Lula: Temer terá seu candidato

As vésperas de começar, amanhã, a terceira etapa de sua caravana pelo Brasil – desta vez no Espírito Santo e no Norte do Rio de Janeiro, descendo até encerrá-la  com um ato no Rio de Janeiro (veja o roteiro ao final do post), Lula deu uma entrevista ao jornal A Tribuna, da capital capixaba, na qual coloca um dado novo na sucessão de 2018: ele acredita que o quadro ainda não está “fechado” e  que “estão procurando um candidato para defender o governo Temer e fingir que é o novo sendo o velho.”

Depois da fuga de Luciano Huck e do 1% de Henrique Meirelles nas pesquisas, isso pode dar  água na boca agora ressecada de João Dória.

Leia a entrevista:

A Tribuna – Como presidente, o senhor adiantou os royalties do petróleo ao Estado. Mais recentemente, um pedido de homenagem ao senhor foi barrado na Assembleia capixaba. Como vê esses dois momentos?
Lula – Nunca fiz política, nem para o Espírito Santo nem para nenhum lugar, para receber homenagem, e sim para melhorar a vida do povo. A Assembleia é soberana. No meu governo, adiantei os royalties porque era importante para o Espírito Santo. Atendi todos os governadores bem, independente do partido, porque representavam os cidadãos dos seus estados.
Hoje, a disputa política se tornou muito exagerada. Plantaram o ódio para dar um golpe na vontade do eleitor. E não vai ser o ódio que irá consertar o Brasil.
Primeiro, não aceitaram o resultado eleitoral de 2014. Parte da classe política e dos meios de comunicação enganaram muita gente dizendo que a vida ia melhorar tirando uma presidente eleita e honesta.
E agora é o povo, em especial o povo trabalhador, que está pagando esse pato: corte de direitos trabalhistas e na Previdência, redução dos investimentos na educação e na saúde, aumento absurdo do gás de cozinha. Estão percebendo que muitos dos que atacavam o PT tinham, na realidade, objetivos contra os trabalhadores e os mais pobres.

Houve pressão de correntes do PT pela saída do partido da base de apoio do governo Paulo Hartung. Como é a relação do senhor hoje com o governador? Ele seria um bom vice na disputa presidencial?
Faz tempo que eu não converso com o governador Hartung, mas, quando ele era governador e eu era presidente, tivemos uma boa relação. A definição de um vice é uma discussão complexa que cabe a cada candidato.

Não teme ser preso e ficar inelegível ano que vem?
Qualquer cidadão que lê o processo, vê que eu não cometi crime nenhum. A sentença do (Sérgio) Moro é incapaz de apontar qualquer ato de corrupção meu. Depois de tudo isso, ele não consegue dizer o que eu teria feito de errado. E reconhece que a propriedade do apartamento é da OAS, tanto que teve que tirar o apartamento da massa falida da empresa. E ainda disse no recurso que não tinha dinheiro desviado da Petrobras. Eu tenho minha vida investigada há 40 anos, reviraram a minha casa, a dos meus filhos e não acharam um real. Eles poderiam ter pedido desculpas. Mas já tinham aparecido no Jornal Nacional, em filme, e não podiam voltar atrás.
O partido que define quem é o candidato ou quem ele irá apoiar. Eu não queria mais ser candidato, mas com tudo que eles vêm fazendo no País, desmontando políticas sociais, vendendo o patrimônio nacional, retirando verbas da saúde e educação, acabando com programas de apoio à agricultura familiar, agora eu quero sim ser presidente, para provar, de novo, que esse País tem jeito.
É preciso dar oportunidades para qualquer criança estudar e alcançar todo o seu potencial, se alimentar e ter uma vida digna. Esse era o rumo em que o Brasil estava, o rumo que ganhou quatro eleições.

Como o senhor analisa a pré-candidatura de Jair Bolsonaro (PSC), a saída de Luciano Huck e a consolidação do nome de Geraldo Alckmin (PSDB) como candidato ao Planalto?
Eu sou a última pessoa que posso questionar a vontade de alguém querer ser candidato a presidente da República, porque eu fui várias vezes, perdi 3 eleições antes de ganhar em 2002. Quem quiser, que se apresente para o debate.
Estão procurando um candidato para defender o governo Temer e fingir que é o novo sendo o velho.

