A menos que Sua Alteza, o Juiz dos Juízes, Sérgio Moro, dê uma “invertida” na decisão tomada pelo ministro do STF Ricardo Lewandowski, Lula vai falar!
A decisão, na prática, quebra a incomunicabilidade em que o ex-presidente se encontra há quase seis meses, podendo falar de público apenas por intermédio de cartas e bilhetes.
Transcrevo a reportagem de Rubens Turollo, agora há pouco, na Folha:
O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou a colunista Mônica Bergamo, da Folha, a entrevistar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na prisão.
Lula está preso em Curitiba desde 7 de abril após ser condenado em segundo grau na Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O despacho é desta sexta-feira (28) em uma reclamação feita pelo jornal, que argumentou ao STF que uma decisão da 12ª Vara Federal em Curitiba que negou a permissão para a entrevista impôs censura à atividade jornalística e mitigou a liberdade de expressão, em afronta a decisão anterior do Supremo.
Não há como se chegar a outra conclusão, senão a de que a decisão reclamada [da Justiça em Curitiba], ao censurar a imprensa e negar ao preso o direito de contato com o mundo exterior, sob o fundamento de que ‘não há previsão constitucional ou legal que embase direito do preso à concessão de entrevistas ou similares’, viola frontalmente o que foi decidido na ADPF 130/DF”, escreveu o ministro.
No julgamento da citada ADPF (arguição de descumprimento de preceito fundamental), o Supremo garantiu “a ‘plena’ liberdade de imprensa como categoria jurídica proibitiva de qualquer tipo de censura prévia”.
“O STF, em inúmeros precedentes, mesmo antes do julgamento da ADPF 130, já garantiu o direito de pessoas custodiadas pelo Estado, nacionais e estrangeiros, de concederem entrevistas a veículos de imprensa, sendo considerado tal ato como uma das formas do exercício da autodefesa”, afirmou Lewandowski.
“Ressalto, ainda, que não raro, diversos meios de comunicação entrevistam presos por todo o país, sem que isso acarrete problemas maiores ao sistema carcerário […] Portanto, permitir o acesso de determinada publicação e impedir o de outros veículos de imprensa configura nítida quebra no tratamento isonômico entre eles, de modo a merecer a devida correção de rumos por esta Suprema Corte”, concluiu.
O ministro determinou que a Justiça em Curitiba seja comunicada da decisão e que agende, em acordo com a Folha, a data da entrevista.
View Comments (51)
Moro é, na minha opinião, o maior canalha da história do Brasil. O que este infeliz fez ao país ainda será estudado com profundidade e vai encher de vergonha quem um dia o apoiou, nem que seja para a posteridade.
A cabeça do Dr. Moro estará dentro de um vidro de formol em alguma faculdade privada deste país de golpistas para ser estudada. Deve haver algum tucano dentro da cachola deste verme de toga. !
Bem mais simples de entender. Não precisa estudar o cérebro (irrelevante por si só). Basta ver a quem serve (no sentido de servilismo mesmo). Trata-se de um agente da CIA que se vale da função pública dentro do estado brasileiro para atender aos interesses (e ordens) do imperialismo e de seus aliados internos (a elite escravocrata e a classe média privilegiada).
Quem apoia esses indivíduos o fazem por ignorância ou por ser um canalha também, e depois que tudo passa não estão nem aí com o resultados dessas canalhices.
... Cumpre salientar que o 'psicoPATA', títere da GloboCIA e canalha que responde pela famigerada e nefasta alcunha "s. 'mor(T)o'" somente cometeu tantas atrocidades e crimes hediondos porquanto respaldado pelos(as) demais bandidos(as) de toga do imundo poder judi$$$iário a serviço da genocida casa grande nativa e do capital vadio transnacional!
Simples assim!
E mais a blindagem do *PiMG!
*PiMG: Partido da imprensa Mafiosa &$ (Nazi)Golpista, Globo Organizações MafioCriminosas à frente da destruição sórdida do Brasil!
Quem botou a cabeça do Bolsonaro pra fora?
Quem desmoralizou a política?
https://www.youtube.com/watch?v=V9e3YkFCIy8
Documentos abertos pela Governo Americano mostram as conversas e negociações com os Generais Brasileiros para o golpe de 64, detalham, inclusive, a escolha pelo governo americano de qual dos generais deveria ter o comando / presidência.
Nunca houve um pedido de desculpas, ou um "eu não sabia"... Pelo contrario, ainda hoje se acham no direito de se auto proclamar patriotas.
Moro, me parece, cumpre hoje o mesmo papel. Que a historia não se repita.
Lula Livre
12 procuradores do MPF entraram com petição na 13ª Vara Federal (do Moro) alegadamente para "garantir" o direito de liberdade de expressão do Lula. Aqui: file:///C:/Users/EUDES/Desktop/Eudes%20doc/TS/TS-10/MPF.pdf
Como jabuti não sobe em árvore é bom que o Fernando Brito analise essa mudança de postura do MP.
Por que endereçada a 13ª Vara Federal (Moro) se quem fiscaliza a execução da pena é a 12ª Vara?
Por que pedem que se dê uma coletiva em vez de entrevistas individuais? Para regularem as perguntas?
Os muito questionamentos e exigências para garantir a isonomia fará com que a tal coletiva só aconteça depois das eleições além de ao ser feita em uma única coletiva faz com que o mal (para eles) aconteça apenas uma vez.
Na verdade não passa de mais uma jogada do Moro em combinação com o MP, como ocorre com frequência na lava jato. O que o Moro quer é manter o protagonismo regulando uma decisão do STF. Na execução da pena Moro não tem nem mais jurisdição, pois sua competência se exauriu com a sentença. Não bastou o imbróglio do habeas corpus, agora que regular o que seu preso particular pode falar e com quem e como e onde e o quê pode falar.
