Silas Malafaia é daqueles de tirar a paciência e a serenidade de qualquer um.
Tirou a do apresentador Ricardo Boechat, na BandNews, que reagiu aos desaforos de Malafaia mandando o coletor de dinheiro “procurar uma rola”.
Agora, Malafaia vira o “politicamente correto” e vai processar Boechat.
Boechat disse o que muita gente gostaria de dizer, mas disse de maneira que, apesar de entender seu “saco cheio”, não deveria dizer.
Vai pingar mais algum nos bolsos de Malafaia, de indenização por dano moral, com certeza. Não tanto quanto deseja, porque vai entrar na “compensação de ofensa”, por conta das bravatas do pastor-provocador.
Malafaia terá um pouco menos do que procura e que não é bem “rola”.
Como no imperdível vídeo “Minha oferta, Minha Vida”, onde ele cobra do fiel que deposite um mês de aluguel para que o Senhor “possa abrir a porta para eu (ele) ter a casa própria”.
Reproduzo, para quem não viu, ver, ao final do post o tipo de explorador religioso que este personagem é.
Malafaia não tem de ser xingado, por mais que seja algo que exija forças supremas evitar, tamanho é o embrulho que sua permanente gritaria agressiva faça.
Aliás, a dele e dos que pregam o ódio religioso, político, ideológico.
Porque é mais do que um caso isolado de fanatismo a serviço da intolerância.
Não é ela que se estimula, todos os dias, em todos os campos? Não é ao fanatismo, à acusação fácil, à generalização, à intransigência política, ao espetáculo vazio e provocativo que os meios de comunicação dão valor e projeção?
Não esvaziaram os sindicatos, as associações profissionais ou comunitárias, os partidos políticos como espaço de afirmação do progresso coletivo? Não restaram, praticamente, apenas igrejas como lugar de reunião, identidade e esperança? Não estimularam a crença de que só se avança individualmente, quando se competência, esperteza, sorte ou alguma forma de ser superior, inclusive ter a bênção divina?
Não tornaram o culto ao dinheiro, à riqueza, ao “Deus Mercado” como a única fé possível aos homens e mulheres?
É difícil, sei que é é difícil resistir aos impulsos e, publicamente, mandar Malafaia ou outros energúmenos procurarem algo…Mas é preciso falar sério sobre o que está gerando esta histeria.
Isso não é uma condenação a Boechat – não sei se um dia eu não teria um rompante destes – mas talvez sirva de alerta sobre os prejuízos que trazemos às melhores ideias quando perdemos o mínimo de razoabilidade.
Quantos de nós, jornalistas, não entramos nessa? Ou quantos movimentos de afirmação de gênero (e de outras causas) não topamos uma radicalização que só bota gente, dinheiro e voto nas alfaias, nas bandejas do reacionarismo?
E assim a gente contribui para o clima de ódio do qual os Malafaias, Felicianos e Bolsonaros da vida.
Duzentas vezes já disse isso: gente dessa natureza má só pensa no que pode lhe trazer vantagens. A primeira delas é a sua promoção entre os pobres de espírito, mas também entre os pobres de informação, onde o pastor e o culto são sua “Globo” dominical.
Não se subestime isso. Tome um trem, como tomei anteontem, para Olinda – não a de Pernambuco, mas o segundo distrito de Nilópolis – e você vai ver o tamanho da “tsunami” evangélica nas periferias.
Foi-se o tempo em que os bolsões conservadores eram as “senhoras católicas” da classe média. Hoje, pastores obtusos como Malafaia – e são aos centos – comandam máquinas eleitorais que produzem elementos como Eduardo Cunha e fenômenos assemelhados. Com o devido perdão dos muitos evangélicos que acreditam na humanidade como um valor essencial da religião.
Austeridade e seriedade não querem dizer mau-humor ou caretice, nem que não se faça gozações ou mesmo que, vez por outra, se diga umas verdades com “português de botequim”.
Mas que o Boechat tirou o que andava engasgado na garganta, isso tirou.
É um rompante destes a que só se chega porque há um silêncio cúmplice dos interesses políticos e econômicos com este tipo de fariseus, que servem como escudos da dominação.
E é uma pena, porque ando com saudades do tempo em que éramos todos mais civilizados.
View Comments (31)
Concordo, pois os erros do Lula e a nao reação da Dilma aos descalabros e ao odio reacionario acabam favorecendo os golpistas, os pastores bandidos, o judiciario capenga e todos os politicos safados e corruptos da nossa Camara e Senado. Quem perde é o pais ... é o povo. E a nossa presidente com seu republicanismo tosco não faz nada ... ao baixa a cabeça aos corvos golpista.
Jorge Morgan, naomisture alhos com bugalhos!
Sr. Jorge
A Dilma está super certa em não responder aos ataques deste pastor medíocre, que prega o ódio em vez da paz.
Veja bem, Boechat respondeu à altura e muitos agora, nas entrelinhas, o criticam.
Estou tentando acessar qualquer vídeo sobre o assunto no YouTube mas nenhum carregou. Qualquer outro vídeo dá certo, menos sobre o ocorrido. Estranho, hein. Google já está promovendo autocensura.
Sou catolica mas ecumenica, e faco analise comparativa, mas os fieis de Malafaia gostam de apanhar, nao consigo ver as pregacoes do maluco (esperto que nao rasga dinheiro) me penalizo ao ver os esperancosos fieis ouvir os gritos do bispo com ameacas de apocalipse e um ator mas para os esclarecidos nao passa de um canastrao!
Pior é que tem gente que cai nessa arapuca do DIABO. Onde na bíblia se manda o fiel doar até o que não tem para um malandro - que usa a palavra de Deus em vão - ter a casa própria?
