Lula vai inflar ou desinflar, como candidato?

Em meio a esta polêmica imbecil sobre o boneco inflável do ex-presidente Lula com roupa de presidiário (um processinho “básico” sobre seus donos e exibidores resolveria o problema) o fato político relevante é a admissão clara que Lula fez, ontem, de que será candidato a presidente em 2018.

Claro que todo mundo sabe, e faz tempo, de que esse  é o provável rumo do ex-presidente, embora fosse, em condições normais, muito cedo para assumi-lo.

Faltam três anos para a eleição, afinal.

Mas não há outra alternativa para Lula senão esta, porque ele já foi “lançado” candidato há muito tempo, e justamente pelas forças que se opõem ao projeto político que ele representa.

Lula, faz meses, é objeto da mais impiedosa campanha de destruição política e moral que um líder deste país já sofreu desde Getúlio Vargas.

Lula não tem um apartamento no Leblon, como Aécio Neves, muito menos falam dele as más línguas que possua um “cafofo” na Avenue Foch, crème de la crème de Paris. Mas o apartamento que nem comprou no Guarujá – este “paraíso do Caribe” –  é o prato predileto das notícias  de O Globo.

Seu filho não tem emissoras, nem sociedade com o grupo Disney, mas é “sócio” da Friboi, mesmo sem ter uma ação sequer do frigorífico. Quando muito, com aqueles hábitos de “ralé” – seu pai vai pra a praia carregando isopor – pode ser que compre uma picanha ou um cupim daquela marca para assar num churrasco.

A “exploração de prestígio” que Lula  faz, mundo afora, defendendo produtos e empresas brasileiras é um indigno “lobby”. E o dinheiro que empresas – inclusive a Globo, sua detratora-mor – lhe pagou para explorar o tal  prestígio por palestras e eventos “deve ser” remuneração disfarçada de “negócios escusos”.

Lula é o alvo.

Por isso, sua frase, ontem, ao participar de um seminário com o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica:

– Você só consegue matar um pássaro se ele ficar parado no galho. Se ele voar, fica difícil.

Acertou em cheio.

Lula precisa mover-se e entrar no centro da polêmica.

Ele tem sangue frio, experiência e “tempo de janela” para enfrentar toda esta turma com verdades.

E tem, sobretudo, uma trajetória que o faz surgir como esperança em tempos de confusa perplexidade que vive o povo brasileiro, que viu a presidenta que elegeu se calar e agir de forma errática e contraditória  logo que  se fecharam as urnas.

Mas tem que se comportar como pássaro, não deve e não pode ficar preso ao terreiro governista, onde parte da turma esqueceu o que foi e outra parte jamais chegou a ser em tempo algum.

Ao contrário do Governo, que não sabe e já não pode buscar o enfrentamento, Lula precisa dele, até porque contra ele se move uma guerra de extermínio político.

Lembro do que dizia, sobre isso, o velho Brizola, em 1982: “eu sou como pão-de-ló, quanto mais me batem, mais eu cresço”.

Quem, no Brasil, pode se oferecer como esperança, pode sinalizar um tempo de bonança tão desejado em meio à crise?

Fernando Henrique e seus tucanos?

Cunha e seus processos?

Sérgio Moro, o Datena do Direito?

Ninguém, ninguém mais que Luís Inácio Lula da Silva, que tanto  pode vestir a toga de Doutor Honoris Causa da Universidade de Salamanca como entrar num botequim no Capão Redondo, em São Paulo,  ou em Olaria, subúrbio carioca.

Talvez, no Brasil, só não lhe convenha andar na Avenida Paulista, convertida em “coxódromo” por algumas dúzias de fanáticos.

A população, na sua tantas vezes inconsciente sabedoria,  percebe Lula como saudade, tanto quanto a elite, parte dela, também o percebe como medo, embora racionalmente não tenha porque se queixar de seus governos.

Por isso mesmo, Lula só pode ser enfrentado pelo ódio e o ódio – perguntem aos marqueteiros – é o pior dos combustível na política e, sobretudo, em eleições.

Lula disse ontem que “voltou a voar”.

Só quem pode fazer isso é quem estiver leve e puder mirar o céu.

Fernando Brito:

View Comments (31)

  • Claro que infla! Vimos a garotada na UERJ, essa garotada EXISTE, essa é a unica saída do planeta, e Lula esta nela!! Esses coxinhas são o lixo sujo q o passado nos legou, mas água limpa e bons ventos resolvem isso....

