Longe do advogado, Caio fala de pagamento de passagens, quentinhas e contabilidade dos “blocs”

Como se falou aqui, antes, está mal contadíssima a história dos dois rapazes envolvidos no disparo do rojão que matou Santiago Andrade.

Hoje, Caio de Souza deu um depoimento a Polícia Civil, obtido pela repórter Carolina Heringer, do  jornal Extra, em que diz que Fábio raposo acendeu o rojão e ele o colocou no chão. Disse que há pagamento de passagens, refeições e ““que há pessoas que aliciam os jovens para participar das passeatas e já foi convidado para participar de forma remunerada”.

Na CBN, o polêmico advogado Jonas Tadeu, que representava os dois acusados, disse que vai abandonar o caso.

Tem batata nessa chaleira, como dizia o velho Brizola.

Leia o conteúdo do depoimento, na versão publicada pelo Extra:

Caio disse que Fábio o atiçou para disparar o rojão, dizendo “Solta, solta…”, no momento em que entregou a ele o artefato e que o tatuador disse ainda “Acende aí”. Mas, segundo a versão de Caio, quem acendeu o explosivo foi o próprio Fábio. Caio teria apenas segurado o artefato e o colocado no chão já aceso. O rapaz alega ainda ter achado que o explosivo era um sinalizador.

Ainda no depoimento, Caio admite que “nem sempre participou do movimento Black Bloc, porque trabalha e nem sempre consegue participar das manifestações”. Caio contou também que esteve na ocupação na Câmara de Vereadores do Rio, no fim de 2013, onde “teve a oportunidade de ver a chegada de até cinquenta quentinhas para alimentar os ativistas”. Ele afirma ainda “que há pessoas que aliciam os jovens para participar das passeatas e já foi convidado para participar de forma remunerada”.

Caio negou conhecer as pessoas que aparecem na manifestação e oferecem dinheiro a quem participa do ato. Segundo ele, “elas falam que se tiver com dificuldade financeira para voltar na próxima (manifestação), pode pegar com eles o dinheiro da passagem, bem como aparecem com lanches e quentinhas”.

Sobre financiadores de protestos, Caio disse que eles existem. Ele revela que chegou a ver um papel onde a contabilidade do dinheiro distribuído aos manifestantes era feita. Segundo ele, esse papel apareceu no Facebook do Anonymous Rio e do Black Bloc porque “existem discordâncias entre os próprios ativistas”. De acordo com Caio, a ativista Elisa Quadros, conhecida como Sininho, foi quem passou a contabilidade para um amigo, que o colocou na rede social.

Ainda de acordo com o depoimento, Caio nega ter sido chamado pela ativista Sininho para as manifestações. Ele diz que sabe que ela é uma das pessoas que organizam os protestos: “Não acho que ela seja líder, mas manipula a forma como a manifestação vai acontecer”.

Caio informa ainda que era convocado para os protestos por meio de seu perfil no Facebook, que depois o próprio jovem apagou. O rapaz conta também que algumas pessoas nos protestos são encarregadas de distribuir pedras e apetrechos, mas nega saber quem elas são. Caio admite que conhece Fábio Raposo das manifestações e que já o viu participando de outros atos usando máscara de gás.

Envolvimento de partidos

Em outro trecho do depoimento, Caio não é taxativo mas diz acreditar “que os partidos que levam bandeira são os mesmos que pagam os manifestantes”. Ele informa já ter visto “bandeiras do PSol, PSTU e Fip (Frente Independente Popular), sendo esta um dos grupos que organiza reuniões plenárias”.

Como a gente disse aqui, mais cedo, esta investigação está longe de terminar, se for para apurar tudo.

Fernando Brito:

View Comments (33)

  • Estes partidos de suposta esquerda são facílimos de serem infiltrados e manipulados pelas mais abomináveis organizações de direita. Basta expor um charme de extremista corajoso e o infiltrado já estará rodeado de seguidores e em algum comando de ações. Os jovens querem sonhar, mas são muito tolos e caem nas garras da raposa que lhes oferece o paraíso. É a repetição de uma das mais antigas histórias do mundo.

  • Dilma precisa urgentemente nomear alguém para o Ministério da Justiça (atualmente vago) e iniciar participação ativa (via PF) nas investigações sobre a manipulação das manifestações. É um caso nacional e não local.

  • E o advogado dos dois que se acusam? Não haveria aí um conflito de interesses?

    Pior, o tal advogado ainda insinua linhas de investigação à polícia! Ele está agindo como advogado de defesa ou como promotor?

    Já sinto cheiro de oligopólio midiático platinado costurando um link entre o rojão e o Garotinho, conforme relatos pela Internet. Não que eu goste desse deputado, ao contrário. Mas, infelizmente, como vem acontecendo, a mídia interdita o noticiário para o que lhe convém e não para a verdade.

