Lula: a elite brasileira não suporta a democracia. Assista


O Lula que falou hoje no do seminário “Democracia e Justiça Social” da Aliança Progressista, uma organização que reúne partidos progressistas, democráticos, social-democratas, socialistas e trabalhistas da Europa, África, Ásia e América Latina rinha o rosto e a voz visivelmente cansados.

Não apenas pela atividade política que tem consumido cada segundo nos últimos tempos,  mas, sobretudo, pela tristeza que dá ver um país que há cinco anos celebrava seu renascimento estar sendo reduzido a uma república de bananas.

Se cansado, porém, ainda mais lúcido, depois de tantas e tão amargas decepções da tentativa – sempre generosa e muitas vezes ingênua – de achar que o sonho de um grande Brasil seria capaz de nos unir.

A frase que abre o trecho do vídeo é uma amarga confissão: de fé e de dor: “a elite brasileira não suporta 28 anos de democracia”.

Com seus erros e acertos, foi ela que fez nosso país andar para a frente, Conversei, agora há pouco, com um pequeno produtor de roupas, penando as dificuldades do setor. Ele me disse:”eu sei, minha folha era 15% do meu faturamento, agora é 25%, Mas também sei que continua sendo um salário de fome…”

Isso bastaria para que os nossos empresários  tivessem uma visão de país.

Mas, infelizmente, não têm.

Veja um trecho do discurso de Lula no seminário. E, logo abaixo, em áudio, toda a sua intervenção.

Viveremos dias duros, muito duros.

E o front decisivo desta batalha é a comunicação.

Lula diz, com precisão: aqui no Brasil, neste momento, não existe partido de oposição. Existe uma imprensa ideologicamente definida”. Não nos seus editoriais, mas no trato da informação.

Fernando Brito:

View Comments (45)

  • Quem anda de jatinho, se hospeda em hotéis de luxo e cobra 200 mil por palestra, pra mim, é elite.

    • Para mim, elite é gente quatrocentona, dona de complexos industriais ou agroindustriais, bancários ou que possuem concessões de exploração "vitalícias" da infraestrutura, como as comunicações, p.ex. Gente que acumulou muito dinheiro e terras, ainda por benesses imperiais. Gente de sangue azul, que nada tem a ver com o "calango de nove dedos" como o Ernestin (o imbecil mal-intencionado) costuma chamar.
      Elite é quem não gosta de povo.
      Elite é de quem o povo não se achega...
      Chamar Lula de elite é uma completa falta de noção do processo de dominação histórica das oligarquias no Brasil. É o atestado de que faltou nas aulas de História do Brasil, na escola (ou a escola era em São Paulo...).
      Ou, é apenas uma visão rasa e curta, que acompanha a manada à soldo ou os recalcados e medíocres cuja mente estreita não consegue conceber a ascensão de um operário ao maior posto do país.

    • Cara, o teu cérebro é assim estreito mesmo ou o efeito das drogas não te permite ver além das abobrinhas vomitadas pela rede esgoto ? By the way, só quem dirigiu o gigante brasileiro durante 8 anos e saiu com 80% de aprovação pode dar palestras ganhando o mesmo que Clinton. Isso é fruto de competência, inteligência e habilidade política admirada no mundo inteiro. Mas querer que alguém como vc compreenda o óbvio parece quase missão impossível.

  • Só o sobrenome iguala os dois Brito: enquanto um é altaneiro, brasileiro até a medula, politizado, militante das causas justa.... o outro...mas ninguém é prefeito. Viva o retirante Lula, o maior líder que o Brasil pode produzir e venerado em qualquer canto do mundo!

  • DEMoTucano relator pau mandado do [Aécio] ‘Never’: mais um fascigolpista vulgar ‘moralista sem moral alguma’!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Policial investigado na Lava Jato citou Anastasia em depoimento, diz jornal

    08/01/2015 12h21

    Ex-governador de Minas Gerais, o senador eleito Antonio Anastasia (PSDB-MG) foi mencionado em depoimento da Operação Lava Jato como suposto beneficiário de propina do esquema de corrupção comandado pelo doleiro Alberto Youssef, segundo reportagem publicada nesta quinta-feira (8) pelo jornal “Folha de S.Paulo”. De acordo com a publicação, o policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido como “Careca”, revelou à Polícia Federal (PF) que entregou R$ 1 milhão nas mãos de Anastasia na época em que o tucano disputava o governo mineiro.
    (…)

    FONTE, pasme: Do G1, em Brasília
    http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2015/01/policial-preso-na-lava-jato-citou-anastasia-em-depoimento-diz-jornal.html

  • Alguém sabe aonde é a sede do golpe? Podíamos fazer uma manifestação monstro em frente á sede do golpe. Aonde será?