      • Ei cloves, você que esteve lá deve ter gritado junto com a plateia "olê olê olá, Lula, Lula".

  • A cartada da Globo é decisiva. De vida ou morte. Sabe que se não impedir a eleição de Lula perde a concessão em 02 de janeiro de 2018.

  • nao tem mais jeito , tem que enfrentar o pig e nao mais para fazer de conta que o pig nao existe. porque ta todo mundo de saco cheio dessa covardia do pt , do proprio lula e desse poste de pres. se nao enfrentar o pig de verdade e todo o seu conluio , nao ganha mais. o pig inventa , calunia e destroi reputaçoes e os politcos fingem que nao é com eles, acabou , ou enfrenta o pig de agora em diante ou pig manda de vez no brasil. o primeiro projeto do lula é enfrentar os meios de comunicaçao que manda e desmanda no brasil , se nao fizer isso , nao tem meu voto mais.

  • Lula perde todo processo, é a tal da exceção da verdade.
    Seria bom que começasse a destilar verdades, os companheiros mensaleiros esperam até hoje esse 'um dia vou conta...'
    O período não é eleitoral, mas se quiser pode já lançar a sua candidatura, mas antes tem que se explicar nos envolvimentos com o mensalão, o petrolão e o de tráfico de influência.
    Com os mais de 50 milhões de pixulecos que faturou, por dentro, só de empreiteiras rés no petrolão em apenas três anos daria para comprar mansões em cada capital européia. Talvez prefira ajudar aos companheiros.
    Refresco na cachola:
    BRIZOLA PERDEU ATÉ PARA ENÉAS CARNEIRO.

    • Cara, para o bem de seu estado de saúde, que pelas intervenções observadas beiram o nível Gilmar Dantes em equilíbrio, por que não tenta a igreja do Malafaia ou o SUS?
      No Tijolaço, por ora, pelo menos até onde se sabe, não são oferecidas sessões de Descarrego ou de Terapia Psiquiátrica em Grupo.
      Vá lá! Fala com o Malafaia, quem sabe, pelo menos ele, te escuta e responde.

    • É verdade o Brizola teve menos votos que o Enéas.
      O Tiririca teve uma votação excepcional.

      Como tem pessoas medíocres neste país.

      • E Collor ganhou de Heloísa Helena...
        Oto Alencar de Eliana Calmon...
        E por aí vai.

  • Concordo com vc que destilar ódio contra alguém é o que de pior fazem seus adversários. Lula só cresce com isso. Até o Tancredo Neves dizia que numa campanha vc não deve se concentrar em atacar o adversário e sim em apresentar e defender as suas propostas. Fazer campanha contra alguém ou contra ideias é uma atitude no mínimo antipática.
    Quanto ao ex-Presidente Lula, não vejo a hora de votar nele de novo.

  • [... Vai inflar tanto que até os outros planetas poderão acolher o [eterno] presidente Lula para além da Lei da Gravidade...]

    ... Tem penas IMUNDAS de Tucanos [mega]corruptos voando para todo lado!

    ENTENDA

    ######################

    Quem é quem
    na lista tucana de Furnas

    Janot, Janot, olha a biografia …

    Publicado em 29/08/2015

    Do incansável Stanley Burburinho, a partir do Nassif:

    OS NOMES E VALORES DA LISTA DE FURNAS

    Stanley Burburinho

    Para quem ainda não viu a Lista de Furnas: os nomes dos políticos da oposição e os valores recebidos, veja neste link.
    No caixadoistucanodefurnas.blogspot.com
    CAIXA DOIS TUCANO DE FURNAS
    Relação completa de todos os polítcos que fizeram campanha usando caixa dois de FURNAS.
    TUCANODUTO?
    *Quem é quem e quem recebeu quanto na lista do caixa dois de Furnas *
    A “Lista de Furnas”
    - documento sobre um suposto esquema de caixa dois nas eleições de 2002, cuja autenticidade está sob investigação da Polícia Federal – é essencialmente uma lista tucana.

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/08/29/quem-e-quem-na-lista-tucana-de-furnas/
    Confira nos gráficos abaixo.

