Marcelo Auler e a lama da Lava-Jato, esquecida pela imprensa

Quem é jornalista no Rio de Janeiro sabe disso: se o repórter  Marcelo Auler se dispõe a investigar alguma coisa, ele vai fundo e sem medo.

Ontem, ele publicou algo que o nosso atual “jornalismo investigativo” –  feito à base de vazamentos de  policiais e de procuradores da Lava-Jato, que naturalmente contêm a versão que lhes interessa – não faz: mergulhar nas entranhas do jogo de poder, vaidades e sabe-se lá do que mais que se instalou, em Curitiba, no lado escuro dos holofotes da notoriedade dos homens que dizem estar “salvando o Brasil”.

É a história do “grampo que não grampeava” colocado na cela de Alberto Youssef, desde sua chegada à carceragem da PF.

Trabalho meticuloso e prudente, que não se preocupa em acusar, mas em esquadrinhar todos os elementos sórdidos desta história.

Lava Jato revolve lamaçal na PF-PR

Marcelo Auler

Ao mesmo tempo em que a Operação Lava Jato desvenda, como jamais fizeram nesse país, velhos esquemas de corrupção que sempre nortearam as relações de grandes empresas com governos e políticos – independentemente de coloração partidária –, também revolve um lamaçal no qual a Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Paraná  (SR/DPF/PR) e alguns de seus policiais poderão se atolar.

As disputas, seja pelo poder ou motivadas por vaidades pessoais, que a grande imprensa tem deixado de lado, serão expostas de forma ampla na próxima semana (24 a 28 de agosto) quando alguns de seus protagonistas se apresentarem à CPI da Petrobras, na Câmara dos Deputados.

Tais desentendimentos tendem a se acirrar com a confirmação de pelo menos uma das muitas denúncias contra a atual administração da SR/DPF/PR e os delegados da Força Tarefa da Operação Lava Jato.

Ofício encaminhado à CPI da Petrobras pelo delegado Alfredo José de Souza Junqueira, coordenador de Assuntos Internos (Coain) da Corregedoria do DPF, confirma o que muitos já diziam há tempos: o grampo encontrado, em abril passado, na escada da superintendência, usada como fumódromo, não teve autorização judicial. (veja ao lado) Portanto, é ilegal.

A Coain investiga ainda o grampo achado em abril de 2014, na cela do doleiro Alberto Youssef, preso na primeira fase da Operação Lava Jato que hoje contabiliza 18 operações.

O que se tenta descobrir é se ele estava ou não ativado, pois já se sabe que não existia autorização do juízo para o seu uso.

Oficialmente, com base na sindicância 04/2014, presidida pelo delegado Maurício Moscardi Grillo (chefe do Grupo de Investigações Sensíveis – GISE), a superintendência diz que o aparelho localizado na cela era antigo e não funcionava. O resultado desta investigação interna foi acatado pelo Ministério Público Federal e pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Criminal Federal, onde tramitam os processos da Lava Jato na 1ª instância. Mas ele é contestado por muitos policiais.

Continue lendo no blog do Auler.

Fernando Brito:

View Comments (16)

  • Duvido que um policial federal colocaria um grampo numa cela e, após o aparelho parar de funcionar, não iria lá retirá-lo. Quem colocou ficaria preocupado e iria querer remover qualquer prova do ato ilegal. Mesmo que fosse legal, ninguém esqueceria um aparelho desses. Se estava lá, é porque ainda estava em uso.

    • Enquanto isso seis, MEIA DÚZIA DE PETRALHAS, estão na cadeia.
      'vamosmelaralvajatoesoltarnossosheróis'.
      Viva o Brasil dos canalhas e dos petralhas!

