição, não parece haver maior do que o que existe contra Aécio.
Mas, com o perdão da ministra, Justiça regida por clamor popular eu só tinha notícia naqueles enforcamentos de filme de faroeste.
Em qualquer decisão judicial, muito mais do que providências e penas, o mais importante é o caráter didático-pedagógico que elas têm. Que, neste caso, vai muito além da agora minúscula figura de Aécio Neves, afinal já reduzido à proporção de seu caráter, mas recobrarmos o entendimento de que prisão não é um brinquedo ou um garrote vil à disposição dos juízes.
Sei que é difícil reprimir ímpeto de desejar a Aécio apenas um pouco do mal que ele causou ao país quando, desde o processo eleitoral, passou a buscar na Justiça e fora dela os meios para derrubar o governo legítimo. É duro ter de reprimir o instinto primitivo de Talião, do olho por olho, dente por dente.
Talvez nos ajude um pouco a conter esta gana a providência de lembrar que, diante de sua restauração no mandato, dificultou-se um grau que seja do necessário equilíbrio das decisões judiciais.
Caminho que foi aberto pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, outro dia, reconhecendo que a simples delação não é ferramenta de condenação e que se amplia agora, ao recusar prisões preventivas com muito mais razão de ser do que o sequestro de Lula para depor na monstruosa “condução coercitiva” de que foi vítima.
A Justiça sempre foi tardia e, ao contrário do ditado, frequentemente falha.
De uns tempos para cá, declarou-se veloz, sumária e infalível.
E atirou a sociedade no caldeirão dos linchamentos morais, de onde saem, como vapores, os “clamores” aos quais a Dra. Carmem Lúcia diz que não há de faltar.
Tomara que falte.
Porque, afinal, quando os homens bons passam a ter a ousadia dos canalhas, como ela andou nos recomendando, deixamos de ser bons e em algum grau nos acanalhamos.
View Comments (54)
Povo brasileiro onde esta a justiça do Brasil? É lamentável mas os senadores considerados do alto "clero" tem blindagem ate na justiça ou não? Estamos aguardando que a justiça seja feito pela justiça (STF) com a mãos limpas a presidente de fato do Brasil Dilma Rousseff.
A justiça tem que ser exigida por todos que acreditam nela ! Mas não será ignorando a greve geral e a luta dos trabalhadores que iremos encontrar justiça. O sindicato dos ladrões está rindo na cara do povo. Alguém conseguiu entender o golpe ou será necessário ainda mais um ano inteiro de "veja como eles são maus" ? ...
O fato real é que a direita, a Casa Grande, tomou o poder, com o Supremo e tudo, sem voto, sem ter o seu plano de governo validado nas urnas. Mas não há dúvida alguma que a esquerda está desfacelada, abatida e sem poder de reação. O trator dos que tem a força e o poder está passando por cima de tudo e de todos aqueles que não lhes interessa. Estou triste e deprimido, mas não vejo saída possível no curto prazo. Achar que a Justiça brasileira vai fazer justiça é muita ilusão. Hoje estou mais para confiar em um general Villas-Boas do que na ministra Carmem Lúcia ou qualquer outro membro do STF.
Ja se deu conta que tem gente lutando ? Ja se deu conta que hoje é dia de greve geral ? O que vcs esperam ainda depois de um ano de golpe ? Como vcs aguentam repetir todos os dias a mesma coisa ? Como? O stf foi a alma do golpe e vcs estão esperando o quê ? Que diferença faz mais um Aurélio, mais um aócio, mais um temeroso ? Esses nomes significam todos GOLPE ! Ponto ! Algo de novo no horizonte ?
Cara Lenita, é triste a realidade......Parece que nada de ruim acontece nesse país.Sabe o que ouvi hj sobre a greve geral.Bando de vagabundos que só querem perturbar,deixa o governo trabalhar.
Parei por ali mesmo.
Caro Nabor, veja esse artigo sobre o fim do breve ciclo de cidadania social. É pra chorar de desalento.
http://altamiroborges.blogspot.fr/2017/06/o-fim-do-breve-ciclo-da-cidadania-social.html?m=1
Marco Aurélio Mello: um canalha como qualquer outro, dos muitos que nos aviltam. Me recuso e ler mais esse post em dia de luta.
