A edição de hoje do Valor (aqui, para assinantes) tem um interessante relato sobre uma pesquisa qualitativa feita com eleitores de Lula – e não do PT – das
classes C e D de regiões periféricas de São Paulo, de 25 a 55 anos. O jornal contratou a empresa Ideia Inteligência para saber como, apesar de todo o bombardeio da mídia e do Judiciário, Lula segue cada vez mais favorito nas pesquisas.
E o próprio jornal escolheu a palavra que define o sentimento generalizado no grupo pesquisado: “saudades”.
” Eleitores não ideológicos que estariam dispostos a guiar a escolha baseados em boas lembranças daquele governo. Lembranças associadas, principalmente, a aspectos econômicos.(…)No grupo em que só um disse não ter apoiado o impeachment de Dilma, a
figura política de Lula foi reverenciada. A discussão em torno de seu nome, conforme assinalam os pesquisadores, é embalada por “forte apelo emocional”, movida por um sentimento de gratidão extrema, ligada à sensação de boa situação financeira (…) que marcou os governos Lula na memória dos entrevistados”.(…)Um dos aspectos mais destacados pelos participantes foi o do trabalho, realçado várias vezes durante a sessão. “Havia um equilíbrio entre as coisas, a taxa de desemprego era muito baixa. No governo dele eu arrumava emprego fácil, mesmo sendo menor de idade”, afirmou um dos participantes. “Antes eu escolhia a empresa que eu queria trabalhar”, completou outro. “Era um governo que todo mundo gostava, você não via ninguém fazer baderna”, resumiu mais um. “Só quem não gostou da administração dele foi o pessoal da classe A. Muita gente começou a ter opção e salário melhor e parou de se sujeitar para os patrões.”
No jornal, o diretor da Ideia Inteligência, Mauricio Moura, diz que a boa lembrança do governo Lula na área econômica será o numa disputa presidencial em 2018.
“As pessoas reconhecem que a vida era melhor quando ele era presidente”, diz. “E gratidão parece ser uma coisa muito forte nesse grupo.”
Ao contrário do que se revela em parte da classe média e, sobretudo na elite política, sempre disposta a mudar de lado às conveniências de momento.
Aos que são pretensiosos, que gostam de dizer ao povo como deve se comportar e fazer suas escolas políticas, aos que não conseguem entender como a marchinha do “Bota o retrato do velho outra vez/bota no mesmo lugar” refletia a a compreensão da massa de que Getúlio significava direitos, fica advertência para atendar ao processo de formação da consciência do povão.
Mesmo submetido a um massacre de mídia, mesmo doutrinado por um discurso moralista hipócrita, mesmo não podendo contar com uma esquerda que mergulhe em seu universo e o politize, ele sabe onde estão seus interesses, a sua defesa.
O terreno de Lula é a discussão dos direitos sociais, da retomada econômica, do emprego, da moradia, do consumo popular. E da autoridade que lhe dá ter governado com estas prioridades.
Se não atentarmos a isso, ficamos igual às eleições municipais, onde os votos do Freixo não atravessaram o túnel ou a São Paulo, onde Haddad não chegou a Parelheiros.
View Comments (29)
Pronto. Mais uma provocação de surto no Moro, Dallagnol e cia (e CIA) que amanhã acossarão o Lula com mais um mandato de busca e apreensão em todas as suas propriedades e orifícios do corpo, já a partir da madrugada, com a GloboNews posicionada em todos os ângulos e ao vivo o dia inteiro, na terra e no ar.
Evidente que Lula é o candidato favorito, ganha no primeiro turno pelo dobro de votos do segundo colocado. Mas qual é o projeto de governo da oposição? Qual o seu projeto de país? A resposta é esse governo que usurpou o poder, por que pelo voto não teriam a mínima chance. Chega a ser constrangedor a direita no Brasil ser tão medíocre , corrupta e patrimonialista, se pelo menos as suas propostas melhorassem o nível de vida dos cidadãos se poderia conversar. Mas o que temos:Temer, FHC,Collor,Sarney, todos esses amplamente apoiados pela mídia e que nada fizeram pelo povo. É o fim
Nunca tiveram projeto de governo, apenas projeto de poder. Na última campanha presidencial, o oportunista Neves gastava o tempo de sua campanha da seguinte forma: 1/3 em lembranças do vovô; 1/3 musiquinha e 1/3 acusando o adversário de seus próprios vícios (como se debatesse com um espelho). Sabe-se que de terço, espelho e vício ele entende muito bem...
