Para o curso de línguas da Ministra Rosa Weber: “jeitão de golpe”, em francês

Mais um jornal estrangeiro arranja um jeito, como se mostrou ontem aqui, explicar à Ministra Rosa Weber, como ela determinou a Dilma Rousseff, por que usou a palavra golpe para definir o que se passa no Brasil.

Primeiro em inglês, com o “complô” usado pelo New York Times e pelo The Guardian.

Agora em francês, no tradicional jornal LibérationBrésil : un impeachment aux allures de putsch – Brasil: um impeachment  com jeito de golpe – reportagem do Liberation, da França, em parte reproduzida pela Folha:

Em um país em recessão, a revolta popular foi instrumentalizada por políticos corrompidos para depor a presidente Dilma Rousseff, escreve a correspondente do jornal francês “Libération” Chantal Reyes. “Sabemos agora que as motivações para destituí-la não tinham nada de nobre”, diz, antes de resumir as conversas reveladas pela Folhanas quais Romero Jucá (PMDB-RR) defende uma “mudança de governo para parar tudo”, ou seja, frear as investigações do gigantesco escândalo de desvio de recursos da Petrobras.

A conversa entre Jucá e Sérgio Machado, ex-diretor da Petrobras, traz para dentro do escândalo o PSDB, partido de oposição, de centro-direita. Mas o que é pior, segundo o “Libération”, é que o Supremo Tribunal Federal, de acordo com a conversa registrada, pensava que destituir a chefe de Estado reduziria a pressão popular sobre a Lava Jato.

Para a publicação, “a legitimidade do governo interino está mais comprometida do que nunca” e a única “caução” deste governo é o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, respeitado pelos mercados.

E com aquele “putsch”, Ecelência, ainda vai um pouquinho de alemão. Mas pode ficar tranquila que, daqui a pouco, a gente fica sabendo como é golpe em qualquer língua deste mundo, vasto mundo.

Embora isso não seja uma solução, não é?

Fernando Brito:

View Comments (38)

  • “Brava gente brasileira…” Será que é só no hino da independência do Brasil mesmo? Este hino que deveria ser o hino nacional. Agora estamos dependentes de golpistas, todos envolvidos em crimes e entregando nossa soberania e dignidade. BRASILEIROS LEVANTAI-VOS. FORA TEMER.

  • Os ministros do Supremo estavam 'putos'coma Dilma pq ela vetou o aumento. Se Sérgio Moro ganha em torno de 70 mil (salário + benefícios), então quanto ganha um ministro do Supremo? E pra quanto eles queriam que fosse?

    • Marcio, e o efeito cascata que o aumento no salario de ministro do STF acarreta? A Dilma além de honesta é muito responsavel. Ela pensa no Brasil diferente desses canalhas, abutres e bandidos. O Serra já está em NY dividindo o butin

  • Bom, assim que Dilma ofertar sua resposta ao questionamento Rosa terá de decidir. Se fundamentar sua decisão nas evidências será bom pois prevalecerá a Justiça.

  • OU VAMOS NOS LEVANTAR E DEVOLVER O BRASIL AOS BRASILEIROS, OU SEREMOS ESCRAVOS DE UMA QUADRILHA DE MARGINAIS. A DECISÃO É DE CADA UM DE NÓS.

  • A Sinistra corte não vai julgar o mérito do GOLPE pois os sinistros estão 'putos' com a Dilma? Que maravilha heim!!! A cueca tá é melada.

  • Os jornais europeus estão pasmos com que ocorre no Brasil. O Liberation gostaria de perguntar ao Janot, se ele tinha em seu poder os audios do Jucá antes da decisão da Câmara por que ele não divulgou? Talvez eles não entendam o que é judiciário-Midia- políticos da direita e o nível de bandidagem que o Brasil se impregnou.

  • Pasmem, quem dá pitaco no Ministério da cultura do Mendonça Filho (DEM) é o artista Pornô Alexandre Frota. Ou seja depois de anunciado o congelamento e corte na área da educação e saúde, o Ministério da educação passa a ser influenciado por indivíduos com esse currículo. É compreensível um governo pornográfico tem que se assessorar com os que são do ramo, mas talvez o ator vá ver nesse governo coisas que nunca viu nos seus filmes.

  • Hum seria essa ministra que quer a Presidente Dilma, não se refira ao golpe de golpe ,seria ela um dos ministro que o machado conversou?
    Afinal ela é prima da mulher do Aécio, e o filho trabalha na globo...hum
    Golpe,golpe,holoe,golpe.

  • Vão destruir o Brasil. Apos os ratos lamberem o cocho, vão rebaixar os salários dos funcionários públicos, inclusa a PF.

    Mas eles são empreendedores e liberais. Vão vender echarpe chinesa e churros. Ou vocês acham que haverá algum planejamento de crescimento real da economia por ratos?

    Só vender, vender e vender. Serra fez algo alem do escândalo das ambulâncias e da Privataria?

Related Post