A Agência Lupa atualizou ontem as informações sobre o andamento das “investigações” sobre o caso da lista do HSBC.
Para quem não se lembra, já que o assunto sumiu, um resumo feito pela autora da reportagem, Cristina Tardáguila:
“Em fevereiro e março do ano passado, o jornal “O Globo” e oblog do jornalista Fernando Rodrigues, no UOL, publicaram uma série de reportagens exclusivas sobre o caso Swissleaks. Segundo planilhas internas vazadas por um ex-funcionário do banco HSBC, 8.667 brasileiros mantinham contas secretas na filial de Genebra, na Suíça.
As contas relacionadas aos brasileiros, ativas entre 2006 e 2007, continham aproximadamente US$ 7 bilhões – cerca de R$ 25 bilhões (segundo o câmbio de hoje) ou quase dez vezes a soma dos valores recuperados pela Operação Lava-Jato até agora, em decorrência dos acordos de colaboração. De acordo com a legislação brasileira, o cidadão pode manter dinheiro no exterior desde que declare a existência dessa conta bancária à Receita Federal e ao Banco Central.”
O relato feito pela Lupa, também de forma condensada:
O Ministério da Justiça mandou a PF abrir inquérito e no dia 7 de julho de 2015 ” entregou ao Ministério Público Federal e ao Departamento de Polícia Federal” os dados obtidos de forma oficial sobre o caso “junto às autoridades francesas.”
A Polícia Federal diz que “não comenta nem fornece qualquer tipo de informação sobre investigações, estejam elas em andamento ou não”. Não quis confirmar se investiga o Swissleaks hoje em dia”.
Idem a Procuradoria Geral da República, do Dr. Rodrigo Janot, diz queexiste “um procedimento para apurar o caso”, mas que “não há como verificar o andamento do mesmo porque ele é sigiloso”.
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) diz que. nas 8.667 contas, só achou 470 CPFs (5,4% do total) e 1o9 deles coom “fundados indícios de ilícito”. Ou 1,2% do total.
A Receita Federal recebeu os arquivos, mas nem se preocupou de responder á reportagem.
A CPI do HSBC no Senado, iniciada em 24 de março de 2015, fez sua última reunião em 1º de dezembro passado, mas até agora não tem relatório. E, vejam só, o neomarinista Randolfe Rodrigues ainda fala de colocá-la a investigar os Panamá Papers...
Repetindo o que a Lula disse, lá ao início: as contas tinha quase dez vezes a soma dos valores recuperados pela Operação Lava-Jato até agora, em decorrência dos acordos de colaboração.
Não há manchetes, não há indignação, não há vazamentos.
Nenhuma “Força Tarefa”, nenhum Moro, , nenhum “Japonês”.
Há, ao contrário, vários do que pretendem “moralizar” o país com a derrubada do Governo na lista.
Viva o Brasil!
View Comments (12)
Acredito que jamais eu veja essa lista, pois quando foi noticiada há um ano e meio, 2/3 dos endinheirados do Brasil estavam na lista, mas como tudo que envolve sonegação, desaparece , é destruído, queimado, sabotado, ou suas provas se tornam ilegais por algum parecer do STF. Só nós assalariados estamos no fim de semana preenchendo a declaração de imposto de renda, tendo o máximo de cuidado para não esquecer qualquer detalhe por que senão vamos para na malha fina
É Suissleaks, é lista do MP Suíço, é Lista da Odebrecht, é Panama Pappers, enfim, basta os nomes de Lula e Dilma não aparecerem que não vem ao caso. Nojo!
Eu tenho fé no povo. Este encontrará um modo de mudar o Brasil.
Regular o serviço público e o judiciário a partir do povo. Regulação sem povo é farsa.
Acabar com o sigilo de processos sobre finanças, tributos e valores.
Fazer a reforma tributaria e politica.
( restaurantes classe A falindo: bem feito, não permitiram as vaias aos clientes? )
Quer dizer que o "povo" não trabalha nos restaurantes classe A?
Povo prefere abrir seu botequinho.
Essas listas não tem valor algum sem petista . Mas com certeza estão nelas todos aqueles que de uma forma ou de outra , direta ou indiretamente conspiram o golpe . Sabem eles caso não der certo a trama serão incomodados é só seguir o dinheiro . Bem como aplicar a lei do juiz natural teremos simultaneamente várias apurações e não a centralização em um único juiz Temos que evitar os atores travestidos de juiz .
Por que os delegados da PF, aqueles quer querem lavar o chão com bosta, não fazem nada? Se a PF se diz independente porque não investiga a lista do HSBC. Onde está o pequeno burgues, manipulador, chefe do MPF Rodrigo Janot? Porque até hoje não montaram uma força tarefa para apurar as falcatruas desses sonegadores ricaços? Será porque não há possibilidade de achar o nome do Lula, ou da Dilma, ou de algum petista nessa lista? Esse MPF está desmoralizado pela omissão que no fundo visa proteger os tucanos e seus asseclas sonegadores. O objetivo principal desses órgãos (PF e MPF) é perseguir o Lula, derrubar o governo e incendiar o Brasil. Fazem parte da turma dos moralistas sem moral, golpistas, que se dedicam à devassa a cata de pedalinhos, bote de alumínio e armários de cozinha, com calhamaços de papeis compondo os autos de grossos volumes enquanto os endinheirados que escondem suas fortunas no exterior não são incomodados. São aliados dos políticos corruptos que juntamente com a mídia fascista querem dar o golpe a toque de caixa. Eles já perceberam que o povo está tomando consciência de quem são os verdadeiros ladrões, por isso correm contra o relógio. Mas todos estão desmascarados. Golpistas fascistas não passarão. Não vai ter golpe. Vai ter luta.
REVISTA 'VEJA' PREVÊ DERROTA DO GOLPE E CULPA CUNHA
Editorial deste fim de semana da revista Veja, agora comandada por André Petry, sinaliza que a Abril está ciente de que a oposição não tem os votos necessários para consumar o golpe contra a democracia que vem sendo conduzido pela aliança entre os "moralistas" do PSDB e o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ); mais do que isso, Veja diz que a presidente Dilma Rousseff tem razão ao dizer que Cunha instalou o processo por "vingança", o que já bastaria para anular o processo, e diz que a oposição errou ao se aliar ao presidente da Câmara; "Desmoralizado por propinas e contas secretas na Suíça, Cunha, com sua presença, contamina a lisura do impeachment"
10 DE ABRIL DE 2016 ÀS 11:34
(...)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/225001/Veja-prev%C3%AA-derrota-do-golpe-e-culpa-Cunha.htm
O MPF tem so um partido como alvo, ,. sabemos qual e. o povo, o povo que se dane . esse pessoal pensa que sao os donos da verdade. contrarialos causa serios problemas de vaidadedes.
Ocorreu-me e desculpem se já escreveram isso e não li. Se a lista da Mossack foi na verdade vazada pelo governo americano, então foi vazada com calendário. Ao menos no caso do Brasil pode ser que existam nomes de autoridades da LavaJato ou do golpe nela. O vazamento teria a função de chantagear. E fazer essas autoridades trabalharem rápido no golpe.
Dr. Eugênio, será que não vem ao caso