Luis Costa Pinto: democracia, sim; desfaçatez, não

Em artigo no Poder360, o jornalista Luís Costa Pinto coloca nos eixos esta tolice de que defender que o Supremo Tribunal Federal não deve e não pode avançar sobre os demais poderes da República, signifique defender Aécio Neves.

O coxinha “frequentador” do qual, como gosto, se serviram para o golpe de estado merece o que se disser dele e, quem sabe, um pouco mais. Nós, porém, não merecemos uma democracia tutelada por um Judiciário  que, em escala moral, demonstra tão pouco apreço pelo voto que eles, todo-poderosos, não têm.

Reproduzo o final de seu texto. E a íntegra pode ser lida aqui.

Até o momento em que estava ganhando o jogo cujas regras havia escrito, Aécio seguia crendo ser predestinado a ocupar o posto que o avô não conseguira assumir. Mas o neto de Tancredo, como muitos já sabiam, era um embuste: preguiçoso, intelectualmente despreparado, politicamente tosco, sempre foi um velhaco envergando personagem de fina estampa.

Pilhado nas traficâncias da Lava Jato, flagrado em operações diretas de manuseio de dinheiro escuso para enriquecimento pessoal, reincidente em crime diversos, foi afastado do mandato parlamentar no Senado em maio desse ano. No lugar de conter, jogou os colegas numa aventura. Certo dia, impedido de sair de casa pela Justiça, recebeu senadores tucanos em sua casa e, sem avisá-los, postou uma foto constrangedora deles em seu alpendre do Lago Sul. Tendo regressado ao exercício do mandato por força de uma nova decisão judicial, Aécio queria estar de volta ao convívio democrático.

Era vã esperança de quem não filosofa sobre os fatos. Na terça-feira, mais uma decisão do STF, dessa vez colegiada, afastou-o novamente do mandato de senador e lançou o país em crise institucional. Ao cassar, na prática, um mandato parlamentar, o Supremo Tribunal Federal parece ter agido com soberba e extrapolando a regra fundamental de harmonia entre os poderes. Mas ao evitar punir Aécio por meio de seu Conselho de Ética, crendo que o Brasil é habitado por 210 milhões de patetas que engolem suas desfaçatezes, os senadores também exageraram na soberba. Eis o impasse.

O Supremo não pode ser maior que o Senado. Nem menor. O sistema de freios e contrapesos institucionais recomenda que ambas instituições tenham o mesmo tamanho. O Senado terá de negar a cassação informal de Aécio, mas está obrigado a puni-lo. O resguardo da normalidade democrática vale a reação indignada do Parlamento ao avanço desmedido do Judiciário sobre si; o problema é que Aécio não merece ser a bandeira dessa causa democrática.

Aécio é um desqualificado.

 

Fernando Brito:

View Comments (14)

  • Acho que o PT, NESSA, foi extremamente inteligente. A "condenação" do xerécio never era uma pegadinha do stf e bastante lucrativa para o traficante mineiro do Leblon. Vejam bem, o xerécio, politicamente já está destruído. O stf, espertamente, atropelando o senado, protegeu os senadores do desgaste de um enfrentamento que exporia, ainda mais, as contradições intestinas dos golpistas. E, caso o senador fosse licenciado pelo senado para ser julgado pelo stf (hipótese não totalmente impossível face as contradições internas do golpe), aumentaria ainda mais a pressão sobre o supremo. Ou seja, ao dar uma "pena" bem light para o sujeito que foi flagrado dizendo ao telefone que mataria o próprio primo, o stf preservou o xerécio no que lhe resta (não ir para a cadeia), preservou os golpistas de um embate fratricida (ou melhor dizendo, de mais uma guerra entre quadrilhas) e preservou a si próprio. E, de quebra, jogou uma armadilha para a esquerda burra: se reage condenando a decisão fraca do stf, abre brecha para a direita togada dizer implicitamente: "quem são vocês para questionar as nossas ilegalidades, se vocês mesmos agem dentro delas". Concordo com muitos companheiros que o PT se ferrou várias vezes porque se perdeu num ingênuo republicanismo demagógico. Mas desta vez NÃO. Desviou-se do xeque da direita togada. Quem se perde no tabuleiro de xadrez é o demagógico psol e outros grupos oportunistas da "esquerda".