  • ... Ainda tem o [mega]escândalo do Mensalão da *UTC do **Tiaguinho Cedraz do TCÚÚÚúúúúúú!
    O mesmo "Tiaguinho [Cedraz] menino prodígio" [risos] do partido ***'Solidariedade' do [mega]pelo &$ [mega]lacaio &$ [mega]corrupto 'Pauzinho do ****[Daniel] Dantas' dos [indecorosos e criminosos] habeas corpus notívagos do "supremo" Gilmar Mendes do "supremoTF"...
    *do empreiteiro e delator Ricardo Pessoa
    **filho de Aroldo Cedraz, pasme, presidente do mesmo TCÚÚÚúúúúúú!
    ***sob a batuta IMUNDA do 'escroque militante' que responde pela famigerada alcunha de "Paulinho da 'Forca' Sindical"!
    O mesmíssimo Paulinho um dos comparsas do "Ô candidato" fragorosamente derrotado Aécio 'Never' também conhecido por [DEMoTucano] 'Aécio Furnas Forever' do FHC 'Príncipe da Privataria Tucana'!
    ****o banqueiro bandido e condenado, segundo o ínclito e impávido delegado da Polícia Federal doutor Protógenes Queiroz...

    Enquanto essa lambança surreal e festivamente impune transcorre "normalmente"...

    *****"O mais correto que conheci!" Por [mais um achacado!] 'Pauzinho do Dantas' em alusão ao [gângster] [eduardo] 'CU(nha)' "do DEMoTucano 'Aécio Furnas Forever' do [mega]doleiro Albert(o) Yousseff desde o antanho do [hiper]escândalo do Banestado da fatídica e CORRUPTA era FHC!...

    *****
    FONTE:
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/08/1671750-cunha-diz-estranhar-que-denuncia-tenha-saido-em-dia-de-ato-pro-governo.shtml

  • errata desprezível - padrão Globo!

    Risos

    ***’Solidariedade’ do [mega]pelego &$ &$ [mega]corrupto ‘Pauzinho do ****[Daniel] Dantas'

    • E MAIS:
      #as doações [com recursos do Petrolão?!] da UTC do Ricardo Pessoa ao deputado *antinacionalista/entreguistaDEMoTucano Jutaht Magalhães Junior (PSDB/BA)
      Vide vídeo abaixo com a auto-delação - depoimento prestado ao “juiz [só se for] do ‘braZ$&l’”!
      https://www.youtube.com/watch?v=k-fE3OmeqBg

      • E MAIS II:
        PETROBRAS ESTUDA BLOQUEAR ESPÓLIO DE *SÉRGIO GUERRA

        Falecido presidente do PSDB teria recebido US$ 10 milhões para inviabilizar CPI da Petrobras, em 2009; denúncia é do doleiro delator Alberto Yousseff, segundo fontes próximas ao comando da Operação Lava Jato; dinheiro teria sido drenado para o Haras Pedra Verde, em Limoeiro (PE), considerado um dos mais ricos do país, com 200 cavalos Manga Larga; obras de arte e vida de luxo cercavam o antigo chefe tucano; Petrobras, na condição de vítima, estuda pedido de bloqueio dos bens sobre o espólio repassado à família

        02 DE DEZEMBRO DE 2014 ÀS 20:15

        (...)

        FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/pernambuco247/162468/Petrobras-estuda-bloquear-esp%C3%B3lio-de-S%C3%A9rgio-Guerra.htm

        *o mesmo defunto DEMoTucano Sérgio (Gu)erra que enterrou a CPI da Petrobras, em 2009

  • O que existe de bom para o povo Brasileiro, na Polícia Federal e no Ministério Público -nem vou falar na Ju$$$$$$tiça do Moro 70 Mil -salário 2 x o da Dilma e dos Ministro do STF - poderoso este juiz, não acham???? é que estas instituições que se pintavam de éticas e limpas, são tão podres como as instituições e empresas que eles investigam POLÍTICA E SELETIVAMENTE! Eu confio muito mais no Governo Executivo Federal do que qualquer outra instituição no Brasil, porque o Executivo Federal é distrinchado, chantageado, esmiuçado diariamente pela mídia, aliás a mídia Golpista não sobreviveria sem estas matérias e chantagens aos poderes, tal o nível de podridão da nossa "impren$$a."

