Lula vai ao STF e volta à ONU pelo direito de candidatar-se


Os “sabidos” que sugerem que Lula “entregue a rapadura”  e aceite que tem de deixar de ser candidato, “passando a bola” a Fernando Haddad e aceitando o diktat judicial fora da lei que cassa o seu direito de candidatar-se, ficaram, de novo, a ver navios.

Lula decidiu enfrentar a batalha e, além de recorrer ao Supremo Tribunal Federal, apresenta, talvez ainda hoje, reclamação à ONU por ter sido ignorada a decisão do Comitê de Direitos Humanos que determinava que o Estado brasileiro – TSE incluído – se abstivesse de proibir sua candidatura e garantisse seu direito de expressão.

99% dos “sábios”, claro, quer tudo, menos que Lula seja candidato e vença as eleições. Há, entretanto, gente que se contamina pelo pensar convencional da política e não crê que o povo seja capaz entender o que se passa.

Tanto entende que Lula é líder – e cada vez mais – nas pesquisas de opinião.

Não apenas isso, é o centro do processo eleitoral e da polêmica política.

São todos contra ele e ele contra todos.

A direita está apavorada com o sorteio do relator do recurso no STF, pois Cármen Lúcia, Luiz Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Edson Fachin não podem podem concorrer à relatoria. Sobram “perigosos” como Marco Aurélio, Ricardo Lewandowski e – este menos – Dias Toffoli e as “esperanças” Alexandre de Moraes, Luiz Fux e  Celso de Mello, que fez panfletagem de seu parecer por ignorar a jurisdição internacional sob o duvidosíssimo e  burocrático argumento da falta de um decreto executivo que se reveste de mera formalidade.

E mais apavorada ainda de que venha um pronunciamento mais enérgico do Conselho de Direitos Humanos, solenemente ignorado pelo TSE. Embora os organismos internacionais ajam com mais lentidão, a afronta foi grande e criaria um incidente de grande magnitude.

Lula sabe que, com tudo isso, a chance de que a lei seja cumprida é pequena, porque o processo kafkiano a que está submetido já não permite dúvidas e ilusões.

O que Lula tem, ao contrário, é uma certeza: a de que está sendo travada uma luta de vida ou morte e, como dizem os gaúchos, “não tá morto quem peleia”.

Os que se acham pragmáticos deveriam pensar no que disse Nélson Rodrigues, sabidamente um reacionário, sobre os “idiotas da objetividade” ao narrar a crise de 1954:

Era, repito, a implacável objetividade. E, depois, Getúlio deu um tiro no peito. Ali estava o Brasil, novamente, cara a cara com a guerra civil. E que fez o Diário Carioca? A aragem da tragédia soprou nas suas páginas? Jamais.(…) O Diário Carioca não pingou uma lágrima sobre o corpo de Getúlio. Era a monstruosa e alienada objetividade. As duas coisas pareciam não ter nenhuma conexão: — o fato e a sua cobertura. Estava um povo inteiro a se desgrenhar, a chorar lágrimas de pedra. E a reportagem, sem entranhas, ignorava a pavorosa emoção popular. 

O processo social  não avança no tempo dos analistas políticos.

Ora é mais lento, ora é mais rápido, é mais sábio.

Mas não admite a covardia.

Veja a entrevista de Haddad depois de visitar Lula, hoje.

 

Fernando Brito:

View Comments (31)

  • A galera quer saber logo os efeitos das decisões dos "tribunais". Ora, que os "tribunais" paguem o preço por impedir Lula injustamente de concorrer. E que entrevista equilibrada, a do Haddad!

  • O sorteio do STF é feito pela central golpe de jornalismo. Se sortear 10 vezes, 11 vezes cairá com Lex Luthor.

  • Além dos aspectos jurídicos, recorrer à ONU implica expor ao escárnio internacional a casta do judiciário que ameaça jogar o brasil no colo de um nazi-fascista. Em 3 anos, fomos transformados na piada e/ou no escândalo mundiais

  • É uma questão de honra defender Lula até as últimas consequências, antes, durante e depois das eleições. Porque ele é inocente, porque é o grande líder e para desmoralizar cada vez mais seus algozes hoje e sempre, independentemente do que vier.
    Paralelamente, entretanto, penso que devemos ir às urnas e digitar 13, sem entregar a rapadura ao adversário, sob pretexto de protesto.
    Digo isso, pois não tenho nenhuma ilusão de reversão jurídica do caso Lula antes das eleições.
    Espero estar errado. Mas aí não é probabilidade, é só torcida mesmo.

