Como desde ontem se apontou aqui, o tal inquérito aberto contra o ex-presidente Lula é uma farsa.
O procurador Valtan Timbó, que teve aberto dias antes de tomar essa atitude um processo contra ele próprio, por ser negligente e engavetar nada menos que 245 processos, aproveitou-se das férias da colega Mirella Aguiar, desconheceu seus substitutos naturais e alegou falsamente o “perigo” de perder-se o prazo da apuração em curso – que vencia em 18 de setembro – e, 70 dias antes do término do período legal, a 8 de julho, abriu procedimento de investigação criminal.
É um raro caso de negligente em geral e apressadíssimo quando lhe interessa.
Lula, por seus advogados, pediu a nulidade do processo, além de denunciar o Dr. Timbó – o negligente, segundo o próprio MP – por dar um “golpe de João Sem-Braço e pedir compartilhamento de escutas telefônicas e documentos da Lava Jato, onde Lula sequer é investigado.
Os procedimentos, no mínimo, são uma retaliação à administração Janot, cuja Corregedoria abriu processo por desídia funcional contra o Dr. Timbó, antes de sua atitude insólita. E, no máximo, são uma cortina de fumaça diante das ações da Procuradoria contra Eduardo Cunha.
O brilho do Dr. Timbó durou poucas horas, até se transformar em…
Veja a nota do Instituto Lula:
O Instituto Lula tem colaborado e prestado todas as informações solicitadas pela procuradora Mirella de Carvalho Aguiar. Mas diante do espanto da abertura de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC), sem nenhum indício de crime, e isso está nos despachos dos procuradores, e pelas diversas irregularidades na abertura do PIC, os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentaram nesta sexta-feira (17) uma reclamação disciplinar ao Conselho Nacional do Ministério Público, para requerer apuração da conduta do procurador Valtan Timbó Mendes Furtado, autor do pedido de abertura do PIC contra o ex-presidente.
A representação pede a suspensão do inquérito, abertura de sindicância e processo administrativo disciplinar referente às atitudes de Furtado. De acordo com os advogados, houve “violação dos deveres funcionais” por parte do procurador, que, ao interferir na apuração preliminar conduzida pela procuradora titular Mirella de Carvalho Aguiar, desconsiderou prazos e instâncias do próprio Ministério Público, além de ignorar a manifestação de defesa de Lula.
“O único fundamento apresentado pelo procurador Valtan Furtado para a prática do ato, qual seja, a iminência do esgotamento do prazo de tramitação da Notícia de Fato, note-se, é falso. E, de qualquer forma, como já exposto, não havia qualquer fato novo ou urgência a justificar a mitigação do princípio do promotor natural”, aponta a peça.
Furtado instaurou o PIC contra o ex-presidente em 8 de julho de 2015, um dia antes de serem protocolados junto ao Ministério Público os esclarecimentos da defesa de Lula aos questionamentos da Notícia de Fato –portanto, desconsiderando o direito de ampla defesa garantido pela Constituição ao ex-presidente. O prazo final para a entrega da defesa do ex-presidente, conforme definição da procuradora titular, era 11 de julho. Já o prazo final para o processo de apuração preliminar como um todo, que antecede a decisão de abertura do PIC, era 18 de setembro.
Além disso, Furtado assumiu a autoria do PIC desconsiderando que os substitutos naturais de Mirella, que está em férias, deveriam ser integrantes do 1º, 2º ou 3º Ofícios de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal. O procurador não integra nenhum desses órgãos.
Em conclusão à lista de irregularidades do processo, Furtado tentou ainda promover a quebra de sigilo fiscal e de correspondência de Lula e de seu Instituto por meio de pedido de compartilhamento de informações com a Operação Lava Jato, ainda que a mesma não esteja investigando o ex-presidente ou o Instituto Lula.
“Vê-se, com isso, que houve um verdadeiro atropelamento, desrespeito e tumulto ocasionado pelo procurador Valtan Furtado nas investigações preliminares em curso no âmbito da ‘Notícia de Fato’, o que macula inexoravelmente a sua isenção funcional e, ipso facto, a própria idoneidade e higidez da investigação levada a efeito na ‘Notícia de Fato’”, destaca o texto.
View Comments (27)
O procurador parece que atendeu ao chamado do dever maior da causa coxinha. Diante de tal convocação, nenhum sacrifício é demasiado, inclusive passar os pés pelas mãos. Ao que tudo indica, o PSDB tentou descaradamente desviar o foco do noticiário de cima de Eduardo Cunha, para lançá-lo sobre Lula, através da denúncia idiota. Isso não iria mesmo colar, porque a desgraça de Cunha é gigantescamente midiática. “Lula, tua batata está assando”, diziam os babacas, mesmo sabendo que tal engodo não tem como prosperar. Por aí se vê que a tal denúncia forçada sobre Lula tinha mesmo aquela finalidade evasiva. Foi por isso mesmo urdida às pressas, coincidentemente depois da reunião extraordinária da cúpula tucana, que foi convocada por Aécio porque este estava a ver o perigo que se aproximava de sua plataforma golpista e de outras plataformas suas. E por aí se vê que o Cunha é muito mais dos tucanos do que dos peemedebistas.
