Má notícia para o golpe: os loucos vão trazendo de volta a lucidez

A loucura tem um inimigo mortal.

Ela mesma, quando se despe de suas sofisticações e surge diante dos olhos de quem, um minuto atrás, olhava-a como algo dentro da normalidade.

É assim com as pessoas, a quem devemos respeitar e ouvir – ainda quando nos avisem de que elas “não batem bem”.

Só quando seu transtorno se evidencia é que nos convencemos.

Hoje, este blog postou dois vídeos.

No primeiro, Marco Aurélio de Mello dá uma aula da serenidade e da respeitabilidade com que deve agir um julgador, resistindo às provocações vorazes e autoritárias de alguns de seus entrevistadores no Roda-Viva.

No segundo, a senhora Janaína Paschoal, signatária do pedido de impeachment, vocifera de maneira chocante.

Eles são um retrato do momento que estamos, felizmente, passando a viver.

Todos começam a perceber de que lado está a razão e o que fazem aqueles que a perdem, pelo ódio.

Um colunista da Folha sugere que o impeachment de Dilma é uma forma de livrar-se dela “muito mais civilizada que o assassinato”.

Outro, porém, já percebe as semelhanças do que vivemos com o clássico Simão Bacamarte, o que pretendeu encarcerar toda uma cidade num hospício.

O non-sense do golpe vai se desnudando, embora esteja evidente que o país não possa seguir paralisado por  ele.

É perceptível que já não há a hegemonia do golpismo e e que o discurso da violência em nome de uma suposta moralidade trincou.

Pela simples razão de que a violência é, em si, imoralíssimo.

Por mais que a mídia não dê tréguas e ainda possam sair muitas surpresas dos centros de conspiração – o de Curitiba, o de Brasília e os de outras partes ainda ocultas – a percepção é que a curva virou.

Daí, em parte, a exacerbação da violência, eis que ela se amplia quando míngua a capacidade de convencimento.

O antigolpismo, apesar dos erros e da miopia do PT de querer conduzi-lo como uma causa petista, está assumindo o tamanho que tem: o do desejo do Brasil defender as liberdades democráticas, o voto popular e reencontrar-se com o mínimo de harmonia que permita ao país funcionar.

A brutalidade golpista abalou a classe média.

A personificação em Lula do “alvo” do golpe referenciou o povão.

O processo de formação da consciência popular é mais profundo do que a superficial “opinião pública”, que o ácido humor do Barão de Itararé já havia chamado de “opinião que se publica”.

É quando se põe em marcha, é extremamente poderoso.

Fernando Brito:

View Comments (45)

  • Caro F Brito. gostaria de saber sua versão sobre a demissão do Cristóvão Buarque pelo Lula no telefone. Alguns coxinhas tem se referido a este fato e não consigo argumentos para qualificar o episódio e a razão do senador odiar tanto o PT. Abraço!

    • Não tenho certeza quanto a veracidade da demissão telefônica do Ex-ministro e atual senador CB, mas ainda que assumíssemos como integralmente verdadeira, ou seja, CB fora demitido pelo telefone - algo absolutamente humilhante - mesmo assim, passado algum tempo, superado o episódio, CB deveria manter-se fiel aos princípios que o guiam e agir coerentemente as ideias, separando-as dos interlocutores.

      Outro dia, vi um vídeo de CB numa comissão de educação. Sempre tranquilo e com voz mansa, CB detonava o que chamou de farsa - uma consulta pública para elaboração de um Currículo Comum. Não tenho nenhum retoque a fazer aos posicionamentos do senador CB, mas entendo que ele dispõe do conhecimento, experiência e autoridade para propor algo em que realmente acredita e a partir daí iniciar uma mudança na educação Brasileira.

      Agindo da forma que tem feito, CB enganosamente vende-se como crítico, mas age como do contra, pois é contra tudo e nada propõe. É um porta voz e agente do quanto pior melhor ao paralisar propostas e nada de concreto oferecer.

