A “mão amarela” de Temer

As emanações do deus romano Crepitus, nas brincadeiras de meus tempos de guri vinham por aquele que tinha a “mão amarela”.

Os trouxas, claro, mostravam que as suas mãos não  estavam e, tendo sido a voz do gasoso deus mitológico  ou não, se acusavam.

Michel Temer, a toda hora, tem feito isso, cavando um abismo que irá tragá-lo.

Se Rocha Loures foi gravado dizendo que o dinheiro da mala se destinava ao ocupante do Planalto, como sustentar as temerárias afirmações de que ele “tem boa índole” e é “pessoa decente”?

A admissão do teor da conversa, como se sabe, já foi usada pelo Ministro Luís Fachin como indício suficiente para o inquérito e, provavelmente, o mesmo servirá para que Rodrigo Janot apresente denúncia.

Temer vem se esmerando, pela culpa evidente, em proclamar inocências que só o condenam.

Hoje, na Folha, Janio  de Freitas destaca o passo inaugural neste processo de autoacusação:

“Temer, um tanto exaltado, na sua primeira contestação em TV: “Repito e ressalto, em nenhum momento autorizei que pagasse a quem quer que seja para ficar em silêncio”. E ainda: “Ouvi realmente o relato de um empresário que, por ter relação com ex-deputado, auxiliava a família do ex-parlamentar. Não solicitei que isso acontecesse e somente tive conhecimento desse fato nessa conversa pedida pelo empresário”.

Temer contesta o que não foi dito: ninguém lhe atribuiu autorização nem solicitação alguma. E dá aos pagamentos feitos por Joesley uma finalidade que o corruptor não mencionou na conversa gravada. Voltaria à contestação direta, no entanto formal, escrita com jeitão de assessoria.

Fosse um presidente isento de suspeitas e de referências acusadoras, saber se incentivara pagamento ou relação pessoal poderia merecer cautelas contemporizadoras.(…)

Se não pôde ou não quis enfrentar o interrogatório sem antes tentar burlá-lo, sabe-se o que leva a atitudes assim. Daí que a questão em aberto precisa ser reposta, pelo que pode dizer a respeito de um presidente que precisa ou não do silêncio de acusados de gravíssimas ilicitudes.”

Talvez, mesmo em silêncio, já se tenha dito o suficiente nas gravações para o que o “não fui eu, não fui eu” soe como confissão.

Como em todos os mentirosos, responder ao que não lhe foi perguntado preventivamente é típico do comportamento de quem mente, como nos versos de Afonso Romano de Sant’ana no poema “A implosão da mentira”: mente, mente, mente./E de tanto mentir tão brava-mente/        constroem um país de mentira/ — diaria-mente.

Fernando Brito:

View Comments (24)

    • ... A parcela da população do bem do Brasil espera que o usurpador decorativo 'disenterino' MT viva por muito tempo para contar e recontar (sic) os crimes perpetrados pelos cúmplices, do Judiciário ao *PiMG, passando pelo 'miniSTÉRIO' PRIVADA, TCU, rentistas e [mega]empresários!

      *PiMG (Partido da imprensa Mafiosa &$ Golpista)

  • … Hoje a batata podre da quadrilha mafiosa do Temer &$ do Mineirinho et caterva será assada, definitivamente, no Largo da Batata (sic) em São Paulo da nazigolpista &$ [mega]corrupta FIESP!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkk

    “Não ficará pedra sobre pedra!” Por emérita, absolutamente honrada e impávida presidenta legítima Dilma Vana Rousseff ‘A Magnífica’, eita ‘Coração Valente’, sô!

    Viram, estropícios desalmados?
    “Aqui se faz, aqui se paga!

    • Tenho para mim (hipótese, não estou afirmando, antes que o magistrado pense em me processar) que ele levou parte da mesada da JBS ao Cunha...

    • Vicente. Cumplicidade ou puxa-saquismo mesmo. Não houve nenhuma ou qualquer motivação juridiciária para ignorar as perguntas do Cunha. Não cabia qualquer impedimento por parte do juiz sobre a vontade do depoente.Fazia parte da ampla defesa que o juiz não respeitou e cometeu smj um verdadeiro cerceamento jurisdicional. Uma flagrante violação constitucional, um autentico "ato de abuso de autoridade".

  • Pessoa de boa índole recebe propina de 500 mil e foge apavorado com essa grana toda? Só um bandido diria uma coisa dessas. Aliás, nada mais natural para quem sabe lidar com bandidos. Agora sabemos como é essa "lida".

  • Afonso Romano de Sant’ana. O que será que tem a dizer o ex-futuro Ministro da Cultura de Aécio? "Fui enganado!"????

      • Rá! Rá! Rá! Ele é só mais um da turma do "Me engana, que eu gosto!"

        Engraçado como um monte de tucano sumiu do ninho. Fizeram de tudo para derrubar a Dilma. Agora, que o ídolo de barro deles virou pó de traque, desapareceram.

  • O que eu mais desejo é um governo limpo sem esses mesmos safados de sempre ( Palocci, Cabral, Garotinho , Geisi, Temer, Aécio, Cunha, Dilma, FHC, Lula, Sarney e todos que estam sendo investigado) ninguém é investigado a toa

  • Na realidade ele mente , mas quando vi o título " A mão amarela" de Temer , e , após denúncia BS Loures é pego pela PF carregando uma mala com 500 mil reais é obrigado a devolver , e quando faz fica faltando 35 mil . Não vai precisar nem delação premiada a Polícia Federal armou direitinho , na hora da divisão todos eles iam ficar marcados . - Chefe que mão amarela é essa ? .

  • temer falou: "Se quiserem que eu saia, têm que me matar" . Não seja por isso. Seja feita a vossa vontade.

    • Isso aí é com o Aécio Pascoal.

      Se fosse para incriminar Lula e Dilma,Aécio e Zezé di Perrela iriam acertar com a farsa tarefa para dizer na Farsa Jato de Curitiba que ele matou PC Farias a mando do Lula para ver se Collor seria preso.

      Sérgio Irineu mesmo sabendo que é Farsa iria aceitar.

Related Post