Lula, no palanque do Moro

Não é possível prever o que se passará amanhã, no interrogatório de Sérgio Moro a Lula, exceto que será um ato político.

Não apenas porque Lula é um político 24 horas por dia como porque Sérgio Moro politizou uma investigação que, em outras instâncias foi, simplesmente, arquivada por insuficiência de materialidade.

Até porque, mesmo que se admita que o casal Lula tivesse a intenção de comprar, com ou sem favorecimento, o imóvel do Guarujá, não o fez e a lei penal não pode punir “intenções”, seja elas quais forem, quando não se materializam.

Sérgio Moro preparou meticulosamente a arena onde irá enfrentar Lula, inclusive com um adiamento – negado a Lula – que lhe permitiu levar uma chusma de acusados e condenados  loucos para mitigarem suas penas em troca de acusações genéricas, que dispensam documentos ou provas materiais, ficando no genérico “eu sei que ele sabia”.

Tanto esmero, porém, pode se voltar contra ele, porque abre a Lula a possibilidade de argumentar que foram coagidas a apresentar fantasias para que pudessem “merecer” a indulgência do juiz e do MP.

Moro deu ainda outro passo em falso, há dois dias, quando resolveu gravar um vídeo “convocando” os “apoiadores da Lava Jato”a não comparecerem a Curitiba. Tirando uma dúzia de fanáticos e os provocadores, não se sabe que manifestações seriam, mas seriam poucas.

O evento “Vigília pela Lava Jato”, promovido hoje à noite pelo MBL do Kim, tinha, no momento em que escrevo o post, 187 interessados e 127 pessoas confirmadas, isto no país inteiro.

A atitude de Moro foi tão pueril, expondo sua parcialidade que até o Merval Pereira deu-lhe um puxão de orelhas:

“Ao utilizar o Facebook para um chamamento aos “apoiadores da Operação Lava Jato” para que não façam manifestações em Curitiba amanhã, dia em que Lula será interrogado, Moro deu margem a que os advogados do ex-presidente o acusassem de ter um lado no processo que julgará.”

Amanhã, o jovem juiz de modos autoritários vai enfrentar o velho político de jogo de espírito, acostumado com perguntas as mais agressivas, das quais a mídia jamais o poupou.

Lula sabe perfeitamente o que fazer, inclusive a hora de se indignar. Moro talvez, pela ânsia de culpa-lo, tenha dificuldades em não descambar para a grosseria e – se isso vai fazer vibrar os coxinhas, digo os “apoiadores da Lava Jato”, certamente irá empurrar mais gente para o crescente lado dos que acham que o juiz tem a ideia fixa de , a qualquer preço, condenar Lula.

Fernando Brito:

View Comments (11)

  • Quem chama pra não ir também chama pra IR. Moro assume (precisava?) a chefia da turma do lado dele.
    Becas, togas, as leis e a C O N S T I T U I Ç Ã O, tudo pro forma.A caçada é o mote."Anything else, NSA? "

  • O que importa ao Moro e a Globo é a edição da gravação do "julgamento no Jornal Nacional. O resto é o resto.

  • ERA O QUE O BRASIL PRECISAVA PARA UMA REVOLTA SEM PREVISÃO DE RESULTADO. OS FANÁTICOS RELIGIOSOS DA LAVA-JATO ESTÃO PRESTES A COLOCAR FOGO NO BRASIL. ACHO QUE VAI SER BOM. TUDO QUE ANDA PARA TRÁS, QUALQUER PARADA É BOM NEGÓCIO. ESTÁ NA HORA DE VARRER ESSES POP-STAR DA TELA DA TV. DEMOCRACIA JÁ. FIM DA LAVA-JATO E RETORNO DA CASTELO DE AREIA E BANESTADO.

  • Ele só vai perguntar, o que lula tem a dizer sobre a denuncia. É só. Não é no interrogatório que se apresentam teses, mas nas alegações finais. Em 15 días teremos a sentença e pronto.

  • Amanhã será o começo do fim do Moro e de seus apoiadores. Um juiz desequilibrado e fascista arrastará o Golpe e os Golpistas ao precipício. Pena que a conta de tudo isso será um Brasil destroçado.

  • A fumaça do fascista serve para ocultar O ROUBO PERPETRADO DIA APÓS DIA NESTE PAÍS.Os bandidos fazem a festa enquanto discutimos firulas jurídicas de uma cara que faz tempo ultrapassou o limite da legalidade.O fascista é parceiro dos bandidos ,portanto bandido é.
    Outro detalhe,amanhã estarão em "serviço" os tais "serviços de inteligência"pagos com o nosso dinheiro.As tarefas são diversas e conhecidas pelos mais experientes.Deverá ser guardado o necessário cuidado com os mais "agitados",poderão não estar sendo sinceiros.

  • A canalhice do *PiMG é quem dar sobrevida ao juizeco de piso 'mor(t)o'!
    Mais um exemplo da covardia e deliquência do *PiMG:
    apesar de inocentar o eterno e honrado presidente Lula, um veículo do *PiMG "mancheteia" que "Bumlai acusou a falecida - que, portanto, não pode se defender - de ter participado de falcatruas relacionadas ao Instituto Lula"!
    Na verdade, mesmo em vida a ilibada senhora Marisa Letícia não pode se defender!

    ***

    Bumlai diz Instituto Lula foi ideia de Marisa

    09/05/2017 (véspera do depoimento do eterno e honrado presidente Lula ao DEMoTucano caipira juizeco de piso de quinta província 'mor(t)o'! Adendo do matuto)

    (...)
    FONTE [IMUNDA!]:

  • ... A "mansão triplex" do 'Minha Casa, Minha Vida' que nunca foi do Lula; o sítio que nunca foi do Lula; o terreno que nunca foi adquirido para sediar o Instituto Lula...
    Em paralelo, a quadrilha de mafiosos que tomou de assalto a o Brasil destrói o que resta do país a jato!
    'PORCA-tarefa' do 'mor(t)o', vocês inscreverem as suas lápides sujas e entreguistas/golpistas na lixeira da história, excomungados que são!

Related Post