      • Caro reed! O Excelentíssimo CB, como diz, colheu o que plantou, pois demitiu o seu secretário de comunicação, do GDF, que estava em Paris retornando do Japão e foi por telefone, daí, vejo como colheita sua demissão por LULA.

      • Obrigado pela atenção Reed. O que eu desconheço é o motivo pelo qual ele foi sacado do governo. Qual teria sido o motivo? Quando as pessoas o elogiam, fico sem ter como refutar, apesar de achá-lo fraco e sem coerência, a começar pela permanência no PDT...

        • jorge, em fevereiro o senador saiu do pdt e se filiou ao pps...
          acho que sofre de dois grandes males: é capaz (ou foi capaz) de bons discursos mas é ruim de gerenciamento. e a outra coisa é que se acha ungido para grandes cargos. quando isto se frusta, muda de opinão ou... de partido.

      • Acho que o fato de unir-se a Roberto Freire no PPS já é de per si prova da baixeza moral travestida de sabedoria. Uma espécie de Palpatine de terceira.

  • Eis a chave :
    "A personificação em Lula do “alvo” do golpe referenciou o povão."

  • "O antigolpismo, apesar dos erros e da miopia do PT de querer conduzi-lo como causa petista...". É justamente isso que me causou desconforto nas manifestações pró-democracia, na paulista e em algumas outras. Voto nos partidos de esquerda e tambem, em algumas eleições, no PT. Admiro o Lula, mas ficar transformando essas manifestações em comício de partido, com simpatizantes e militantes cantando o nome do próprio Lula ou da Dilma não é bom. Vai acabar afastando aqueles que apóiam a democracia e a legalidade, mas que não votam no Lula e no PT. As manifestações pró-democracia podem acabar se reduzindo, e se resumindo, em "manifestações dos aliados de Lula", como a imprensa comercial anuncia.

    • Eu estive em todas as manifestações em São PAulo e afirmo que nunca teve nada disso. As manifestações foram contra o golpe, pela continuidade democrática e o respeito ao voto. Claro que haviam muitos petistas, uma enorme quantidade deles, entre os quais eu me incluo. E claro que nós levamos nossas bandeiras e usamos nossas camisetas. Mas ao meu lado eu tinha amigos do PC do B com os seus símbolos, amigos do PSOL e muitos amigos não ligados a partido político nenhum. O que foi defendido foi a democracia e a continuidade democrática, quem tinha criticas ao governo continuou tendo e lógico, quem apoiava o governo continuou apoiando. Claro que quem era petista defendeu o PT, quem era de doutro partido defendeu o seu partido, mas o que prevaleceu foi o consenso de que o que estava sendo defendio era a democracia. Em momento nenhum houve tentativa de confundir o movimento pela democracia com um movimento partidário. Cada um esteve com as cores e símbolos do seu partido, seu sindicato, sua escola, sua associação de classe, etc. Eu ví grupos de petroleiros, de estudantes, do MST, até de torcedores de times de futebol. Claro que haviam muitos e muitos petistas identificados com o símbolo do partido, assim como haviam pessoas vestidas com verde e amarelo e com a bandeira do Brasil. Só não tinha gente com camiseta da CBF porque a CBF não é o Brasil e sim uma entidade corrupta.

      • Ruy, eh o que tb constatei. Oh, FB vc tem mesmo uma certa implicancia com o PT e acaba sendo tendencioso. O PT significa Lula e Dilma SIM, nao ha como negar ! Os diversos movimentos sociais e os outros partidos de esquerda estao nessa luta pela democracia e pela legalidade tb porque o PT eh o bode expiatorio da hora; partido devidamente representado por Lula e Dilma. O teu comentario so serviu para denegrir o PT como vc sempre faz... Ainda nao entendi essa bronca tua porque nao conheco o historico desse blog. Enfim, tua critica sobre o PT eh leviana e redutora, nao explica e parece mais fofoca. O comentario do Ruy fez a correcao ampliando a perspectiva do que realmente o PT e os movimentos sociais - historicamente ligados a esse partido - representam.

