Marco Aurélio e da dura missão de dizer o óbvio que a mídia não quer ouvir

Marco Aurélio Mello, o ministro do Supremo que mais tem se destacado na dura missão de falar o óbvio e não o que a mídia quer que falem voltou hoje a ter de fazer o exercício de  dizer que a lei deve ser qeguida no que diz.

Se o impeachment é legal quando o governante prativa crime de responsabilidade, não pode ser legal se não houver este crime de responsabilidade.

Veja o que ele disse em O Globo

O ministro concordou com o argumento da presidente Dilma de que, se o impeachment for calcado em fatos que não configurem crime de responsabilidade, ocorrerá um golpe. Hoje, a presidente voltou a dizer que o processo de impeachment que tramita contra ela na Câmara dos Deputados é baseado nas chamadas “pedaladas fiscais” – ou seja, supostas artimanhas para maquiar contas públicas. Segundo Dilma, não se trata de crime de responsabilidade, como prevê a Constituição Federal em processo de impeachment. Além disso, os fatos narrados no processo referem-se a 2014 – portanto, as acusações são de fatos anteriores ao mandato atual.

— Acertada a premissa, ela tem toda razão. Se não houver fato jurídico que respalde o processo de impedimento, esse processo não se enquadra em figurino legal e transparece como golpe — concluiu Marco Aurélio.

Mas O Globo, na sua malandragem de sempre, quer colocar o óbvio sob isolamento:

O depoimento de Marco Aurélio diverge de outros cinco ministros do Supremo (Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski), que já disseram que o impeachment é um instrumento legítimo para viabilizar a responsabilização política de qualquer presidente da República.

Ora, que o impedimento é legítimo nem um marciano que chegar aqui e ler a Constituição o achará. Mas é legítimo por querer político, sem o crime de responsabilidade que a própria Constituição exige?

Golpismo é isso: a manipulação grotesca de um fato legítimo para obter um resultado ilegítimo.

E nisso O Globo é mestre.

Fernando Brito:

View Comments (25)

  • E foram assim todos os golpes recentes comandados pela CIA em que aviltaram a justiça para encobrir um crime com a farsa da legalidade. Assim foi em Honduras, no Paraguai e agora no Brasil.
    Quando isto não funciona, passam à etapa da violência política para provocar a convulsão social, como fizeram na Ucrânia.
    Como é muito pouco provável que o golpe do impeachment progrida, devemos estar preparados para a eclosão descontrolada da violênica. A horda fascista já está devida arregimentada e atacando na ruas, como um aquecimento do que provavelmente virá após. Assim como na Ucrânia o "setor de direita" serviu como infantaria do golpe, aqui temos os "brucutus da av. paulista" e seus siameses espalhados pelo Brasil. Não me surpreenderia se para detonar a violência a um nível incontrolável usem de franco atiradores, como fizeram antes na Venwezuela e na Ucrânia, em que alvejavam militantes de ambos os lados qunado não foi suficiente atacarem apenas aos que se opunham ao golpe.

  • Se esse GOLPE passar, todo governante que não tiver uma maioria sólida nas câmaras estará sujeito a ser deposto com facilidade, pois um julgamento politico simples os afastarão dos cargos, jogando no lixo o respeito ao voto da população.

  • Esse Miguel Reali Junior, não sabe com se chama no direito contábil um crédito, isso se chama recebivel.

  • Como esse golpe já tá feio demais pra saír e Dilma vai ficar quer queira quer não,a solução para acalmar o mercado é colocar Temer no lugar do Dunga,já que Dunga pelo jeito e com tantos jogadores ruins vai querer embora logo da seleção se não vai ter um enfarte e Eduardo Cunhas cujo a mulher vai ser do Moro segundo o STF,tem que mandar ele ir fazer uma visita aonde o TITANIC afundou e deixa ele por lá mesmo.Quanto a CORONEL Skaf,ele que vá cuidar dos megas sonegadores de impostos do Brasil brasileiro e que atrapalha o custo Brasil.Que tal começar pelo esquema HSBC?

  • BOULOS: “IMPEACHMENT CONDUZIDO POR UM BANDIDO É GOLPE, SIM, SENHOR”

    O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST), Guilherme Boulos, chamou o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, de bandido, por conduzir o processo de impeachment da presidenta Dilma, durante o lançamento do Minha Casa Minha Vida 3, no Palácio do Planalto.
    Segundo Boulos, “liberdades democráticas e garantias constitucionais estão ameaçadas por uma ofensiva golpista”.
    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://blog.planalto.gov.br/boulos-chama-cunha-de-bandido-no-lancamento-do-minha-casa-minha-vida-3/

  • Mas o que é essa direita Brasileira? Como já dizia o Lula, a câmara é constituída de mais de 300 picaretas. Quem são os que se lutam pela derrubada da Dilma e apoiam o Golpe? Se forem investigados não haverá um que não tenha vários atos ilegais desde roubo, peculato, apropriação indébita, sonegação, ocultação de patrimônio, transferência de dinheiro para paraísos fiscais. E vem a Fiesp com desfile de Patos. Quem são os Patos senão o próprio povo Brasileiro, enganados por que são um bando de desinformado , sem cultura política, que não tem leitura própria e são principalmente racistas. Como querem governar o Brasil? Quem são essa gente p/ julgar a Dilma? Não vai ter golpe o Brasil não vai ser coberto pelo esgoto fétido de uma direita apodrecida.

  • Parabéns eminente e destemido ministro Marco Aurélio Mello!
    E mais ainda do que 'nois', a Justiça brasileira tem o lhe que agradecer por restabelecer um pouco da reputação e liturgia tão 'desMOROlizadas', especialmente nesta última quadra golpista desde o julgamento de exceção do Mentirão!

    Felicidades!

    Messias Franca de Macedo - um simples matuto 'bananiense'!
    Feira de Santana, Bahia
    República de 'Nois' Bananas?!
    A conferir a nossa reação ao golpe!

  • brito,
    o q vc achou do comentario do min barroso q disse que o stf não entraria no merito do pedido do impitima ?

Related Post