    • Lutar SIM !!!! Até o fim, LULA merece... #LulaLivre! ...até Obama concluiu: " É O CARA " !!!! LULÃO Ama ao povo brasileiro, ama as pessoas, um verdadeiro Vulto Histórico. Mas, sim precisamos mais do que nunca VOTAR 13 , por LULA e por todos os brasileiros...13 de ponta a ponta !!!!

  • Com genial clareza e elegância você disse o que precisava ser dito. Muitos perderam o senso histórico, a percepção do anseio popular e estão cometendo um grave erro. Só resta esperar que os desdobramentos que vão ocorrer, sirvam para lhes mostrar isto.

  • Lula está com a faca e o queijo na ONU. Simples, os argumentos da sentença do Moro, inclusive a apropriação da causa, não passam ao crivo de advogado algum. A cara dos juízes quando condenam o Lula são atestados de que fazem isso por motivos outros que não a correção da lei. Lula tem que ir a fundo. Se fizer isso, vai ser a maior conquista da história brasileira, maior do que obter um 3ro mandato. Vai ser colocar de pé tudo o que ele representa e de joelhos o sistema que o aprisionou. Lula é Davi.

  • Demos alguns nomes a alguns bois. Bois rancorosos e vingativos. Wanderley Guilherme é desses "sábios". Medíocre ex-ideólogo da pior extração do velho Partidão pós-ditadura, ousa arvorar-se hoje, no blog do bispo macedo, crítico contundente e acerbo da estratégia brilhante e histórica do PT. Pela alta incidência em erros contumazes, está fadado a passar para a História como "o Merval da esquerda". Isto, se Merval passar para a História.

    • Já li matérias interessantes do Wanderley em outros momentos. Ultimamente já me espanta a partir do título. Muito decepcionante, quem diria...

    • A turma do site do bispo Macedo queria que o PT cometesse o desvario de apoiar Ciro Boquirroto Gomes.

    • Este Professor Wanderley é uma das mais fervorosas viúvas do Ciro. Mas, de nada vai adiantar. O Ciro ficará patinando junto com os Alkimins da vida (comendo po) 5 a 6% junto com a Marina das Pererecas. Quanto ao Bolsomerda ele já começou a derreter como picolé de Chuchu em sol ardente.

  • #LULA é mesmo exemplo de fibra, força e integridade. Esse homem é o nosso tesouro mais precioso nesse momento em q a nação está sendo destruída. Muita emoção de saber das PALAVRAS e da DECISÃO do gigante #LULA! Haddad impecável na luta pelos direitos de nosso ETERNO PRESIDENTE ???? É Lula com a força do povo. E depois se os golpistas impedirem sua candidatura Lula decidirá o melhor para a nação. Momento cruel de nossa historia.

  • É pena que os interesses nacionais estejam sendo deixado de lado, em função de um fanatismo cego petista, onde até o reino mineral, sabe que nem as nossas instituições de justiça e nem há tempo hábil para as internacionais julgarem antes da data para a fixação dos candidatos na urna. Perderam a consideração que eu tinha! Os interesses do Brasil estão acima de tudo! Fora o fanatismo de qualquer partido, crença, raça... etc...

    • Quoi? Desde o golpe de 2016 o fanatismo da direita como partido, crença, raça, etc... tem agido de maneira ilegal e bandida com um único objetivo: matar o PT e com ele seu líder máximo, LULA. Acho q vc inverteu as bolas. Vale ai a correção.

    • Quoi? Desde o golpe de 2016 o fanatismo da direita como partido, crença, raça, etc... tem agido de maneira ilegal e bandida com um único objetivo: matar o PT e com ele seu líder máximo, LULA. Acho q vc inverteu as bolas. Vale ai a correção.

Related Post