Lula aos blogueiros. Onde está a notícia? Na economia…

Como tinha prometido, volto à entrevista de Lula, hoje, para falar do seu conteúdo.

Sob o aspecto político-judicial (triste ter de tratar da política judicializada como está, com o futuro do país submetido à ilegitimidade política do único poder sem-voto da República) houve pouca novidade.

O dado novo já estava dado, com a entrada de Nilo Batista na defesa do ex-presidente, que significa, ao mesmo tempo, uma postura ativa e profissionalmente prudente que, combinada ao novo ânimo lulista – “vou processar todo mundo (que o caluniar)”.

A reafirmação na crença de uma recuperação do PT, embora possível e ser dever como presidente de honra do partido proclamar também não é o que está em questão. Lula é maior do que o PT e 2018 pode ser bem sucedido  sem que o PT seja – e nunca foi – a única força a sustentá-lo.

O novo na entrevista de Lula foi a economia.

Nela, Lula foi explícito, direto:

” O que nós estamos vendo: se em algum momento se acreditou que fazendo discurso para o mercado a gente ia melhorar, o que a gente percebeu é que não conseguimos ganhar uma pessoa do mercado. Nem o Levy, que era representante do mercado no Ministério da Fazenda, não virou governo. Não ganhamos ninguém e perdemos a nossa gente. (…) em algum momento neste mês vão precisar anunciar alguma coisa para a sociedade brasileira. Então o Levy saiu, e o que vai mudar?”

E que tipo de “alguma coisa” pensa Lula que será anunciada?

“O que a gente percebe é que tá faltando crédito, financiamento. Penso que a presidenta e o (Nélson) Barbosa precisam pensar, não sei pra quando, uma forte política de crédito para investimento e para consumo.”

“Infraestrutura é central, não apenas ferrovias, mas muitas coisas que você precisa investir. Eu se fosse a Dilma, fazia como os russos: chamava a China e pactuava um grande projeto de investimentos e dava como garantia o petróleo. Eles precisam e nós temos. Uma crise cria a oportunidade que você faça tudo que não dá para fazer na normalidade”.

Reforma na previdência e aumento de impostos, ambos necessários, são partos encruados: demoram meses e provocam dores políticas de alta intensidade.

Lula pensa em respostas rápidas, embora não radicais .

“Tem de ter uma política de financiamento de infraestrutura com mais rapidez, e o consumo. Se não tem consumo, ninguém investe. Poderia se tentar ver como está o crédito consignado e fazer uma forte política de crédito consignado, acertado com o movimento sindical e os empresários.

Se a gente fizer tudo isso, a gente faz a roda da economia girar. Aí o governo vai arrecadar mais, e ter mais capacidade de investimento”.

Está aí, para mim, a parte “pouco ouvida” e “pouco lida” da entrevista de Lula.

Fernando Brito:

View Comments (19)

  • Acho mais ainda.Com a paralisação de obras pelas empresas que a MATA A JATO resolveu matar,para atrapalhar o governo,devemos procurar os chineses,russos,indianos e sul-africanos,e contratar suas empresas no ramo de construção de infraestrutura,para contrata-las e pagar com soja,petróleo e o que for.Os chineses estão de olho na energia eólica no Brasil.Os russos tem empresas que estão construindo ferrovias na China.Os chineses estão voltados,hoje,para seu mercado interno,e o que temos para ofertar aos chineses,que lá eles não produzem?Os indianos tem uma população ,de mais de um bilhão de pessoas,que consomem.O que temos para vender para eles?Os sul-africanos,são consumidores por excelência,e tem reservas monetárias invejáveis.O que temos para vender para eles? Ou seja,vamos IMPLEMENTAR OS BRICS.!

    • Exelente marco,
      Assim que os agentes da obscuridade te atacam e porque esta fazendo(falando) as coisas certas. Parabens celebre amigo....

  • Manteguismo à vista. Querem acabar com as contas do país mais ainda.

