Marco Aurélio ironiza “acordão”: Renan não vai falar em “Supremeco”

Em entrevista agora há pouco a O Globo, Marco Aurélio Mello sinalizou o quanto as sessões do Supremo, agora, vão voltar a ser marcadas por farpas e conflitos.

Ele preferiu, porém, o caminho da ironia, ao dizer que , pelo que leu no jornal pelo “já estava tudo acertado” e disse que estava aliviado porque, ao menos, Renan Calheiros não ia chamar o Supremo de Supremeco.

O senhor já sabia do acordo quando proferiu o voto?

Sabia pelo noticiário, pelas redes sociais, não por informação interna do Supremo. E, agora, claro que se confirmou. O meu voto teve uma parte substancial na qual eu cobrei a responsabilidade dos colegas a partir do que já circulava nas redes sociais.

Mas eles mantiveram o acordo.

É o que estou percebendo, que no dia anterior já corria em Brasília (a informação) que o ministro Celso (de Mello) mudaria o procedimento que sempre teve e puxaria o voto. Agora, quando nós saímos do colegiado com nosso entendimento vencido, temos que reexaminar nossa posição. A única coisa que digo é que estou vencido, mas não convencido.

O Supremo se acovardou?

Em meu voto, disse que o Supremo não podia se despedir do dever de tornar prevalecente a Constituição Federal. Isso está com todas as letras em bom vernáculo no voto. Foi realmente um voto contundente e reforçado no tocante ao que se apontava na véspera como um acordão. Para nós, importante é o acórdão, não o acordão.

Depois de dizer que temia “manifestações diante do Supremo”, debochou, dizendo que “pelo menos o presidente (do Senado) não vai chamar o Supremo de Supremeco.”

Que espetáculo dantesco estamos assistindo…

Fernando Brito:

View Comments (16)

  • Que é isto, Ministro Marco Aurélio, o Supremo é a Reserva Moral da Nação.....

    • Que preocupação é essa, ministro?
      Trata-se de uma casa chefiada por uma ministreca que acata ações de juizecos de 1ª instância, logo é um supremeco mesmo. FATO.
      Temos um judiciário acovardado, submisso à mídia.

  • Boa tarde,

    tudo começou com a saída de Dilma, em que os coxinhas já dizia que o STF era do PT, que seus pares votaria contra a saída da mesma. esperar o que do STF, Congresso e Executivo. Lembrando que acho muito estranho a demora para ser julgado os processos ali, dizem as más línguas que cada um ali recebe para manter o processo na geladeira. Será verdade?

  • Ainda bem que o pessoal do STF não ensina Física. Senão as Leis de Newton já estariam deturpadas...

  • As instituições estão se deteriorando perfeitamente.

    Me impressiona vivamente, mas não surpreende, que este acordão tenha sido justificado como forma de evitar uma crise institucional maior.

    E por que não antes do impeachment, que acabou consentido tanto por inação quanto por proatividade do STF?

    O STF é vergonhoso.

  • marco aurelio objetivamente seguiu o rumo ''Globo''+vazajato e demitiu Renan rei do cangaço.
    Dia seguinte a grobo viu que sem o cangaceiro, o crime antipovo da PEC 55 nao sairia... e puxou pelo akordão.
    Então deu-se o conluio: mello globista vencido... e globo ex-mellista vencedora. Qual dos dois terá algum acesso de vergonha?
    A Plimprim que não será.
    Como disse o jurista: agora todos os atores do golpe sabem que todos os outros, são como eles, ilegítimos e violarão o que for preciso para seu lado seja vencedor.
    Mas o vencedor de hoje á tarde pode ser o perdedor de amanha cedo por obra de um golpe da outra facção.
    O ô, Moro tenho uma nota de 1 (um) Dolar, em perfeito estado, na minha surrada carteira e te vendo baratinho pra tua programada viagem todo o mundo sabe pra aonde.

  • Leio que o Pedro Parente se apressa a vender, sem necessidade imediata, a preços vis e para clientes selecionados, ativos da Petrobrás.

    E que o usurpador Temer quer perdoar dividas bilionárias de empresas.

    Ah Cabral...

  • Essa famosas Instituições não valem o quê custam aos brasileiros. Salários dos states e serviços de Botswana.
    Quando me lembro do Gen. Newton Cruz circundando o Congresso sitiado em seu fogoso e garboso cavalo, a berrar ordens
    pra tropa ensandecida...esqueci !

  • BRIQUE BRASIL vende empresas lucrativas à preço de banana. Motivo: nossa vocação é bananeira, petróleo não é a nossa praia.

Related Post