    • “Devemos estar prontos a usar a fraude e o engano. Devemos estar prontos a instigar e insuflar a desobediência civil e a desordem. Devemos estar prontos para a negação e o encobrimento da verdade. Podemos e devemos escrever na linguagem que semeia entre as massas o ódio, a rebelião, o menosprezo para aqueles que estão em descordo conosco.”

  • Se o governo do PT fosse competente já estaria monitorando tudo e já saberia quem está por trás disso.

    Com essa estória de republicanismo, de governabilidade, o governo do PT deixou a coisa correr solta e perdeu o controle.

    • E olha que o PT vem perdendo controle mesmo sobre as coisas! A direita está se aproveitando do momento para dar um golpe contra a Democracia e contra a Presidenta Dilma Rousseff. Se nem o PT e nem o governo federal reagirem agora, amanhã poderá ser muito tarde, porque aí Inês é morta!!!

  • No jogo pesado da inteligência , a direita dá banho na esquerda. Sempre deu. Escrúpulos não podem servir de empecilho para o serviço de investigação ...a quem interessa que estejamos vulneráveis? O Brasil engatinha nessa área , o que existe são serviços locais para interesses paroquiais . A lista de fracassos nessa área é enorme : Base de Alcântara , apagões mal explicados , grampos sem áudio , manifestações públicas estranhas , etc , etc ... Paulo Lacerda , Protógenes , De Sanctis , todos afastados de suas funções. Quem ocupou seus lugares ?

    • A coisa vem desde o famigerado cabo anselmo, passando pelo jose serra e sua fala no comicio dos 100 mil em 64, pouco antes do golpe.

    • Não que eu duvide, aliás muito pelo contrário da capacidade de inteligência da direita. Ela está aí, agora já com o rabão de fora em muitos episódios internacionais recentes. Não vejo, no entanto, como ela poderia entrar desacreditando esses movimentos, ainda mais porque é ela quem vem estimulando-os, como forma de minar as instituições e o governo popular do Brasil. Isso aí foi coisa de amador, e dia mais ou menos, estava fadado a acontecer. Aqui no Rio já supúnhamos quem eram e suas motivações, inclusive as político-paroquiais ligadas à sucessão no estado.Já apareceu o Freixo. Hoje, lá numa notinha no O Globo, apareceu mais um. O nome de guerra dele é de um bolo, e o patrão tem o pseudônimo de - em boa linguagem coloquial do português lusitano - pequeno puto. Ora pois...

  • Já disse e repito, corroborando outros comentários:

    OU A DILMA FICA BOLADA E AGE (TROCANDO 0 ZÉ E O PAULO BERNARD) OU ELA SERÁ "E M B O L A D A " !

    • Acho que agora já é tarde... A eleição é amanhã.
      O trem passou... Só espero que ainda dê para correr e agarrá-lo (igual nos faroestes americanos).

  • Tem certas horas que lendo blogs e colunas de ambos os lados, esquerda e reaças, fica difícil concordar com alguns, o que seria muito natural. Hoje, lendo o "tio Rei" (argh!!)achei muito estranho o mesmo dizer que estes bandidos infiltrados nesses black blocks, financiados pelo PT; Achei um verdadeiro absurdo pois só mesmo a candidatura da Dilma iria perder com esta instabilidade política e social. E o próprio reaça-jornalista faz um artigo falando sobre as fadas sininhos do PT. Que ele odeia o PT ou se até é financiado tb por mais alguém por baixo do pano, isso é problema dele mas acreditar nisso, só se for coxinha ou geração Miami, uns bobos que têm saudade do que nem conheceram, pois a grande maioria é de jovens, classe média ou alta, universitários e grandes babacas, que financiam outros mais babacas ainda e pobres que se deixam comprar por uma quentinha ou camiseta ou qualquer outra bobagem.

  • a chave da questao nao esta mais proxima caso se responda a questao:

    'quem indicou, QUEM teria levado esse advogado, e nao outro, ate a defesa dos dois"??
    foi alguens do RJ.. Foi alguens que nao joga no time de sergio cabral.
    desconfiança, so desconfiança.

  • Já estou quase entendendo o caso. Um dos rapazes que mandou o foguete, e matou o jornalista, deixa no ar que os partidos que dao dinheiro sao aqueles que suas bandeiras aparecem nos protestos,pstu,psol..

    Agora por trás das falas do advogado deles, as bandeiras dos tucanos e da sua imprensa aparecem mais que desfraldadas.

    Ontem fiz esta leitura pelos telejonais da vida. Apuremos pois o caso!

    José Emílio Guedes Lages- Belo Horizonte

Related Post