  • “Se Rodrigo Janot não denunciar o Aécio Neves nem abrir investigação, vou encaminhar denúncia ao Senado por crime de responsabilidade”
    Por jornalista Marco Aurélio Carone - preso pela milícia do ex-governador Aécio Neves

    25 de março de 2015 às 21h18

    Por conspícua e impávida jornalista Conceição Lemes

    Na quinta-feira passada 19, os deputados Rogério Correia (estadual), Padre João e Adelmo Leão (federais), todos do PT de Minas Gerais, entregaram à Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, provas para abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) nas investigações da Operação Lava Jato.
    Aécio foi citado explicitamente na delação premiada do doleiro Alberto Youssef. Entre outras coisas, o doleiro disse “ter conhecimento” de que Aécio, na época em que era deputado federal, estaria recebendo recursos desviados de Furnas “através de sua irmã” (aqui e aqui). Também que Aécio operava a diretoria de Furnas “em comum acordo” com o PP, do ex-deputado federal José Janene, já falecido.
    (...)
    Entre os documentos entregues agora está uma notificação do jornalista Marco Aurélio Carone ao procurador-geral da República sobre a Lista de Furnas.
    “Absurda a postura do PGR de nem ao menos abrir investigação”, diz, indignado, Carone ao Viomundo. “A delação de Youssef confirma a denúncia feita em 2012 pela procuradora federal Andrea Bayão.”
    Na notificação (na íntegra, ao final), Carone requer a Janot que ofereça denúncia contra o Aécio Neves, de acordo com os inquéritos do mensalão tucano e a Lista de Furnas. Ou abra uma investigação como fez com outros envolvidos na Lava Jato.
    “Se o PGR não cumprir o seu dever constitucional, vou encaminhar denúncia ao Senado por crime de responsabilidade, com base na lei 1.079, de 10 de abril de 1950, artigo 40”, observa Carone. “Isso pode abrir caminho para o pedido de seu impeachment.”
    PRISÃO “FOI PARA SE GARANTIR DE QUE NÃO PUBLICARIA QUALQUER DENÚNCIA CONTRA AÉCIO”
    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/carone-se-o-pgr-nao-oferecer-denuncia-contra-aecio-nem-abrir-investigacao-vou-encaminhar-denuncia-ao-senado-por-crime-de-responsabilidade.html

  • É realmente triste e desanimador ver o Brasil como está. Ridicularizado pelo resto do mundo pela esperteza de alguns. Nós que achávamos que tínhamos uma democracia, sofremos às nossas vistas, sem que nada possamos fazer, um duro golpe. E o pior, com a participação de parte do nosso judiciário que deveria ser o guardião da nossa Lei Maior. Triste demais é ver parte do STF e o seu partidarismo explícito, arrogante, quem sabe cúmplice dessa sórdida página do nosso país. Só nos resta torcer para que estes golpistas não alterem a lei que trata de nossas eleições presidenciais, e que possamos votar, sim, em 2018, para colocarmos quem escolhermos. Mas com tudo isso que está acontecendo, acho que teremos mais golpes por aí.
    E para quem acha até hoje, de tanto ler Veja e assistir Globo, que Lula é o maior milionário do mundo, saiba que depois desse judiciário partidário virá-lo de cabeça para baixo e sacudir, acharam apenas um apartamento que não é seu e um sítio que também não é seu. Contas nos paraísos fiscais, listas da Odebrechet, Furnas, mensalão mineiro caducado, não é com Lula, não mesmo.

  • Só existe um Supremo que poderá nos salvar desta barafunda maldita que nos encontramos. Qual será? Estou perdendo a esperança na suprema justiça dos homens, representado em nosso país pelo Supremo Tribunal Federal. Só nós resta o outro Supremo, o Deus do Universo. Devemos pedir a ele a tao esperada justica que os poderosos insistem em nos negar.

  • os canalhas nazigolpistas daqui querem reproduzir o que os estadunidenses pensam acerca de 'nois':
    a premissa de que 'nois' somos 'cucarachas', baratas na leitura dos gringos imperialistas e covardes sanguinários...

    GREVE GERAL JÁ passou da hora!
    E em paralelo o honesto, leal, sapiente e impávido povo trabalhador nas ruas...
    Do contrário, 'nois' não mais teremos 'amanhãs'!
    Complexo assim!

Related Post