Acho que o Diabo é um Santo, o coitado. O personagem chifrudo, "vermelho" né, de cola e com um trident, nada mais é do que uma caricatura criada e perpetuada há milênios para PROMOVER a Doutrina do Choque aos "incautos". Nem vou me estender nisto, porque é assunto para filosofar por horas...talvez regado a umas bem geladas... Mas alerto, que o "Santo Apresentador" , não chega ao nível dos "Malacaras" da vida, mas que usa a tribuna do PIG também para exercer seu poder mediático e arrebanhar seus "fiéis políticos", não tenho dúvidas. Basta ver sua atuação no julgamento mediático do "Mensalão...do PT claro" e também agora na "lava-jato...do PT claro.", condenando previamente, como é público e notório,sem direito à resposta, como é praxe no PIG. Não esquecendo, que o grupo mediático, que lhe oferece a tribuna, fatura milhões, logo após seu "show" no tele jornal, justamente com com o "Show da fé" e o "carnet" dos fiéis. Então, pra mim, os gladiadores em questão, não são "farinhas do mesmo saco" mas que advém do mesmo "cereal" -talvez só de lavouras distintas- não tenho dúvidas.
Nossa Igreja Católica tem imensa responsabilidade nisso, Maria do Carmo. Pela minha idade, pude assistir (e participar) à verdadeira "primavera" depois do Vaticano II, quando a Igreja, formalmente, decidiu ser, como no começo, Povo de Deus. A opção preferencial pelos pobres fez surgir aqui no Brasil enorme quantidade de Comunidades Eclesiais de Base nas periferias dos grandes centros e nas pequenas localidades. E o objetivo não era "anestesiar" as mentes mas levar as pessoas a pensarem a realidade em que viviam à luz do Evangelho. Os conservadores de todos os naipes, aqui e no Vaticano, detestavam isso e, como soe acontecer, subverteram o significado da Teologia da Libertação, chamando-a comunista. Foi a senha para, com JPII, que via comunismo em tudo, enfraquecer a "primavera", a tal ponto que pulamos o "verão" e "outono", mergulhando no "inverno". As CEBs, quando não abandonadas foram desestimuladas na imensa maioria dos casos. Criou-se um vácuo e nele entraram os pentecostais. Nada contra eles, mas, em grande parte dos casos que conhecemos nas nossas periferias, proliferam com teologia semelhante os "tomadores de dinheiro". Se conseguem levar muitos que pouco ou quase nada possuem a dar uma parte do que lhes resta, imagine os votos. Veja as bancadas que estão elegendo e tendem a aumentar. Com Francisco estamos iniciando, mesmo timidamente, uma nova "primavera". Esperemos que seja longa e não pulemos novamente o "verão". Desculpe ter sido tão prolixo.
Edson J, concordo com tudo que esplanou, alias pastor , padre ,bispo, nao deveriam poder se candidatar assim como dono de veiculos de comunicacao nao podem. Infelizmentes os fieis pentecostais sao fanaticos, votam de acordo com os pastores, mas reconheco que algumas denominacoes evangelicas ensinam os fieis a exercerem a fe. Quanto ao Papa Francisco realmente e uma grande esperanca, esses dias ele chamou a atencao dos jornalistas sobre a gravidade de esconder noticias. Francisco e o primeiro Papa franciscano esta sendo o melhor que poderia acontecer para nos catolicos.
Desculpe, mas o Papa Francisco não é franciscano, é jesuíta.
Correto VLO, Francisco e um Papa frade,e um cardeal jesuita com coracao franciscano.
Edson j, voce viu que Eduardo Cunha aprovou na surdina isencao de impostos para os profissionais da religiao, olhe o absurdo pois as Igrejas ja tem isencao, voce sabe que os profissionais recebem percentual que chega tres digitos. E bom que todos saibam.
Cadernos do Terceiro Mundo da Internacional e velho PDT trouxe reportagens sobre isso nos anos 80.Mesmo a velha midia esporadicamente tratou do assunto da introducao de missoes americanas para a dominacao e depois houve a ramificacao e novas denominacoes evangelicas.
Meu caramba...caminhamos para a média ......quem não souber o que isto significa pesquise....e também pela covardia e de muitos .....inclusive de governos e autoridades ,,,,,isto ai não é 171?
Valdo, a História se repete, ora como farsa e ora como tragédia.
Igrejas manobram massas, inclusive orientando votos.
por isso cunha ta querendo da mais 40bilhões a eles.
Sr. Fernando Brito, realmente o nosso eterno presidente LULA tem que se preocupar. Imagine uma PF comandada por um ministro Zé tucano de bico grande, que investiga somente os petistas... e a presidenta Dilma não faz nada!
Estou achando que os petistas que comandam o país são "masoquistas".
Está na internet que 58% da bancada evengelina responde a investigações e processos criminosos.
Acredito que a própria sociedade cristâ dará um basta nessas espertezas dos maiorais das igrejas.Ninguem vive permanentemente opaco à realidade.
"(...) Imagine uma PF comandada por um ministro Zé tucano de bico grande, que investiga somente os petistas… e a presidenta Dilma não faz nada!(...)"
Mas, e não é isto que já está ocorrendo?
Fora de pauta, mas a coisa está esquisita: não consigo curtir respostas há um tempão. Mas hoje, ao tentar inserir uma resposta (tentei diversas vezes, em comentários diferentes), abre uma "seção" parecendo que é no face book, onde também não consigo fazer nada. Só vai abrindo aba atrás de aba de "carregando". Outro dia o viomundo sofreu um ataque pesado de hackers, foi uma confusão. Ô seu Bill Gates, deixa a gente sossegado por aqui, que juramos não mandar aécio a guantánamo