    • Isso é o Brahma jogando para a torcida, tentando insinuar que o desastre petista é culpa da Dilma e não dele, que colheu o que outros plantaram e plantou o que a sua subordinada colhe agora. A verdadeira mensagem do encontro foi a de que ele vai para cima dos "inimigos". E o alvo não foram os jornalistas, a maioria já submissa ao petismo, mas sim os delatores que podem botá-lo em cana. E aí Delcídio? E aí Cerveró? E aí Marcondes e Mautone? Vão encarar? Coisa para se pensar num 20 de janeiro, data escolhida pelo Lula para falar aos seus blogueiros e - coincidência - aniversário do assassinato do Celso Daniel

      • eh! já fazem quase 30 anos que tão caçando o Lula e nada, ele é bom mesmo. agora experimenta por o MPF, a JF e o PIG(dá forma que fazem pra pegar o Lula) pra caçar o FHC e seus malandrinhos pra ver o q q vira...

        • Vc se enganou. Há três décadas o Lula era só um sindicalista que dava entrevistas contando suas aventuras sexuais com animais. Quem foi investigado em 14 anos de domínio petista sem nada acharem foi o FHC.

          • sempre será esse o problema dois pesos e duas medidas mas fica na tua e torça pro time que quiser mas respeite a torcida contrária... quando passar para algo mais concreto como o que será para o nosso País voltamos!

          • O "mais concreto" já está lá em cima. Só corrigi tua visão distorcida da importância do Lula no passado e de quem comanda o país ultimamente, momeando advogados do partido como ministros do STF, etc.

          • Tu és doente, retardado ou é pura má-fé? Dizer que em 14 anos fhc foi investigado é o cúmulo da desonestidade. Tu bem sabes que nesta polícia, mpf, pgr e tais quem é investigado é somente gente deste governo. Fhc nunca foi importunado por estes repuyblicanos de agora, muito menos pelos engavetadores de outrora. Tu bem sabes disso. E vem aqui posar de gente de bem. Bastou um delator boca grande abrir o bico e já vem um monte de suspeitas contra o fhc. Sem contar o vídeo do chato do aécio cobrando a propina. Contra Lula e seus filhos o que se vê são ilações, suposições e desejos de que sejam enquadrados em alguma destas mentiras. Tu também sabes disso. E vem aqui posar de bom moço. Haja paciência. Vai incomodar o cachorro da vizinha da tua avó!

    • É muito triste ler comentários dos bovinos.
      Bovinos criados pela mídia para viabilizar sua tentativa desesperada de chegar ao cofre...E enfiar as mãos nele.
      A verdade:
      A polícia federal e o MP jamais investigaram tucanos, independente de quem esteja no poder.
      Vamos aos escândalos, começando pelos maiores: BankBoston, Banestado, PROER, SIVAM, SUDAM, SUDENE , MENSALÂO e etc., etc... QUAIS DESTES ESCÂNDALOS FORAM INVESTIGADOS? DESAFIO UM BOVINO A DIZER O NOME DE 1 TUCANO ENCARCERADO.
      Durante o período que o PSDB foi governo, mais de 2 trilhões de reais foram expatriados ilegalmente, 36 milhões de pessoas foram atiradas na miséria e o Brasil quebrou 3 vezes.
      Somente um bovino pode negar a verdade.

  • Incentivar o consumo é uma saída. A única oferecida pelo Governo Lula pra fazer crescer a economia. Já ouvi muita gente criticando justamente a falta de investimento em infraestrutura e o abandono do setor industrial. Tudo bem, é a crise. Precisa fazer dinheiro, mas o que dizer da "Pátria educadora" que ainda não foi devidamente implementada? E as consequências a médio e curto prazo para o ambiente, para demandas como a concentração de renda e de terras? O Bolsa família dá conta disto? Tanto se falou que o não investimento em produção industrial foi uma falha do Governo Lula, e ainda vão insistir na tese de que cidadania é consumo? Damos aos chineses o petróleo, a soja em troca de investimentos e incentivo ao consumo. Não vamos continuar dependendo apenas da economia de mercado com isto? Lula foi ovacionado por todos justamente por ampliar o poder de consumo do brasileiro. Mas, onde isto vai parar? Em sua eleição no próximo pleito? No PT no poder sem atender às demandas de sua base política? Parece que o ex-presidente vai tentar repetir a dose do que foi feito sem fazer os avanços necessários. Não acho correto pensar no eleitor apenas como um consumidor descontente. A base política que está faltando à Dilma pra desenrolar a política não passa pela questão da economia, apenas. Já vimos que isto não garantiu a segurança de seu mandato nem o cumprimento de seu projeto de governo. A economia não vai tão mal assim, como demonstra o próprio Fernando Brito todos os dias. Enfim, não me agradou a fala do Lula. Embora fique feliz por sua sinceridade. Vamos ver na campanha se o discurso vai ser este. Se vier falando de demandas sociais e do combate à continuidade das práticas tucanas em seu governo, vai ficar difícil acreditar.

