Vejam o paradoxo a que a insânia midiático-judicial nos levou.
A pesquisa CNT/MDA divulgada hoje mostra que, somados os que dizem que Lula “é o único candidato em que votariam” (27,6%) e os que “poderiam votar nele” (22,5%) tem-se a maioria absoluta dos eleitores e, se considerado o percentual dos que “não votam em ninguém”, algo como 60% dos brasileiros.
É mais ou menos o percentual de votos válidos que ele alcança nas simulações de segundo turno.
Lula também é o menos rejeitado de todos os candidatos, um milagre, se considerados os tr~es anos de campanha midiática avassaladora contra ele.
Os 27,6% de vinculação do voto exclusivo em Lula – “o único em que poderia votar” – superam em mais de o dobro os de Bolsonaro (13,3%) e ainda mais quando se trata de Marina Silva (5%) e Geraldo Alckmin (3,5%).
Quase o dobro – ou mais, muito mais – é também o mínimo que Lula tem em qualquer das simulações de segundo turno.
O adversário mais forte, Jair Bolsonaro, perde de 25,8 (36,86 dos válidos) a 44,1 (63,14% dos válidos) para ele. O resto é daí para pior.
E no entanto, estamos na iminência de termos uma eleição na qual o franco favorito é impedido de concorrer.
O que, pela pesquisa, poderá ser inócuo: 16,4% dizem que votam em qualquer candidato indicado por ele e mais 26, 4% poderiam votar, dependendo do candidato. Nada menos, portanto, que 42,8% dos eleitores têm disposição de seguir sua recomendação de voto. Mais que o suficiente, tirando a parcela dos que não votam em ninguém, para fazer maioria.
Uma advertência a quem quiser entender de que poderemos ter um candidato eleito “em nome de Lula”.
E, claro, uma crise anunciada.
A íntegra da pesquisa está aqui, em pdf.
View Comments (54)
E pode apostar, depois desse resultado do STJ sua popularidade vai aumentar.
Também acho! https://uploads.disquscdn.com/images/56eb002c935045297a14d27c7b20093d4fc50418d09ebb7fec7f17802136e39e.jpg
A força da opção do Povo produz uma gigantesca queda de braço com um Judiciário seletivo, partidarizado, corporativo, que põe seus interesses de classe acima dos interesses da nação e anti os ditames da Lei. Inédito na História Contemporânea do Brasil, se aproximando ao ocorrido com Nelson Mandela. na África do Sul. Caso Lula venha a ser preso, o tiro das elites sairá pela culatra pois o Brasil voltará aos tempos sombrios da Prisão Política e Lula se transformará em Mártir de nossa jovem Democracia que agoniza.
do jeito que tudo esta caminhando, vamos acabar vendo Lula preso e muita gente comemorando. Tudo o que escreveu só o bonito no papel (teclado melhor dizendo). Na realidade a situação é outra, a três anos estou vendo uma derrota atras da outra, e nós so falando bonito aqui nos teclados, de efetivo mesmo nada......
Não posso falar pelos outros, mas faço minha parte nos teclados e no dia a dia nas ruas e locais de trabalho.
como estamos vendo, está sendo muito pouco, estamos colecionando uma derrota atrás da outra
Beltther , concordo inteiramente com você . o povão do PT precisa ír para as ruas .
É verdade.
Os tribunais ao invés de pacificar a situação, eles querem ver o circo pegar fogo. Estamos em um abismo!!!!!
Há o Lula e o candidato do stf/globo, este sem voto.
O stf/globo portanto deverá governar o país no próximo período, talvez com o bolsonaro. Faço votos que ele seja exitoso.
Se não for...
Simplesmente inacreditável o que se passa no Brasil. Mas esse pesadelo passará e, certamente, não será o presidente Lula, solto, ou preso por capricho das elites, que entrará para a história como culpado por nossas mazelas. Aqueles que querem ser heróis usando, para isso, as artimanhas 'legais' pagarão um preço alto por isso.
O Bozo perde até para "brancos e nulos". Kkkkkkkkkkkk
De que adianta essas pesquisas???? A tempos venho vendo essas pesquisas e a única coisa que vejo é Lula sendo cada vez mais escrachado, mostrar essas pesquisas é tentar enganar os eleitores de Lula com uma ilusão ainda mantém algum chance de vencer as próximas eleições. Na realidade estamos vendo seus antigos aliados se distanciando, como Ciro, Manuela, Haddad, e Boulos, e como o pessoal do Duplo Expresso vem falando a tempos, SÓ ESTAMOS NARRANDO DERROTAS. Hoje foi mais uma, a próxima será no STF, e depois vamos narrar o que??? com certeza a prisão de Lula, e ai viremos aqui para narrar mais uma derrota, revoltados atrás dos teclados, mas sem fazer nada de efetivo para reverter a situação. Estamos nisso a mais de 3 anos, e a cada dia nos enfraquecemos mais. Olhem como já estão tratando o Lula:
https://www.metropoles.com/brasil/veja-como-sera-a-rotina-de-lula-na-cadeia-onde-deve-ficar-preso
Duplo Expresso? Esses caras já mostraram de que lado estão. E não é do Lula.