    • O PGR e STF estão fazendo jogo político para a torcida, enquanto Aécio ganha tempo. Senão como explicar Temer denunciado em junho pela mala e Aécio até hoje não foi denunciado pelo mesmo caso de mala simultâneo e com provas de autoria de crime mais explícitas (matar antes de delatar dito de própria voz, demonstrando consciência plena de que está cometendo um crime)? Em vez de denunciar, o PGR repete medidas cautelares (pedido de prisão preventiva pela terceira vez, se não me engano, e o STF as abranda), atrasando a denúncia, o processo e a possível condenação, para Aécio ganhar tempo, deixar esfriar e, quem sabe, um glorioso supremo ministro anular as provas em uma terça-feira de carnaval.

  • Aécio está politicamente morto, apesar de protegido pela (in) justiça curitibana. Nesse rodeio todo, surge agora uma ficha de abertura de conta bancária no Merryl Linch (hoje Julius Bär) assinada por aquela que o Moro absolveu nas falcatruas do Eduardo Cunha: sua mulher Cláudia Cordeiro Cruz. Aquela que não sabia de nada sobre as contas no exterior. 1 milhão de dólares recebidos por Cunha para intermediar a compra, pela Petrobrás, de poço de petróleo na África do Sul, que a força tarefa tenta atribuir ao Lula. Como sempre os golpistas livram a cara dos criminosos para jogar a culpa no Lula. O que mais precisa para os coxinhas entenderem quem rouba esse país?

  • O problema desta história é a infantilidade do PT. Não tinha nada que correr para soltar comunicado nenhum. A direita escrota conspira contra o PT, cala-se diante de tantas arbitrariedades cometidas contra o partido, aproveita-se de mentiras para atacar o partido e aí vem o PT, "republicanamente", soltando comunicado. Eu não nenhum partido escroto de direita defendendo José Dirceu do "não tenho provas contra Dirceu, mas o condeno porque a literatura jurídica permite".

    • Concordo integralmente, Carlos. Esta história de que o pt foi inteligente agindo de forma republicana é arrumar uma explicação esdrúxula depois do que aconteceu. O pt não é dado a agir de forma inteligente mas, sim, ao contrário, agir de forma servil e não se segura quando tem a oportunidade de puxar o saco dos poderosos e inimigos (que ele sempre entendeu como adversários, putz!). Discursos virtuosos não fazem as coisas opacas refletir a luz. O pt pisou feio na bola mais uma vez. Calasse a boca. Ficasse quieto. Não tem que se meter na encrenca dos outros. Eles são brancos, que se virem. É o mesmo que se meter em briga de casal, só dá revertério.

  • São colegas e amigos das baladas . Aécio era o pagão . Não podendo sair a noite , vão gastar do próprio bolso por enquanto , depois ele ressarce .

  • O PT não tinha nada que se meter nessa treta entre os golpistas Aeciopó e o STF. Tinha que ficar de camarote só assistindo a "peleia". Mas Gleisi não se aguentou (igual ao episódio da Miriam Porcão no avião) e jogou o PT no meio da fogueira com sua nota oficial republicana.

    • Foi bem lembrado o episódio daquela funcionária graduada da globo. O PT sofre de Síndrome de Estocolmo.

  • Na minha opinião, o supremo está agindo para salvar a si mesmo, precisam mostrar algum serviço. O Gal. Mourão e compania já cantaram a bola.

  • "Aécio é um desqualificado." Não podemos perder mais tempo falando ou comentando sobre um politico meliante. Irrecuperável como homem público.O país deve deixá-lo de lado e prosseguir.Ele é o maior responsavel pelo caos que estamos passando.Pelo desmonte do estado brasileiro e pela degradação constitucional da sua soberania.É triste tê-lo entre nós.É um traste em figura de gente Deixemo-no para os coxinhas/trouxinhas, afinal, cada seita ou crendice tem o seu santo predileto...

Related Post