    • Caro Vieira.
      Vamos deixar de coxismo, pois não tem como não ser um ato pró PT, afinal a Presidente que querem retirar a GOLPE do poder é do PT ( embora caída de paraquedas ) e ai está a bronca de parte do Partido.
      Mas óbvio que quando Caetano Veloso, Wagner Moura , Ana Muylaert e outras personalidades insuspeitas de petismo se insurgem contra os GOLPISTAS fica patente que o movimento é em defesa da DEMOCRACIA, sobretudo.
      Portanto, pode-se não gostar do PT, mas foi este partido que retirou da MISÉRIA mais de 30 MILHÕES de brasileiros, inseriu o BRASIL no mundo como um grande ator e deu forma a GRANDE NAÇÃO que todos não vira-latas desejam ver.
      Portanto, se o lado de cá te incomoda, olha bem o que te espera do outro lado.
      Mas se estas mais à esquerda , estamos juntos...

  • Esses coxinhas só sabem insultar nao tem dialogo de gente decente, já to de saco cheio desse povinho vira lata

  • Mas peraí, a ofensiva dos golpistas visava e visa destruir o PT e as suas lideranças. Defender o PT é defender o Estado de Direito que estava e está sendo vilipendiado por esses aloprados!....

    Tem que ter Partido e liderança!....

    • OPT tem destaque porque é o alvo central da perseguição política, mas não se engane, TODOS os partidos de esquerda são alvo. Todos os movimentos sociais são alvo, assim como todos os democratas e todos os progressistas. Basta n´~ao concordar com o coxinha que ele te chama de "petista" e "comunista" sem distinção e parter para a violência verbal ou até física.
      O alvo é o povo, somos todos nós, é a nossa liberdade.

  • Brito, mudando de assunto, hoje dei uma nova checada no vídeo hilario "Delação" do Porta dos Fundos, lançado apenas três dias atrás. E já ultrapassou imprecionantes 4 milhões de visualizações. Uma loucura! E os coxinhas, de forma orquestrada, correram para negativar, mas acho que deu ruim... caiu na rede...

    • Vídeo perfeito sobre a lava-jato e outras investigações após o mentirão, encabeçado por ministro relator que comprava apartamento em miami, usando empresas de fantasia para sonegar impostos e sem comprovar a origem do dinheiro empregado na compra, no mesmo instante em que fazia teatro para condenar inocentes, com teorias alienígenas ao direito pátrio, ausência de provas e uma lógica absurda, como a compra de votos de parlamentares para a aprovação de lei que contava com amplo apoio parlamentar, inclusive da oposição. Os golpistas resolveram utilizar o judiciário, Ministério Público e Polícia Federal para golpear o poder político, visto sua total incapacidade de apresentar um programa de governo melhor que o do Partido dos Trabalhadores, bem como, não terem nenhuma obra física ou social de relevo para apresentar para a população.

  • KKKKKKKKKKKKKKK, essa tal de Jain Jones Paschoal (autora do impítim) e seus seguidores golpistas são todos parecidos, uns doidos furiosos e inconsequentes! Belo exemplo "satânico" do golpismo desesperado?

  • A OPINIÃO PÚBLICA,é uma coisa que a PUBLICIDADE se adonou,pois conseguem publicizando monocraticamente,suas opiniões ao respeito dos FATOS,que não tem nada a ver com opinião sobre eles.Eles são TEIMOSOS,já afirmava um pensador do passado.E entra de permeio, o " JORNALISMO ",monopolizado por alguns RICOS,da atividade privada,que submetem os profissionais da área,aos seus anseios,comprando a preço vil,sua cumplicidade,para fazer lavagem cerebral na incauta massa.E esta,passa a ser,MASSA DE MANOBRA.E dessa junção,nasce a MENTIRA PUBLICADA,que pela insistência,prospera.

Related Post