O senhor acredita que o atual governo conseguirá aprovar a reforma da Previdência?
Os mesmos que hoje querem a reforma da Previdência, para sabotar a Dilma, aprovaram em 2015 o fim do fator previdenciário.
Agora, o Temer gastou fortunas para se salvar de duas denúncias no Congresso. O governo está propondo uma isenção bilionária para as empresas estrangeiras que vão explorar o pré-sal. E a reforma trabalhista vai reduzir o ganho do trabalhador e, por consequência, a arrecadação da Previdência. É preciso fazer mudanças na Previdência e eu mesmo fiz em 2003. O que estão propondo não é uma reforma, é uma demolição.

O presidente Temer teria musculatura para concorrer ou apoiar um candidato de peso na eleição presidencial?
Vamos ver. Acho que o Temer tentará, sim, construir uma candidatura até a eleição. O importante é o povo poder decidir livremente.

Fora da política, o que o cidadão Luiz Inácio gosta de fazer nas horas vagas?
Nos fins de semana, eu gosto de assistir a futebol, tanto o brasileiro, onde tive o prazer de ver o meu Corinthians ser campeão, como também gosto de acompanhar os campeonatos europeus. E toda a manhã, 5h30, faço meu exercício: caminhada, musculação, perna, braço. Eu não tinha antes o hábito do exercício físico. Mas nos últimos anos tenho me cuidado mais.

 

O ROTEIRO DA CARAVANA  LULA NO ESPíRITO SANTO E  NO RIO DE JANEIRO

Terça-feira, 05 de dezembro de 2017 – Cariacica 10h – Visita ao campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo e reunião com reitor e diretores Local: Rod. Gov. José Sete, s/n Campos 19h– Atividade de recepção da Caravana no Rio de Janeiro Local: Praça da Câmara

Quarta-feira, 06 de dezembro de 2017 – Campos 9h– Visita ao Polo Avançado do Instituto Federal Fluminense e encontro com reitores e diretores Local: R. Dr. Siqueira, 273 Marica 18h – Ato em Maricá Local: Praça da Igreja Matriz

Quinta-feira, 07 de dezembro de 2017 – Itaborai 9h – Ato no COMPERJ Local: Rodovia Estadual RJ-116, Km 5,2, S/n Duque de Caxias 12h30 – Parada no centro de Duque de Caxias Local: Praça do Relógio Belford Roxo 14h30 – Parada no centro de Belford Roxo Local: Praça Eliaquim Batista Nova Iguaçu 17h – Ato no calçadão de Nova Iguaçu Local: Praça Rui Barbosa

Sexta-feira, 08 de dezembro de 2017   Nova Iguaçu 11h – Visita ao campus de Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Local: Av. Dr. Salles Teixeira, 10 Rio de Janeiro 18h – Encontro com intelectuais 20h – Ato em defesa da educação na concha acústica da UERJ Local: Av. Radial Oeste, Maracanã

Fernando Brito:

View Comments (13)

  • A direita terá seu candidato. O centro terá seu candidato. A esquerda terá seu candidato ou seus candidatos. Não existe nenhuma ameaça ao processo democrático. O que não se pode exigir é que o Poder Judiciário Criminal julgue com base na predileção política da esquerda ou da direita e deixe de aplicar a pena ao criminoso porque este pretende se candidatar a presidente. Estão invertendo a ordem das coisas. O processo eleitoral (não as especulações) iniciará no meio do ano que vem. No momento dos registros, quem estiver elegível se candidate. Não existe ninguém acima da Lei, Fernandinho!

    • Claro que tem gente acima da lei nesse país. A globo e todos os integrantes do partido que você vota sempre,sem contar em muita gente do judiciário que se julga acima das leis.

      Não venha com essa,até porque nem você acredita meio segundo que seja nas suas próprias baboseiras.

