Lula pede dano moral e direito de resposta a Merval. E a lei lá vale para o Merval?

Cumprindo o dever de atuar como se a lei ainda  imperasse neste país, os advogados do ex-presidente Lula entraram com uma ação de direito de resposta e de reparação de dano moral contra o colunista Merval Pedreira, de O Globo, por dizer que  Petrobras era  “assaltada e dilapidada por uma quadrilha de políticos comandada pelo próprio ex-Presidente Lula (…)”.

Lula havia pedido direito de resposta, o que foi solenemente ignorado por Sua Excelência Merval Pereira.

Agora parte para a ação judicial. É o que se deve fazer, embora, nas condições de nossa Justiça, seja difícil que prospere, em nome de uma “liberdade de imprensa” que os nossos coleguinhas do Paraná estão sentindo na pele  como funciona, simplesmente por divulgarem os vencimentos dos juízes.

Lula solicita direito de resposta e reparação de
danos morais contra mentiras de Merval Pereira

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram, nesta sexta-feira (10), duas ações contra o jornalista Merval Pereira por conta de acusações infundadas publicadas em sua coluna no jornal O Globo e repetidas em outros veículos da empresa. A primeira, um pedido de direito de resposta, refere-se a um texto de 28 de maio deste ano em que o colunista mente ao dizer que o esquema de corrupção na Petrobras era “comandado” por Lula.

 De acordo com a lei de direito de resposta, Lula espera ter o mesmo espaço no mesmo meio para esclarecer que não é réu ou alvo de acusação formal em nenhum processo, e que, por isso, as repetidas imputações de culpa criminal contra o ex-presidente são completamente injustificáveis.
 A segunda ação, por reparação de danos morais, aborda o conjunto da “obra” de Merval: como articulista de diversos veículos de comunicação em massa do grupo Globo, de cujo conselho editorial é membro, o jornalista repetidas vezes faz afirmações assertivas contra a honra de Lula sobre as quais não dispõe de nenhuma evidência.
 “Verificando-se a gigantesca publicidade oferecida aos textos do Réu, assim como a função de gestão exercida junto à Globo, conglomerado que essencialmente monopoliza o controle do mercado da comunicação social, exagero algum é classificá-lo como formador de opinião”, ressalta o texto dos advogados de Lula. “Porém, em oposição a assumir a nobre responsabilidade de informar acerca acontecimentos de interesse público, o Réu faz uso de sua coluna para praticar ataques infundados e externar ofensas injustificadas a quaisquer pessoas cujo posicionamento ideológico não lhe é afeto”.
 Os advogados argumentam ainda que o direito à dignidade e à integridade moral é resguardada pela Constituição e pelas leis federais, e que, dessa forma, fica claro o dolo das ações de Merval à frente das ferramentas de comunicação em massa à sua disposição.
 “A verdade é que o ex-presidente não pode ser exposto aos milhões de leitores de O Globo e à sociedade sendo associado a atividades criminosas por força do prejulgamento de Merval. Diante desse contexto, inadmissível que afirmações absurdas, frutos da imaginação fértil do jornalista, sejam transmitidas como verdadeiras e absolutas”, concluem.
 As ações foram protocoladas na 2º vara Cível de São Bernardo do Campo.
Fernando Brito:

View Comments (7)

  • Que caminho os cidadãos deverão seguir quando as instituições perderem completamente a credibilidade, conforme os fatos ora estão a indicar?

    • Pergunta meio fora de contexto:
      Não dá pra considerar assédio moral as ações judiciais sem fundamento? Os Jornalistas do Paraná não podem rebater na "justissa" contra os juízes??

  • É, lamentavelmente não dá pra ter a certeza de que vai dar em alguma coisa, porque a Justiça brasileira anda num estado miserável mesmo. Mas, de qualquer forma, deixar de acreditar nas instituições seria o caminho mais fácil para torná-las nulas de uma vez. Vai que caia na mão de algum juiz ciente da suas obrigações, né.... Esperemos.

  • Infelizmente não vai ser o primeiro direito de resposta a ser negado ao ex-presidente Lula e assim continuará sendo com essa justiça parcial e elitista, sempre a serviço e a reboque das oligarquias.

  • A Globo, sim é que e uma quadrilha que assalta diariamente a dignidade do povo brasileiro com seu jornalismo podre de incentivo a matança da Democracia atraves de golpes e mais golpes desde 1964, com suas novelas indecentes e imorais, seus programas de desumor, seus apresentadores e artistas tendenciosos de extrema direita e acima de tudo o maior defensor do capitalismo é dos capitalistas da América Latina. E podre, nojenta e perversa contra qualquer um que se intitula de esquerda e principalmente petista. Odeio a Globo.

Related Post