E agora Lesbbos ?
Moro SALAFRÁRIO ?
Vão peitar o ministro Lewandowski ?
Metam as caras CANALHAS!
Até o Dias Toffoli já deu um chega pra lá no "Sejumoro"!
Morro dizendo : MORO É UM SALAFRÁRIO !
O LULA PRECISA ACUSAR O STF DE GOLPISTA. LULA SÃO ONZE GOLPISTAS, VIU, NÃO SE ESQUEÇA !
Nilsão, compreendo e respeito sua firme e convicta posição... porém, ela me fez lembrar de uma "estória/passagem" da minha infância, meados da década de 60:
Estávamos na casa da Tia Maria, e minha prima, um ou dois anos mais velha que eu. cismou de mostrar a língua para a mãe...
Tomou um tapa-na-boca! Minha tia falou: ,,, e a prima pirracenta mostro-lhe a língua de novo... Tomou outro tapa-na-boca! Minha tia voltou a dizer: ... e a "besta" da prima, mostrou-lhe a língua novamente... Tomou outro tapa-na-boca!
Nisso, chegava em casa o tio Chico (irmão da minha mãe)... A tia Maria falou então: (eu, então com sete anos, já sai da sala para o corredor...) e a Marizinha teimosinha, mostro a língua para o pai... Tomou um tapão-na-boca!
Agora, foi o tio Chico que falou... ...
O que eu lembro depois, é que, de certa forma, a Marizinha "venceu a disputa", pois pararam de dar tapas-na-boca D'ela... Mas, acredito que isso deveu-se menos á sua teimosia, que a correria de chamarem o vizinho (que tinha um carro - fusca, claro), para leva-Los ao hospital, pois a minha prima tinha DESMAIADO... eventualmente, decerto!!!
Moral da Estória... Existem Métodos e Momentos Precisamente Oportunos, para sermos Autênticos, sem Parecermos Pirracentos!
Oque é mais grave é um golpe de Estado e não a pirraça da sua prima.Eu nunca vou esquecer, e sempre vou lembrar os golpistas dos três poderes da República da bananas. Lula vai ter que falar uma hora ou outra. A Globo precisa ser colocada como TV ESTATAL do governo petista. Vamos fechar a globo literalmente., não é pirraça é direito. do povo ser bem informado e não manipulado. !!!!
Nilson, mas o LULA já falou isso... "O Supremo Tribunal Federal, encontra-se Acovardado...", quando da "recusa" do STF, em Julgar o Mérito da Questão, no Processo do GolpImpeachment contra a DILMA... e, a bem da verdade, esta Sua Frase (D'Ele), provocou insofismáveis INDISPOSIÇÕES contra Si, d'aquela Corte em particular... Recorda-se???
O Lula já havia dito que este supreminh de merda é acoelhado, Covardes.
Como agora foi possível? Tudo bandidos.
Eu se fosse o Lula me recusava a falar por tempo indeterminado, até a normalização das coisas, seu julgamento, e a posse de nandinho. Só falava em liberdade ou para os meios que escolher.
O LEVANDOSVSKI SE ARREPENDEU DE TER PRESIDIDO O IMPICHIM DA DILMA DE FRAUDULENTO EM 2016 !
A conta do judiciário para limpar sua barra é estratosférica, começando pela JF de Curitiba, PGR, MPF chegando ao STF. Que esses lamentáveis acontecimentos de 2013 para cá sirvam de lição para o futuro: a Constituição é soberana e deve ser respeitada por todos, a começar pelo Judiciário. Lula deve falar como líder e estadista que é e não se submeter a armadilhas próprias da mídia golpista; em relação ao Florestan Fernandes não há com o que se preocupar pois é da imprensa íntegra e que ainda existe no país.
Judiciário e MPF e STF tão lá pensando em limpar alguma coisa, já lavaram tudo à jato, agora vão só manter o novo status, com essas concessões que não servem de nada, a não ser pra afagar. Não chega nem a ser tapinha com pelica, é acordo mesmo. Eu já tô de boa nessa nova onda que imprimiram no brasil. Já elvis.
"A menos que Sua Alteza, o Juiz dos Juízes, Sérgio Moro, dê uma
“invertida” na decisão tomada pelo ministro do STF Ricardo Lewandowski". Dá nada! A voz do juizeco fica mais fina cada vez que o STF vai contra ele.
PRECISOU A FOLHA AGIR,DEPOIS NASSIF ME CENSURA E BLOQUEIA.
Aconteceu comigo também há uns 2 anos atrás. A filha dele estava moderando os comentários e ficava constantemente ameaçando os comentaristas. Critiquei a atitude dela e o Nassif não gostou e ironizou minha queixa. Depois disso não quis mais postar por lá.
Só a velha imprensa pode legitimar a constituição no Brasil, simples assim, senão não aceitam.
Florestan Fernandes Junior também foi autorizado, por Lewandowsky, a entrevistar Lula, o que evita qualquer manipulação da criminosa Folha de São Paulo a respeito.
Só que o agendamento será feito em Curitiba, ou seja, APÓS A ELEIÇÃO.
O Rei todo "poderoso " Moro se estrepou. Será que ele e a tal Carolina Lebbos vão encarar uma ordem do Lewandowiski?
Do jeito que esta turma são energúmenos é bem capaz deles decidirem assim: "Nun ten curversa, nois é nois" aqui em Curitiba.
Moro e a mocinha que guarda a chave da cela vão se rasgar...