Saiu hoje na coluna do Ilimar Franco, no Globo.
*
Cartão vermelho
Os movimentos sociais, que tomaram as ruas do país em junho, organizam-se para voltar a protestar na Copa. Comitês de mobilização estão sendo criados nas 12 capitais-sede dos jogos. A ideia é colocar gente na rua nos dias das partidas, na frente dos estádios e nas “fan fest” produzidas pela Fifa. Neste momento, seus líderes percorrem o Congresso em busca de apoio político e logístico.
*
Bem, o que eu posso comentar sobre isso é o seguinte: em primeiro lugar, seria interessante saber que movimentos sociais são esses. Se forem movimentos sociais autênticos, e as demandas forem sérias, tudo bem. Mas a onda de rumores sobre a participação de ongs estrangeiras em manifestações contra a Copa no ano que vem já chegou a um ponto em que seria fundamental haver mais transparência, desde já, sobre este tema.
Também seria lamentável que os protestos contra a Copa se tornassem uma espécie de negócio político, ou mesmo eleitoral, com objetivo puro de desgastar o governo federal.
Numa democracia, é saudável haver protestos. O que não é saudável é o surgimento de uma tese, que infelizmente já se disseminou até na Academia, de que a violência e o vandalismo são necessários. Durante a Copa, teremos grande presença de estrangeiros e seria positivamente um absurdo se houvesse qualquer agressão a eles por parte de “manifestantes”.
As polícias estaduais são despreparadas, e por isso mesmo os movimentos sociais devem evitar a tática de fazer provocações, como aconteceu tantas vezes em alguns protestos, sobretudo no Rio de Janeiro.
A tese de que o pior “vandalismo vem do Estado” não justifica nada. Pelo contrário. Se o Estado tem vícios, cabe ao cidadão ensinar-lhe virtudes.
E nem preciso falar do risco de manipulação de eventuais protestos por nossa mídia, como aconteceu este ano. Até hoje, quando a mídia rememora os protestos, fala somente da pauta anticorrupção. Não lembra jamais que, ainda mais forte que isso, foi o rechaço sistemático aos meios de comunicação tradicionais, que foram inclusive proibidos pelos próprios manifestantes de cobrir os protestos. Além disso, a mídia foi o único tema que mereceu toda uma série de grandes manifestações paralelas.
Pelo visto, o ano de 2014 promete fortes emoções, e não me refiro somente aos resultados das partidas de futebol…
View Comments (7)
tijolaço com coxinha?
Policia, pra quem precisa de policia! Essas ONG's são uma enorme pilantragem.
Tijolaço nos coxinhas.
Poisé, estão se manifestando agora, mas esperemos a copa chegar e veremos todods os manifestantes quietos como bebes apoiando e vangloriando o Brasil sem levantar um dedo para "Mobilização" que é só uma desculpa para o vandalismo já que os "manifestante" que restam nem querem melhorar o país mas somente quebrar tudo.( O que na minha opnião é só um jeito dos filhinhos de papai reclamarem por que não ganharam alguma coisa)
Podemos dizer que essas manifestações são de coxinhas de tucanuardos da rede global
O que acho profundamente estranho é a atitude do movimento Passe Livre. Conseguiu ser a motivação para levar um milhão de pessoas às ruas, desbancar a popularidade de vários políticos incluindo a presidenta Dilma. Depois chapiscou aqui e ali e desapareceu. De vez em quando ameaça voltar. No blog do Nassif (que cito aqui porque é uma referência minha) tem um grupo formado para debater questões importantes brasileiras e vejam só...tem duas pessoas inscritas. Agora, com a oposição fazendo cada vez mais água, volta de novo o padrão FIFA. Por quê essas pessoas não protestam em Londres,Suíça, EUA, Alemanha, França, onde poderosos da organização mundial de futebol tem suas sedes? Ah, tem dó! Espero que esses paralisantes 'movimentos' sociais contem histórias da carochinha para a CIA, o Obama e cia de espionagem e mercenários limitadas e limitantes. Ou seja, para quem lhes fornece a grana para sabotar um país.
Curioso, é bom ver quais são os movimentos e quem são os líderes, para depois não virem com aquela conversinha mole de "movimento horizontal" e "não há líderes". E é bom que sejam divulgados desde já quais são os movimentos sociais que estão contra a Copa. Afinal, todos têm o direito de protestar, se não fazem nada contra a lei, não há motivo para se esconder. Não é?