  • Lula é um ser político por natureza e muito intuitivo. Ele está certo em voltar a voar e ir para o epicentro da coisa, já que de qualquer modo não o deixam escapar dele, pois virou alvo de todos. Em seus voos, deve se centrar mais em restabelecer a empatia e a confiança que em falar mal da oposição - o povo já deve estar cansado de fogueira e precisa de horizontes. O que aventou - ser candidato em 2018 - por enquanto tem significado simbólico que é mais poderoso neste momento que a eventualidade do fato em si.

  • Infelizmente, Lula é mais do mesmo. Ele é muito responsável pela direita ter saído do armário e o ciclo virtuoso do progresso do Brasil nestes últimos 12 anos se esgotou e está em retrocesso graças a um poder legislativo que dispensa comentários e um governo caótico. Esta situação dramática em que vivemos com a destruição de difícil recuperação mesmo a longo prazo, de todas as conquistas sociais se deve ao equívoco petista e lulista da governabilidade e republicanismo. E isso é o Lula que é o responsável por uma cota de ministros colocados goela abaixo nos dois mandatos da Dilma que são os piores que já passaram por seus respectivos ministérios. O que o Brasil precisa não é de um Lula e muito menos de um PT moribundo, mas sim organizar a esquerda e os movimentos sociais, principalmente a juventude (chega desta velharia na política!) e dar a volta por cima fazendo uma vedadeira revolução cultural que dê consistência à democracia e sustente as conquistas sociais e trabalhistas.

    • José, sim, o Lula é um dos responsáveis pelo retrocesso pós-governo dele, mas eu disse "um dos", porque a própria esquerda tb dormiu no processo achando que tudo havia sido resolvido, não se pode creditar todos os erros ao Lula do que se passa pois a esquerda, que não dorme fora, no Brasil dormiu por problemas de formação intelectual. Se a direita tem isso, a esquerda brasileira tb sofre do mesmo problema, o nível intelectual do debate político no país é muito, mas muito ruim. Tem gente de esquerda que não sabe nem o que é neoliberalismo e um cara desses quer combater o quê afinal se não entende a raiz do problema? Fora questões externas (geopolítica) etc. E uma esquerda que não pauta como número um a questão da regulação da mídia como questão de soberania do país e consolidação da democracia.

      A Dilma é responsável por boa parte do resto, pelo jeito brucutu dela de condução e por não ser política e se cercar de gente ruim como Mercadante, Cardozo e cia (os piores ministros dela são do PT de SP).

      Apostar todas as fichas numa esquerda que mal elege alguém pro congresso é um ato kamikaze literal. E não sou contra a organização da frente de esquerda, ela pode, se for bem sucedida, dar outro norte ao próprio caos político que se formou no vácuo da crise do PT, mas achar que a essa altura dá pra descartar máquina partidária e votos pro congresso, seria loucura, seria como dar o congresso de vez pra direita e a presidência. O que essa esquerda depois iria combater? A privatização da Petrobras, pré-Sal e cia e desmonte do programa nuclear do país? Aí já era, dificilmente o país se recuperaria disso, viraria uma Líbia 2 na melhor das hipóteses com conflitos políticos de todo tipo e radicalização perene.

      Estou farto do que o PSOL, partido aventureiro e um dos responsáveis pela onda reaça de 2014 com o que fez em 2013 no "vem pra rua" da fascistada e dos despolitizados, ficar nessa de "tudo ou nada", ficaremos sem nada mesmo pois não é tão fácil de reagrupar forças políticas num país onde a maior parte do povo é conservadora e só pensa com o bolso.

      Deve-se sim lutar pela hegemonia política e cultura do país, que no momento perdemos, mas sem aventuras e o famoso "vamos partir do zero", a essa altura isso é decretar derrota e dar o pré-Sal aos entreguistas do país. Nesse ponto sou frio, há que "sonhar" mas com os pés no chão, sem jogar fora o que foi conquistado por mais que a situação atual pareça sem "rumo". O povo tem que se reagrupar e sair da inércia de só esperar pelo governo e fazer política do boca a boca, nas ruas, com a turma jovem etc, coisa que só vem ocorrendo timidamente e por uma esquerda nociva como é a do PSOL (que vive no mundo da lua defendendo as causas da pequena burguesia de prédio de luxo de bacana liberal enquanto nunca comentam sobre a questão social do país ou mesmo o problema que a Globo causa desestabilizando o Brasil).

Related Post