  • Há temas pendentes: delação sobre Furnas, bilhete com a sigla JS, delação sobre o senador do DEM,..... Como estão??

    • E MAIS IV:

      O Eduardo Cunha *“delatando” a fatídica, famigerada e [mega]corrupta era DEMoTucana FHC
      Entrevista concedida ao programa ‘Roda Viva’ da TV Cultura [dos Tucanos] de São Paulo.
      *especificamente, aos 17h00 do vídeo abaixo
      [NOTA:
      na apresentação do entrevistado, o âncora Augusto Nunes ‘pena amestrada’ a $oldo IMUNDO dos fascistas Civitas afirmou que “é uma honra em receber o Cunha”!]

      https://www.youtube.com/watch?v=ZdozGwcC5DE

  • Seria difícil imaginar que o tal grampo "clandestino" colocado na cela de Youssef teria outros propósitos além daquele de alimentar a PF de informações com vistas ao direcionamento das investigações?
    Seria difícil imaginar que este tal grampo "clandestino", ainda que possível ter sido instalado dentro dos trâmites legais, só não o foi porque precisava necessariamente ser "clandestino"?
    Seria difícil imaginar que mesmo direcionando a operação Lava a Jato para um determinado caminho haveria sempre o risco das investigações chegarem a outros lugares?
    Seria difícil imaginar que nestes outros lugares a PF poderia encontrar e se ver obrigada a investigar e recolher certas figuras graúdas da nossa república?
    Seria difícil imaginar que o tal do grampo "clandestino" só é "clandestino" porque tem que ser "clandestino"?
    Seria difícil imaginar que o tal do grampo "clandestino" instalado na cela do Youssef poderia ter relação com aquele segundo propósito colocado no início?
    Seria difícil imaginar que o propósito do tal grampo "clandestino" é o de envenenar toda ou parte da operação?
    Seria difícil imaginar que o tal grampo "clandestino" serviria como uma espécie de instrumento preventivo plantado no processo com a finalidade de livrar eventuais graúdos do xadrez?
    Vai saber o que está por debaixo deste lamaçal...

  • ... AINDA SOBRE as doações [com recursos do Petrolão?!] da UTC do Ricardo Pessoa ao deputado *antinacionalista/entreguista DEMoTucano Jutaht Magalhães Junior (PSDB/BA)

    Vide vídeo abaixo com a *auto-delação - depoimento do réu confesso Jutahy Magalhães Junior do PSDB/BA prestado ao “juiz [só se for] do ‘braZ$&l’”!
    Dileto(a) leitor(a), acompanhe também a inusitada postura, digamos, lhana do truculento e impiedoso [seletivo] atual "juiz do 'braZ$&l'"!

    *especificamente, a partir dos 03:00
    "Eu acredito que ele [o empreiteiro e delator Ricardo Pessoa da UTC] tenha contribuído para a minha campanha em função da minhas posições em relação à questão 'dooo petrooooleooo'! Eu sou um deputados mais combativos em relação à mudança da Lei do Petróleo, em 2009, porque disse que a mudança do regime de partilha para concessão, ou melhor, o regime de concessão para partilha ampliaria as possibilidades de corrupção no Brasil! Só em países ditatoriais e corruptos tinha esse sistema, além de fazer da Petrobras a operadora única - e ter 30% de obrigação de entrar em todos os poços do pré-sal. Isso fazia com que... Eu defendo que a Petrobras não teria nem caixa para 'guentar' [sic - adendo do matuto!] as necessidades que esses investimentos teriam..."

    https://www.youtube.com/watch?v=k-fE3OmeqBg

    É a impunidade, estúpido!