Pra falar a verdade, vc diz "nós", mas eu tenho dúvidas se vc está neste lado da trincheira...
Lula está sendo escrachado pelos seus inimigos político-ideológicos.
Você acreditava que esses canalhas endinheirados da casa grande, que sempre mandaram no Brasil, que sempre saquearam nosso país, iriam aceitar democraticamente, dignamente, uma nova vitória de Lula ou do campo progressista? As derrotas que o campo progressista vêm tendo decorrem da feroz guerra político-ideológica que vem sendo travada entre o campo conservador/reacionário e o campo progressista. Essas derrotas ocorrem porque a direita é quem detém - pelo menos até agora - o poder econômico, o poder do dinheiro, e daí advém a sua poderosa influência sobre os poderes e instituições (públicas e privadas) do nosso país. O Congresso Nacional e o Judiciário exemplificam dramaticamente a poderosa e deletéria influência do grande capital, do poder econômico, sobre os poderes e instituições do Brasil. Então, em uma luta tão desigual e tão desonesta, sórdida mesmo, as derrotas que o campo progressista sofre são inevitáveis,
Por outro lado,,as pesquisas mostram claramente que se há um Brasil dominado por oligarquias, pelo grande capital, há também um Brasil que quer se libertar desse jugo, que resiste à lavagem cerebral que os barões da mídia corporativa tentam produzir em todos os brasileiros. Há um Brasil que discorda da narrativa ou interpretação que os barões da máfia midiática dão aos acontecimentos, sobretudo nos campos político e econômico. Lula é o MAIOR SÍMBOLO dessa RESISTÊNCIA POPULAR e também de ESPERANÇA de grande parte da população em um Brasil soberano, mais humano, mais fraterno, mais digno, mais justo socialmente, mais republicano, mais democrático. O enorme sucesso do governo Lula lhe assegura uma tamanha credibilidade que resiste a todos esses monstruosos ataques que lhe são desferidos dia após dia, ano após ano pela mídia reacionária e corporativa. Acredito que qualquer outro político, não só do Brasil mas de qualquer outro país, que sofresse a perseguição e o massacre midiático-judicial que Lula sofreu e ainda vem sofrendo estaria COMPLETAMENTE DESTRUÍDO! Lula, pelo contrário, se conseguir concorrer a presidente na próxima eleição, MUITO PROVAVELMENTE VENCERÁ! E se vencer a eleição, ele poderá dar a volta por cima de diversas maneiras, não só no que diz respeito a ele mesmo, mas também no que diz respeito ao campo progressista.
É óbvio que o cenário que temos hoje no Brasil é muito lamentável, sórdido, perigoso, mas NÃO É DE MODO ALGUM um cenário irreversível! As pessoas não podem desanimar, não podem desistir, pois, embora o jogo seja muito difícil, é possível vencê-lo!
O que achamos ou queremos não tem relevância. O fato é que não deixarão o Lula se candidatar. Nesse sentido, porque não a união dos dois candidatos menos rejeitados nessa pesquisa?
O povo brasileiro quer a continuidade do "Governo de Inclusão Social", dos governos de LULA e DILMA, não podemos aceitar menos; se os dois candidatos menos rejeitados forem aceitos pelos golpistas reacionários, será porque são eles que não darão continuidade ao governo pretendido pela grande maioria do povo brasileiro, incluindo grande parte da classe média que é vetada pelo PIG, sob o comando da Globo.
Mas não vamos aceitar de que forma??? atrás dos teclados dos computadores, já estamos fazendo isso a 3 anos e até agora só colhemos derrotas, uma atrás da outra..... da maneira que tudo se encaminha vamos ter que engolir um candidato de direita e talvez nunca mais voltemos ao poder neste país
Derrotismo é uma palavra, que não cabe na esquerda. Foram 20 anos de luta e construimos LULA !
Sim! Mas, o Beltther tem razão! Eu me sinto impotente! Qual a estratégia para enfrentar esses golpistas lesas-pátria?! Precisamos ser tácitos e não só reclamar e nem achar que atrás de um teclado somente venceremos os canalhas!
Ë um processo político, que estamos enfrentando. Não é exclusivo do Brasil.
Portanto, organização, debate e militância do teclado à rua. Todo dia, toda hora. Combater o adversário sem tréguas. O neoliberalismo entrou como pauta no final da década de 80. Resistimos e construímos muitas experiências e o derrotamos pelo voto. No Brasil eles assumiram pelo GOLPE e impuseram uma derrota as nossas conquistas. Pelo voto serão derrotados novamente e iremos reconstruir o Brasil. Não há outro caminho se não for pela via democrática.
Se impuserem uma ditadura, não irão se sustentar, pois regime que concentra riqueza não eterniza-se. Tudo que podemos fazer é organizar, discutir e construir alianças com todos os setores contrários a agenda neoliberal!
Em resumo, quem manda nesse país, que no caso é o dinheiro, poderia parar de palhaçada e sentar logo para conversar com o Lula e resolver isso de uma vez.
Tudo isso só não para porque tem dedo americano no meio.
O que queremos ou gostaríamos é irrelevante. O fato é que não o deixarão disputar. E o plano B?