Vencida a votação da reforma orçamentária e aprovadas suas contas de campanha, espera-se que Dilma Rousseff, finalmente, assuma uma postura mais ofensiva na política.
O que consiste, agora, em começar a designar as peças com quem fará este jogo.
Os ministros da política.
Os da conciliação e os do enfrentamento.
Os que façam debate político que Lula pediu ontem, no Congresso do PT.
E tirem o governo da defensiva, sobretudo na questão das denúncias de corrupção, como fez ontem o ex-Presidente:
“A delação premiada é um instrumento criado por nós. O portal da transparência fomos nós que criamos. A Lei do Acesso à Informação fomos nós que criamos. A Controladoria Geral da República fomos nós que criamos e demos autonomia. O Ministério Público nunca teve tanta autonomia. A Polícia Federal nunca teve tanto pessoal contratado para investigar”
E Lula foi além, porque percebeu que se forma, outra vez, aqui e no mundo inteiro, “uma doutrina contra a ascensão dos que nunca tiveram vez nem voz”. E disse, com todas as letras, que agora compreende o que fizeram contra Getúlio Vargas e João Goulart e que “agora a bola da vez somos nós”.
E que o único remédio para isso é a luta política.
Sem provocação, sem radicalismo e sobretudo sem transformar o que é correto, mas acessório, do que é central e decisivo.
Mas com firmeza na polêmica.
View Comments (23)
Debate político e não "puxar a faca" como está na chamado esdrúxula e canalha do ig/Kenedy.
Queridíssimo Lula! Cobre da nossa também querida Presidenta, a indicação dos Ministros da Política, não se esquecendo do Porta Voz da Presidência.
E obrigada, Fernando Brito, pelo espaço e pelos posts excelentes que sempre nos presenteia!
Tem que chamar mesmo, demorou FFBB! Bob Fernandes em http://refazenda2010.blogspot.com.br/
Brito,
tínhamos que estudar uma ampliação do seu trabalho, não se associando-o a outros.
Por que você é linha de frente nessa história!
mas colocar gente trabalhando com você, aprendendo e aumentando seu potencial de comunicação.
Se um dia você tiver uma idéia dessa, e precisar de um capital inicial tenho minha poupança de trabalhador como pequena contribuição, e invisto por que tenho o palpite que vai dar retorno!
Um abraço!
errata: não sei se o associando a outros blogueiros, ou outra possibilidade.
Concordo com o Salgado: seria ótimo se o Brito ampliasse o Tijolaço com uma equipe de trabalho maior e tão séria quanto ele. Se isso for possível, mesmo que em médio e longo prazo, então vale a pena ser feito.
Alô, alô, Dilma, hora de acordar e levantar!
QUE DESRESPEITO A SERVIÇO DO INIMIGO
Falar é fácil. O sr. Lula é uma liderança carismática e que atrai holofotes pelo seu posicionamento e história de vida, mas o que é que ele fez pela politização da sociedade? Seus 8 anos de governo foram dos melhores que a nação já viu, mas vejamos, agora em 2014, quase 2015, onde estão as preocupações da população? Ano passado o estouro surgiu de 20 míseros centavos! Se compararmos com as reivindicações das diretas, das grandes greves etc, podemos afirmar com certeza que o brasileiro chegou a um nível de alienação alarmante.
Tudo porque o PiG deitou e rolou, com a bênção do Palocci inclusive, que salvou a Globo.
Repito: falar é muito fácil, sr. Lula...
Os políticos têm o dom da hipocrisia. O Lula perguntar onde estão os intelectuais que antes militavam no PT é simplesmente uma infâmia. Alguns considerados intelectuais têm mais senso crítico porque possuem, eventualmente, mais conhecimento que os outros. Diante da vergonhosa desenvoltura do PT com a medíocre atuação política, o desconcertante apego à doença infantil do republicanismo e esta verdadeira formação de quadrilha que é a governabilidade, entregando todos os sonhos de mudança para aquilo que há de pior e mais antigo na política brasileira que é a ideologia do balcão de negócios de PMDB, os intelectuais viraram as costas, Sr. Lula, abandonaram a militância por pura desilusão. Hoje não adiante chamar de volta a militância. O PT é que tem que se transformar numa nova versão do que foi antigamente, convencer as pessoas de seu caráter bravamente ideológico e politizado para conquistar de novo os corações e as mentes. Muda o PT, renasça com outro caráter que não seja mais a covardia que tanto o caracteriza no momento e a velha e uma nova militância ressurgirá.
QUEM SE HABILITA A FAZER UMA LISTA DE DEZ NOMES DE INTELECTUAIS DE RESPEITO NESTE PAÍS?
QUAL A INFLUENCIA DESSES "INTELECTUAIS" NO DESTINO DE NOSSO POVO?
"E que o único remédio para isso é a luta política.": bem, penso que o único remédio é a REGULAÇÃO DA MÍDIA...
Porque, todos sabemos, é por ela que o povo obtém informações, no mais das vezes distorcidas ou selecionadas de acordo com os critérios golpistas de sempre...
De nada valerá que o Governo faça mundos e fundos se a mídia não os destacar em seus horários nobres..
Pior ainda, se apenas destacar o que FALTA cumprir ou fazer; é dessa forma que o povo é induzido a pensar que o Governo nada faz de positivo...
Sem REGULAÇÃO DA MÍDIA tudo esforço será mero gelo enxugado...
CONCORDO COM O EMBATE POLÍTICO.....ACHO QUE O PT DEVERIA SR. LULA VOLTAR ÀS SUAS ORIGENS....RETORNAR E OUVIR AS SUAS BASES....FAZER UM GOVERNO MAIS À ESQUERDA E GOVERNAR COM OS MOVIMENTOS SOCIAS....A GRANDE VERDADE É QUE O PARTIDO DOS TRABALHADORES PRECISA SE REINVENTAR.....ALGUMAS BANDEIRAS DEFENDIDAS NO PASSADO FORAM ESQUECIDAS EM NOME DA TAL"GOVERNABILIDADE" ....POIS, INFELIZMENTE NESSE SISTEMA POLÍTICO QUE HOJE TEMOS AS ALIANÇAS SÃO FEITAS COM ANJOS E DEMÔNIOS QUE FORMAM UMA BASE PARA DAR SUPORTE AO GOVERNO....DAÍ MUITAS VEZES SÃO FEITAS ALIANÇAS ESDRÚXULAS...ORA!O SUSTO QUE O PARTIDO TOMOU RECENTEMENTE NESTAS ELEIÇÕES ESPERO QUE TENHA SERVIDO DE LIÇÃO....REPITO: O PT TEM QUE REINVENTAR-SE ....