Pra não dizer que não havia nenhuma proposta, somente na última semana da campanha - e provavelmente por causa do desespero e críticas - lançou, de improviso cinco delas. Duvido que algum eleitor dele se lembre de quais eram. Eu me lembro de duas bem bizarras: Reforçar as fronteiras e colocar a FAB em patrulha ostensiva, para combater o tráfico de drogas. Não que não seja necessário o combate, mas daí a colocar isso como diretriz básica numa reta final de campanha... Bem, pode-se dizer que de tráfico avião ele entende... É pra acabar mesmo com a concorrência!
Nogueira, como alguém pode votar nessa gente
EVERALDO LOPES fez uma overdose com alfafa transgênica. Esqueceu que o algoz do Lula disse que o "timming" foi perdido? Aliás, nunca teve e nunca terá "timming", pois Lula é investigado e perseguido há 40 anos e até agora NADA! A prisão do Lula é e sempre será apenas uma vontade dos coxinhas. Se prenderem ele nós vamos lá e soltamos. E o levaremos direto para o Planalto.
Reconheço tudo, absolutamente tudo o que se fez de bom no governo Lula. Será meu candidato SE do outro lado estiverem os neo-liberais, no entanto, acredito que Lula poderá, no máximo, se tudo der certo e os ventos forem favoráveis, resgatar o que foi seu governo, mas não avançar nas questões que o Brasil precisa enfrentar. Minha primeira opção, portanto, será Ciro Gomes!
Oxalá pudesse haver uma chapa Ciro/Lula!
Estou contigo, cesarR.
Boa tarde,
sou Lula até embaixo d'agua! Mas em 2018 quando ele ganhar e vier com Lula paz e amor ai tô fora desse país, ou ele rebenta com esses bandidos e globo ou esquece esse país. Essa história que não deve ter vingança e para fracos, chega e acaba! O Brasil tá desse jeito é por esse motivo, eles batem e nós assopramos. Chega de ser bom com bandido com Aécio, Temer e corja de carrapatos ou faz ou não candidata.
Acabo de ver que o Vem pra Rua está convocando para manifestações no dia 26. Já estão elogiando a fala do Temer sobre afastar ministros que virarem réus. Aí tem...
Opaaaa.... agora a canalhada hipócrita vai apoiar, talvez até com marchinhas com a camiseta da cbf. Legal.
Talvez é porque o golpista estava tão ocupado acabando com o povo brasileiro e com o Brasil, a industria nacional e o meio milhão de famílias que estão voltando ao bolsa família que o diga, que ele não viu que escalou um time de denunciados a eminentes corruptos para a esplanada dos ministérios e acabou passando batido que ele mesmo já foi delatado em várias maracutais. Para os vassalos da elite financeira tupiniquim isso tudo não passa de um descuido bobo, nada comparado a ir para a praia levando uma caixa de isopor com água, cervejinha barata e talvez até um lanchinho (seria pão com mortadela?). Isso passa longe de ser quase bonito.
Lula 2018!
Eu voto nele porque eh o maior dos brasileiros.
depois pro tudo o que fez.
Essa pesquisa mostra o quanto o povo não sabe nada de ideologia, mas sabe quem é a seu favor. A maioria apoiou o impeachment de Dilma, não percebendo que isso torna mais distante a possibilidade de uma candidatura de Lula. Agora, tem "saudades" de Lula. Tarde demais. Duvido que haja eleições em 2018.
Muito interessante essa pesquisa já que a classe de baixa renda sabe distinguir os governos bons como foi o Lula não importando-se o partido seja o mesmo ou não.
Dessa forma a campanha difamatória contra o Lula só irá aumentar como forma de impedir a sua candidatura e futura vitória eleitoral. Tendo a mídia como máquina destruidora de lares a frente dessa batalha.