O Tijolaco ignorou com descaso ou "com não vem ao caso" a luta dos trabalhadores. Eh muito violento, demonstra o desprezo que alguns ditos progressistas têm pelo país e pelo povo. Os únicos espaços com informação "supostamente progressista" dedica um dia inteiro de luta dos trabalhadores a falar de ratos que se instalam tranquilamente numa ditadura podre porque encontram chão fértil.
http://www.redebrasilatual.com.br/trabalho/2017/06/bancarios-aderem-a-protesto-movimento-atinge-30-mil-em-sao-paulo
Lenita, eu não estou ignorando nada. Sou um só e tenho de escrever sobre aquilo em que tenha informações ou pensamentos que julgue importante compartilhar. Não adianta eu escrever aqui que a estrada tal está fechada e a estrada qual está aberta. Na hora em que as informações se assentarem, é obvio que vou falar e tentar, com minhas limitações, analisar. Marco Aurélio é um conservador, um homem de direita. Mas tem sido um legalista e foi o único ministro que reagiu quando da condução por sequestro de Lula. Não se prende por "eu acho", por "parece" e nem por "está na cara". Prende-se por sentença em julgamento e sentença confirmada. As monstruosidades feitas por Sérgio Moro e suas "convicções" nos levaram a este estado de selvageria. E, na selva, acredite-me, eles nos devoram com muito mais facilidade.
OK, FB, te entendo e peço desculpas por te criticar assim. Mas é muito triste e fico pensando como sairemos desse buraco sem apoiar os poucos que estão na luta real. Abraços.
Carlos, o Bronco nunca me desrespeitou. Nunca o vi desrespeitar ninguem aqui, nunca xingou ninguem e tampouco revidou com a mesma virulência. Ele sabe que não aprecio sua posição e jamais estaria ao seu lado porque nossas trincheiras simplesmente não se misturam, impossível mesmo. Mas como ele faz parte da paisagem e vive no mesmo país, tem o direito de externar sua opinião. Eu nunca discuti nada sério com ele, aliás nunca discuti nada, passo batido, com respeito, como o faço com outros por aqui que se dizem progressistas mas não passam de trogloditas machistas e misoginos.
Na verdade o Bronco é um personagem que vem aqui só pra provocar. Tanto seus elogios como suas contestações são provocações que muitos compram. Ele não é sério, fica evidente.
E se Hemingway foi um grande escritor era confirmadamente um cidadão menos confiável. Não me admiro com a frase que circula. Sem contar que frase que circula nem sempre tem marca registrada definida.
É só encenação, Lenita. Ele quer se passar por educado para iludir pessoas. Não se iluda.
Vc é rápida em criticar. Por uma simples ( e justificável - como se viu) omissão, ante um histórico absolutamente favorável que este tijolaço tem de repercussões e até de exortações à luta popular, vc vem de público e detona o cara? Vai com calma, né?
FB, você tem todo apoio de pelo menos este Ninguém. Sim, MAM é conservador, de direita, mas é um juiz (talvez um dos últimos nas alta cortes) legalista (garantista). Respeita o que está codificado. É claramente alguém que não vota por convicção na ausência de provas (dentro do devido processo legal). Como diz o Romulus, a briga é Juristocracia x Democracia (torta, mas ainda Democracia, onde se vota).
Brava Lenita !!!
Uma tijolófila que tem todo o meu respeito !!!
O elogio deste sujeito a você me levou a recordar de uma citação de Ernest Hemingway que circula por aí:
- Quem estará a teu lado nas trincheiras?
- E isto importa?
- Mas do que a própria guerra.
Mais aqui: http://www.romulusbr.com/2017/06/atencao-nao-seja-enganado-moro-e.html#more
FERNANDINHO BEIRA MAR 2018
Brito, muitos em Curitiba estão presos por "eu acho", por "parece" e por "está na cara". Nenhum é tucano. Não é para, ao menos, uma reflexão? Dulcídio foi preso por ser do PT. Se continuasse no PSDB, nada lhe aconteceria. O blog é seu e você faz o que quiser com ele, mas é triste ver que você permita que fascistas golpistas usem a audiência dele para espalhar ódio e mentiras. Mas, enfim...
sinto saudades da coluna Tijolaço escrita pelo L. Brizola. Republicanismo? Quá-quá-quá...
Uma justiça que não prende um bandido como Aécio Neves pode abrir os presídios e soltar todo mundo... não temos moral pra manter ninguém preso.
-99,9% dos presos desse país não tem provas que pesam contra Aécio!
-Tem gente que vai mofar décadas na cadeia que não roubaram nem 1% do valor de uma das 3 contas em paraísos fiscais de Aécio Neves... todas comprovadíssimas!!!