    • A vaca foi pro brejo. E foi montada no anjo caído de Curitiba!

  • Força Lula o pais precisa muito de voce principalmente a parte marginalizada do povo.

  • Eu só digo que essa nossa experiência extremamente negativa que estamos vivendo agora,foi totalmente desnecessária,bastava ler alguns livros de história para curar essa doença do golpe de 2016.

    Agora se dos três desembargadores do TRF4 dois deles,porque um já é carta marcada o tal Gebran que é uma vergonha julgar o Lula só perdendo para o compadre dele Sérgio Moro,não colocarem a mão na consciência e pensar na justiça e no Brasil,nós estamos condenados a sofrer pelos próximos 50 anos.Se Lula não for candidato,porque já está eleito,vamos sofrer 50 anos no mínimo.Eu não chegarei aos 50 anos de Inferno Brasil,talvez mais uns 15,mas meus sobrinhos,amiguinhos da idade dele cheios de sonhos e projetos como tenho conversado com muitos deles,jovens de 20,25,30 anos,estarão nos porões do Titanic e não sabem.

    Cuidado infelizes do trf4, trapalhadas da vida como FUX,Gilmar Mendes e cia.O Brasil não é propriedade privada de nenhum tribunal.Será que é muito pedir para vocês que Lula,cujo Doutor Zanin provou que o triplex é da OAS empenhorado para a Caixa Econômica Federal,ou seja Lula é inocente,deixar nós votarmos nele,ganharmos as eleições e Lula consertar o Brasil,já que o homem já comprovou que sabe trabalhar?

    Depois de estuprarem a nossa cidadania em 2016,será que é pedir demais?

    Fora isso,parabéns ao Corinthians multi campeão nacional de futebol,os tradicionais Sport e Vitória por terem ficado na série A e a torcida do Galo que estampou uma faixa com o escândalo Fifa-Globo,que esperamos ver os Irineus em cana logo.Claro que o nosso sonho será realizado mas pelas autoridades internacionais como sabemos.

    • José Ademar, parabéns por acreditar que a geração futura terá maiores dificuldades em viver nesse país caso as forças retrógradas da direita usarem o poder judiciário para cometer arbitrariedades contra os direitos politicos do cidadão Luiz Inacio Lula da Silva no sentido de impedí-lo de ser candidato a presidente da república usando de uma condenação espúria, ilegal e imoral num processo penal desqualificável.Não consigo imaginar o Brasil de amanhã se esse governo canalha e criminoso continuar demolindo as estruturas economicas e sociais do país.Estamos órfãos há algum tempo nem o próprio DEUS até parece ter evitado abençoar o nosso povo por estar envergonhado ao ver parcelas (pobres e analfabetas) da sua população sendo evangelizadas por hostes fundamentalistas de pregadores que vendem a fé usando o santo nome de Jesus Cristo e cada vez mais, sempre, envolvidos com a politicagem rasteira, fisiológica e de braços dados com politicos bandidos e financiadores corruptos objetivando desviar recursos públicos para suas obras faraônicas e projetos de poder.

  • VIDA LONGA AO PRESIDENTE LULA!!!!!!!!!!!!!MAIOR CABO ELEITORAL DO BRASIL!!!!somente o PRESIDENTE GETULIO DORNELES VARGAS O OMBREOU NA ARTE EM FAZER POLITICA!!avisem o morinho e companhias..............LULA 2018 , ou quem ,ELE APOIAR!!!

  • "É preciso fazer mudanças na Previdência e eu mesmo fiz em 2003."

    E fez com a mesma justificativa de Temer: combater os déficits (sic) e os privilegiados (sic).

    Tanto a reforma do Lula como a do atual presidente (sic) abusaram de dados falaciosos para prejudicar uma classe média em benefício do sistema financeiro internacional.

  • Aviso ao pessoal da Farsa Jato.
    Todo Titanic encontra um dia o seu iceberg.
    O deles é o iceberg Tacla Duran!

  • Cadê o áudio so Zucolotto com moro? Vaza logo. O Brasil precisa saber.

Related Post