O antigo ditado popular dizia que de pata de cavalo, barriga de grávida e de cabeça de juiz, ninguém podias adivinhar o que viria. A tecnologia tirou as grávidas desta lista e, ao que tudo indica, a Lava Jato deixou sozinhas as patas de cavalo no campo das incertezas.
O julgamento do habeas corpus apresentado pela defesa de Lula, hoje, no Superior Tribunal de Justiça tem tudo para ser outra das muitas sentenças anunciadas que esperam o ex-presidente em cada um dos processos que esporularam, com motivos obscuros ou irrelevantes, andando ao ritmo de lebres. Outros, com alvos de bico grande , arrastam-se a passos de cágado, mesmo com gravações, dinheiro transferido em malas ou encontrado em contas bancárias.
Não, o processo contra Lula, alvo de centenas de reparos e críticas de toda a comunidade jurídica, é “tecnicamente perfeito” por um par de razões: é contra Lula e é de Sérgio Moro, o deus vingador, com seu olhar vazio e rosto fero.
A vontade do rei é a lei e há bem poucos juízes nesta Berlim.
A Constituição, afinal, tem a inútil frase afirmando que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”, que já não vem ao caso, de tão clara. Tal não alcança o notório saber jurídico dos nossos magistrados, tomados de um fetichismo punitivo seletivo, onde a lei é só a sua vontade de, como em séculos que se julgava distantes, “exemplar” o ex-rei em praça pública, muitos deles depois de terem se valido de seus favores.
Enquanto isso, o Supremo Tribunal Federal, ainda que desconfortável, silencia sob o jugo de uma presidente que gagueja com Aécio Neves, mas ruge com Lula.
Triste país onde a última trincheira dos direitos dos cidadãos virou o patíbulo das garantias individuais.
A uma sentença política dificilmente se corrigirá senão pela política, na qual mergulharam os tribunais, com toga, com tudo.
View Comments (20)
O negócio do STF é dar Habeas Corpus para o Gegê do Mangue poder fugir e não aparecer no próprio julgamento duas semanas depois. O judiciário brasileiro é um obstruidor da justiça ...
O pior de tudo é vamos assistir a este desfecho e não vamos fazer nada, vamos ver Lula ser preso e ninguém moverá uma palha para ajuda-lo. Aliás alguns "amigos" já abandonaram Lula, gente do naipe de Ciro Gomes, Manuela D'Avila e agora o Boulos abandonam Lula para se lançar numa aventura presidencial sem ter a mínima chance de vencer e dividindo ainda mais nossas já enfraquecidas forças. Como estão dizendo o pessoal do Duplo Expresso, estamos apenas narrando derrotas, e olha que é uma derrota atrás da outra, e tudo se encaminha para perda total da batalha. Fico pensando o que será da esquerda após essa derrota devastadora, se não estamos nos mobilizando agora para impedir a derrota, o que fará depois que tudo estiver perdido..,
O erro mais grave do Sr presidente se é que podemos chamar de erro, foi encarar de frente o império do Norte se não vejamos, ele exigia respeito para com a Nação Brasil, aí a resposta em pouquíssimo tempo foi destruído toda a infraestrutura da Nação Continental quase 30 milhões de pessoas jogadas na sarjeta incluídas as classes pela o maior líder sempre lutou, e não foram os marines como no Vietnã, foi um brasilis e toda uma equipe bem treinada e alimentada com dinheiro real, é surreal salvador dali se perdeu-se essa, e agora os ditos jornalistas e suas câmeras parecendo AK47, aguardam a hora da entrega, como diz o poeta para compor um bom samba é preciso um pouco de tristeza. E está hora é muito triste sarava!!!
Salve Vinicios, salve Cartola, salve mestre Tom Jobim.
O pior disso tudo não é apenas que o STF está burlando a constituição que deveria proteger, está violando cláusula pétrea dos direitos e garantias fundamentais que nem o Congresso Nacional pode mudar através de emenda. Só uma constituinte com poder originário.
É a cristalização do Estado de Exceção, do Golpe, da Destruição do Brasil, da Vítória do Esgoto, dos Maçons, dos Tucanos, dos racistas, dos escravocratas, dos reaças, dos covardes, dos traidores. O que une essa vara de seres abjetos é fato que nunca, jamais ganhariam nada obedencendo as regras. E se nos roubaram quebrando as regras, isso é salvo conduto para que os tratemos sem regras. Ou não?
O mais estranho de tudo é que o princípio da presunção da inocência, sendo cláusula pétrea, portanto não sendo passível de alteração nem por emenda constitucional, pelo poder competente para alterá-la (Legislativo), está sendo violada por quem não tem poder para legislar, que só deve aplicá-la, que é o Poder Judiciário. O direito virou um faz de conta, infelizmente....
Ministros indicados por puro republicanismo de Lula morrem de medo de serem associados ao PT. São reféns da mídia pelo simples fato de terem sido colocados lá pelo PT. Agora, precisam mostrar que estão acima do PT, nem que para isso precisem se colocar acima da constituição.
Ao menos agora existe uma justificativa pragmática para indicar apenas pessoas com afinidade política, como sempre foi antes e depois do PT.
Justissa lojista, simplesmente. Essa é a discussão que tem que ser feita, mas até jornalistas correm.dela como baratas fugindo do chinelo, talvez lojistas eles próprios, até no reino unido estao abrindo os olhos........
O que dizia a voz do povo era um pouco diferente: De bunda de nenê e de cabeça de juiz já se sabe o que sai, o que não se sabe é quando...
Do ódio do bandidos de toga contra o "nine"...JK tambem foi acusado de ser ladrão e de ter apto...
Além do ódio de classe, por se acharem como parte ou pelo serviçais da Casa Grande, para o que são bem remunerados, os juizes jamais perdoaram Lula por ter o presidente criado o CNJ, que permitiu um autocontrole minimo do Judiciario. Quando da Constituinte de 88, o Judiciário, com moral zero por ter apoiado a ditadura militar, mesmo assim, com a ajuda do Centrão, conseguiu barrar a criação do CNJ, o que Lula terminou conseguindo tempos depois.