Liderança de Alckmin em pesquisa mostra força da mídia em São Paulo

Para quem duvida da força da mídia, e por consequência considera que nós, blogueiros, perdemos tempo tentando estabelecer um contraponto, o Datafolha deste sábado pode fazê-lo questionar suas opiniões.

Nem é o caso apenas, acho eu, de suspeitar da lisura do Datafolha, apesar de ser um tanto estranho que, com números tão positivos para eles, tenham demorado tantos meses para publicar uma pesquisa. É estranho também que Dilma obtenha uma votação tão expressiva no estado, empatando com Aécio, e o candidato de seu partido se mantenha estagnado com quase insignificantes 3%.

O próprio fato do principal jornal do estado, a Folha, ser a proprietária do principal instituto de pesquisa, exibe uma anomalia antidemocrática.

Me lembra aquelas situações que tanto se critica em países dominados por regime autoritário, tipo assim: o jornal que apóia o presidente da Síria faz pesquisa de intenção de voto que aponta a liderança máxima do… presidente da Síria.

Abaixo o gráfico do Datafolha de hoje, que mostra o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com 44% das intenções de voto, vencendo no primeiro turno.

*

Nesse outro gráfico, temos uma situação interessante. A grande maioria dos eleitores indecisos ou decididos a votar nulo/em branco, estão no Sul e Sudeste. Com isso, esta eleição, mais que nunca, será convertida em batalha midiática, entre governo e as corporações de mídia sediadas em São Paulo e Rio.

*

Eu só queria lembrá-los que o apoio da mídia ao PSDB é uma relação de troca de favores. O PSDB ajuda a mídia a ganhar mais dinheiro e ela ajuda o PSDB a se manter no poder. Apenas de um ano para cá, os gestos de ajuda do governo paulista na direção de seus jornalões tem sido cada vez mais acintosos. Primeiro, deram à Folha um espaço na TV Cultura. O espaço foi oferecido também à Veja e ao Estadão, mas somente a Folha aceitou o desafio.

Além da publicidade oficial, o governo do estado tem o costume de adquirir milhares de assinaturas da Folha, Estadão e Veja, sempre sem licitação. Somente no segundo semestre do ano passado, a blogosfera flagrou alguns contratos publicados no Diário Oficial:

Os tucanos valorizam a mídia que lhes apoia porque entendem que ela é a base política de seu poder.

Enquanto isso, o PT, no governo federal, em nome de obscuros critérios “técnicos”, continua a encher os cofres da mesma mídia, da mesma mídia que trabalha diuturnamente contra si e seu projeto político.

Fernando Brito:

View Comments (26)

  • Em se tratando de "Saber Como Lidar Com a Grande Mídia" ( o PIG ), o PT deixa a desejar: Ou é muito inocente em acreditar que pode trazer a mídia a seu favor; está adotando uma estratégia extremamente BURRA pois nunca a grande mídia - PIG - estará a seu lado; ou existem pessoas petista em lugares estratégico no governo que trabalha para o PIG! Não dá pra não perceber que o PIG é Anti-Petista! Viva o Brasil, o Lula e a Dilma!

  • O critério de "mídia técnica" do PT dá mais dinheiro ainda ao PiG sem o apoio equivalente em troca. Isso tem nome: Burrice.

  • Não gosto e nao acredito em pesquisas e nem de horario eleitoral. O bom mesmo sao os debates. Aí a coisa "pega".. Aguardemos ( principalmente para presidente e governador). Abr

  • Em 03/08/12 Serra tinha 26%, Russomano 25%, outros, 21% e Haddad 6% (IBOPE- prefeitura SP)

  • Paulista é masoquista e burro,PSDB 20 anos arruinando com o estado e eles sempre votando e sustentando esses malas.

  • Sempre falaram que o indivíduo instruído não é manipulado, isso não é verdade pois a mídia manipula todo mundo.Esse pessoal mais instruído acredita na mídia, que o PSDB é o partido da ética e o PT da roubalheira.Quando se fala em corrupção do PSDB eles falam que é invenção do PT.

  • Esta pesquisa está mais furada do que queijo suisso. Neste caso, somente 3% dos paulistanos são PT? E 44% do PSDB, isto está pior que aquela eleição que elegeu Sadan Russem.

  • Eu quero ver se a tucanada de "bico seco", sem ter mais água no Cantareira para beber, olhar as cenas da Transposição do São Francisco na propaganda eleitoral e mesmo assim ter a estupidez de votar no "xará narigudo".
    Se fizerem isso, é caso para hospício mesmo.
    De VERGONHA, estou pensando seriamente em mudar meu nome para Arquibaldo...

  • Povo de São Paulo infelizmente é reacionário. Continuar com essa corja que há 20 anos arruina o estado, atolados em corrupção e ineficiência (vide metrô e Cptm). Nem os recursos hídricos foram capazes de administrar com competência. E votam num picolé de chuchu que fez medicina numa uniesquina para a administrar um estado conservador e decadente. O PIG é mais forte aqui do que em qualquer outro canto do Brasil. A única forma de botar o PSDB para fora é quando a grande mídia que forma a opinião do paulistano médio começar a ser derrubada e punida. PT abra o olho. Voto Skaf.

Related Post