A coisa parece ser bem mais grave do que estava parecendo. O Procurador "se jogou" na ilegalidade. A troco de quê?
Quanto mais os REPRESENTANTES DOS COXINHAS ULULANTES,falarem e publicarem matérias sobre LULA,mais ajudam na campanha eleitoral de 2018!Que bom que eles façam PROPAGANDA ANTECIPADA,aí a diferença vai ser astronômica.Quanto mais falam de Lula,mais ele está nos noticiários,para o povão saber escolher na hora certa.
Aí tem o dedo do Eduardo Cunha e da mídia.
Querem gerar um fato novo e abafar a investigação contra o Eduardo Cunha, o maior capacho da Globo.
Timbó, vai procurar uma ... , e não enche o saco.
O triste é que depois esse tal Valtan dá uma explicação furada dizendo que se enganou e não receberá nenhuma punição.
Um órgão tão importante, que deveria zelar pelas leis, mas que faz vista grossa quando quem erra é um dos seus, ou alguém que represente seus interesses.
Delinquência não é patologia!
Não adianta atacar os representantes das instituições. Ninguém questiona se o policial tem moral ou não quando lhe pede a habilitação. Se virar moda ninguém mais respeita o fisco, o legislativo, o executivo e assim por diante porque a começar da presidenta eleita com dinheiro roubado de estatal a crise de legitimidade de autoridade se alastra cada minuto mais.
Agora, o esperneio dos lulistas já tá passando do limite ao ponto de desqualificar a instituição por supostas irregularidades de cunho interno. E o tiro sempre sai pela culatra porque tanto desespero em não ser investigado só aumenta as suspeitas de maracutaias nas milionários e luxuosas viagens do Brahma bancadas por empreiteiros favorecidos ilicitamente pelo petrolão, como os Odebrechts que já avisou o pai que fará três celas uma para ele próprio e as outras duas para Lula e Dilminha. A própria Dilminha já insinuou que quem montou o timaço de corrupto na direção da Petrobrás foi o governo anterior, para um retardado basta que foi reincidente Brahma, criador do programa Mais Corrupto, inovou a moeda com o pixuleco e é muito criativo com senhas como tulipa e caneco.
E aí, a tropa de choque do Barba a toda semana tem que atacar alguma autoridade: o Barbosa era tucano, Sergio Moro é exibicionista, policiais e procuradores federais são aecistas e reacionários, Rodrigo Janot é seletivo, ministros dos tribunais são parciais pelo medo do PIG e o PIG é uma indústria de COXINHAS GOLPISTAS. E o ministro do TCU não em moral de rejeitar as fraudes de Dilma, e os deputados e senadores reacionários e conservadores e venais e iletrados não têm moral para expelir a presidenta mais suja do que pau de galinheiro. E para terminar eu Cloves tem que ser xingado ou trolado porque escrever o óbvio, por que pergunta o óbvio:
QUEM DAQUI BOTARIA A MÃO NO FOGO PELO BARBA???!!!
Deixem de chorumelas, de hipócritas fanatismos.... não acredito na defesa do molusco de boa fé ou de razão... talvez por outros motivos.
Cloves. Você ainda não entendeu. Não vamos tolerar que façam mal pro Lula. Ponto.
quanta besteira. O trol não cansa de ler blogs sujos e dar pitacos dadaístas. é mesmo um zé das clôves hahahahahaha!!!
Mais um troll fazendo hora extra para tentar reverter a porrada que a direita tomou com a débâcle do Cunha.
Imediatamente os pulhas da facção dos pdsbiloides comandados pelo aébrio nésciovsairam pela imprensa canalha dando bocas de que havia chegado a hora do Lula. Eu se fosse o Lula mandava uma queixa crime cpntra aébrio e quadrilha por injuria e difamação. Não deicava por menos. No stf ja que o playbebado de claudio é senador. Ou o que mais os advogados acharem conveniente. Por exemplo conluio com o procurador vagabundo para delinquir e sei lá mais o que. Mas tem que meter queixa crime como o cachorro do aébrio o tal sampaio vive fazendo.
NÃO PASSAR DE MAIS UM MAURICINHO QUERENDO APARECER. VAMOS COLOCA-LO NO SEU DEVIDO LUGAR, O NINHO DOS TUCANOS.