    • Você está certo. E compromissos com a China têm que ser cuidadosos para que em troca não nos sufoquem comercialmente. Mas precisamos demais de uma saída de emergência, senão de qualquer maneira morreremos sufocados e aí, então, tudo estará perdido. Que não se perca então de vista a grande conquista que veio com a crise: A morte da defasagem cambial. Se conseguirmos manter isso, o aumento do consumo será uma bênção. Além do comércio bombar, quase toda a demanda interna poderá ser suprida pelo renascimento da indústria nacional.

    • Apenas relembrando: a desindustrialização não começou agora. Foi desde ante do fhc. Políticas de câmbio equivocadas, incentivos mal elaborados e por aí vai. Este governo errou em não corrigir estas falhas. Agora temos que correr atrás da máquina e o câmbio na situação atual está se aproximando de valores mais competitivos. Sem contar os juros, um absurdo que governo nenhum tem coragem de peitar o tal deus mercado, esse ser onipresente e invisível que comanda a orda de imbecis que são prejudicados e ainda defendem esta corja. Apesar de tudo isso, podem ter certeza que com o rei do pó royal seria muito pior.

      • Não tenho dúvidas de que o PSDB no poder seria terra arrasada sem chance de recuperação a longo prazo. Mas, queria aqui sugerir o texto do Azenha sobre esta mesma entrevista. Ele atenta também pro fato de Lula (assim como Dilma) ficar com um pé em cada canoa, pendendo pra esquerda durante a campanha e pra direita durante o mandato. Chega, né? Três vezes é o bastante pra saber que o PT e o Lula não vão ceder às demandas sociais e à premência das reformas estruturais. Ou muda, ou muda. Achei grave o que ele disse - não está citado aqui no texto do Brito - que a militância e os movimentos sociais são ótimos porque "são os que menos pedem e mais colaboram". Esqueceu de dizer que são os que menos conquistam, também. Foi uma rateada do Lula (e sempre fala mais do que deveria, felizmente) que deixa brecha pra uma grande discussão. O pescoço da esquerda é mole, se sujeita a rédea de liderança com facilidade. Mas, se é a cabeça quem comanda, o pescoço deveria dar-lhe a direção, não é mesmo? Lula se guia pelo que seus olhos enxergam. E ele tem o olho maior que a barriga.

  • É muito engraçado assistir o desespero e ódio exalados pelos coxinhas fascistóides a cada fala do Lula. Ficam bradando que ele está morto politicamente, que o PT acabou, etc.Ma se isso fosse verdade, por qual motivo destinariam tanto ódio e atenção a ele? A resposta é que os golpistas sabem que se ele for candidato em 2018 não tem pra ninguém, daí toda essa armação da vaza-jato para envolver o nome dele. Não passa de uma atitude desesperada de quem sabe que, no voto, irá perder novamente.

    • Os coxinhas pensam que sua missão suprema neste mundo é cercar o governo dos trabalhadores e ir apertando até fazê-lo morrer. Sempre que alguém expõe como romper tal cerco, eles reagem de forma desesperada. Teve até um ai que falou que 60% dos consumidores do Brasil estão no SPC, e não poderiam aproveitar mais crédito. Uma mistura de apreensão infantil da realidade com desejo incontido de explodir tudo.

    • E isso ai, mauricio e tomas..a histeria dos coxinhas e exacerbada cada vez que Lula se expressa..

Related Post