-Quando há queda de fornecimento de eletricidade em hospitais, pessoas no CTI podem morrer... espero que os milhões que Aécio desviou de Furnas não tenham causado nenhum prejuízo ao fornecimento de energia...
-Quantos jornalistas perderam o emprego por que acusaram esse bandido???
-Agora ele já deve estar ligando para Gilmar Mendes... que deve receber ele junto com Serra e Temer... comemorando com nosso dinheiro!!!
Leia de novo o texto do FB. A briga não é com o Aécio, o Gilmar, a direita, os golpistas. A briga é entre Globo+LavaJato (juízes decidindo tudo a seu bel-prazer) e GM (este por casuísmo puro)+MAM (por convicção), que, neste momento, representam (por incrível que pareça) a defesa da legalidade e, porque não dizer, da Democracia (torta, mas na qual ainda se vota). Se Globo e LJ ganharem, game over. Acabou-se voto, acabou-se Estado de Direito, acabou-se tudo [cacófato proposital]. Justiceiros e Procuradores mandando prender e soltar quem quiserem, por quanto tempo quiserem, e quando quiserem. O X é que os golpistas originais (políticos) se deram conta de que criaram um monstro que não conseguem mais controlar (LavaJato). A LJ não é ruim só porque é seletiva, mas porque ela ATROPELA COMPLETAMENTE O ESTADO DE DIREITO. A gente falava "hoje, sou eu, amanhã, será você." Agora, que a água está batendo na bunda deles (por uma questão circunstancial - delação do Joesley - e porque a LJ é principalmente, mas não apenas, Curitiba), os golpistas políticos perceberam que não dá para permitir que ela prossiga. O problema, novamente, não é a LJ (não a de Curitiba) ir atrás do PMDB/PSDB (só Aécio), mas é que, agora, o ATROPELAMENTO DO ESTADO DE DIREITO ameaça atingir a todos (inclusive os golpistas, sejam eles bandidos vulgares ou não).
A LJ de Curitiba é o golpe e é o golpe dentro do golpe (com apoio descarado da Globo, que, obviamente, tem um ENORME poder de influência sobre o judiciário, especialmente os alucinados de Curitiba). Então, melhor democracia torta do que a teocracia messiânica de Curitiba.
Gilmar Mendes e Marco Aurelio, deixam o Supremo cada vez menor, meu Deus, juizes do Supremo, que pessimo exemplo para os joven ja me besliquei para saber se estava acordada! Estou de luto! Como respeitar a justica?...
O stf só se redimirá se anular o golpe. Um ou outro fato positivo ou a declaração horrorosa da dona carmem (que coisa!, que bobagem!, que expressão mais triste!, que falta de noção!) não resolverá nada.
Mesmo porque o stf convive "numa boa" com a escandalosa atuação do moro "tem razão mas "teje" preso".
Anule o golpe, para começar, depois tenta legalizar este judiciário perdido.
Eu queria dar uma sugestão ao ministro Março Aurélio, que ele leve pra sua casa e dê a mão de sua filha para casar com ele, pq desconhecer o rosário de crimes que ele cometeu em minas gerais, no mínimo o sr. está lendo jornal de ontem.
Até o reino mineral sabe que as denúncias contra o senador jamais irão prosperar. Serão arquivadas assim como tantas outras denúncias. Agora o que choca de verdade são as avaliações que o ministro Marco Aurélio faz quanto ao senador enquanto homem e principalmente enquanto político. Desnecessárias para a formação da sentença. Servem apenas para indicar que MA ainda está no jogo e de que lado joga.
Isso sim é imunidade parlamentar. a
Fachin em reportagem no buzzfeed diz que:
Aecio, solto, é um risco á ordem pública.
Fachin é o ministro das falas atrasadas. Não teve culhão para mandar prender esse meliante e agora fica dando pitaco. Por muito menos que isso, Delcídio foi preso e cassado. Agora, prender bandido do PSDB, nenhum deles tem coragem. Lula estava certo: o STF está acovardado. A justiça brasileira está de cócoras. Ou melhor, de quatro.
Isso é verdade.Nós agora queremos saber o que aconteceu para o frouxo Edson Facchin não prender Aécio igual Teori Zavascki prendeu Delcídio Amaral?
Foi por medo de quem?
A irmã e o primo foram presos estão em prisão domiciliar e com tornozeleira eletrônica e o irmão que é o chefe da quadrilha não.