Enfim, reações.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou hoje com ação judicial por reparação de danos morais contra os responsáveis pela matéria de capa da Veja desta semana.
São alvos da açãoo diretor de redação da revista, Eurípedes Alcântara e Robson Bonin, Adriano Ceolin e Daniel Pereira, que assinam a matéria sobre as supostas -e desmentidas – intenções de Leo Pinheiro, de alvejar o ex-presidente em um acordo de delação premiada com o Ministério Público e o juiz Sérgio Moro.
Segundo e-mail do Instituto Lula, “o texto é repugnante, pela forma como foi escrito e pela absoluta ausência de elementos que possam lhe dar suporte”, destacam os advogados de Lula na ação. A peça reafirma também que, de acordo com jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, “a liberdade de comunicação e de imprensa pressupõe a necessidade de o jornalista e/ou o veículo pautar-se pela verdade”.
A reportagem repete práticas comuns a VEJA: mente, faz acusações infundadas e sem provas, apresenta ilações como se fossem fatos, atribui falas e atos, não tem fontes e busca atacar, de todas as formas, a honra e a imagem do ex-presidente Lula.”
Pena que a Justiça brasileira, tão valente diante de todos, coloca o rabo entre as pernas quando se trata de enfrentar os donos da mídia. salvo honrosas exceções.
A Veja, como um dia disse Sérgio Moro de Alberto Youssef, porta-se como um “bandido profissional”.
View Comments (37)
Demorou. Esses processos podem ser ricas fontes de recursos.
Não ela não se porta como bandido profissional. A InVeja é uma assassina profissional de reputações, e como tal, tem que pagar por seus CRIMES. DEMORÔ PRESIDENTE LULA, enfim uma reação...UFA!
ATENÇÃO:
Agora que o Lula criou coragem de ir pra cima do PIG, sugiro que ele faça o mesmo com a:
-TV Cultura-SP, que da canja para o professor Marco Antonio Villa, todas as segundas-feiras durante o jornal, falar e comentar calunias e difamações contra Lula e sua Familia. Lula entre na justiça pedindo ressarcimento e condenação criminal ao Professor Marco Antonio Villa e a TV Cultura. Esta esperando o que?
-Tambem sugiro que o Lula entre na Justiça contra a Radio Jovem Pan e seus comentaristas Reinaldo Azevedo e Jose Neumane Pinto.
Se não cair - de novo - na mão do Gilmar Mendes, A CIA paga a multa, assim como financia a Veja.
E todos no governo acreditando que a Operação Condor já acabou...
Olha, O Lula, o PT, a Dilma, todos, demoraram muito para reagir. Agora não sei se já não é tarde.
Pensaram que podiam tentar dobrar a imprensa com afagos e demonstrações democráticas, agora estão pagando o preço.
O PT sempre foi um partido de lutas e não de comodismo/acomodação como está hoje.
Tomar que esteja errado, mas parece que o estrago foi feito.
Jota voce esta coberto de razão.
O que fez Lula e Dilma durante esses 13 anos? Encheram o bolso do PIG com dinheiro atraves de publicidade. Ou seja financiaram o Golpe.
Nunca é tarde para tentar reparar o erro cometido lá no Governo Lula: continuar dando dinheiro público (através da publicidade) para organizações criminosas do PIG.
O Governo Dilma tem que cortar, republicanamente, a Bolsa PIG. Além de entrar com vários processos de direito de resposta contra os órgãos criminosos das famiglias do PIG.
O que esta fazendo Berzoini e Edinho Silva que não estanca este monte de dinheiro para o PIG, atraves de verbas publicitarias?
Desde o ano passado, venho manifestando minha opinião, no sentido de que Dilma deveria reagir. Não reagiu. Agora está aí a pedir penico, inclusive para os demotucanos. Não processou a Veja, conforme prometido, e não deu qualquer explicação, sendo que ela deveria ser a primeira a tomar esta iniciativa, e não Lula, que, conforme ele mesmo disse, "já está de saco cheio", claro que desta mídia golpista.
Digo também o mesmo do que já foi dito pelo Jota One: tomara que ainda haja tempo para uma reação e que não seja pífia!
A reação tem que ser nossa, se preciso, a bala.
Lula, Dilma, dirigentes do PT, deputados e senadores não podem ser acovardarem.
Filiados e militantes do PT estão acompanhando tudo.
Quem são os tucanos? Entreguistas.
Se cada calunia publicada na imprensa e na internet ao Lula, Dilma e ao governos gerar um processo que de um retorno financeiro, o PT poderá financiar a sua campanha de 2018 sem necessidade de aporte financeiro de empresários, tudo financiado pelos ódio dos reacionários, fazendo do limão uma limonada.
Atacar honra de pessoas é crime.
Entretanto, para a defesa, admite-se a exceção da verdade né.
E ai, será que a equipe do Lula enfrenta essa? Será que haverá queixa crime nesse sentido?
Se fosse apenas um crime de ofensa a honra, caberia a Dilma decidir sobre a conveniência de uma ação. No entanto, a reportagem de capa na véspera da eleição constituiu um crime eleitoral da máxima gravidade, crime de ação penal pública, que já deveria ter sido denunciado, com os responsáveis condenados e presos.
Crime eleitoral. Como cometeu Alckmin, mentindo descaradamente sobre a crise da água. Como cometeu FHC ao comprar os votos para reeleição. Crime.
Onde está um juiz de respeito?
Olha Rita, se existe algum...neste Judi$$$iário...deve estar em casa de pantufas, com os pés pra cima, num sofá de veludo e com o indicador arrodiando uns cubinhos de gelo num copo com um bom doze anos...e o povo que se f...
rsrs Dinio, estou rindo pra não chorar.
Vejooo muita indignaçao da galera,imagina um convite para ir ás ruas...
Já estou me cansando de escrever. Já estou me cansando de tentar dialogar. Só não me canso de rezar. É, eu rezo, sim.
Vamos pra rua!
A outra porcaria da revista Época, merece também um processo criminal.
Esse lixo impresso só se arvora em divulgar mentiras e infâmias pela leniência da justiça em punir crimes praticados por essa parte cretina da imprensa brasileira. Fosse em um lugar onde prevalecesse a lei, essa revista criminosa já teria sido fechada e lacrada e seus donos e prepostos presos e obrigados a indenizar, com valores milionários, as pessoas por eles difamadas. Somente se punidos com prisão e, principalmente, com obrigação de pagar indenizações milionárias por seus abusos, pilantras desse quilate respeitariam o cidadão, qualquer um. Tipos comos esses se sentem livres para achacar, injuriar e difamar pessoas, por se sentirem acima da lei, como na verdade são tratados pelos agentes da Lei.